Autor Tópico: Criadouros domésticos de mosquitos da dengue para o combate à dengue  (Lida 2986 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
As larvas do mosquito não completam seu desenvolvimento em água com cafeína, nunca se tornam mosquitos.

Qual seria o efeito à população de mosquitos se, em vez das pessoas apenas se concentrarem em eliminar possíveis pontos de depósito de ovos, os criassem propositalmente, mas adicionassem café (ou pó de café usado) à água?

Eu acho que possivelmente haveria um "desperdício de larvas", uma perda de mosquitos nessas armadilhas que, em outra situação, talvez estivessem apenas encontrando outro lugar para se reproduzir, ainda que escassos --  isso supondo que de fato a ação das pessoas de eliminarem esses reservatórios de água for realmente eficiente, algo sobre o qual eu tenho sérias dúvidas. Não só muitas pessoas deixam de tomar cuidados como há locais diversos como praças e grandes telhados de fábricas que são de difícil trato.

Já colocar uns pratos com água e restos de café à sombra não só é algo mais fácil de fazer como "compete" pelos mosquitos com esses lugares mais problemáticos.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
Re: Criadouros domésticos de mosquitos da dengue para o combate à dengue
« Resposta #1 Online: 10 de Maio de 2011, 05:39:29 »
Interessante. Já foi tentado isso?
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re: Criadouros domésticos de mosquitos da dengue para o combate à dengue
« Resposta #2 Online: 12 de Maio de 2011, 09:58:51 »
Eu não sei. Eu li sobre isso (da cafeína) há pouco tempo, mas o que assumi a partir disso não foi essa estratégia, mas apenas a de usar o pó de café usado em alguns lugares onde não se pode facilmente impedir sempre de ter água parada, como vasos de plantas. Nunca vi nada sobre essa estratégia inversa. O mais parecido que já ouvi, ainda que totalmente diferente, era a estratégia de soltar mosquitos machos estéreis, o que parece que já foi feito, mas é provavelmente bem mais caro e um "método" restrito a uma parte ínfima da população.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re:Criadouros domésticos de mosquitos da dengue para o combate à dengue
« Resposta #3 Online: 25 de Janeiro de 2012, 17:01:40 »
O uso do sal em potenciais criadouros (intencionais como armadilha ou não) parece que é um pouco melhor que o cloro porque ele continua lá em boa parte quando a água evapora, diferentemente do cloro que evapora com ela.

[...]LARVICIDAS ALTERNATIVOS

Existem vários produtos domésticos que apresentam ação larvicida como: água
sanitária, detergentes, vinagre, sal, entre outros. No entanto, foram selecionados dois produtos
para determinação da dosagem em laboratório constante na tabela 4 e 5. O sal pela sua
capacidade de manter uma ação prolongada, pois não evapora e o cloro devido sua facilidade de
aplicação, custo baixo e baixo impacto no ambiente.

O objetivo de incentivar o uso destes produtos consiste na viabilidade dos criadouros
poderem ser tratados pelo próprio morador mediante orientação do agente. Também, essa
medida permite uma redução do uso dos inseticidas.

[...]

http://www.sucen.sp.gov.br/downl/vetores_geral/den_contri.pdf

Vantagem adicional é que o cloro deixa alguns animais domésticos meio birutas.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 25 de Janeiro de 2012, 17:34:48 »
[...]

:hein:
Foto USGS

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #5 Online: 25 de Janeiro de 2012, 17:52:18 »
Será que fumacê com cafeína seria viável? Pensei na hpótese até de aviões detetizadores fazendo rasantes sobre áreas endêmicas.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 25 de Janeiro de 2012, 18:04:56 »
[...]

:hein:

Com gatos pelo menos (não sei se com todos) parece ter um efeito parecido com o de "catnip".

Esclarecimento: vantagem do sal, em alternativa ao cloro, é que o último deixa alguns animais meio birutas.

