Autor Tópico: Filhos de ateus buscam a fé fora de casa  (Lida 5693 vezes)

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Filhos de ateus buscam a fé fora de casa
« Online: 10 de Maio de 2011, 15:43:16 »
Filhos de ateus buscam a fé fora de casa

Nem sempre os filhos seguem a religião dos pais. E quando os pais não têm religião, a coisa não é diferente

Marina, como seus pais, não tinha religião. Mas acabou se convertendo depois de conhecer o namorado Bernardo
Larissa Queiroz recebe uma carta de uma instituição filantrópica e, dentro do envelope, descobre um terço de plástico de brinde. A filha Beatriz, de sete anos, adora a novidade e coloca no pescoço na mesma hora. “Expliquei que aquilo não era um colar, disse do que se tratava e me parece que ela ficou ainda mais interessada”, conta a mãe recifense que vive em São Paulo. Desde então, a pequena pede para rezar toda noite. Outro dia, convenceu o pai a levá-la a uma missa pela primeira vez.

As novas gerações de céticos, agnósticos e ateus não casam na igreja, não batizam seus filhos, nem têm religião ou falam de fé. Eles simplesmente desconsideram a existência de Deus. “Esse assunto jamais foi tocado aqui casa, inclusive escolhemos a escola com base nisso. Descartamos todas aquelas com qualquer enfoque religioso”, completa Larissa.

Mas isso não impede que, em alguns casos, seus filhos sintam a necessidade e até cobrem uma discussão sobre fé e religião. De acordo com Eduardo Rodrigues da Cruz, professor do Programa de pós-graduação em Ciências da Religião da PUC de São Paulo, os psicólogos cognitivos tem estudado o assunto com crianças de várias faixas etárias. “Suas conclusões: todos somos naturalmente teístas, e, à medida que crescemos, vamos diversificando nossas posturas”, afirma o doutor em teologia, que também é mestre em física. Ou seja, para ele, a fé é uma postura “natural”, que é racionalizada conforme amadurecemos

Crente por natureza
O polêmico cientista britânico Richard Dawkins também defende essa ideia. Conhecido como ‘devoto de Darwin’, em seu bestseller “Deus, um delírio”, o autor sugere que todas as crianças são dualistas (aceitam que corpo e alma sejam duas coisas distintas) e teleológicas (demandam designição de um propósito para tudo) por natureza. Assim, o darwinista dá conta de explicar o que poderíamos chamar de hereditariedade religiosa na qual, inevitavelmente, acabamos por seguir a opção de fé de nossos pais. Só que nem sempre é assim.

Em uma noite de mais de uma hora de apagão, escuro total e absoluto, Beatriz, a filha de Larissa, teve uma ideia: "vamos rezar para a luz voltar”. “Eu lógico, relutante, tentei explicar que não adiantaria, mas ela insistiu, insistiu e rezamos. Um minuto depois, a luz voltou”, descreve. Em seu blog, Larissa desabafa: “será que temos como evitar isso? Estou achando que não”.

Marina de Oliveira Pais, carioca, é filha de pai ateu. Sua mãe, assim como muitos brasileiros, foi batizada, mas não pratica nenhuma religião. “Minha mãe não sabe dizer de que doutrina é, por isso também nunca soube muito bem no que acreditar. Eu tinha fé na ‘força do pensamento’, que se pensássemos positivo atrairíamos coisas positivas e se pensássemos negativo atrairíamos coisas negativas”, diz a jovem de 22 anos.

Quando decidiu morar sozinha pela primeira vez, Marina conheceu Bernardo Nogueira, de 20 anos. Apaixonada, ela conseguiu resistir aos convites da família do namorado para ir a uma igreja evangélica só por alguns meses. Mas relata que, já na primeira vez que assistiu ao culto, teve certeza de que estava no lugar certo. “Fiquei maravilhada”, descreve.

Ela então mudou drasticamente seu estilo de vida. “Cortei a bebida, as baladas e os palavrões. Hoje meus pais respeitam minha situação de convertida justamente por essas minhas mudanças comportamentais”, afirma.

Sentir-se acolhida em uma doutrina que se baseia na Bíblia é justamente o que importa hoje para Jaqueline Slongo, de 23 anos. Depois de um tempo separados, ela voltou a viver na cidade natal de Curitiba com o pai ateu. Ironicamente, por conta de uma bolsa de estudos, a então adolescente foi estudar em um colégio católico. O retorno à cidade grande, onde as desigualdades sociais são mais gritantes, o descobrimento da Bíblia e a fase de mudanças, levantaram muitos questionamentos. “Comecei a me questionar sobre a existência de Deus, fazia perguntas para as freiras do colégio, mas as respostas não me saciavam", lembra.

