Num sítio islamita está escrito: µµµ
Isto combinado com a alegação de que o Alcorão foi ditado pelo próprio Deus, pela boca do Arcanjo São Gabriel, torna muito mais difícil "interpretações" e "separações" entre o campo religioso e o não religioso no islão. Já no cristianismo não há um ditado divino, mas apenas escritos sob inspiração divina...
No entanto boa parte dos muçulmanos encontram espaços para interpretações.
Se a sua frase for que existem muçulmanos fundamentalistas, eu concordo, do mesmo jeito que existem cristãos fundamentalistas. É puro preconceito seu falar que os muçulmanos são mais fundamentalistas que os cristãos. Eu mesmo mostrei uma comparação entre muçulmanos e evangélicos. Por exemplo, todos os muçulmanos que eu conheço falam que é um pecado maior você causar um mal a si mesmo do que não seguir à risca as leis religiosas, então se você estiver doente você pode não fazer jejum quando exigido. Não sei se isso está escrito no Alcorão ou é interpretação dos muçulmanos, mas eles fazem isso.
Outro detalhe. Os muçulmanos que eu conheço bebem cerveja, vinho e outras bebidas alcoólicas e comem carne de porco, exceto na frente das pessoas mais velhas das famílias deles. Até aceito que a amostra dos muçulmanos que eu conheço não é estatisticamente relevante, mas arrisco a dizer que a maioria dos muçulmanos jovens se diz muçulmano do mesmo jeito que a maioria dos brasileiros se diz católico mas nunca vai pra igreja.