Autor Tópico: Credulidade feminina  (Lida 5258 vezes)

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
  • Conta removida por solicitação do usuário
Credulidade feminina
« Online: 17 de Abril de 2011, 17:36:08 »
Já frequentei várias denominações cristãs. E pelo que posso observar, as mulheres geralmente são maioria dentro das igrejas. O que me leva a perguntar: qual o motivo das mulheres serem mais crédulas e religiosas do que os homens?

A concentração de homens e mulheres é tão desproporcional dentro das igrejas, que nas religiões que seguem a risca o mandamento de "casar somente no Senhor", ou seja, casar somente com um membro da igreja, as mulheres disputam os homens praticamente no grito pois são poucos os homens solteiros disponíveis.

Além disso, nota-se nitidamente que a concentração é inversamente proporcional no caso de ateus e agnósticos. No grupo dos céticos a concentração de homens é muito maior.

O que acham? Até agora não sei bem ao certo o que pensar disto. Seria biológico ou meramente cultural?

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
Re: Credulidade feminina
« Resposta #1 Online: 17 de Abril de 2011, 19:37:12 »
Se alguém ainda é capaz de contestar a biologicidade de certas típicas questões, eu não tenho convicção outra de que nada de "meramente cultural", cultural de forma alguma, existe. Cultura é uma agradável ilusão criada pela mente para auxiliar na formalização de uma crença na qual temos poder sobre nossos destinos. Como toda e qualquer crença.

Agora, que esse assunto pode dar pano pra manga... Você gosta de polêmicas, Byte?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 17 de Abril de 2011, 19:42:13 »
Segundo um estudo citado em "genes, povos e línguas", de Luigi Lucca Cavali-Sforza, a religião é tipicamente familiarmente transmitida pelas mulheres. E as meninas convivem mais com as mulheres do que os meninos, há mais chance de um vínculo mais forte apenas por isso. Não descarto a possibiliadde de haver alguma influência biológica, mas não acho que seja necessário, muito menos o fator principal.

Offline Titoff

• Nível 23
  • *
« Resposta #3 Online: 17 de Abril de 2011, 19:47:59 »
Talvez. Falando de forma generalista, menininhas ficavam fascinadas quando ficava conversando sobre hermetismo, crowley, egrégoras, thelema, etc.

Ficava bem mais fácil...

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 17 de Abril de 2011, 19:52:19 »
Sem querer tomar uma posição, pois eu ainda não tenho, mas para alimentar a discussão: a julgar pelo que se vê nas revistas femininas, as mulheres também têm maior interesse por astrologia, terapias alternativas, simpatias e outras pseudociências. Por outro lado, parece que também existem pseudociências mais masculinas do que femininas, por exemplo, eu não vejo tantas mulheres interessadas em ufologia, reptlinianos e teorias de conspiração.

Offline Titoff

• Nível 23
  • *
« Resposta #5 Online: 17 de Abril de 2011, 19:55:20 »
Sem querer tomar uma posição, pois eu ainda não tenho, mas para alimentar a discussão: a julgar pelo que se vê nas revistas femininas, as mulheres também têm maior interesse por astrologia, terapias alternativas, simpatias e outras pseudociências. Por outro lado, parece que também existem pseudociências mais masculinas do que femininas, por exemplo, eu não vejo tantas mulheres interessadas em ufologia, reptlinianos e teorias de conspiração.

Pq essas são credulidades mais nerds do que místicas. Comparados as mulheres, homens gostam mais de ficção científica.

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #6 Online: 17 de Abril de 2011, 20:07:00 »
Se alguém ainda é capaz de contestar a biologicidade de certas típicas questões, eu não tenho convicção outra de que nada de "meramente cultural", cultural de forma alguma, existe. Cultura é uma agradável ilusão criada pela mente para auxiliar na formalização de uma crença na qual temos poder sobre nossos destinos. Como toda e qualquer crença.

Não creio que somos simples máquinas biológicas seguindo cegamente nossa programação genética.

Agora, que esse assunto pode dar pano pra manga... Você gosta de polêmicas, Byte?

