Autor Tópico: idéias básicas ainda não descobertas, seria possível?  (Lida 4819 vezes)

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
Re: idéias básicas ainda não descobertas, seria possível?
« Resposta #25 Online: 08 de Setembro de 2011, 18:57:16 »
E nada disso tem a ver com o tópico original...

Mas a ideia do orelhão é pro caso do usuário não ter um celular. Aqui na holanda a situação vai a direçãod e todo mundo ter um celular. No dia que cheguei aqui precisava ligar pro dono do apto pra pegar as chaves. Perguntei pro guarda da estação onde tinha um telefone público, ele pensou, gaguejou, perguntou pra um colega e acabou me emprestando o celular dele pra eu ligar!
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #26 Online: 08 de Setembro de 2011, 19:17:13 »

Lembro que boa parte dos povos pré-colombianos eram capazes de construções sensacionais, mas nunca inventaram o arado. Eram capazes de criar diversos animais mas nunca  usaram montaria.
Continuando o raciocícnio, Eram capazes de fazer orelhões, mas nunca fizeram um sistema parecido para ser usado como celular. Eram capazes de fazer torpedos em celulares, mas nunca adaptaram para cartões virtuais...etc. etc.
Procede??? Essas não são idéias idéias descobertas. Ou são?
Até onde eu sei eu não sei.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 08 de Setembro de 2011, 23:43:07 »
O que leva à pergunta: onde o Clark Kent troca de roupa hoje em dia, sem cabines telefônicas disponíveis?

A vera: se qualquer pseudociência se provasse verdadeira, seria uma descoberta e tanto. Já pensaram se a água realmente tivesse memória?

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #28 Online: 08 de Setembro de 2011, 23:48:25 »
Nesse sentido em que a palavra "básica" está sendo usada no tópico, qual foi a última descoberta "básica" que fizemos?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 08 de Setembro de 2011, 23:54:31 »
Pergunta difícil, tanto pela definição do que é básico quanto em termos de encontrar qual seria a última. Eu apostaria nos super-átomos.

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #30 Online: 09 de Setembro de 2011, 00:13:30 »
A mim não pareceu tão "básico". Mas concordo que a definição é subjetiva, não tem jeito mesmo.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #31 Online: 09 de Setembro de 2011, 01:17:28 »
 Apesar de o tópico parecer mais vinculado às primeiras respostas, para todos os efeitos, parece que o 3 Libras tentou desenvolver um mote para nortear a ideia geral, falando tanto sobre coisas muito diferentes entre sí, como teoremas, que seriam ciência de ponta e insigths casuais, como usar gado como montaria.
« Última modificação: 09 de Setembro de 2011, 01:25:14 por sergiomgbr »

Offline 3libras

• Nível 25
  • *
    • http://sidis.multiply.com
Re:idéias básicas ainda não descobertas, seria possível?
« Resposta #32 Online: 09 de Janeiro de 2012, 22:30:15 »
bem isso sergio. o foco seria mais em teorias mesmo, como a gravitação universal

mas a invençaõ de novas ferramentas, como o calculo diferencial ou a "invenção" do estribo por exemplo são exemplos de idéias que hoje são simples de se compreender e passaram desapercebidas da humanidade por séculos.
If you don't live for something you'll die for nothing.

Offline Krani Lupus

• Nível 02
  • *
  • Muitas dúvidas, poucas certezas e nenhuma crença.
« Resposta #33 Online: 11 de Janeiro de 2012, 02:34:44 »
Uma boa forma de buscar novas idéias é explorando a matemática, mesmo que a intenção inicial seja apenas buscar uma forma de diversão.
Cito, por exemplo, Stanislaw Ulam, que em 1963 descobriu a Espiral dos Primos (Espiral de Ulam) enquanto rabiscava
num encontro científico.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #34 Online: 30 de Julho de 2015, 01:00:36 »

Lembro que boa parte dos povos pré-colombianos eram capazes de construções sensacionais, mas nunca inventaram o arado. Eram capazes de criar diversos animais mas nunca  usaram montaria.
Continuando o raciocícnio, Eram capazes de fazer orelhões, mas nunca fizeram um sistema parecido para ser usado como celular. Eram capazes de fazer torpedos em celulares, mas nunca adaptaram para cartões virtuais...etc. etc.
Procede??? Essas não são idéias idéias descobertas. Ou são?
Sou foda. Tudo aí agora. 2 anos antes eu imaginei.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 30 de Julho de 2015, 07:57:27 »
Sérgio, se você já tem o celular, para que um orelhão? Quanto à impressora de cartões, ela já existe e cartões virtuais já existem desde o Palm OS. Para cartões de papel que você queira digitalizar, você pode usar o Evernote.
Derfel, tudo difere quanto a abordagem. Pra que um orelhão? Seria um modo de se continuar o serviço de telefone público de uma maneira bem particular e intermediária entre o celular e o fixo. Já existem os orelhões. Seria o caso de adaptar a estrutura já existente. Quanto a impressora de cartões , a diferença seria sua massificação, também outra forma de abordagem. O mesmo para os cartões virtuais. Nesse caso, por exemplo,ao telefonar pra você ou vice-versa, voce receberia ou enviaria automaticamente um cartão virtual que se abriria quando eu te selecionasse no celular. Ou por MSG. Seria algo na mesma linha dos dados na memória do celular com uma especificação bem tipificada, ao abrir a memória, voce ia ver meu logo, etc.

