rs... bem é mais um desabafo.
Não quero abrir o jogo e sei que fica dificil. Mas eu tentei, juro que tentei não me importar com o que vc acredita ou não. Respeitar.
Mas aí tudo piorou. Como se eu estivesse sendo esmagado por inércia.
Pois mesmo que o motivo seja imaginário as ações não são. E me atingem, atingem a sociedade e causam reações.
Acho que tá mais pro lado pessoal.
De qualquer maneira se alguém tiver noção do que estou falando da um grito aí!
Abraços.
Sei exatamente do que vc está falando. De uns tempos pra cá andei refletindo seriamente sobre minha postura "passiva/to nem aí" sobre religiosidade e ateísmo.
Querem criar leis para ensinar religiao nas escolas (catequizar, verdade seja dita), retirar todos os impostos das igrejas, etc, etc. Estou começando a ver com outros olhos a postura militante de ateus como Dawkins e o Sotomaior.
uiliníli .... percebi isso. Mas eu nunca menti. Nunca escondi. Apenas tentei ser indiferente. E ficou pior!
De qualquer maneira obrigado.
Pelo que o seu texto dá a entender, voce está tendo problemas por se declarar como um ateu ou no trabalho ou no seu círculo de amizades. Se for no primeiro caso, o melhor a fazer, se voce não quer discutir inclusive com pessoas superiores hierarquicamente, é se eximir de responder qualquer questão relativa à religião.
No segundo caso o melhor é deixar clara a sua posição de ateu e também a sua insatisfação em participar de qualquer discussão que não se priorize o conhecimento científico.
É justamente esse posicionamento que ele está questionando Geo.
Não quero abrir o jogo e sei que fica dificil. Mas eu tentei, juro que tentei não me importar com o que vc acredita ou não. Respeitar.
Mas aí tudo piorou. Como se eu estivesse sendo esmagado por inércia.
E é algo que estou refletindo seriamente tbm. Somos vítimas da nossa própria omissão de emitir nossas idéias ou somos vítimas justamente por expô-las?
Recentemente li um texto do Mori que tem me feito refletir muito sobre essas coisas:
Conhecimento individual é você saber que Steven Pinker é um fabuloso divulgador de ciência. Conhecimento individual também é que eu, por uma feliz coincidência, também saiba que Pinker é um fabuloso divulgador de ciência. Mas agora que você leu estas linhas, você sabe que eu sei, e eu sei que você sabe, que Pinker é um fabuloso divulgador de ciência. É agora um conhecimento mútuo. E ele pode fazer toda a diferença.
Como Pinker nota, quando toda uma população questiona a autoridade de um ditador, mas dentro de suas casas, há algo como conhecimento individual de que o ditador não poderia se manter no poder. Quando toda a população sai às ruas, a (im)popularidade do ditador pode permanecer a mesma, mas agora todos podem se ver e reconhecer mutuamente seu descontentamento coletivo. Na história da Roupa Nova do Rei, todos sabiam, todos podiam ver que o Rei estava nu, mas foi necessária uma criança declarar em voz alta o que todos sabiam, mas ninguém compartilhava, para que o Rei finalmente se descobrisse nu. Da insatisfação à revolução, é necessário um reconhecimento mútuo, compartilhado.
hahaha isso aí! Sabia que alguém ia estar passando por algo semelhante! Matou 100%
Como você está fazendo? O Fred realmente sabe que meu ateísmo é forte (apesar de não saber exatamente quem ele era no Ateus do Brasil).
Fiquei um tempo afastado de tudo. Me desliguei. Antes eu também achava que o Dawkins exagerava, hj na realidade acho que ele está certo e nós somos passivos demais.
Pela primeira vez admito:
- Estou completamente Perdido sobre como agir.
Ou sou Ateu e o mundo que se exploda discutindo sobre duendes, pois não tenho mais paciência pra isso.
Ou arregaço as mangas e faço alguma coisa. O que também anda me incomodando a idéia e as indisposições por isso geradas.
A grande questão é, não aguento mais ficar parado sem reagir e ao mesmo tempo, não encontro um jeito certo para levantar a bandeira sem conflitos.
A confusão chega a ser tanta, que mal consigo me fazer entender por vocês.
Por isso, quando postei isso, por mais besta que possa parecer é realmente um S.O.S.
Abraços.
Pois é cara, tbm estou me sentindo assim, um sentimento de culpa por omissão. Como eu estou fazendo? Bom, sair por aí gritando aos 4 ventos que sou ateu nao é boa opção. Bem ainda não sei direito como agir, estou refletindo a um tempo sobre essas coisas, mas tenho um norte.
Tres foristas aqui me fizeram pensar muito sobre qual a melhor postura a ser tomada ante a sociedade, Buldog e Manni. Quebrar rótulos e preconceitos através de
ações afirmativas. O Buldog me mostrou isso quando me falou sobre seu trabalho com dependentes de drogas (acho que era álcool) e me surpreendi muito com a resposta dele. O Manni foi a campanha "Sou ateu, sou doador".
E outro cara aqui que mostrou uma carta a uma escola questionando o ensino religioso (nao lembro quem foi, desculpe), usando o argumento da
diversidade cultural (achei genial, pois nem precisou citar ateísmo).
Bem, talvez nem precise de tanto para fazer alguma coisa pra
"levantar a bandeira
", mas de início estou adotando uma postura reativa, tipo "mexeu comigo, agora aguente". E nem preciso dizer que sou ateu, basta usar bom senso. Exemplo: no condominio de uma amiga minha um pessoalzinho católico, nao satisfeito com as missas na igreja, que o local apropriado, resolveu fazer missas num pátio do condomínio. Ela é católica, mas tinha bom senso e viu que aquilo já era demais. Reclamou dizendo que lugar de missa é na igreja, pois no condominio havia gente que era evangelico, budista, espirita, etc. e que nao tinha nada pior do que fazer sexo ouvindo sermao de padre.
Por fim, li o texto do Mori, que postei aí, e me fez pensar mais ainda nisso tudo.
É isso cara, tbm nao tenho a resposta, apenas uma caminho cheio de pedras e buracos.