Claro que gosto de assuntos polêmicos, são sempre os que rendem os melhores debates.

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #7 Online: 17 de Abril de 2011, 20:19:37 »
Segundo um estudo citado em "genes, povos e línguas", de Luigi Lucca Cavali-Sforza, a religião é tipicamente familiarmente transmitida pelas mulheres.

O problema é saber por que exatamente isto acontece. Na minha opinião, talvez ocorram os doi fatores ao mesmo tempo. Com o fator cultural alimentando o biológico.

O patriarcalismo provavlemente ajudou bastante a estabelecer uma cultura neste sentido, pois as mulheres sempre eram criadas para simplesmente aceitarem as decisões masculinas. E o ser masculino mais poderoso que elas ja ouviram falar foi deus.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 17 de Abril de 2011, 20:29:24 »
Segundo um estudo citado em "genes, povos e línguas", de Luigi Lucca Cavali-Sforza, a religião é tipicamente familiarmente transmitida pelas mulheres.

O problema é saber por que exatamente isto acontece. Na minha opinião, talvez ocorram os doi fatores ao mesmo tempo. Com o fator cultural alimentando o biológico.

O patriarcalismo provavlemente ajudou bastante a estabelecer uma cultura neste sentido, pois as mulheres sempre eram criadas para simplesmente aceitarem as decisões masculinas. E o ser masculino mais poderoso que elas ja ouviram falar foi deus.

Acho que o fator biológico mais importante é que naturalmente as mulheres ficam mais próximas "de casa" colhendo frutas ou caçando pequenos animais, e cuidando das crianças, enquanto os homens vão para mais longe caçar ou procurar outros recursos, levando meninos junto assim que puderem já começar a aprender em vez de ser só um risco ou um estorvo.

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #9 Online: 17 de Abril de 2011, 21:10:51 »
Se não me engano teve um tópico deste tipo aqui há bastante tempo, deu confusão, mudaram de nome o tópico e depois sumiram com ele.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #10 Online: 17 de Abril de 2011, 21:32:05 »
Eu já acho que as diferenças podem ser puramente biológicas, havendo um pequeno componente ambiental.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #12 Online: 17 de Abril de 2011, 21:42:47 »
Não sei se masculinizados, mas eu diria que há um forte componente dos cérebros femininos que leva ao apego a crenças. Talvez isso seja meio ligado à própria essência da maternidade, sei lá...
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #13 Online: 17 de Abril de 2011, 22:02:04 »
Não sei se as mulheres são mais crédulas que os homens, nem se isso é algo inato ou cultural. Naturalmente, isso não
me impediu de formular uma hipótese fuleira para explicar isso:

Hipótese fuleira-simplista-chutológica: A meu ver, uma diferença marcante entre a cultura masculina e a feminina é a forma de
enfrentar desafios. Usando uma liguagem militar, a regra geral seria a seguinte: Homens se preocupam com táticas. Mulheres
com estratégia.
Isto é, os homens tendem a se preocupar com os problemas conforme eles vão surgindo, sem perder tempo
considerando possibilidades abstratas. As mulheres, ao contrário tendem a pensar em soluções para problemas que não existem
ainda, imaginando todos os tipos de cenários possíveis e analisando sua gravidade.

Talvez isso tenha a ver com a divisão do trabalho nos grupos de caçadores-coletores na pré-história, ou algo semelhante.
O resultado é que as mulheres parecem ter uma certa obsessão  em ter um medida de controle sobre todo o seu futuro
(e se você corre o risco de engravidar - ou teme não encontrar um pai para seus filhos enquanto está em idade fértil, isso é uma
questão realmente importante). Os homens teriam uma capacidade melhor de aceitar a ação
do acaso. Daí que essa necessidade de ter um controle sobre o futuro deixaria as mulheres mais vulneráveis a superstições que
prometem um conhecimento sobre o futuro, ou algum poder protetor.

Mas como eu disse, isso é um chute que nem eu levo muito a sério.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 17 de Abril de 2011, 22:09:11 »
Chute ou não, é uma ideia interessante.