Black out
Jaqueline começou a achar que havia alguma coisa errada entre o que lia e o que pregavam suas 'instrutoras espirituais'. "Elas me mandavam rezar, mas eu não curtia”, confessa. Seu pai viajava muito e, como não acreditava em Deus, a filha preferia não falar sobre o assunto com ele. O processo foi sofrido, e aconteceu em meio às transformações da adolescência, à ausência dos pais, e à angústia causada por sintomas de depressão. “Eu era muito agressiva, rebelde, intolerante. Não tinha amigos e sempre me isolava”, conta.

Ela então buscou alívio e conforto na religião. Hoje, a estudante se considera protestante, mas passou por diversas comunidades cristãs diferentes. Diz que não se importa com rótulos, mas sente que é preciso estar em grupo. “Acho importante a vivência em comunidade, pois é no relacionamento com outros que seu caráter se constrói”, afirma.

Com o pai, ficou cinco anos sem poder comentar nada sobre sua fé. Até que, há três meses, consciente da mudança espiritual da filha, ele lhe pediu que comentasse, ‘de forma sucinta’, no que exatamente ela acreditava. A partir de então, ela diz, ele tem pedido que também reze por ele.

http://delas.ig.com.br/comportamento/filhos+de+ateus+buscam+a+fe+fora+de+casa/n1596935290241.html

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: Filhos de ateus buscam a fé fora de casa
« Resposta #1 Online: 10 de Maio de 2011, 16:31:05 »
Evidências anedóticas são tão legais...

:-)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 10 de Maio de 2011, 21:19:37 »
Evidências anedóticas são tão legais...

:-)

O texto só está mencionando algo natural e esperado. Assim como podem aparecer ateus em lares religiosos, podem aparecer religiosos em lares ateus, um dia as crianças formam suas próprias opiniões e elas podem ser diferentes das dos pais. Eu não diria que esses relatos são meras evidências anedóticas: evidências de quê? Não estão tentando provar que Deus existe, apenas relatando uns casos particulares. Isso pode acontecer na família de qualquer um aqui e os pais devem estar preparados para lidar com isso.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 10 de Maio de 2011, 23:06:51 »
Eu poderia contar 3 histórias distintas que aconteceram nos últimos 30 dias com diferentes cristãos, e que levou-os a duvidarem do deus deles.

Deste modo eu pergunto: E qual é a real importância disto?
Foto USGS

Offline Mister B

• Nível 13
  • *
  • Walt Whitman, Brahms, Darwin, Marx. Pode escolher!
« Resposta #4 Online: 10 de Maio de 2011, 23:37:29 »
Fora que usar crianças, que são mais suscetíveis a argumentos de ignorância e autoridade, como exemplo, é até algo como dizer: "Tá vendo? Os filhos dos ateus querem acreditar também!"

"O cristianismo nos afirma que há um homem invisível, que vive no céu e vigia tudo o que fazemos, o tempo todo. O homem invisível tem uma lista de 10 coisas que ele não quer que a gente faça. Se você fizer qualquer uma dessas coisas, o homem invisível tem um lugar especial, cheio de fogo, fumaça, sofrimento, tortura e angústia onde ele vai lhe mandar viver, queimando, sofrendo, sufocando, gritando e chorando para todo o sempre. Mas ele ama você!
George Carlin

Offline Pellicer

• Nível 21
  • *
« Resposta #5 Online: 11 de Maio de 2011, 01:05:40 »
Tem uma fase em que algumas crianças ou adolescentes querem provocar os pais. E qual a melhor maneira de provocar um pai ateu?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 11 de Maio de 2011, 08:45:05 »
Gente, os filhos são diferentes dos pais! O fato de o filho de um ateu querer ser religioso não quer dizer que a religião é melhor que o ateísmo, não é isso que a matéria quer dizer. É só um fato da vida que por mais que você queira educar seus filhos para eles serem ateus, vascaínos, machos e façam vestibular para medicina, ele pode querer ser crente, flamenguista, gay e músico. E não é só porque ele quer provacar os pais, eu não virei ateu para provocar meus pais, é porque ele é uma pessoa diferente, independente, com necessidades próprias que talvez a gente não entenda. Vocês papais céticos aí devem estar preparados para a possibilidade de o filhão a quem você ensinou o método científico desde cedo, quando crescer, possa preferir se tornar espírita. Encarar isso como uma provocação ou uma afronta pessoal é um péssimo jeito de lidar com isso, seria repetir o erro de muitos de nossos próprios pais quando nós nos tornamos ateus. Nós não queríamos ser respeitados quando ignoramos uma boa parte da educação que nossos pais nos deram e seguimos nosso próprio caminho? Pois é, uma hora ou outra chegará a nossa vez de respeitar a individualidade de nossos filhos (quer dizer, nossos não que eu não quero saber dessa história de trocar frauda suja).

