Autor Tópico: Sala de aula brasileira é mais indisciplinada que a média, diz estudo  (Lida 3244 vezes)

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Sala de aula brasileira é mais indisciplinada que a média, diz estudo

Segundo pesquisa, estudantes brasileiros confiam menos em seus professores do que há dez anos

As salas de aula brasileiras são mais indisciplinadas do que a média de outros países avaliados em um estudo do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, na sigla em inglês). O estudo, feito com dados de 2009 pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), aponta que, no Brasil, 67% dos alunos entrevistados disseram que seus professores "nunca ou quase nunca" têm de esperar um longo período até que a classe se acalme para dar prosseguimento à aula.

Entre os 66 países participantes da pesquisa, em média 72% dos alunos dizem que os professores "nunca ou quase nunca" têm de esperar que a classe se discipline. Os países asiáticos são os mais bem colocados no estudo: no Japão, no Cazaquistão, em Xangai (China) e em Hong Kong, entre 93% e 89% dos alunos disseram que as classes costumam ser disciplinadas. Finlândia, Grécia e Argentina são os países onde, segundo percepção dos alunos, os professores têm de esperar com mais frequência para que os alunos se acalmem. O estudo foi feito com alunos na faixa dos 15 anos.

Menos distúrbios
O estudo identificou que os distúrbios em sala de aula estão, em média, menores do que eram na pesquisa anterior, feita no ano 2000. "A disciplina nas escolas não deteriorou – na verdade, melhorou na maioria dos países", diz o texto da pesquisa. "Em média, a porcentagem de estudantes que relataram que seus professores não têm de esperar muito tempo até que eles se acalmem aumentou em seis pontos percentuais." Segundo o estudo, a bagunça em sala de aula tem efeito direto sobre o rendimento dos estudantes. "Salas de aula e escolas com mais problemas de disciplina levam a menos aprendizado, já que os professores têm de gastar mais tempo criando um ambiente ordeiro antes que os ensinamentos possam começar", afirma o relatório da OCDE. "Estudantes que relatam que suas aulas são constantemente interrompidas têm performance pior do que estudantes que relatam que suas aulas têm menos interrupções."

A criação desse ambiente positivo em sala de aula tem a ver, segundo a OCDE, com uma "relação positiva entre alunos e professores". Se os alunos sentem que são "levados a sério" por seus mestres, eles tendem a aprender mais e a ter uma conduta melhor, conclui o relatório. No caso do Brasil, porém, a pesquisa mostra que os estudantes contam menos com seus professores do que há dez anos. "Relações positivas entre alunos e professores não são limitadas a que os professores escutem (seus pupilos). Na Alemanha, por exemplo, a proporção de estudantes que relatou que os professores lhe dariam ajuda extra caso necessário cresceu de 59% em 2000 a 71% em 2009", afirma o relatório. Já no Brasil essa proporção de estudantes caiu de 88% em 2000 para 78% em 2009.

http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/sala+de+aula+brasileira+e+mais+indisciplinada+que+a+media+diz+estudo/n1596976981153.html

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Re: Sala de aula brasileira é mais indisciplinada que a média, diz estudo
« Resposta #1 Online: 25 de Maio de 2011, 18:33:55 »
Quando tu começa a frequentar as séries iniciais tu respeita o professor porque tu é uma criança e ele é um adulto experiente com uns bons centímetros a mais que tu. Mas a medida que tu cresce, infelizmente a maioria dos professores não sabem se fazer respeitar e acabam não conhecendo uma forma adequada de lidar com a situação, sem mencionar quando são realmente frouxos, medíocres e frustados.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 25 de Maio de 2011, 21:24:33 »
...Ou não podem fazer nada quanto à disciplina porque se o fizerem serão chamados primeiro pela coordenação pedagógica, depois pela direção, depois pelo conselho tutelar, depois pela secretaria de educação  porque estaria traumatizando o pobrezinho que pegou a carteira e atirou nas costas do colega. Claro, em escolas particulares não é incomum os pais aparecerem para brigarem com o professor (ou exigirem sua demissão, já que estão pagando) porque o seu anjinho não poderia ficar de castigo, que é uma situação humilhante, apenas por ter destruído uma carteira, que eles poderiam muito bem pagar uma outra.