<a href="http://www.youtube.com/v/jYnIiXVpDrU&amp;feature=related" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/jYnIiXVpDrU&amp;feature=related</a>

<a href="http://www.youtube.com/v/hf62PgUwXXs&amp;feature=related" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/hf62PgUwXXs&amp;feature=related</a>

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #7 Online: 25 de Janeiro de 2012, 18:35:15 »
Eu fiz algumas daquelas armadilhas com garrafas PET e coloquei espalhadas no terreiro em locais estratégicos. Vamos ver se dá certo ou é balela. No sábado eu vou checar.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 25 de Janeiro de 2012, 18:39:39 »
Que tipo de armadilha? Há alguns anos eu fiz umas armadilhas com garrafas pet, mas eram para moscas, não mosquitos. Funcionaram OK, mas são de difícil manutenção. Ainda bem que não preciso mais.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 25 de Janeiro de 2012, 18:40:53 »
Deve ser essa:

http://www.vidasustentavel.net/reciclagem/armadilha-para-mosquito-da-dengue-com-garrafa-pet/

Acho que talvez fosse mais segura com adição de sal à água também, para o caso de eventuais larvas menores e etc.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #10 Online: 25 de Janeiro de 2012, 18:47:39 »
Deve ser essa:

http://www.vidasustentavel.net/reciclagem/armadilha-para-mosquito-da-dengue-com-garrafa-pet/

Acho que talvez fosse mais segura com adição de sal à água também, para o caso de eventuais larvas menores e etc.

Parecida com essa, mas eu embrulhei ela em um plástico preto e o nível da água ficou cerca de 2 dedos abaixo da entrada do gargalo. Além disso, misturei água morna com açúcar mascavo e fermento biológico. Estão no terreiro tem uns dias, mas vou deixar pra conferir só no sábado.

Comprei tinta guache e vou fazer uma versão 2.0 com a garrafa pintada. Se funcionarem, vou pegar umas 10 garrafas e dar pros meus muito mais preguiçosos vizinhos que insistem em deixar as piscinas destampadas.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #11 Online: 25 de Janeiro de 2012, 18:58:23 »
Deve ser essa:

Parecida com essa, mas eu embrulhei ela em um plástico preto e o nível da água ficou cerca de 2 dedos abaixo da entrada do gargalo. Além disso, misturei água morna com açúcar mascavo e fermento biológico. Estão no terreiro tem uns dias, mas vou deixar pra conferir só no sábado.

Comprei tinta guache e vou fazer uma versão 2.0 com a garrafa pintada. Se funcionarem, vou pegar umas 10 garrafas e dar pros meus muito mais preguiçosos vizinhos que insistem em deixar as piscinas destampadas.

Fiz duas dessas, um amigo me mandou a "receita"

200 ml de água,
50 gramas de açúcar mascavo,
1 grama de levedura (fermento biológico de pão, encontra em qualquer supermercado ) e uma garrafa plástica de 2 litros

A seguir estão os passos a desenvolver:

1. Corte uma garrafa de plástico no meio. Guardar a parte do gargalo:

2. Misture o açúcar mascavo com água quente. Deixar esfriar. Depois de frio despejar na metade de baixo da garrafa.

3. Acrescentar a Levedura . Não há necessidade de misturar. Ela criará dióxido de carbono.

4. Colocar a parte do funil, virada para baixo, dentro da outra metade da garrafa.

5. Enrolar a garrafa com algo preto, menos a parte de cima, e colocar em algum canto de sua casa.

Em duas semanas você vai ver a quantidade de mosquitos que morreu lá dentro da garrafa.

Alguns mosquitos não gostam da luz do sol, se cobrir com algo escuro pode largar em qualquer lugar.  :)
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #12 Online: 27 de Janeiro de 2012, 20:05:24 »
Checado hoje. Um deles está bem cheio de moscas e mosquitos e ainda borbulhando com o fermento. Muito bacana mesmo...

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 29 de Janeiro de 2012, 02:37:36 »
Checado hoje. Um deles está bem cheio de moscas e mosquitos e ainda borbulhando com o fermento. Muito bacana mesmo...

As moscas são os "civis" mortos na guerra contra os pernilongos.  :lol:
Foto USGS

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 29 de Janeiro de 2012, 08:51:03 »
Mas essa,armadilha serve para pernilongos?
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 29 de Janeiro de 2012, 10:35:37 »
Mas essa,armadilha serve para pernilongos?

