Quem tem alguma afinidade com artes marciais, ou com a medicina oriental e outros aspectos da cultura oriental em geral, já deve ter ouvido falar do termo ki (Chi, Qi). Uma introdução superficial sobre o tema pode ser consultado
aqui.
Deixando a parte metafísica e filosófica de lado, e levando-se em conta uma abordagem fisiológica, existem alguns indícios de que a "energia" conhecida como Ki possa talvez existir.
A acupuntura tem no ki seu alicerce, mas nesse caso podem ocorrer outras coisas distintas, como resposta glandular ao estimulo nervoso ou mesmo apenas efeito placebo através de sugestão.
O vídeo abaixo é interessante. Alias, apenas interessante, já que carece de fontes e outros quesitos mais palpáveis para uma análise objetiva.
Sou praticante de artes marciais e sei que sob efeito de concentração, sugestão e com muito treino coisas aparentemente incríveis podem ser executadas. Nada de anormal até aqui. Mas fazer com que um led acenda ou causar combustão em papel com a simples sobreposição das mãos foge um pouco desse conceito.
Charlatanismo? Ou má interpretação de um fenômeno fisiológico ainda pouco estudado?
Opinem!