Autor Tópico: Viver entre gente feliz leva ao suicídio  (Lida 2531 vezes)

Offline JungF

• Nível 19
  • *
Re:Viver entre gente feliz leva ao suicídio
« Resposta #25 Online: 04 de Dezembro de 2018, 18:49:02 »
No Brasil as estatísticas apontam para Santa Catarina, Rio G. Sul e Paraná, os maiores índices de suicídio.
Há poucos anos uma cidade de Pernambuco bateu tais índices de forma alarmante. Pesquisadores e profissionais de saúde se abalaram para tal cidade e depois de algum tempo descobriram a razão:
a cidade foi realocada pois construíram ali uma represa.Seus habitantes ganharam casa nova e dinheiro suficiente para suas necessidades. Serviços de saúde, escolas e espaço cultural, etc.
As pessoas ficavam em frente aos botequins, ou jogando sinuca ou vigiando o tempo...
Não mais a pescaria de subsistência, a rústica capina/horta e todo o tipo de ocupação comum em pequenas cidades do Nordeste.
Uma vida mansa e desocupada.
Esta foi a causa!

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #26 Online: 04 de Dezembro de 2018, 19:45:17 »
No Brasil as estatísticas apontam para Santa Catarina, Rio G. Sul e Paraná, os maiores índices de suicídio.
Há poucos anos uma cidade de Pernambuco bateu tais índices de forma alarmante. Pesquisadores e profissionais de saúde se abalaram para tal cidade e depois de algum tempo descobriram a razão:
a cidade foi realocada pois construíram ali uma represa.Seus habitantes ganharam casa nova e dinheiro suficiente para suas necessidades. Serviços de saúde, escolas e espaço cultural, etc.
As pessoas ficavam em frente aos botequins, ou jogando sinuca ou vigiando o tempo...
Não mais a pescaria de subsistência, a rústica capina/horta e todo o tipo de ocupação comum em pequenas cidades do Nordeste.
Uma vida mansa e desocupada.
Esta foi a causa!
Ou seja, a causa foi a falta de uma 'causa'?
Até onde eu sei eu não sei.

Offline JungF

• Nível 19
  • *
« Resposta #27 Online: 04 de Dezembro de 2018, 21:32:59 »
Isso mesmo!
Os casos de depressão se multiplicaram e eu não consigo enxergar maior causa para os suicídios que não seja a depressão.
Logicamente existem outras, mas esta é a mais frequente.
Restaria saber: o que induz à depressão?

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #28 Online: 04 de Dezembro de 2018, 22:00:31 »
Isso mesmo!
Os casos de depressão se multiplicaram e eu não consigo enxergar maior causa para os suicídios que não seja a depressão.
Logicamente existem outras, mas esta é a mais frequente.
Restaria saber: o que induz à depressão?
Bom, é como diz o adágio, "mente vazia é oficina do Diabo". Talvez seja uma simples questão de funcionamento fisiológico, da mente e do corpo.

Offline Entropia

• Nível 22
  • *
« Resposta #29 Online: 04 de Dezembro de 2018, 23:14:02 »
O cérebro humano deve ser meio retardado e deve funcionar mais ou menos assim:

"Se você vive em um ambiente onde sua vida não está sendo constantemente ameacada, tem algo errado"

"Como tem algo errado, ameace você a sua própria vida"

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #30 Online: 05 de Dezembro de 2018, 00:44:00 »
Mais possível mesmo é que o homem só muito recentemente conseguiu entrar numa era de relativa bonança e bem estar após milênios usando todos os recursos físicos e metais disponíveis lutando pela vida, de forma que não tenha ainda tido tempo de se adaptar ao ócio e ao hedonismo somados a altas taxas de  expectativa de vida desses tempos  hodiernos.

Offline JungF

• Nível 19
  • *
« Resposta #31 Online: 09 de Dezembro de 2018, 15:58:35 »
Se tivermos aqui, no fcc, algum companheiro que se viu imerso em depressão, talvez possa falar sobre este assunto.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!