Em relação à pesquisa: qual foi o dimensionamento da amostra e o desvio-padrão? O Brasil pode estar simplesmente na média.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #3 Online: 26 de Maio de 2011, 07:07:16 »
Quando tu começa a frequentar as séries iniciais tu respeita o professor porque tu é uma criança e ele é um adulto experiente com uns bons centímetros a mais que tu. Mas a medida que tu cresce, infelizmente a maioria dos professores não sabem se fazer respeitar e acabam não conhecendo uma forma adequada de lidar com a situação, sem mencionar quando são realmente frouxos, medíocres e frustados.

Educação (comportamento, respeito) se dá em casa. A escola complementa e dá conhecimento e convívio social.

Se em casa a praguinha é folgada e tem o rei na barriga, dificilmente algum professor vai ter capacidade de ensinar a ele respeito.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Victor Pax

• Nível 13
  • *
« Resposta #4 Online: 26 de Maio de 2011, 08:34:56 »
Olha, lembremos os novos paradigmas da pedagogia onde a lição de casa "tira a infância da criança", onde "prova não prova nada", onde "o aluno deve construir seu conhecimento" ou que "a repreensão traumatiza a criança". :o

Fora o caso do "nos pega o peixe" sendo defendido como respeito ao diferente (um pai não paga e coloca o filho na escola para ele aprender o que sabe de graça na rua).

Tem a progressão continuada... e ai de dar nota baixa para muitas crianças que a direção logo vem cobrando (afinal se os alunos não estão aprendendo o problema está com o professor).

Isso aumenta ou tira a autoridade do professor?

Fora as salas superlotadas onde muito professor tem de dar aula mensal para CENTENAS de alunos diferentes.

Mas o principal na questão seria...

Sempre que teve conselho de pais os pais dos bagunceiros não vinham ou me saíam com um "eu tenho coisa mais importante a fazer"... "chego cansada do trabalho, VAI DANDO UM JEITO AÍ FESÔ". :hmph:

PELAAMORDEODIM... teve um amigo meu que levou um toco de um pai porque pegou o filho dele colando!!!
Que aluno vai respeitar o professor assim! |(

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Chemistry

• Nível 12
  • *
« Resposta #6 Online: 26 de Maio de 2011, 10:14:07 »
Os professores não usam de sua autoridade para trazer a ordem.

Quando um polícial vê que não está sendo respeitado o que ele faz?
Desce a porrada, não generalizando claro.
Quando um juiz ou seja lá qual autoridade que for, for desrespeitada o que ele faz?
Voz de prisão
Então quando um aluno desrespeita um professor o que ele faz?
Fica calado e não faz nada, esse é o problema..

Meu irmão é professor e ele até já chamou a polícia para aluno, e mandou a cordenadora pedagógica ficar calada porque era ele que estava na sala com as "santos" e não ela.

Os professores usarem de sua autoridade dentro de aula.
Sendo que nem um magistrado pode entrar na sala sem a autorização do mesmo..
"O que me preocupa não é o grito dos maus,

é o silêncio dos bons."

Offline Victor Pax

• Nível 13
  • *
« Resposta #7 Online: 26 de Maio de 2011, 10:40:33 »
Claro... a culpa é sempre do professor.... e é tudo tããããoooo fácil...

Basta um dos santos (ou de um pai) dar queixa na secretaria de ensino que a superior dele (aquela com quem ele gritou e a quem cabe relatar e servir de defesa do comportamento alegado para a secretaria de ensino) dá o recado para ele ir para a delegacia de ensino ter uma conversinha (e não voltar...).

E pelo estatuto da criança e do adolescente se ele encostar o dedo (mesmo que diga que foi para apenas indicar a saída da sala) ou falar muito alto quem leva um processo criminal é ele e quero ver o bonzão arrumar emprego depois....

Offline Chemistry

• Nível 12
  • *
« Resposta #8 Online: 26 de Maio de 2011, 10:51:34 »
para isso que existem sindicatos meu amigo..

é o silêncio dos bons."

Offline Victor Pax

• Nível 13
  • *
« Resposta #9 Online: 26 de Maio de 2011, 10:54:59 »
Puxa.. tãããããoooo fácil....

Claro que depois vai ter fila de escolas atrás do professor que foi processado por agredir aluno e ofende seus superiores.

PARABÉNS CAMPEÃO!!!!