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #7 Online: 11 de Maio de 2011, 09:55:24 »
Quando eu fiz o chiste com evidências anedóticas foi justamente por isso: é senso comum dizer que filhos gostam de contrariar os pais. Mas da mesma forma como você e eu não nos tornamos ateus por inconformismo, não quer dizer que nossos filhos serão crentes.

É claro que eu prefiro que meus filhos cresçam livres de superstições, mas não dá para garantir nada disso. Quando muito dá para orientar. O resto é com eles.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 12 de Maio de 2011, 10:18:04 »
O importante é que a filha percebeu que precisa da religião, se salvando da ilusão que foi criada pelos seus pais negligentes, e da ruína a que ela levava. :)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 12 de Maio de 2011, 12:59:26 »
Se fossem os filhos de vocês, como reagiriam?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #10 Online: 12 de Maio de 2011, 13:36:46 »
Não colocando alcachofra na cabeça, não me incomodo. E batismo só depois dos 18. Fora isso, eu mesmo compraria bíblias e hinários pra eles.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 12 de Maio de 2011, 13:38:37 »
[...]
É só um fato da vida que por mais que você queira educar seus filhos para eles serem ateus, vascaínos, machos e façam vestibular para medicina, ele pode querer ser crente, flamenguista, gay e músico.
[...]
[/quote]

Hehehehehehehehehe.
Foto USGS

Offline TMAG

• Nível 20
  • *
« Resposta #12 Online: 13 de Maio de 2011, 04:25:07 »
Esse tipo de coisa ocorre pois muitas vezes os pais são ateus negligentes e não ensinam devidamente os filhos a usar o pensamento crítico e a ciência no dia-a-dia, isso é mais ou menos como aqueles pais que veem os filhos se envolverem com drogas como a maconha e acham que é apenas ''fase'' ou uma vontade passageira.Na minha visão isso é um crime equivalente a negligência, agravado pelos pais serem negligentes em relação aos próprios filhos.Para combater esse tipo de absurdo deve-se ensinar as crianças desde cedo sobre os crimes e loucuras cometidos em nome da religião, da quase certeza da inexistência de deus, sobre os grandes nomes da ciência que desbarataram a fé e principalmente a pensar científicamente e a enxergar a realidade como ela é, sem conforto ilusório ou uma ''anestesia'' da vida.Se isso fosse feito, casos como esses seriam quase impensáveis.
''O objetivo dos Governos é sempre o mesmo: limitar o indivíduo, domesticá-lo, subordiná-lo, subjugá-lo.'' - Max Stirner

Offline demeter

• Nível 04
  • *
« Resposta #13 Online: 13 de Maio de 2011, 11:16:24 »

Eu ficaria bem chateada.
Não batizei, se elas quiserem vão ter que se virar sozinhas, vão ter que conversar com outra mãe, mas eu acho que sim, há certa negligência diária, e para muitas pessoas falta uma muleta e ela vão procurar algo, e a religião está ai, ao alcance de todos. Precisamos ensinar nosso filhos a se virarem sem muletas, deve ser difícil mais pra frente, minhas filhas são pequenas ainda (7 e 2.5 anos);

Offline Liddell Heart

• Nível 26
  • *
  • “É melhor reinar no inferno do que servir no céu”
« Resposta #14 Online: 13 de Maio de 2011, 19:02:35 »

Nem ligaria. Desde que meu filho não seja comunista e/ou conservador, ele pode ser o que quiser. Mas se ele quiser ser religioso, que seja taoísta ou budista, levarei ele para a aula de Kung Fu com o maior orgulho.   :ok:
"Onde mora a liberdade, ali está a minha pátria."
Benjamin Franklin

"Posso não concordar com uma só palavra sua, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-la."
Voltaire

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #15 Online: 13 de Maio de 2011, 19:33:37 »

Dependeria da religião. Não me incomodaria se um filho meu virasse católico, batista ou budista.
Porém, ficaria triste se ele/ela virasse pentecostal, TJ ou hari-krishna. Pelo simples motivo de temer
que essa crença o/a afastasse do meu convívio.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 13 de Maio de 2011, 19:53:44 »
Esse tipo de coisa ocorre pois muitas vezes os pais são ateus negligentes e não ensinam devidamente os filhos a usar o pensamento crítico e a ciência no dia-a-dia.