Se o que atrai o mosquito da dengue é o dióxido de carbono, eu acho que a resposta é 'sim'.
Foto USGS

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 04 de Fevereiro de 2012, 22:02:52 »
Por que não fazer criadouros de água parada para o mosquito da dengue, em condições controladas, e interromper o ciclo? Ex: o ciclo mínimo do bicho,  pelo que li por aí, é de 7 dias. O governo (ou mesmo particulares), além de combater possíveis criadouros como pneus, garrafas, terrenos baldios, etc., poderia deixar locais propícios (tipo uns piscinões de água rasa) para as fêmeas colocarem ovos, e jogar a água fora com 6 dias, matando as larvas, e recomeçaria tudo de novo.

Não sei se seria efetivo na prática, mas na teoria parece funcionar :P...
"Deus prefere os ateus"

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #17 Online: 04 de Fevereiro de 2012, 22:07:09 »
Amanhã fotografo os meus. Vamos ver o que deu...

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 05 de Fevereiro de 2012, 12:30:43 »
Por que não fazer criadouros de água parada para o mosquito da dengue, em condições controladas, e interromper o ciclo? Ex: o ciclo mínimo do bicho,  pelo que li por aí, é de 7 dias. O governo (ou mesmo particulares), além de combater possíveis criadouros como pneus, garrafas, terrenos baldios, etc., poderia deixar locais propícios (tipo uns piscinões de água rasa) para as fêmeas colocarem ovos, e jogar a água fora com 6 dias, matando as larvas, e recomeçaria tudo de novo.

Se o povo não se livra dos criadouros nem da primeira vez, como esperar que eles façam isso a cada 6 dias? Lembrando que se atrasar, o mosquito nasce.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #19 Online: 05 de Fevereiro de 2012, 13:45:44 »

Se o povo não se livra dos criadouros nem da primeira vez, como esperar que eles façam isso a cada 6 dias? Lembrando que se atrasar, o mosquito nasce.
A solução então seria não ter que se preocupar com os criadouros. Seria o caso de uma campanha para uso massivo dessas armadilhas, o ensino de como fazê-las nas escolas, propor que alunos tragam suas armadilhas para serem mostradas em classe, propor a sua distribuição regular por agentes de controle da dengue.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 05 de Fevereiro de 2012, 14:44:50 »
Bem, recapitulando para quem não leu o post inicial AINDA NESSA PÁGINA não seria necessário ter essa preocupação de se livrar da água no meio do ciclo nem armadilhas mais complexas, basta deixar esses "piscinões"/"pratões" com a salinidade adequada.

Eu acho que é possível que algo assim acabasse indo além de uma prevenção mais limitada e pudesse reduzir drasticamente a populações desses mosquitos ao longo dos anos, chegando o mais perto do humanamente possível de erradicá-los. E tudo a custo de água e sal.

Só não digo que isso seja certo, para se promover algo assim como política de "cada um faz sua parte" teria que se ter estudos sobre a salinidade adequada, e teste para ver se as pessoas em casa conseguem obter a salinidade correta e não produzir criadouros funcionais, o que, se fosse muito comum, seria um tremendo de um tiro pela culatra.

Não vejo muito bem como a saúde pública poderia aplicar essa "tecnologia" nesse sentido mais "ativo", como instalar "espelhos d'água salgada", mas acho que é algo que merece alguma consideração. 

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 05 de Fevereiro de 2012, 14:48:15 »

Na verdade teria que ter um controle rigoroso de autoridades sanitárias, e não seria permitido por qualquer um, mas só em "criadouros" regularmente registrados e  controlados.

Mas, conhecendo nossas autoridades e a preguiça das pessoas, realmente o risco desses criadouros virarem enormes focos de mosquito ao invés de ferramentas de controle é enorme... deixa pra lá. :hihi:

"Deus prefere os ateus"

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #22 Online: 05 de Fevereiro de 2012, 20:08:07 »
Eis as fotos. Não ficou preto feito o da foto, mas juntou algumas larvas e muitas moscas menores. Só achei um ou outro pernilongo entre os restos.

Vou deixar as outras por mais algum tempo.

Curiosidade: O líquido tava com um cheiro que me lembrou cerveja Guinness. Promissor... :hihi:

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #23 Online: 08 de Fevereiro de 2012, 15:32:20 »
Curiosidade: O líquido tava com um cheiro que me lembrou cerveja Guinness. Promissor... :hihi:
Açúcar mascavo é a grande diferença entre as cervejas mais escuras e as mais claras...
Latebra optima insania est.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!