Autor Tópico: A trincheira de Jean Wyllys  (Lida 2321 vezes)

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
Re: A trincheira de Jean Wyllys
« Resposta #25 Online: 21 de Abril de 2011, 13:32:51 »
Uili, mas aí vc não está se referindo a fobia patológica?
Pq até hoje eu tenho medo de andar de avião ... mas ando de avião sem maiores problemas além de sempre ficar um pouco receoso.

Isso para mim tb é uma fobia, só que não patológica. Os casos patológicos são das pessoas que não voam de jeito nenhum ou passam mal quando voam.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 21 de Abril de 2011, 14:24:55 »
Uili, mas aí vc não está se referindo a fobia patológica?
Pq até hoje eu tenho medo de andar de avião ... mas ando de avião sem maiores problemas além de sempre ficar um pouco receoso.

Isso para mim tb é uma fobia, só que não patológica. Os casos patológicos são das pessoas que não voam de jeito nenhum ou passam mal quando voam.

Gilberto, de qualquer maneira são sentimentos diferentes. Fobia de avião está relacionada a medo, homofobia está relacionada a ódio ou antipatia. Um homófobo não tem medo de gays, os gays é que têm medo dele.

O preconceito realmente é totalmente irracional, difícil não ter um sentimento preconceituoso quando vemos um gay muito afetado, uma pessoa negra com algum comportamento que consideramos reprovavel, uma mulher cometendo algum erro no trânsito. Éuma coisa que não dá para controlar e decidir simplesmente não sentir.

O mais importante mesmo é ter consciência de que é um sentimento totalmente irracional,  incutido em você, e que racionalmente tem que ser controlado.

Preconceito é um sentimento à priori. Se você vê um negro com um comportamento reprovável e tem uma relação negativa com respeito a isso, isso não é mais preconceito. Preconceito é você assumir que um negro tem maior tendência a fazer algo reprovável do que um branco ou reprovar um negro por um comportamento que você não reprovaria num branco. Idem no caso da mulher, se você acredita que a barbeiragem que ela fez no trânsito é devida ao fato de ela ser mulher, isso é preconceito.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 21 de Abril de 2011, 15:15:59 »
Preconceito é você assumir que um negro tem maior tendência a fazer algo reprovável do que um branco ou reprovar um negro por um comportamento que você não reprovaria num branco. Idem no caso da mulher, se você acredita que a barbeiragem que ela fez no trânsito é devida ao fato de ela ser mulher, isso é preconceito.

Mas é exatamente isso, às vezes vem aquele sentimento incontrolável de "só podia ser preto", ou "só podia ser mulher"... não sei se isso está intrinsecamente dentro de nós, rejeitar os diferentes, se é uma coisa adquirida por aprendizado durante a vida, ou ou dois. De qualquer forma, evitar o preconceito requer muito esforço racional, acho que por isso é que existe tanta gente preconceituosa, que simplesmente sucumbe a este tipo de sentimento.
"Deus prefere os ateus"

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 21 de Abril de 2011, 15:25:32 »
Acho que isso é intrínseco, sempre existiu preconceito contra outros grupos, talvez seja até uma característica selecionada pela evolução. O preconceito é uma resposta rápida contra uma situação incerta. Por exemplo, imagine uma mulher voltando para casa à noite, sozinha e ela enxerga de longe uma silhueta masculina no escuro. Se ela muda de calçada ou dá a volta, ela está sendo preconceituosa? Claro que sim. Ela está assumindo que pela figura ser masculina ela pode ser um ladrão ou coisa pior, se fosse uma mulher talvez ela não reagisse igual. Mas isso é ruim? Nem um pouco. Esse é um caso em que é melhor ser preconceituosa do que pensar que todo mundo é inocente até prova em contrário.

Mas na sociedade atual a maior parte dos nossos preconceitos não são benéficos, pelo contrário.

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #29 Online: 21 de Abril de 2011, 15:32:22 »
Gilberto, de qualquer maneira são sentimentos diferentes. Fobia de avião está relacionada a medo, homofobia está relacionada a ódio ou antipatia. Um homófobo não tem medo de gays, os gays é que têm medo dele.
Mas Uili, aí vc está restringindo que todo mundo que tem algum tipo de fobia a gays é devido ao ódio ou antipatia. Em muitos casos, talvez na maioria, eu até concordo.

A palavra fobia é estritamente relacionada a medo. Essas outras implicações da palavra homofobia que vc expôs são devido a um aspecto muito enfatizado atualmente dessa palavra.

Agora, eu tenho certeza que há muita gente que não tem ódio nem antipatia a gays, e ao mesmo tempo não gosta de nenhuma insinuação, brincadeira ou desconfiança de que haja qualquer característica gay neles, seja no comportamento, aparência, biologia, sei lá. E esse sentimento de querer explicitamente não ter nada que minimamente possa ser associado a qualquer característica homossexual, eu tb considero que seja uma fobia, homofobia, e não faz mal nenhum se não for acompanhado de outras atitudes discriminatórias para com os gays. E imputar os atributos de ódio e repulsa a pessoas que somente tem fobia acho que tb é preconceituoso.

Mas claro que tudo isso é uma questão de definição de uma palavra, mas não sou favorável de se restringir o significado a um subconjunto de características, a menos que seja explicitado.
« Última modificação: 21 de Abril de 2011, 15:40:20 por gilberto »

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 21 de Abril de 2011, 15:40:34 »
Pode até ser que haja pessoas com um certo medo de identificar qualquer comportamento sexual em seu comportamento, mas acho que isso é outra coisa. Além disso, fobia não é só um medinho, fobia é um medo paralisante. Você já viu alguém tendo um ataque de fobia? Eu nunca vi nenhuma pessoa homofóbica tendo o mesmo tipo de reação, por isso digo que homofobia não é uma fobia no mesmo sentido que claustrofobia é.

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #31 Online: 21 de Abril de 2011, 15:50:27 »
Ok, entendi o seu ponto de vista, apesar de um pouco diferente do meu.

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #32 Online: 21 de Abril de 2011, 17:16:50 »
Criem uma nova palavra que nao use mais o sufixo phobos

Como que é ódio em grego?

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 22 de Abril de 2011, 16:43:43 »
É miso, como em misoginia. Para homossexuais ficaria algo como misohomia.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!