Autor Tópico: A FEB tem algum 'controle de qualidade' ?  (Lida 5141 vezes)

Offline olaDiogo

• Nível 04
  • *
Re: A FEB tem algum 'controle de qualidade' ?
« Resposta #25 Online: 03 de Agosto de 2011, 16:13:29 »
Diogo, recomendo pra você a Navalha de Occam.

Putz...

"Walter Chatton, contemporâneo de Occam, afirmava que "se três entes não forem suficientes para verificar uma afirmação acerca de algo, então uma quarta deve ser acrescentada, e assim por diante".

Leibniz (1646-1716), Kant (1724-1804), Karl Menger (século XX) também discordaram da navalha de Occam.

Leibniz afirmou que "a variedade de seres não pode ser diminuída".

Menger formulou a lei contra a avareza, segundo a qual "as entidades não podem ser reduzidas até ao ponto da inadequação", e "é inútil fazer com pouco o que requer mais"...

Obviamente nenhuma destas afirmações contraria realmente o sentido da Navalha de Occam, mas servem antes como alerta contra o excesso de zelo na aplicação do princípio. Deve-se eliminar o supérfluo, mas apenas isso." (Wiki)

...
Mesmo assim tentarei o método, pois me interessou.

Abs,

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
  • Conta removida por solicitação do usuário
« Resposta #26 Online: 03 de Agosto de 2011, 16:37:13 »
Diogo, a coisa toda sobre a Navalha de Occam é bem simples neste caso. Você acha lógicamente MAIS PROVÁVEL, observando a realidade que nos cerca, tais indícios (relatos de testemunhas) serem fruto de auto-engano, mentira, charlatanismo, doença mental, equivoco diante de um fenômeno natural desconhecido pela pessoa (coisas que comprovadamente existem e já ocorreram antes)... ou fruto das atividades de seres invisíveis - sobre os quais não há evidência - , habitantes de uma outra dimensão, seguindo um caminho de evolução espritual definido por um ser ultra-poderoso, também invisivel, que criou tudo, inclusive os demais seres invisiveis?

A Navalha de Occam somente corta os excessos. Não é necessário apelar-se para o sobrenatural/metafísico se o fenômeno pode ser perfeitamente explicável de maneiras mais simples e realistas.
« Última modificação: 03 de Agosto de 2011, 16:41:15 por ByteCode »

Offline olaDiogo

• Nível 04
  • *
« Resposta #27 Online: 03 de Agosto de 2011, 17:13:25 »
Diogo, a coisa toda sobre a Navalha de Occam é bem simples neste caso. Você acha lógicamente MAIS PROVÁVEL, observando a realidade que nos cerca, tais indícios (relatos de testemunhas) serem fruto de auto-engano, mentira, charlatanismo, doença mental, equivoco diante de um fenômeno natural desconhecido pela pessoa (coisas que comprovadamente existem e já ocorreram antes)... ou fruto das atividades de seres invisíveis - sobre os quais não há evidência - , habitantes de uma outra dimensão, seguindo um caminho de evolução espritual definido por um ser ultra-poderoso, também invisivel, que criou tudo, inclusive os demais seres invisiveis?

A Navalha de Occam somente corta os excessos. Não é necessário apelar-se para o sobrenatural/metafísico se o fenômeno pode ser perfeitamente explicável de maneiras mais simples e realistas.
Eu conheço muitas pessoas que não são doentes, são pessoas que estão em perfeitas condições e etc e etc que dizem ver e ouvir espiritos. Pessoas que passam suas vidas adultas trabalhando nisso no escuro do anonimato, então a primeira premissa que utilizou já me é estranha. da mesma forma com os relatos de reencarção e as experiencias de EQM (esta tambpem tenho em minha familia). Aí complica... acho que será mais complexo que isso.

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #28 Online: 03 de Agosto de 2011, 17:21:50 »
A Navalha de Occam serve para pessoas que ainda estão na dúvida, de qual é a melhor possibilidade para explicar o que elas estão vendo ou ouvindo de outros. Mas no seu caso, parece que você já tem CERTEZA que tratam-se de espíritos, seres invisíveis, consciências fora do corpo... daí fica complicado mesmo usar a navalha.

Mas a verdade é que não há como comprovar a inexistência de espíritos, bem como até agora não existe prova de que eles existem.

Que os espiritos de luz te iluminem nesta caminhada :D

Offline olaDiogo

• Nível 04
  • *
« Resposta #29 Online: 03 de Agosto de 2011, 17:27:41 »
A Navalha de Occam serve para pessoas que ainda estão na dúvida, de qual é a melhor possibilidade para explicar o que elas estão vendo ou ouvindo de outros. Mas no seu caso, parece que você já tem CERTEZA que tratam-se de espíritos, seres invisíveis, consciências fora do corpo... daí fica complicado mesmo usar a navalha.

Mas a verdade é que não há como comprovar a inexistência de espíritos, bem como até agora não existe prova de que eles existem.

Que os espiritos de luz te iluminem nesta caminhada :D
KKKK É + ou - por aí..... Mas que Dawkings, Randi, Sagan - Te iluminem também.