Seus pais são religiosos, Apóstolo? Ou são ateus? Será que os ateus que têm pais religiosos se tornaram ateus porque seus pais foram negligentes em ensinar sua visão de mundo? Meus pais me levavam na igreja toda semana, discutiam religião comigo em casa, chegavam a falar que a igreja era mais importante que a escola, então acho que não foi por falta de empenho deles que eu acabei me tornando ateu. Será que o caminho inverso não pode acontecer também? Tudo bem, o pensamento crítico é mais inteligente do que a fé, eu acho difícil imaginar uma pessoa com o pensamento crítico apurado fazendo o caminho do ateísmo para a religião, mas a criança pode acabar se interessando pela religião antes de ela desenvolver completamente o senso crítico, ela pode ter outras influências, como amigos, professores, televisão... pode querer ser rebelde ou se enturmar com os colegas, uma infinidade de coisas podem acontecer, então eu acho que mesmo o filho dos ateus mais dedicados podem virar crentes. E eu acho que devemos apoiá-los, exceto talvez no caso dessas igrejas mais malucas, como os Testemunhas de Jeová, que como o Manhattan falou, podem fazê-los se afastarem do convívio familiar.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 13 de Maio de 2011, 19:56:48 »
Eu sinto uma frustração muito grande em algumas pessoas supondo que seus filhos podem decidir não ser ateus, mas eu imagino que esse é o mesmo sentimento pelo qual meus pais passaram quando eu me tornei ateu. Eu gostaria que meus pais tivessem sido mais tolerantes naquela época. Eu gostaria de reagir melhor do que eles se eu tivesse filhos.

Offline 3libras

• Nível 25
  • *
    • http://sidis.multiply.com
« Resposta #18 Online: 13 de Maio de 2011, 20:06:23 »
pelo contrário, eu ficaria muito insatisfeito se um filho/a meu tomasse minhas crenças pessoais como verdade e as seguisse cegamente.

a opção religiosa, pessoal, filosófica etc dele deve ser oriunda de uma profunda e sincera meditação dele.

claro que seria decepcionante vê-lo seguir uma facção neo-pentecostal radical, ser um fundamentalista de qualquer religião ou ser um ateu "carola" , por exemplo, mas tanto quanto para mim já é qualquer pessoa seguir tais tendências.
If you don't live for something you'll die for nothing.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #19 Online: 13 de Maio de 2011, 20:10:24 »
Antes religioso que corinthiano.....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Liddell Heart

• Nível 26
  • *
  • “É melhor reinar no inferno do que servir no céu”
« Resposta #20 Online: 13 de Maio de 2011, 20:55:01 »

Não gostei do seu comentário, reportei para a moderação.  :no:

Ps:Há sarcasmo nesse post.
"Onde mora a liberdade, ali está a minha pátria."
Benjamin Franklin

"Posso não concordar com uma só palavra sua, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-la."
Voltaire

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #21 Online: 13 de Maio de 2011, 21:07:21 »

Não gostei do seu comentário, reportei para a moderação.  :no:

Ps:Há sarcasmo nesse post.
Ser corinthiano é contra as regras do forum, voce vai ser banido por isso.

Ta, não é regra....... mas deveria ser......  :hihi:

He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 13 de Maio de 2011, 21:58:34 »

Hehehehehehehe.
Foto USGS

Offline Alessandro

• Nível 04
  • *
« Resposta #23 Online: 04 de Julho de 2011, 20:46:25 »
 :ok:Legal assim!! Cada um na sua!
"Dêem-me uma alavanca e um ponto de apoio e eu moverei o mundo". ...

Arquimedes

Offline rizk

• Nível 11
  • *
« Resposta #24 Online: 04 de Julho de 2011, 21:27:54 »
Não colocando alcachofra na cabeça, não me incomodo. E batismo só depois dos 18. Fora isso, eu mesmo compraria bíblias e hinários pra eles.
Depois dos 18 pode fazer o que quiser, inclusive ir morar lá na igreja.

Eu não tenho filhos nem devo vir a ter tão cedo. Mas, fosse hoje, não deixava. Não sob o meu teto, não com o meu dinheiro. Mó decepção.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!