Offline HeadLikeAHole

• Nível 17
  • *
« Resposta #15 Online: 18 de Abril de 2011, 01:16:39 »
Não creio que somos simples máquinas biológicas seguindo cegamente nossa programação genética.
Nós somos máquinas biológicas. Provavelmente não seguimos cegamente nossa programação porque existe certa aleatoriedade em nossas ações - não somos maquinas perfeitas. Cultura não é nada mais que um conjunto de protocolos para interação entre máquinas.

Eu já acho que as diferenças podem ser puramente biológicas, havendo um pequeno componente ambiental.
Nossas respostas ao ambiente são basicamente determinadas por nossa biologia que por sua vez é determinada pelo ambiente (seleção natural). Então eu posso afirmar com segurança que as diferenças são causadas puramente pelo ambiente?  :?

Chute ou não, é uma ideia interessante.
[2]

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 18 de Abril de 2011, 01:48:14 »
Nossas respostas ao ambiente são basicamente determinadas por nossa biologia que por sua vez é determinada pelo ambiente (seleção natural). Então eu posso afirmar com segurança que as diferenças são causadas puramente pelo ambiente?  :?

Poder pode, mas é receita para confusão certa. A separação entre corpo e alma ambiente e biologia que comumente se faz considera como "biologia" (ou "natureza") aquilo com que o indivíduo nasce e que se desenvolverá necessariamente, e "ambiente" ou "criação" aquilo que pode influenciar no desenvolvimento, que não for suficientemente rigidamente determinado pela biologia.

Para dizer a mesma coisa sem tanta chance de confusão, poderia dizer "seleção natural", em vez de ambiente, aí praticamente não deixa margem a uma interpretação oposta ao que quer dizer.

Mas sermos máquinas biológicas não significa que tudo que façamos seja produto da seleção natural, ou que a cultura seja também um produto muito significativamente lapidado por ela, em vez de algo com uma considerável "autonomia". De toda variação cultural que existe ao redor do mundo e que houve na história, nada é conhecidamente produto de variações genéticas entre as populações ou ao longo do tempo. Mesmo entre indivíduos e comportamento individal, as correlações não são nada exatamente espantoso, que sugira que encontraremos futuramente variações genéticas que nos permitam traçar perfis psicológicos das pessoas.

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #17 Online: 18 de Abril de 2011, 08:19:07 »
... Por outro lado, parece que também existem pseudociências mais masculinas do que femininas, por exemplo, eu não vejo tantas mulheres interessadas em ufologia, reptlinianos e teorias de conspiração.
Eu já ia falar que as mulheres são mais burras mesmo ... pq vc lembrou das burradas masculinas hein? ... pqp, assim não dá para tirar sarro

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #18 Online: 18 de Abril de 2011, 09:17:32 »
É porque, historicamente, homens gostam mais de futebol do que as mulheres. Quando você já é fanático por algo, não sobra espaço para ser fanático por outra coisa. No caso, se você gosta de futebol, seu espaço para fanatismo já está preenchido, não podendo ser usado para se tornar um fanático religioso. Como mulheres, em sua maioria, não são tão chegadas em futebol, elas preenchem esse espaço com outras atividades, uma delas a religião.

Próxima pergunta.  :hihi:
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #19 Online: 18 de Abril de 2011, 09:55:30 »
Será que isto tem ligação com o fato das mulheres não se interessarem muito pelos conhecimentos da área de exatas? Cursos na área de exatas são basicamente preenchidos por homens.

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #20 Online: 18 de Abril de 2011, 09:57:39 »
Se não me engano teve um tópico deste tipo aqui há bastante tempo, deu confusão, mudaram de nome o tópico e depois sumiram com ele.

Espero sinceramente que isto não ocorra desta vez. Tentemos ser racionais em nossos argumentos e respeitar o sexo feminino. Sexismo é algo bizarro pra mim.

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #21 Online: 18 de Abril de 2011, 10:07:33 »
Os homens e as mulheres são diferentes, todos sabemos disso.