Mas eu discuto, e espero que o que acredito seja verdade, mas se a ciencia provar o contrário, eu abandono na hora...

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #30 Online: 03 de Agosto de 2011, 17:37:57 »

O mesmo se aplica a fadas, duendes, unicórnios...  ::)

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #31 Online: 03 de Agosto de 2011, 17:43:39 »
Pois é...

Offline olaDiogo

• Nível 04
  • *
« Resposta #32 Online: 03 de Agosto de 2011, 18:08:32 »
O mesmo se aplica a tudo.

Porém podemos abrir um tópico sobre fadas, duendes e unicórnios, pois diferente de espiritos, muito pouco mesmo se ouviu falar sobre tais seres. Apesar do espiritismo conseguir explicar a aparição de alguns destes...

Só digo para discutir e respeitar.

Offline José H.

• Nível 13
  • *
« Resposta #33 Online: 03 de Agosto de 2011, 18:38:16 »
Porém podemos abrir um tópico sobre fadas, duendes e unicórnios, pois diferente de espiritos, muito pouco mesmo se ouviu falar sobre tais seres. Apesar do espiritismo conseguir explicar a aparição de alguns destes...

Explica como? Se o espiritismo não explica nem ele mesmo com base real, por que diabos pode explicar fadas?
A não ser que esteja considerando as explicações e teorias kardecistas como verdadeiras, coisa que elas não provaram ser.

Offline olaDiogo

• Nível 04
  • *
« Resposta #34 Online: 03 de Agosto de 2011, 18:57:43 »

Explica como? Se o espiritismo não explica nem ele mesmo com base real, por que diabos pode explicar fadas?
A não ser que esteja considerando as explicações e teorias kardecistas como verdadeiras, coisa que elas não provaram ser.
Não fui eu quem trouxe as fadas ao púlpito. E sim, isso só seria possível se a discussão sobre espiritismo tivesse acabado e este tivesse se provado verdade. O que quis dizer com o post é que tudo deve ser debatido e analisado.

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #35 Online: 03 de Agosto de 2011, 20:49:07 »
Creio que nem dá pra explicar o motivo da existência de tantas ramificações e dissidências do kardecismo no Brasil e mesmo em outros países.
Por isso que dizem: "cada louco com sua loucura".

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #36 Online: 03 de Agosto de 2011, 21:19:35 »
O mesmo se aplica a tudo.

Só digo para discutir e respeitar.

Você parte da premissa que a DE é uma coisa séria. E não é.
Assim como todas as religiões e seus fantásticos milagres, ela não passa de mais uma invenção humana, fez ou faz parte da cultura popular.
E mais nada.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 03 de Agosto de 2011, 21:20:43 »
[...]
Mas eu discuto, e espero que o que acredito seja verdade, mas se a ciencia provar o contrário, eu abandono na hora...

Voce espera que a Ciência "prove" que não há espíritos? Então sente, porque voce vai cansar de esperar.

Foto USGS

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #38 Online: 04 de Agosto de 2011, 00:51:20 »
Que isso Geo, tá na fila de prioridades: Boson de Higgs, Células Troncos, cura da AIDS, existência de espíritos, cura do Alzheimer...
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline olaDiogo

• Nível 04
  • *
« Resposta #39 Online: 04 de Agosto de 2011, 01:20:38 »
Pessoal.. não é desistência nem nada... nas férias ou fds estarei aqui pentelhando.. mas eu gosto tanto de fazer isso :olheira: que já está me atrapalhando kkk fiquei durante o trabalho e durante a noite e já deveria estar dormindo. Um grande abraço, continuo discordando da maioria de vcs mas com certeza com mais conhecimento após as conversas obrigado. :ok:

E Di Gaucho, provar que todas estas mazelas tem origem na realidade nas condutas passadas e esse tipo de baboseira, seria sim muito relevante.. mas eu entendo vcs tdos

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #40 Online: 04 de Agosto de 2011, 03:53:16 »
[...]

Voce espera que a Ciência "prove" que não há espíritos? Então sente, porque voce vai cansar de esperar.
Eu gostaria de saber o que são espíritos...
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #41 Online: 04 de Agosto de 2011, 10:00:28 »
[...]

Eu gostaria de saber o que são espíritos...

Uma invenção humana para aqueles que possuem um medo absurdo de morrer e que esperam que exista um outro lado bonzinho, bonito e maravilhoso.

O ápice da idéia foi no século XI com os Cátaros e ressuscitado por Rivail no século XIX (*).

Os Cátaros sofreram até uma Cruzada e foram exterminados (ou banidos) de Languedoc, na França.
As idéias (ou o misticismo) de Rivail por outro lado, deixou a França (onde há poucos adeptos atualmente) e veio para no Brasil, que junto com a cultura e folclore popular brasileiro, o misticismo ganhou força.

(*) Obviamente que muitas religiões pregam a idéia de espírito, mas não a elevam como ciência. Elas sabem o lugar delas, no dogma, somente.

