A religião tem base emocional - cuida dos medos humanos ante o incontrolável (natureza) e ao desconhecido . Nesse aspecto, mulheres são bem mais emotivas. Homens tendem a ser mais racionais. Talvez isso ajude a lançar um pouco de luz sobre a questão.
Concordo com você, sobre isso veja minha resposta ao criador deste tópico.
Por isso eu digo que surgir uma "Einsten" da vida será muito, muito difícil. Os mecanismos da evolução Darwiana resultou de um cérebro mais racional para os homens e mais emotivo para as mulheres, razão por esta que elas ganham dos homens em inteligência emocional.
Como já foi dito aqui, as mulheres se ligam muito em horóscopo, novelas, big brother, ou seja, coisas que realmente são ficção. Os homens embora gostem de ufologia, ainda sim, esse tema é retratado com mais seriedade, tanto que isso é estudado pelo programa SETI da Nasa. A meu ver, as mulheres se ligam muito em coisas fúteis, banais, etc. Quem quiser se aprofundar nesse tema, recomendo os estudo dos "Egos e Ids" de Freud. E também a evolução de Darwin e as considerações desta por Arthur Schopenhauer.