Pois é, no caso do orelhão não consegui entender o seu ponto. Melhor seria se houvesse um ponto público de acesso wifi, onde se pagasse uma taxa menor que a cobrada pela operadora de celular. No caso da impressora, basta que se compre, mas é necessária na medida que o cartão poderia ser virtual? No android, basta você preencher o perfil com foto ou logo e se quiser enviar o cartão para alguém isso pode ser via e-mail, sms, bluetooth. Para pegar cartões normais, você pode escanear com a câmera e enviar para o evernote. Basta ter um smartphone.

Pontos públicos de  acesso wifi faz todo sentido, mas orelhão é algo totalmente ultrapassado,e não faz nenhum sentido querer juntar orelhão e celular   :stunned:

Que ideia estrambótica   :hihi:

« Última modificação: 30 de Julho de 2015, 08:02:06 por JJ »

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #36 Online: 30 de Julho de 2015, 12:00:15 »
Mas é o que estão fazendo.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #37 Online: 04 de Agosto de 2015, 23:06:04 »
o título do tópico é meio estranho mas a minha pergunta é um pouco simples.

conseguimos perceber coisas óbvias na natureza que geraram a base para a nossa ciência.

lembro que certa vez um cara ao estudar os circulos nas plantações achou um novo teorema básico

http://www.ceticismoaberto.com/fortianismo/2214/crculos-ingleses-sinais-euclidianos

será que ainda existem relações simples na ciência que estão diante dos nossos olhos mas simplesmente não vemos?

http://www.tecmundo.com.br/saude/17929-estudante-de-17-anos-descobre-uma-possivel-cura-para-o-cancer.htm

Offline -Huxley-

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 05 de Agosto de 2015, 09:20:24 »
A roda e a mala são invenções antiquíssimas, mas a mala de rodinhas só foi inventada depois que o homem já havia inventado a espaçonave para pouso tripulado na Lua: http://www.estadao.com.br/noticias/geral,os-40-anos-da-mala-de-rodinhas-a-amiga-n-1,626465

Alguém duvida que existia a capacidade de a mala de rodinhas ter sido inventada há muito mais tempo que há apenas 45 anos atrás?

Uma outra pergunta estenderia esse tópico seria: será que ainda existem relações simples na tecnologia que estão diante dos nossos olhos mas simplesmente não vemos?
« Última modificação: 05 de Agosto de 2015, 09:22:41 por -Huxley- »

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #39 Online: 05 de Agosto de 2015, 13:03:20 »
o título do tópico é meio estranho mas a minha pergunta é um pouco simples.

conseguimos perceber coisas óbvias na natureza que geraram a base para a nossa ciência.

lembro que certa vez um cara ao estudar os circulos nas plantações achou um novo teorema básico

http://www.ceticismoaberto.com/fortianismo/2214/crculos-ingleses-sinais-euclidianos

será que ainda existem relações simples na ciência que estão diante dos nossos olhos mas simplesmente não vemos?

http://www.tecmundo.com.br/saude/17929-estudante-de-17-anos-descobre-uma-possivel-cura-para-o-cancer.htm
Sen sa cio nal.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 05 de Agosto de 2015, 13:05:20 »
Queria saber qual o mecanismo que essas nanopartículas usam pra se ligar seletivamente às células cancerosas.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #41 Online: 05 de Agosto de 2015, 14:47:26 »
Uma situação meio embaraçosa em Física: ainda não sabemos ao certo qual é o momentum de um fóton em um meio dielétrico!

https://en.wikipedia.org/wiki/Abraham%E2%80%93Minkowski_controversy
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 05 de Agosto de 2015, 15:08:42 »
Uma situação meio embaraçosa em Física: ainda não sabemos ao certo qual é o momentum de um fóton em um meio dielétrico!

https://en.wikipedia.org/wiki/Abraham%E2%80%93Minkowski_controversy

E eu, que simplesmente não sei como lidar com a ideia de índice de refração para um fóton?
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 05 de Agosto de 2015, 15:16:24 »
Bem, eu prefiro pensar que, em um meio, não se trata de um fóton "nu", mas de uma quase-partícula em que o fóton original fica "vestido" com as interações com os graus de liberdade do meio (um polariton, em linguagem técnica)...
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #44 Online: 05 de Agosto de 2015, 15:28:18 »
Queria saber qual o mecanismo que essas nanopartículas usam pra se ligar seletivamente às células cancerosas.

Na verdade não interessa, pois trata-se dessas notícias em que alguém poder ter descoberto algo que pode dar certo em algum momento a definir no futuro

Ou seja, pode se falar sobre o mecanismo que quiser.

Bem, eu não li a notícia, mas pelo título do link parece cair nesse padrão mesmo. Historicamente observado.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 05 de Agosto de 2015, 15:41:46 »
Bem, eu prefiro pensar que, em um meio, não se trata de um fóton "nu", mas de uma quase-partícula em que o fóton original fica "vestido" com as interações com os graus de liberdade do meio (um polariton, em linguagem técnica)...

Bom ponto. Aí eu falo dele como um pacote de onda com uma velocidade de grupo menor que c?
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 05 de Agosto de 2015, 18:38:53 »

Bom ponto. Aí eu falo dele como um pacote de onda com uma velocidade de grupo menor que c?

Exato. Essa velocidade pode depender da frequência, daí a dispersão da luz:

(Pra quem não conhece: esse gráfico mostra a relação entre frequência e inverso do comprimento de onda para a luz num meio - acho que se trata de um cristal semicondutor. A velocidade da luz é dada pela derivada dessa curva. O caso da luz no vácuo é a linha inclinada tracejada. Num meio, mesmo transparente, a curva se parece com a linha sólida de cima. Notem que a luz fica mais "lenta" próximo de omega_L. No final das contas, esse tipo de efeito é o que causa o arco-íris!)

Alan Watts

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!