E assim como espíritos, fadas e duendes, não há evidências que o sustentem.

Infelizmente, os adeptos desta doutrina não conseguem separar a crença da pseudociência.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #42 Online: 04 de Agosto de 2011, 13:33:17 »
Talvez haja tantas vesões para definir espírito, que existam uma para cada gosto dos que neles acreditam e uma para cada um daqueles que os questione  ::)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 06 de Agosto de 2011, 00:09:58 »
Jurei que era da Força Expedicionária Brasileira que o topico se referia  :vergonha: :hihi:

[2]

3

4

E olha que a FEB tinha sim controle de qualidade. Tanto que o número de soldados enviados à Itália foi menor do que o previsto.
O brasileiro médio era mais baixinho raquítico naquela época :/.

5. Sobre a pergunta inicial, há alguns ramos divergentes no espiritismo, como os ramatis e o pessoal que foi para a Conscienciologia, então a FEB deve filtrar o pessoal com quem ela não concorda. Agora, se ela faz algum controle de qualidade das alegações fantasiosas que os psicógrafos fazem ou se ela tenta caçar picaretas, aí eu duvido.

6

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 06 de Agosto de 2011, 00:23:08 »
Suponho que o controle de qualidade está focado na editora da FEB. Enquanto estiver faturando vendendo livros que orientam o espiritismo dentro da visão que ela acha que seja a correta fica tudo em paz.

"O Departamento Editorial da Federação possui um catálogo com mais de 400 títulos, que totalizam quase 40 milhões de volumes vendidos. Todos inspirados na Codificação Kardequiana: romances, mensagens, contos, crônicas, textos científicos e filosóficos. São quase 39 milhões de obras 160 autores, mais de 15 milhões de livros de Allan Kardec, obras traduzidas para o espanhol, francês, inglês, esperanto, húngaro.

Os livros psicografados por Francisco Cândido Xavier ultrapassam 18 milhões em vendas. Destes, Nosso Lar, ditado pelo Espírito André Luiz, superou a marca de 1,6 milhão de exemplares. O mais vendido é o Evangelho segundo o Espiritismo 3.878.000 exemplares. Outros autores, pensadores brasileiros e europeus dos séculos XIX e XX e livros infantis, correspondem a mais de 13 milhões de exemplares. Parte dos livros é vendida e outra parcela doada para instituições espíritas, uma vez que é prioridade da FEB o apoio ao Movimento Espírita."
http://www.febnet.org.br/site/livros.php

É muita grana.

Olha a sede deles em Brasília:

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #45 Online: 06 de Agosto de 2011, 00:52:02 »
E tem o Campus da Conscienciologia, abaixo, e com bairro residencial ao redor, em Foz do Iguaçu:

<a href="http://oi55.tinypic.com/90ug50.jpg" target="_blank" class="new_win">http://oi55.tinypic.com/90ug50.jpg</a>

Além de toda a arrecadação que fazem pela internet, através da estrutura abaixo, que construirão através de doações:

Além disso gostam de meter o pitaco na área política: http://www.simposiodemocraciadireta.com.br/

Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #46 Online: 06 de Agosto de 2011, 01:06:54 »
Os livros psicografados por Francisco Cândido Xavier ultrapassam 18 milhões em vendas. Destes, Nosso Lar, ditado pelo Espírito André Luiz, superou a marca de 1,6 milhão de exemplares. O mais vendido é o Evangelho segundo o Espiritismo 3.878.000 exemplares. Outros autores, pensadores brasileiros e europeus dos séculos XIX e XX e livros infantis, correspondem a mais de 13 milhões de exemplares. Parte dos livros é vendida e outra parcela doada para instituições espíritas, uma vez que é prioridade da FEB o apoio ao Movimento Espírita."http://www.febnet.org.br/site/livros.php
Apesar da consciênciologia estar longe ainda desta fortuna, mas a estratégia deles não é menos exploratória, já que usam argumentos da "evolução da consciência" para angariar fundos e ainda se aproveitam da fama espírita.

E um fato interessante é que o Waldo se afastou primeiro da FEB, segundo ele, por divergências doutrinárias. Mas ele teve muita participação na história desta e na promoção fenômeno do Chico Xavier.
« Última modificação: 06 de Agosto de 2011, 01:09:41 por Adriano »
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #47 Online: 06 de Agosto de 2011, 01:13:28 »
Jurei que era da Força Expedicionária Brasileira que o topico se referia  :vergonha: :hihi:

[2]

3

4

E olha que a FEB tinha sim controle de qualidade. Tanto que o número de soldados enviados à Itália foi menor do que o previsto.
O brasileiro médio era mais baixinho raquítico naquela época :/.

5. Sobre a pergunta inicial, há alguns ramos divergentes no espiritismo, como os ramatis e o pessoal que foi para a Conscienciologia, então a FEB deve filtrar o pessoal com quem ela não concorda. Agora, se ela faz algum controle de qualidade das alegações fantasiosas que os psicógrafos fazem ou se ela tenta caçar picaretas, aí eu duvido.

6
√9 + 2^2

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!