Autor Tópico: Zorra  (Lida 1889 vezes)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re: Zorra
« Resposta #25 Online: 04 de Abril de 2011, 22:05:01 »
Ao invés de dizer que não valem nada, prefiro o benefício da dúvida e julgar, apenas, o caso tratado neste tópico.

Eu não disse que ele (STF) "não vale nada" e sim que ele não possui toda a respeitabilidade que deveria ter, decorrente do fato de que algumas decisões não foram técnicas, mas políticas, como nos exemplos supramencionados.
Foto USGS

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 04 de Abril de 2011, 22:12:29 »
Tá, exagerei a expressão e concordo que várias decisões podem (pois se me mandarem apontar uma eu não saberia!) ser políticas, mas essa foi técnica, não acham?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 04 de Abril de 2011, 22:14:29 »
Tá, exagerei a expressão e concordo que várias decisões podem (pois se me mandarem apontar uma eu não saberia!) ser políticas, mas essa foi técnica, não acham?

Não "esquente" Mabumbo, pois eu sei que a sua expressão foi retórica.

Quanto à decisão em tela, eu não acompanhei e por isto eu não posso emitir um juízo de valor.
Foto USGS

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #28 Online: 04 de Abril de 2011, 22:17:39 »
Ao invés de dizer que não valem nada, prefiro o benefício da dúvida e julgar, apenas, o caso tratado neste tópico.
Depois desses anos todos que vimos que o STF não tem qualquer escrúpulo em decidir de acordo com a corrente política vigente, mesmo que dando um tapa na cara da Carta Magna que deveriam defender, é difícil pensar em "benefício da dúvida" para um comportamento recorrente.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #29 Online: 04 de Abril de 2011, 22:29:50 »

Depende, como você viu, foram 6 a 5. Decisão apertada, não? Então, os 5 ministros que votaram pela aplicação imediata da lei estavam equivocados? Ou foi só mais uma decisão política?

A "decisão técnica" nesses casos, infelizmente costuma acabar pendendo pro interesse de políticos bem influentes e muito pouco para o benefício da sociedade em geral.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #30 Online: 04 de Abril de 2011, 22:33:01 »
Depende, como você viu, foram 6 a 5. Decisão apertada, não? Então, os 5 ministros que votaram pela aplicação imediata da lei estavam equivocados? Ou foi só mais uma decisão política?
São juízes, se a lei fosse tão clara não precisaríamos de turmas recursais. Cada um deles possui 'livre-convencimento' e, talvez por isso o órgão seja colegiado, ou seja, para reduzir as chances de erro.

Creio que desta vez a decisão foi adequada, mas isto na minha modesta opinião.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 04 de Abril de 2011, 22:50:24 »

A "decisão técnica" nesses casos, infelizmente costuma acabar pendendo pro interesse de políticos bem influentes e muito pouco para o benefício da sociedade em geral.

Equivocados? Que exagero... Enfim,
Se você assume que são sempre assopradas por políticos poderosos, ainda bem que dessa vez, e torça nas próximas, que os tais conciliem novamente ambas. Caso contrário, No donuts for you!

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #32 Online: 04 de Abril de 2011, 23:03:31 »

Eu já penso o contrário, especialmente pelo voto do Toffoli, que pra mim é um erro vivo no STF.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 04 de Abril de 2011, 23:04:57 »

Eu já penso o contrário, especialmente pelo voto do Toffoli, que pra mim é um erro vivo no STF.

O Toffoli é o símbolo do casuísmo político em um órgão que deveria ser técnico.
Foto USGS

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!