Offline Victor Pax

• Nível 13
  • *
« Resposta #10 Online: 26 de Maio de 2011, 10:59:23 »
Vídeo da Professora Amanda Gurgel sobre educação.

"Estão me colocando dentro de uma sala de aula com um Giz e um Quadro para salvar o Brasil(...) Sou eu a redentora do país? Não posso!"

Offline Chemistry

• Nível 12
  • *
« Resposta #11 Online: 26 de Maio de 2011, 10:59:43 »
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkk

pois é, você sabe o significado de agressão?

você sabe o significado de ofensa à superiores?

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkk

você tem irmão professor?
você é professor?
você sabe a legislação que um professor deve seguir?

não me venha com irônia cara, sei muito bem onde piso.

é o silêncio dos bons."

Offline Chemistry

• Nível 12
  • *
« Resposta #12 Online: 26 de Maio de 2011, 11:02:04 »
Por isso ela está em greve,

mas ela argumenta isso com base na questão salárial, e no não investimento do Estado na educação.

ganhar 900 reais por 20 horas aula é sacanagem, para depois ser culpada pela desmoralização de um país..

é o silêncio dos bons."

Offline Victor Pax

• Nível 13
  • *
« Resposta #13 Online: 26 de Maio de 2011, 11:04:27 »
Pelo estatuto qualquer injúria física, verbal ou moral contra uma criança.

Qualquer tipo de desrespeito (como gritar e desacatar ordens) não só a seus superiores, mas aos colegas.

Filho único.

SIM!

SIM!

NÃO... não sabe... mais quer sentar na janelinha.
E dou por encerrada a debate.

Offline Chemistry

• Nível 12
  • *
« Resposta #14 Online: 26 de Maio de 2011, 11:10:21 »
Alguém aqui citou injúria física ou mental? contra alunos?

o que uma coordenadora pedagógica entende sobre estar em sala de aula?

a autoridade máxima na sala de aula é o professor, então que autoridade tem a coordenadona dentro da sala? Ou sobre quais atitudes punitivas o professor deve fazer para um aluno que foi conta a autoridade do mesmo?

kkkkkkkkkkkkkkkkk

essa foi boa debate acabou....
agora já que você o disse eu também o falo, o debate acabou.

é o silêncio dos bons."

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #15 Online: 26 de Maio de 2011, 11:15:27 »
Eu lamento muito a realidade do professor brasileiro e não me surpreendo com o que diz o estudo. Eu tenho 3 filhos em idade pré escolar e sei que vou passar muito apuros com relação a isto em relação aos demais colegas que futuramente meus filhos terão.

Entendo, pratico e forneço educação ao meus filhos e estou bem consciente da complementação educacional que a escola dára a eles, mas jamais vou transferir esta responsabilidade a escola.

Simplesmente, não dá.

Na faculdade, já fui ridicularizado por respeitar professores, mas eu já era crescido e eu soube me esquivar.

Reconheço que não será nada fácil transmitir esta educação (respeito acima de tudo) aos meus filhos, mas é minha obrigação e eu não espero falhar.

Offline Victor Pax

• Nível 13
  • *
« Resposta #16 Online: 26 de Maio de 2011, 11:58:28 »

mas ela argumenta isso com base na questão salárial, e no não investimento do Estado na educação.

ganhar 900 reais por 20 horas aula é sacanagem, para depois ser culpada pela desmoralização de um país..

Cara, meu exemplo da professora era para ver que com uma carga pesada (nem digo os três períodos, só em dois já é pesado pois para cada hora aula tem mais pelo menos 30 a 60 minutos de preparo em casa... nos três períodos tem de se usar qualquer brecha seja do café, seja no transito ou seja de sono), com um salário miserável onde muitas vezes o ÚNICO patrimônio está na rua a mercê de vandalismo e onde não se tem o menor respaldo da direção e das leis (como já coloquei), não se tem pique para dar uma de RAMBO desrespeitando os superiores e correndo o risco que um aluno ou pai vá na delegacia de ensino dar queixa, que esta entre em contato com a direção (que vai relatar que o professor já foi orientado e corrigido e faltou ao respeito com superior hierárquico) e que no final o RAMBO será o único responsabilizado (neste caso com razão) e penalizado.

