Eu vejo as críticas ao comunismo mais como uma panfletagem ideológica americana perdendo de vista a grande nação que foi a URSS, mesmo com seus graves problemas, estes sim são bem apontados pela crítica.
A URSS só virou "A URSS" quando assumiu controle do leste europeu e de metade da Alemanha. Antes disso, era apenas uma potência militar, longe de fazer rivalidade, fora dos aspectos belicistas, com as democracias liberais européias e E.U.A.
Os massacres "comunistas" são atribuidos, na teoria marxista, ao regime de capitalismo de estado. Tem até uma grande influência do taylorismo, como modelo de administração técnico-científico, no leninismo
Teoria pós-marxista, não?
O comunismo/marxismo não é excludente à guerra, já o capitalismo é.
Com certeza
As bases do capitalismo(do ponto de vista liberal) são: Propriedade, Liberdade, Não-Agressão e Igualdade de direitos.
E devem ter muitos outros pontos muito interessantes. Gosto muito da teoria da renda mínima e dos postulados de economia da democracia, que surgiram com os liberais.
Renda mínima de Friedriech Hayek e Milton Friedman são ótimos como transição, especialmente em áreas estratégicas, como educação e saúde.
Muitos socialistas vieram do movimento liberal(no caso dos ingleses, socialistas/trabalhistas ainda são aliados dos liberais).Só após as revoluções de 1830-1848 que os liberais começaram a ir contra os socialistas radicais, e vice-versa. É engraçado ver que o radical revolucionário Louis Auguste Blanqui era irmão do economista liberal Jérôme-Adolphe Blanqui.
É sempre bom dizer que os socialistas utópicos, os verdadeiros socialistas científicos para Karl Popper, são, em muitos aspectos, liberais.