Autor Tópico: Qi - Chi - Ki  (Lida 4191 vezes)

Offline Sr. Lobo

• Nível 04
  • *
  • Nunc Scio Tenebris Lux
Qi - Chi - Ki
« Online: 05 de Abril de 2011, 14:34:50 »
Quem tem alguma afinidade com artes marciais, ou com a medicina oriental e outros aspectos da cultura oriental em geral, já deve ter ouvido falar do termo ki (Chi, Qi). Uma introdução superficial sobre o tema pode ser consultado aqui.

Deixando a parte metafísica e filosófica de lado, e levando-se em conta uma abordagem fisiológica, existem alguns indícios de que a "energia" conhecida como Ki possa talvez existir.

A acupuntura tem no ki seu alicerce, mas nesse caso podem ocorrer outras coisas distintas, como resposta glandular ao estimulo nervoso ou mesmo apenas efeito placebo através de sugestão.

O vídeo abaixo é interessante. Alias, apenas interessante, já que carece de fontes e outros quesitos mais palpáveis para uma análise objetiva.

Sou praticante de artes marciais e sei que sob efeito de concentração, sugestão e com muito treino coisas aparentemente incríveis podem ser executadas. Nada de anormal até aqui. Mas fazer com que um led acenda ou causar combustão em papel com a simples sobreposição das mãos foge um pouco desse conceito.

Charlatanismo? Ou má interpretação de um fenômeno fisiológico ainda pouco estudado?

Opinem!
/ Fr.s.t

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
Re: Qi - Chi - Ki
« Resposta #1 Online: 05 de Abril de 2011, 14:48:18 »
Também sou praticante de artes marciais e deixei de comparecer a um curso de Chi Kung este fim de semana por estar enrolado com minhas atividades.

Eu sempre interpretei o chi, no contexto marcial, como algo imaginário que ajuda a direcionar seu foco e controlar a respiração para que não falte oxigênio no corpo, por exemplo. A ideia é agir como se uma " energia" fluísse, mas não vejo como isso possa ser algo real.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Sr. Lobo

• Nível 04
  • *
  • Nunc Scio Tenebris Lux
« Resposta #2 Online: 05 de Abril de 2011, 15:15:59 »
Minha interpretação do Chi também é mais prática.

Mas me pergunto se não seria possível através de concentração e treino gerar alterações químicas propositais no organismo, até quem sabe com a especificidade de atingir apenas determinados membros ou órgãos, de modo à deixa-los mais aptos a realizar certos movimentos, golpes ou suportar impactos e outros danos de forma mais eficaz.

Expandindo essa linha de pensamento, poderíamos tentar explicar alguns dos feitos presentes no vídeo acima como um desbalanceamento químico que poderia gerar mais calor nas mãos ou mesmo o surgimento de uma corrente elétrica.

Também sou praticante de artes marciais e deixei de comparecer a um curso de Chi Kung este fim de semana por estar enrolado com minhas atividades.

Eu sempre interpretei o chi, no contexto marcial, como algo imaginário que ajuda a direcionar seu foco e controlar a respiração para que não falte oxigênio no corpo, por exemplo. A ideia é agir como se uma " energia" fluísse, mas não vejo como isso possa ser algo real.

Pratica o que?
/ Fr.s.t

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #3 Online: 05 de Abril de 2011, 15:19:21 »
Charlatanismo? Ou má interpretação de um fenômeno fisiológico ainda pouco estudado?

[Mode Paris Hilton ON]
Então, Qi-Chi-Ki não seria aquela expressão popular para alguma coisa de alto valor agregado?
[Mode Paris Hilton OFF]

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 05 de Abril de 2011, 15:20:24 »
Não imagino que seja um desbalanceamento químico.  Alterações na circulação e pressão sanguínea podem causar aquecimento ou resfriamento de partes do corpo., Não a ponto de incendiar nada, mas não vi o vídeo.

Pratico Kung Fu, estilo Choy Lay Fut.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Sr. Lobo

• Nível 04
  • *
  • Nunc Scio Tenebris Lux
« Resposta #5 Online: 05 de Abril de 2011, 15:25:24 »
[Mode Paris Hilton ON]
Então, Qi-Chi-Ki não seria aquela expressão popular para alguma coisa de alto valor agregado?
[Mode Paris Hilton OFF]
:lol: :hihi: :D

Não imagino que seja um desbalanceamento químico.  Alterações na circulação e pressão sanguínea podem causar aquecimento ou resfriamento de partes do corpo., Não a ponto de incendiar nada, mas não vi o vídeo.