É muito fácil jogar (novamente) a culpa do estado das escolas e da disciplina no professor.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #17 Online: 26 de Maio de 2011, 11:59:20 »
Meu irmão é professor e ele até já chamou a polícia para aluno, e mandou a cordenadora pedagógica ficar calada porque era ele que estava na sala com as "santos" e não ela.

Se pai e mãe tivessem dado o básico da educação, a polícia não seria necessária neste fato.

Offline Victor Pax

• Nível 13
  • *
« Resposta #18 Online: 26 de Maio de 2011, 12:12:55 »
Essas foram umas besteiras tão grandes que tenho de responder...

Alguém aqui citou injúria física ou mental? contra alunos?
Você fez a pergunta se eu sei o que caracteriza agressão, eu respondi, você não entendeu a própria pergunta e deu essa resposta. :vergonha:

o que uma coordenadora pedagógica entende sobre estar em sala de aula?
O mesmo que seu chefe ou o dono da empresa sobre o trabalho de qualquer um, até o seu... xinga eles. :ok:

a autoridade máxima na sala de aula é o professor, então que autoridade tem a coordenadona dentro da sala?
TOTAL! como deve saber  :histeria: é o serviço dela ser responsável pelo conteúdo e qualidade do ensino deste e pelas atitudes punitivas no estabelecimento (inclusive avaliação e punição ao corpo docente).

Ou sobre quais atitudes punitivas o professor deve fazer para um aluno que foi conta a autoridade do mesmo?
Como você bem sabe  :histeria: (já que está arrotando profundo conhecimento escolástico), ATUALMENTE encaminhar para a autoridade máxima que é a direção na figura da diretora e da coordenadora pedagógica.

kkkkkkkkkkkkkkkkk

essa foi boa debate acabou....
agora já que você o disse eu também o falo, o debate acabou.

Nem tanto, pois acabei novamente de alimentar o trol.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 26 de Maio de 2011, 12:26:34 »

Educação (comportamento, respeito) se dá em casa. A escola complementa e dá conhecimento e convívio social.

Se em casa a praguinha é folgada e tem o rei na barriga, dificilmente algum professor vai ter capacidade de ensinar a ele respeito.
Quem falou em "ensinar respeito"? Eu falo do professor ter um mínimo de respeito consigo próprio a ponto de se impor numa sala de aula e não deixar de perder sua aula por causa de uns pirralhos em fase de crescimento. Os alunos sabem diferenciar uma figura autoritária de uma vulnerável e vão aproveitar essa fraqueza para externalizar sua energia.

Note que ninguém aqui no tópico está realmente discordando de alguma coisa. Educação se dá em casa, sim. A realidade do professor é ruim, sim. Eu apenas chamei atenção para outro ponto do problema.

Offline Victor Pax

• Nível 13
  • *
« Resposta #20 Online: 26 de Maio de 2011, 12:37:25 »
Cara, depois de dar aula para várias classes superlotadas após ter virado a noite em claro corrigindo os trabalhos das salas da tarde e as provas das turmas da noite não tem como estar alerta e altivo. :ok:

Então não é o aluno que xinga, mas a culpa (sempre e de tudo) é do professor que quer ser xingado. :hein:

Fácil.. tããããooo fácil....

"Estão me colocando dentro de uma sala de aula com um Giz e um Quadro para salvar o Brasil(...) Sou eu a redentora do país? Não posso!"
Nem você nem ninguém. :vergonha:

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #21 Online: 26 de Maio de 2011, 12:45:58 »

Quem falou em "ensinar respeito"? Eu falo do professor ter um mínimo de respeito consigo próprio a ponto de se impor numa sala de aula e não deixar de perder sua aula por causa de uns pirralhos em fase de crescimento. Os alunos sabem diferenciar uma figura autoritária de uma vulnerável e vão aproveitar essa fraqueza para externalizar sua energia.

Não, não sabem. Os mal educados hoje em dia têm noção de que o professor não possui qualquer poder punitivo efetivo. Nem mesmo colocar pra fora de sala hoje é admissível para os pedagogos que tiraram toda a moral do professor acreditando que as criancinhas são seres que não devem ser coibidos na hora de "externalizar a energia". Eu já fui chamado para atender ocorrência em colégio público onde a mãe queria registrar ocorrência porque o professor mandou a aluna se calar e isso resultou eu transtorno psicológico para a menina. E o fato de isso ocorrer todos os dias com essa nova teoria de que crianças não devem ser de forma alguma coibidas ou punidas de formas que até quando eu estudei eram normais (castigo, falta de recreio, ficar até depois do horário, limpar a sala) tira completamente qualquer poder do professor, que dá aula de mãos atadas. E quando ainda há a omissão dos pais que deixam o filho cagar na cabeça de qualquer pessoa porque não querem "podar a criativade da criança", a gente bem vê no que dá.

