Vou dar minha aula de grátis sem custo

.
Fica mais fácil mostrar que falar.
Começo... acerto a proporção da base, deixando uma margem em relação ao papel. Não utilizo régua, mas não é no olhômetro não, pois utilizo opróprio lápis como instrumento de aferição.
A elipse é quase duas vezes mais larga do que alta. Cuidem da proporção.

Depois,vou acertando a proporção e localização dos outros elementos da composição. Mais fácil usar quadrados e retângulos para isso.

Agora sim começo a trabalhar individualmente cada peça. Muito cuidado com a simetria. Linhas verticais, horizontais e medição ajudam a deixar os dois lados iguais e evitar que o desenho fique torto.

Parte-se do todo para depois ir definindo as partes. Ressalto que até aqui não foi utilizado borracha, porque elas atrapalham muito mais do que ajudam. Deixem os pobres riscos errados em paz, afinal, vão sumir no sombreado mesmo...

Agora sim começo a definir a luz e sombra. Deve-se agora tentar esconder as linhas, porque as sombras são manchas.
Observem como é importante desenhar a figura por inteiro, mesmo que depois vai ser sobreposto por outro elemento: assim consegui deixar o vaso da frente transparente, vislumbrando o que fica atrás.

Enfim o resultado final. Pra mim ainda precisaria arrumar o fundo, mas quis manter a estrutura parecida com o desenho do Arcanjo, porém mostrando as técnicas que eu havia citado no post.

A qualidade das imagens ficou comprometida por falta de um scanner. O meu pifou e utilizei a máquina fotográfica para a registrar o processo.
Espero que tenham aproveitado esta aula de desenho

.