Autor Tópico: idéias básicas ainda não descobertas, seria possível?  (Lida 4818 vezes)

Offline 3libras

• Nível 25
  • *
    • http://sidis.multiply.com
idéias básicas ainda não descobertas, seria possível?
« Online: 13 de Maio de 2011, 20:03:57 »
o título do tópico é meio estranho mas a minha pergunta é um pouco simples.

conseguimos perceber coisas óbvias na natureza que geraram a base para a nossa ciência.

lembro que certa vez um cara ao estudar os circulos nas plantações achou um novo teorema básico

http://www.ceticismoaberto.com/fortianismo/2214/crculos-ingleses-sinais-euclidianos

será que ainda existem relações simples na ciência que estão diante dos nossos olhos mas simplesmente não vemos?

Lembro que boa parte dos povos pré-colombianos eram capazes de construções sensacionais, mas nunca inventaram o arado. Eram capazes de criar diversos animais mas nunca  usaram montaria.

If you don't live for something you'll die for nothing.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re: idéias básicas ainda não descobertas, seria possível?
« Resposta #1 Online: 13 de Maio de 2011, 20:19:36 »
Esse é o tipo de coisa que só saberemos depois de descobri-las :P
Mas existem muitas coisas aparentemente triviais, que até fazem parte do nosso dia-a-dia, sobre as quais na verdade sabemos muito pouco. Um exemplo é o fenômeno da turbulência, que ninguém menos do que Richard Feynmann disse ser "o problema não resolvido mais importante da Mecânica Clássica". Quase tudo o que sabemos sobre esse fenômeno vem de correlações empíricas, mas não existe uma teoria básica completa que a relacione de forma muito coerenete com o restante da física de forma satisfatória. Mas a turbulência é um exemplo de sistema complexo, talvez nem exista uma maneira simples de tratá-la. Mas talvez existam leis básicas em algum nível que estejam só esperando ser descobertas, isso é algo que não dá para saber.

http://en.wikipedia.org/wiki/Turbulence

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 14 de Maio de 2011, 10:47:43 »
Não sei por que você chama essas ideias, como os teoremas dos círculos, de básicas. Eu chamaria de simples. Elas nào são necessariamente base pra muita coisa, parece.

Como o Uílli citou, existe muita coisa debaixo do nosso nariz que não fazemos ideia de como funciona exatamente. Além da turbulência, outro exemplo é o atrito, que ele mesmo perguntou dias atrás. Também, só temos uma pilha de modelos empíricos.

Mesmo na ciência básica, nos primeiros princípios, não temos um modelo que funcione bem para todos os casos, um modelo unificado. E unir esses modelos não parece muito diferente hoje das duas nuvenzinhas do Lorde Kelvin do século XIX…
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #3 Online: 14 de Maio de 2011, 22:26:58 »
Fora o já dito, a ciência não percebe coisas óbvias que logo serão suas bases. As leis de Newton, mesmo a primeira e a segunda, não são óbvias, muito menos empíricas.

Poincaré dizia que a convenção tem um papel importante na física, e entre estes pressupostos conceituais estariam por ex. as leis de Newton. É uma coisa meio chata de se pensar - deixa a coisa toda humilde demais -, mas é verdade.

Offline Chemistry

• Nível 12
  • *
« Resposta #4 Online: 14 de Maio de 2011, 22:27:29 »
Acho que seria posível sim, não só leis mas teorias que explicam melhor como tais leis interferem no nosso cotidiano..
"O que me preocupa não é o grito dos maus,

é o silêncio dos bons."

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 14 de Maio de 2011, 22:35:58 »
Idéias básicas que a ciencia ainda não viu? Já tivemos vários foristas aqui cheio dessas "idéias"!!
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Chemistry

• Nível 12
  • *
« Resposta #6 Online: 14 de Maio de 2011, 22:37:03 »
Alano neles!!!

kkkkk
"O que me preocupa não é o grito dos maus,

é o silêncio dos bons."

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 14 de Maio de 2011, 22:55:05 »
Alano neles!!!

kkkkk
Tem (teve) vários!
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #8 Online: 17 de Maio de 2011, 00:38:09 »
Descobrir coisas novas simples que causem impacto na ciência acho no mínimo improvável. E olha que eu não sou pessimista quanto a ciência, mas é simplesmente frustrante, toda vez que fico curioso quanto a algo na medicina, ao procurar em artigos, descubro que a pergunta, e diversas hipóteses sobre como respondê-la já foram elaboradas e testes sobre o fenômeno já foram feitos aos montes.
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #9 Online: 23 de Maio de 2011, 00:58:48 »
Talvez uma máquina que capte a vibração das coisas com tanta fidelidade  que se possa ter um testemunho fiel do passado.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 23 de Maio de 2011, 15:03:01 »
hein?

