engenheiro faz é concurso público.
Muitos deles, sim!
Geo, como funcionaria um sistema meritocrático na categoria dos professores?
Sem ponderar muito, no setor público, para os ensinos fundamental e médio, eu implementaria assim.
a) Elaboração de um plano de carreira geral, com atualização a cada dois anos, levando em conta as condições sócio-econômicas de cada município e ou micro-região, estabelecendo as faixas de remuneração e as condições para que um professor 'suba os degraus' profissionais. As escolas e os secretários de educação participariam na elaboração deste plano.
b) Maior autonomia administrativa e financeira para as unidades escolares, desde que respeitem as faixas de remuneração e as condições mínimas.
Para a admissão
Primeiro. Uma análise prévia de CV, com a satisfação de algumas condições, entre as quais: experiência com carreira didática de pelo menos 3 anos e titularidade básica no grau de especialização.
Segundo. Provas com análise de CV; de didática e de um tema escrito, escolhido conforme a disciplina a ser ministrada.
Durante o contrato
Primeiro. Avaliação de CV a cada três anos, com pontuação específica para os cursos de pós-graduação em seus diversos tipos, para a publicação de artigos e ensaios, para as atividades de extensão e para a participação em organizações de pesquisa e estudos.
Segundo. Avaliação a cada dois anos por um comitê formado por representantes da comunidade e por professores de outras unidades de ensino.