mora um cara do GOE no meu prédio. um dia cheguei de madrugada e fiquei até com medo, com aquela blazer na porta do prédio e dois caras do goe do lado. perguntei pro porteiro se tava rolando um sequestro ou algo assim mas ele disse que eles estavam esperando um cara do goe que morava lá.
eu nunca entendi pra que tantas divisões. GOE e ROTA, por exemplo, não deveriam fazer a mesma coisa?
São polícias de SP, mas o GOE e a ROTA, se não me engano, são da Polícia Civil e Militar, respectivamente. Tem um grande debate dentro das polícias sobre isso, a Polícia Civil não devia fazer o papel de polícia ostensiva, que é característica da PM na Constituição Federal e a PM também não poderia fazer o papel de investigador, como ocorre com o policiamento velado e PM2...
São várias divisões que no fim das contas fazem o mesmo serviço, só que por vezes, essa divisão é necessária porque a atuação policial é delimitada por regiões que são de competência de cada batalhão e/ou delegacia, comuns e/ou especializados. Existe uma escala de uso de força policial onde cada degrau determina qual será o primeiro a ser usado... se começa usando as viaturas de área (policiamento comum), aquelas menores e com menor poder de fogo e caso eles não resolvam, vai se subindo o degrau até chegar ao grupamento especializado que normalmente possui poder de fogo ou equipe especializada pra lidar com a situação que o policiamento comum não pode resolver.