De fato, isso é plausível, mas não seria suficiente para explicar certos "truques" (se é que não passam MESMO de truques).

Sou praticante de kung fu, também. Louva-a-deus sete estrelas.
/ Fr.s.t

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 05 de Abril de 2011, 16:26:01 »

Não pq mas sse estilo me lembra pato laqueado....hummmm...deu fome....mas isso é assunto para a Gastronomia Cética.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 05 de Abril de 2011, 16:28:47 »
O estilo?  Será que é por ser do Sul, cantão e tal?
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Sr. Lobo

• Nível 04
  • *
  • Nunc Scio Tenebris Lux
« Resposta #8 Online: 05 de Abril de 2011, 16:29:38 »

Não pq mas sse estilo me lembra pato laqueado....hummmm...deu fome....mas isso é assunto para a Gastronomia Cética.

Hummm.. e aquele frango ao molho de laranja. 16h30 e já estou com vontade de jantar  :olheira:
/ Fr.s.t

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 05 de Abril de 2011, 16:31:06 »

Hummm.. e aquele frango ao molho de laranja. 16h30 e já estou com vontade de jantar  :olheira:

Fome de lobo é ph*d*... :)
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 05 de Abril de 2011, 22:23:17 »
Só dei uma olhada por cima  no vídeo, mas vi apenas truques de ilusionismo, como colocar fogo em papel com as mãos e mover um objeto sem tocá-lo. Esse e outros "feitos" eram muito comuns em apresentações circenses chineses, em que supostos "mestres de chi kung" mostravam suas habilidades. Existem até dois livros escritos pelo mestre de wingtsun Leung Ting explicando alguns desses truques (Skills of the Vagabonds I e II).

Não existe qualquer evidência real da existência de algo como ki ou chi como pregam esses mestres e invariavelmente quando tentam exibir seus "poderes" contra algum lutador mais "pé no chão", e ogro, acabam tomando uma retumbante surra...
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 05 de Abril de 2011, 22:31:38 »
Dá uma olhada... http://www.metacafe.com/watch/67471/derren_brown_kung_fu_mind_punch/

Todo o resto dos poderes partem desse mesmo princípio.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 05 de Abril de 2011, 22:37:00 »
Dá uma olhada... http://www.metacafe.com/watch/67471/derren_brown_kung_fu_mind_punch/

Todo o resto dos poderes partem desse mesmo princípio.

O princípio é a sugestão+ilusionismo+teatro

PS. Para quem não conhece, Derren Brown é um ilusionista mentalista, cético e ateu.

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #13 Online: 05 de Abril de 2011, 22:52:36 »

Kung Fu, Shaolin do Norte.

Treinei por uns dois anos, mas parei. Justamente quando estava terminando o Tigre, um de meus katis preferidos.  :(

A propósito, acender um Led com as mãos é muito fácil, Sr. Lobo. Consegue-se facilmente os poucos miliampéres necessários, uma vez que nosso corpo esteja devidamente em contato com uma diferença de potencial adequada (fechando o circuito por meio do Led em questão). Mais difícil é fazer aquilo com o papel, mas, infelizmente, estas coisas, não sei o porquê, não funcionam na minha frente. Só em vídeo.
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #14 Online: 05 de Abril de 2011, 23:04:26 »
Não é este o caso, mas eu lembro de ver em dois programas diferentes um cara que dizia que podia bloquear golpes e derrubar oponentes com o poder do chi. Claro, com seus alunos tudo fincionava as mil maravilhas. Com os entrevistadores, nada acontecia.

O pior foi em um dos programas, qdo ele falou que se a pessoa dobrasse a lingua, dentro da boca, para a direita, podia aniquilar o chi e, por este motivo, acreditava que o entevistador tinha trapaceado :histeria: Sensacional!!!

Abs
Felipe

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 06 de Abril de 2011, 02:03:32 »
Esse também achava que podia derrotar qualquer um com o poder do Ki:

<a href="http://www.youtube.com/v/gEDaCIDvj6I" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/gEDaCIDvj6I</a>
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 06 de Abril de 2011, 06:45:07 »
Ele foi nocauteado com um golpe bem dado no ego :D
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Sr. Lobo

• Nível 04
  • *
  • Nunc Scio Tenebris Lux
« Resposta #17 Online: 06 de Abril de 2011, 09:50:07 »
Só dei uma olhada por cima  no vídeo, mas vi apenas truques de ilusionismo, como colocar fogo em papel com as mãos e mover um objeto sem tocá-lo. Esse e outros "feitos" eram muito comuns em apresentações circenses chineses, em que supostos "mestres de chi kung" mostravam suas habilidades. Existem até dois livros escritos pelo mestre de wingtsun Leung Ting explicando alguns desses truques (Skills of the Vagabonds I e II).