Porém, além das diferenças anatômicas externas e dos caracteres sexuais primários e secundários, os cientistas sabem também que existem várias outras diferenças sutis na maneira pela qual os cérebros dos homens e das mulheres processam a linguagem, as informações, as emoções, o conhecimento, etc.

Uma das diferenças mais interessantes refere-se à maneira segundo a qual os homens e as mulheres calculam o tempo, estimam a velocidade de objetos, realizam cálculos matemáticos mentais, orientam-se no espaço e visualizam os objetos tridimensionais, e assim por diante. Ao realizar todas essas tarefas, os homens e as mulheres são extremamente diferentes, assim como o são quando seus cérebros processam a linguagem. Isso poderia explicar, afirmam os cientistas, o fato de que existem mais homens matemáticos, pilotos de avião, guia de safari, engenheiros mecânicos, arquitetos e pilotos de Fórmula 1 do que mulheres.

Por outro lado, as mulheres são melhores que os homens em relações humanas, em reconhecer aspectos emocionais nas outras pessoas e na linguagem, na expressão emocional e artística, na apreciação estética, na linguagem verbal e na execução de tarefas detalhadas e pre-planejadas.
Por exemplo, as mulheres normalmente são melhores que os homens em lembrar listas de palavras ou parágrafos (13).

O "pai" da sociobiologia, Edward O. Wilson, da Universidade de Harvard (10), afirmou que as mulheres tendem a ser melhores que os homens em empatia, em habilidades verbais, sociais, e de proteção, dentre outras, enquanto que os homens tendem a ser melhores em habilidades de  independência, de dominação, em habilidades matemático-espaciais, nas de agressão relacionada a hierarquia, e outras características.

No início dessas investigações, os cientistas eram céticos quando ao papel dos genes e das diferenças biológicas, dado que o aprendizado cultural é muito poderoso e influente entre os seres humanos. As meninas são mais propensas a brincar de boneca e cooperar entre si do que os meninos, porque assim são ensinadas por seus pais, professores e colegas ou é exatamente o contrário?

No entanto, as diferenças de gênero já se manifestam desde alguns meses após o nascimente, quando a influência social ainda é pequena. Por exemplo, Anne Moir e David Jessel, em seu controverso e admirável livro "Brain Sex" ("O sexo do cérebro")  (11), oferecem explicações para essas diferenças precoces nas crianças:

"Essas diferenças discerníveis e mensuráveis do comportamento são programadas muito antes que as influências externas tenham a oportunidade de se manifestar. Elas refletem uma diferença básica no cérebro do recém-nascido que já conhecemos -- a maior eficiência dos homens quanto a habilidades espaciais, a maior habilidade das mulheres quanto à fala."

Agora, após muitas pesquisas cuidadosas e bem controladas, onde o meio-ambiente e a aprendizagem social foram isoladas, os cientistas descobriram que existem uma grande variedade de diferenças neurofisiológicas e anatômicas entre os cérebros dos homens e das mulheres.

http://www.cerebromente.org.br/n11/mente/eisntein/cerebro-homens-p.html

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #22 Online: 18 de Abril de 2011, 10:11:19 »
Evolução versus Ambiente

Qual o motivo para essas diferenças de gênero em estrutura e função?
Segundo a Society for Neuroscience, a maior organização professional da área, a evolução é que confere sentido a isso.  "Em épocas muito antigas, cada sexo tinha uma papel muito definido que ajuda a assegurar a sobrevivência da espécie. Os homem da caverna caçavam. As mulheres da caverna recolhiam comida perto de casa e cuidavam das crianças. As áreas do cérebro podem ter sido desenvolvidas para permitir que cada sexo realizasse suas tarefas". O Prof. David Geary, da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, um pesquisador do campo das diferenças de gênero, pensa que "em termos evolutivos, o desenvolvimento de habilidades navegacionais pode ter tornado os homens mais capacitados para o papel de caçador, enquanto que o desenvolvimento pelas mulheres de preferências por marcos espaciais pode ter capacitado-as para cumprir suas tarefas de coletoras de alimento perto de casa." (2) A vantagem das mulheres relativa às habilidades verbais também pode fazer sentido em termos evolutivos. Enquanto que os homens tem força corporal para competir com outros homens, as mulheres usam a linguagme para conseguir vantagens sociais, através da argumentação e persuasão, afirma Geary.