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #11 Online: 23 de Maio de 2011, 17:41:05 »
Acho que o que ele quis dizer foi: descobrir vibrações que não desaparecem nem mudam de características (exceto a intensidade) e que por isso, podem de alguma forma serem usadas para "reproduzir" o passado.
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 23 de Maio de 2011, 18:54:13 »
Defina vibrações.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #13 Online: 23 de Maio de 2011, 19:52:52 »
Como funciona a mente ... eu sei q to forçando, mas considero uma idéia básica, que acho que já está mais que pronta para ser descoberta, ou melhor explicada, mas ainda é considerada um mistério.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #14 Online: 23 de Maio de 2011, 21:43:28 »
Acho que o que ele quis dizer foi: descobrir vibrações que não desaparecem nem mudam de características (exceto a intensidade) e que por isso, podem de alguma forma serem usadas para "reproduzir" o passado.
Tipo assim uma onda que se forma ao se arremeçar uma pedra na agua.È por aí...

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #15 Online: 23 de Maio de 2011, 21:56:25 »
Ou outra maquina capaz de conectar dois individuos ou mais num circuito cerebral que alem de repartir entre si seus pensamentos e memórias ainda turbine seus intelectos, quebrando paradigmas  e destruindo dogmas como jamais houve antes, na história do universo.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 23 de Maio de 2011, 23:04:27 »
Esse é o tipo de coisa que só saberemos depois de descobri-las :P
[...]

Falou pouco mas disse tudo...
Foto USGS

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #17 Online: 08 de Setembro de 2011, 00:01:47 »
Um dispositivo que substituísse os orelhões. Para evitar o vandalismo e a constante manutenção destes, usar-se-ia um sistema que funcionasse ao aproximar um simples celular comum (ou um adaptado para isso) a esse dispositivo, e a pessoa faria sua ligação de telefone público normalmente,
via celular.
« Última modificação: 08 de Setembro de 2011, 00:10:34 por sergiomgbr »

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #18 Online: 08 de Setembro de 2011, 00:04:08 »
Não sei se já há, mas seria legal uma impressora pessoal de cartões de visita que já imprimisse diretamente nos cartões no seu tamanho padrão, sem nescessidade de recortes.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #19 Online: 08 de Setembro de 2011, 00:08:49 »
Um sistema de cartões de visita virtual para celulares no qual entre duas pessoas que tivesse o celular pra isso, uma passasse o seu cartão virtual para a memória do celular da outra e vice-versa, ou via o próprio número da pessoa ou via torpedo.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 08 de Setembro de 2011, 08:47:04 »
Sérgio, se você já tem o celular, para que um orelhão? Quanto à impressora de cartões, ela já existe e cartões virtuais já existem desde o Palm OS. Para cartões de papel que você queira digitalizar, você pode usar o Evernote.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #21 Online: 08 de Setembro de 2011, 13:13:07 »
Sérgio, se você já tem o celular, para que um orelhão? Quanto à impressora de cartões, ela já existe e cartões virtuais já existem desde o Palm OS. Para cartões de papel que você queira digitalizar, você pode usar o Evernote.
Derfel, tudo difere quanto a abordagem. Pra que um orelhão? Seria um modo de se continuar o serviço de telefone público de uma maneira bem particular e intermediária entre o celular e o fixo. Já existem os orelhões. Seria o caso de adaptar a estrutura já existente. Quanto a impressora de cartões , a diferença seria sua massificação, também outra forma de abordagem. O mesmo para os cartões virtuais. Nesse caso, por exemplo,ao telefonar pra você ou vice-versa, voce receberia ou enviaria automaticamente um cartão virtual que se abriria quando eu te selecionasse no celular. Ou por MSG. Seria algo na mesma linha dos dados na memória do celular com uma especificação bem tipificada, ao abrir a memória, voce ia ver meu logo, etc.
« Última modificação: 08 de Setembro de 2011, 13:20:59 por sergiomgbr »

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 08 de Setembro de 2011, 13:36:13 »
Pois é, no caso do orelhão não consegui entender o seu ponto. Melhor seria se houvesse um ponto público de acesso wifi, onde se pagasse uma taxa menor que a cobrada pela operadora de celular. No caso da impressora, basta que se compre, mas é necessária na medida que o cartão poderia ser virtual? No android, basta você preencher o perfil com foto ou logo e se quiser enviar o cartão para alguém isso pode ser via e-mail, sms, bluetooth. Para pegar cartões normais, você pode escanear com a câmera e enviar para o evernote. Basta ter um smartphone.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #23 Online: 08 de Setembro de 2011, 13:45:15 »
Pois é, no caso do orelhão não consegui entender o seu ponto. Melhor seria se houvesse um ponto público de acesso wifi, onde se pagasse uma taxa menor que a cobrada pela operadora de celular. No caso da impressora, basta que se compre, mas é necessária na medida que o cartão poderia ser virtual? No android, basta você preencher o perfil com foto ou logo e se quiser enviar o cartão para alguém isso pode ser via e-mail, sms, bluetooth. Para pegar cartões normais, você pode escanear com a câmera e enviar para o evernote. Basta ter um smartphone.
Muito pelo contrário, você se aproximou bem da minha abordagem!
Por que de cartões de papel? Conveniência.
Quanto aos cartões virtuais, a questão é a quantidade de protocolos existentes quando um simples apertar de botões seria ideal.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 08 de Setembro de 2011, 13:54:40 »
No Palm OS bastava pressionar e manter pressionada a tecla Home. No Android, realmente, é mais demorado: aperta o botão da agenda, botão menu, seleciona perfil, enviar.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!