Note que ninguém aqui no tópico está realmente discordando de alguma coisa. Educação se dá em casa, sim. A realidade do professor é ruim, sim. Eu apenas chamei atenção para outro ponto do problema.

Hoje, o professor é vulnerável porque qualquer fala mais firme com o aluno é interpretada negativamente e ele não goza de qualquer proteção legal ante a acusação de um aluno que se sentiu "consternado" ou de um pai que deseje processá-lo. Hoje o professor não manda em lugar nenhum, muito menos na sala de aula.

Claro que existem professorem que não têm compromisso com nada e deixam o aluno zonear a aula, mas aqueles que não são assim, não tem poder efetivo ou proteção para botar o aluno no lugar.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 26 de Maio de 2011, 14:12:55 »

30 horas

Offline Erictex

• Nível 12
  • *
« Resposta #23 Online: 26 de Maio de 2011, 14:29:28 »

Não, não sabem. Os mal educados hoje em dia têm noção de que o professor não possui qualquer poder punitivo efetivo. Nem mesmo colocar pra fora de sala hoje é admissível para os pedagogos que tiraram toda a moral do professor acreditando que as criancinhas são seres que não devem ser coibidos na hora de "externalizar a energia". Eu já fui chamado para atender ocorrência em colégio público onde a mãe queria registrar ocorrência porque o professor mandou a aluna se calar e isso resultou eu transtorno psicológico para a menina. E o fato de isso ocorrer todos os dias com essa nova teoria de que crianças não devem ser de forma alguma coibidas ou punidas de formas que até quando eu estudei eram normais (castigo, falta de recreio, ficar até depois do horário, limpar a sala) tira completamente qualquer poder do professor, que dá aula de mãos atadas. E quando ainda há a omissão dos pais que deixam o filho cagar na cabeça de qualquer pessoa porque não querem "podar a criativade da criança", a gente bem vê no que dá.

Hoje, o professor é vulnerável porque qualquer fala mais firme com o aluno é interpretada negativamente e ele não goza de qualquer proteção legal ante a acusação de um aluno que se sentiu "consternado" ou de um pai que deseje processá-lo. Hoje o professor não manda em lugar nenhum, muito menos na sala de aula.

Claro que existem professorem que não têm compromisso com nada e deixam o aluno zonear a aula, mas aqueles que não são assim, não tem poder efetivo ou proteção para botar o aluno no lugar.

Aqui no meu trabalho eu tive problemas com dois alunos que simplesmente não estavam nem ai para nada.
Mesmo depois de dar esporro, esculachar, dar advertências e chamar os pais duas vezes, os santos não paravam de tocar o terror e atrapalhar as aulas.
Fiquei cinco meses com esses dois quase me fazendo passar mal, e estava no limite de realmente dar uma surra nos dois, coisa que acabaria com minha vida profissional e pessoal.
As pedagogas deram quatro chances para os moleques, viviam passando a mão na cabeça, e na quinta vez em que eles aprontaram eu não aguentei e disse que se não expulsassem os dois, eu não daria mais aulas para aquela turma.
Enfim os dois foram expulsos, e agora a aula é uma maravilha.
O professor está de mãos totalmente atadas, o máximo que podemos fazer e falar com os que não querem nada para irem embora, por que se você tentar colocar ordem em sala de aula vai acabar doente, e é isso que eles querem.
Ouso dizer que são psicopatas juvenis.
"A ciência é, portanto, uma perversão de si mesma, a menos que tenha como fim último, melhorar a humanidade"

Nikola Tesla

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 26 de Maio de 2011, 15:01:22 »
Minha esposa teve síndrome do pânico por um bom tempo. Ficou afastada uns meses de sala de aula por conta disso. Os professores devem ser a categoria profissional com maior prevalência de transtornos mentais e afastamento das funções por decorrência de problemas psiquiátricos.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!