Autor Tópico: Como os muçulmanos explicam essa passagem do Alcorão ?  (Lida 4462 vezes)

Offline Pellicer

• Nível 21
  • *
Re: Como os muçulmanos explicam essa passagem do Alcorão ?
« Resposta #25 Online: 25 de Abril de 2011, 12:19:24 »
Num sítio islamita está escrito: µµµ

Isto combinado com a alegação de que o Alcorão foi ditado pelo próprio Deus, pela boca do Arcanjo São Gabriel, torna muito mais difícil "interpretações" e "separações" entre o campo religioso e o não religioso no islão. Já no cristianismo não há um ditado divino, mas apenas escritos sob inspiração divina...

No entanto boa parte dos muçulmanos encontram espaços para interpretações.

Se a sua frase for que existem muçulmanos fundamentalistas, eu concordo, do mesmo jeito que existem cristãos fundamentalistas. É puro preconceito seu falar que os muçulmanos são mais fundamentalistas que os cristãos. Eu mesmo mostrei uma comparação entre muçulmanos e evangélicos. Por exemplo, todos os muçulmanos que eu conheço falam que é um pecado maior você causar um mal a si mesmo do que não seguir à risca as leis religiosas, então se você estiver doente você pode não fazer jejum quando exigido. Não sei se isso está escrito no Alcorão ou é interpretação dos muçulmanos, mas eles fazem isso.

Outro detalhe. Os muçulmanos que eu conheço bebem cerveja, vinho e outras bebidas alcoólicas e comem carne de porco, exceto na frente das pessoas mais velhas das famílias deles. Até aceito que a amostra dos muçulmanos que eu conheço não é estatisticamente relevante, mas arrisco a dizer que a maioria dos muçulmanos jovens se diz muçulmano do mesmo jeito que a maioria dos brasileiros se diz católico mas nunca vai pra igreja.

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
Re: Como os muçulmanos explicam essa passagem do Alcorão ?
« Resposta #26 Online: 25 de Abril de 2011, 14:32:54 »
Outro detalhe. Os muçulmanos que eu conheço bebem cerveja, vinho e outras bebidas alcoólicas e comem carne de porco, exceto na frente das pessoas mais velhas das famílias deles. Até aceito que a amostra dos muçulmanos que eu conheço não é estatisticamente relevante, mas arrisco a dizer que a maioria dos muçulmanos jovens se diz muçulmano do mesmo jeito que a maioria dos brasileiros se diz católico mas nunca vai pra igreja.

Mas isso é em países em que os muçulmanos estão em clara minoria. Uma vez em maioria será que podemos continuar a contar com esse tipo de atitude? Nos países de clara maioria muçulmana é bem mais difícil não ser muçulmano do que é ser muçulmano em países de clara maioria não muçulmana. Ou será que estou com preconceito?

Tudo estaria bem se pudessemos crer que o islamismo político se virá a agrupar em torno de futuros partidos democráticos islamitas ao estilo dos partidos da democracia-cristã ocidental, aceitando eleições livres para todos... É isso (ou algo semelhante) que está em jogo nas tensões atuais nos países de maioria islamita. O Ocidente está a tentar que o radicalismo se transforme em moderação em troca do Ocidente apoiar o fim dos regimes autoritários e mostrar que está ao lado das aspirações populares... um grande jogo estratégico... uma aposta muito alta... e muito perigosa. Mas se tiver exito será todo um mundo que muda...   
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!