A autora Deborah Blum, que escreveu  "Sex on the Brain: The Biological Differences Between Men and Women" (12),  ("O sexo no cérebro: as diferenças biológicas entre homens e mulheres")  transmitiu as tendências atuais quanto ao uso de motivos evolutivos para explicar vários dos nossos comportamentos. Ela afirma: "O enjôo matinal, por exemplo, que faz com que algumas mulheres  afastem-se de cheiros e sabores fortes, pode ter protegido, em tempos idos, os fetos no útero contra subtâncias tóxicas. A infidelidade é uma maneira pela qual os homens asseguram a imortalidade genética. É interessante notar que, quando mudamos deliberadamente nosso comportamento de papel social -- nossos hormônios e até mesmo os cérebros respondem transformando-se também."

Durante o desenvolviemento do embrião no útero, os hormônios circulantes tem um papel muito importante  na diferenciação sexual do cérebro. A presença de andrógenos no início da vida, produzem um cérebro "masculino". Ao contrário, acredita-se que o cérebro "feminino" se desenvolva por um mecanismo de ausência hormonal,  a falta de andrógeno. Mas, as descobertas recentes demonstraram que os hormônios ovarianos também desempenham um papel fundamental na diferenciação sexual.

Uma das evidências mais convincentes do papel dos hormônios, tem sido demonstrada graças ao estudo de meninas expostas a elevados níveis de testosterona no período da gravidez, pois suas mães tinham hiperplasia adrenal congênita (4). Essas meninas parecem ter uma melhor consciência espacial do que outras meninas e apresentam maior tendência a mostrar, quando criança, um comportamento turbulento e agressivo, muito parecido com o dos meninos.

http://www.cerebromente.org.br/n11/mente/eisntein/cerebro-homens-p.html

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #23 Online: 18 de Abril de 2011, 10:12:27 »
Não sei se as mulheres são mais crédulas que os homens, nem se isso é algo inato ou cultural. Naturalmente, isso não
me impediu de formular uma hipótese fuleira para explicar isso:

Hipótese fuleira-simplista-chutológica: A meu ver, uma diferença marcante entre a cultura masculina e a feminina é a forma de
enfrentar desafios. Usando uma liguagem militar, a regra geral seria a seguinte: Homens se preocupam com táticas. Mulheres
com estratégia.
Isto é, os homens tendem a se preocupar com os problemas conforme eles vão surgindo, sem perder tempo
considerando possibilidades abstratas. As mulheres, ao contrário tendem a pensar em soluções para problemas que não existem
ainda, imaginando todos os tipos de cenários possíveis e analisando sua gravidade.

Talvez isso tenha a ver com a divisão do trabalho nos grupos de caçadores-coletores na pré-história, ou algo semelhante.
O resultado é que as mulheres parecem ter uma certa obsessão  em ter um medida de controle sobre todo o seu futuro
(e se você corre o risco de engravidar - ou teme não encontrar um pai para seus filhos enquanto está em idade fértil, isso é uma
questão realmente importante). Os homens teriam uma capacidade melhor de aceitar a ação
do acaso. Daí que essa necessidade de ter um controle sobre o futuro deixaria as mulheres mais vulneráveis a superstições que
prometem um conhecimento sobre o futuro, ou algum poder protetor.

Mas como eu disse, isso é um chute que nem eu levo muito a sério.

Me lembrou desses tópicos:
../forum/topic=24603.0.html
../forum/topic=24487.0.html

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #24 Online: 18 de Abril de 2011, 10:22:49 »
Mais de um que resultou em trancamento. Não lembro se chegaram a ser apagados. Mas há coisas que é melhor não desenterrar.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!