Não existe qualquer evidência real da existência de algo como ki ou chi como pregam esses mestres e invariavelmente quando tentam exibir seus "poderes" contra algum lutador mais "pé no chão", e ogro, acabam tomando uma retumbante surra...

De fato, e nem creio que algo assim possa acontecer de fato. Mas o que gostaria de saber é se algum processo fisiológico poderia estar por trás de algumas dessas "habilidades" e não apenas uma combinação de ilusionismo e sugestionamento.

<a href="http://www.youtube.com/v/gEDaCIDvj6I" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/gEDaCIDvj6I</a>

Esse malabarismo energético e teleguiado eu descarto completamente. Criei o tópico para discutir coisas mais sutis no tocante ao Chi, mas ainda assim aquém da normalidade.
/ Fr.s.t

Offline Sr. Lobo

• Nível 04
  • *
  • Nunc Scio Tenebris Lux
« Resposta #18 Online: 06 de Abril de 2011, 09:56:22 »

Kung Fu, Shaolin do Norte.

Treinei por uns dois anos, mas parei. Justamente quando estava terminando o Tigre, um de meus katis preferidos.  :(

A propósito, acender um Led com as mãos é muito fácil, Sr. Lobo. Consegue-se facilmente os poucos miliampéres necessários, uma vez que nosso corpo esteja devidamente em contato com uma diferença de potencial adequada (fechando o circuito por meio do Led em questão). Mais difícil é fazer aquilo com o papel, mas, infelizmente, estas coisas, não sei o porquê, não funcionam na minha frente. Só em vídeo.

De fato, um led pode ser aceso com uma corrente bem baixa... o ponto é se essa diferença de potencial foi criada externamente ou gerada de forma química no corpo do China.

E também não vejo nada de magnífico acontecer diante de mim...  |(
/ Fr.s.t

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 06 de Abril de 2011, 10:52:52 »
De fato, e nem creio que algo assim possa acontecer de fato. Mas o que gostaria de saber é se algum processo fisiológico poderia estar por trás de algumas dessas "habilidades" e não apenas uma combinação de ilusionismo e sugestionamento.
Depende de qual habilidade você está falando. Aumento do limiar de resistência a dor, alteração do fluxo sangüineo para determinadas partes do corpo, por exemplo, são todas reações fisiológicas que podem ser controladas em certo grau com treinamento adequado. Outros aparentes feitos extraordinários, como andar sobre brasas, lamber lâminas quentes ou o "enraizamento", em que uma fileira de pessoas fica que nem bobos empurrando o chão, quando pensam que estão empurrando o "mestre", não passam de física básica.

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #20 Online: 06 de Abril de 2011, 11:28:49 »
Enarizamento, esta eu nunca ouvi falar. Pode descrever melhor ?

Abs
Felipe

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #21 Online: 06 de Abril de 2011, 11:50:40 »

No final da luta, parece que o mestre vencedor está chamando ajuda para o nocauteado... mas sei não... acho que ele está falando para seus alunos: "isto é o que acontece com bobalhões que acham que são o Neo".
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 06 de Abril de 2011, 12:08:31 »
Enarizamento, esta eu nunca ouvi falar. Pode descrever melhor ?

Abs
Felipe
É uma demonstração de chi kung em que o mestre fica parado e um bando de voluntários ficam enfileirados na frente dele, tentando empurrá-lo e movê-lo sem sucesso. Existem outras variações do tema.

Evidentemente ele se posiciona de tal forma que todo o esforço é desviado para o solo, física trivial, mas é vendido como se fosse uma manifestação de um super-poder. Um exemplo:

<a href="http://www.youtube.com/v/RB6g0Xkahcw" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/RB6g0Xkahcw</a>

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #23 Online: 06 de Abril de 2011, 21:23:58 »
 :histeria: :histeria: :histeria:

Galera, só agora eu vi o vídeo....Literalmente, este Chi-fudeu  :histeria: :histeria: :histeria:

Abs
Felipe

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #24 Online: 06 de Abril de 2011, 21:25:35 »
E Qi-Foda !!!! :histeria: :histeria: :histeria:

To rindo ate agora....

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!