Autor Tópico: Interesse chinês em terras cria incômodo no Brasil  (Lida 2662 vezes)

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
Re: Interesse chinês em terras cria incômodo no Brasil
« Resposta #25 Online: 28 de Maio de 2011, 00:43:51 »
Interessantíssimo esse estudo, Wolfgang, e faz muito sentido também. Esse nosso trauma de produzir commodities em vez de bens manufaturados, na verdade, é só complexo de inferioridade, há muita tecnologia por trás de nossa agroindústria, nossa mineradoras e nosso petróleo de águas profundas.

Tecnologia nacional?
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #26 Online: 28 de Maio de 2011, 10:08:15 »

Apenas acho que o Brasil não vai ser "colonizado" pela China. Diferentemente dos EUA, a China não fabrica guerras ou "impõe" sua  cultura como meio de persuasão ou dominação econômica, ela simplesmente investe, e espera que o seu gigantismo se imponha naturalmente.

Que o diga o Tibet. E se não fosse os EUA seria tambem Taiwan.

Tem razão, mas são problemas fronteiriços ou territoriais, certo ou errado quase todos os países o tem.  Não é uma luta pela hegemonia do mundo ou de "policia" do mundo. A China não tem bases espalhadas pelo mundo, ou não produz uma guerra atrás da outra, nem bombardeia outros países. Não quer dizer que talvez a China não tenha essas aspirações, de nação líder, só quer dizer que elas não serão nos moldes vistos até agora e praticados pelos EUA, na minha opinião. Nem quer dizer que serão melhores ou piores, não dá pra saber. A China está se impondo naturalmente pelo seu tamanho e não pela sua força política e militar, não por enquanto.

Você está dizendo que a China, uma ditadura que não tem o "probleminha" da opinião pública e as limitações próprias da democracia, não faria nenhuma intervenção militar em nenhum local onde seus interesses ou sua segurança estivessem seriamente ameaçados caso pudesse?  :hein:

Explique.

Você gosta de pensar pelo outros eu sei, mas não disse isso. Apenas de que a China não sinaliza nem um pouco um tipo de dominação cultural e militar aos moldes estadunidense, de exportar "cultura" em massa e frequentar uma guerra de tempos em tempos, pode ser que mudem, pode ser eu esteja errado, mas para mim a China espera que seu tamanho a transforme na maior potência por inércia e consequência.

Nem para mim são melhores que os EUA, nem piores, apenas fiz uma constatação baseada nas políticas atuais da China.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 28 de Maio de 2011, 10:44:55 »
Citação de: Juca
Tem razão, mas são problemas fronteiriços ou territoriais, certo ou errado quase todos os países o tem.  Não é uma luta pela hegemonia do mundo ou de "policia" do mundo

Com exceção da Guerra do Iraque (a segunda), não conheço nenhuma guerra na qual os EUA se meteram que não tivesse questões importantíssimas de segurança nacional e geoestratégia envolvidos.

Você acha que uma guerra para anexar outro país é moralmente igual ou superior a uma guerra para combater terroristas (como a do Afeganistão) ou para apoiar o lado oposto ao do inimigo em uma corrida geopolítica mais ampla? (como a do Vietnã)?

Os EUA se envolveram em 99% os conflitos mundiais depois da segunda guerra para se tornarem a potência dominante perante a URSS, e isso também é moralmente relativo, toda guerra parece ser. Como no caso do Afeganistão, os mesmos homens que foram financiados e treinados pelos EUA foram depois os piores inimigos deles, poderíamos também falar da utilidade e relativizar moralmente a guerra do Vietnã, da Guerra Irã-Iraque, do conflito Israel e Palestina, Hiroshima, ditaduras na América Latina, Camboja, a Líbia hoje, e todos os outros conflitos estadunidenses,  em que estiveram envolvidos diretamente ou não. Em todos eles a relação moral dos EUA não são das melhores, quando não são totalmente inversas ou contraditórias.

Nem entro na perspectiva chinesa e o subjugo no Tibet, por exemplo, que é também de embrulhar o estômago, mas nem é o caso o da comparação, o caso é que os chineses não parecem querer ser a "patrulha" ou os "paladinos" do mundo, não nesse momento e nem num futuro próximo.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 28 de Maio de 2011, 11:36:48 »
[...]
Nem entro na perspectiva chinesa e o subjugo no Tibet, por exemplo, que é também de embrulhar o estômago, mas nem é o caso o da comparação, o caso é que os chineses não parecem querer ser a "patrulha" ou os "paladinos" do mundo, não nesse momento e nem num futuro próximo.

Eles não tem como ser hoje.
Foto USGS

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 28 de Maio de 2011, 11:40:51 »
[...]

Eles não tem como ser hoje.

Mas será que querem ser amanhã?

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 28 de Maio de 2011, 14:43:21 »
Só se não forem como todos impérios até hoje. Na pratica, quem tem poder o exerce e inclusive é conclamado a exercer, com boas consequências  para alguns e ruins para outros.

Agora os israelenses devem estar P da vida com o imperialismo americano.

« Última modificação: 28 de Maio de 2011, 15:16:31 por Agnóstico »
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 28 de Maio de 2011, 15:14:48 »
Interessantíssimo esse estudo, Wolfgang, e faz muito sentido também. Esse nosso trauma de produzir commodities em vez de bens manufaturados, na verdade, é só complexo de inferioridade, há muita tecnologia por trás de nossa agroindústria, nossa mineradoras e nosso petróleo de águas profundas.

Tecnologia nacional?

Tecnologia nacional. Agradeça à Embrapa e Petrobrás, principalmente, sem contar a pesquisa acadêmica. Eu mesmo trabalho em pesquisas que procuram agregar valor ao nosso etanol.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #32 Online: 30 de Maio de 2011, 09:29:17 »
Não é bem assim que somos uma "neo-colônia" da China e dependemos deles. É verdade também que eles dependem de nós e despejam seu dinheiro aqui. Não adianta ter dinheiro sem lugar para gastá-lo.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #33 Online: 31 de Maio de 2011, 16:29:38 »

Tecnologia nacional?

Tecnologia nacional. Agradeça à Embrapa e Petrobrás, principalmente, sem contar a pesquisa acadêmica. Eu mesmo trabalho em pesquisas que procuram agregar valor ao nosso etanol.

Na verdade eu estava me referindo a todo o maquinário usado na agroindústria, mineração e exploração de petróleo. Eu entendo que o Brasil detém uma tecnologia no modus operandi, mas nao construção civil em obras de grande porte, o que eu vejo muito sao maquinas importadas. Suspeito que seja o mesmo nos outros setores, quer dizer dependemos muito da tecnologia importada. Deu pra entender?
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 31 de Maio de 2011, 18:41:05 »
Sim, entendi a que você estava se referindo.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!

Esse acervo é secreto

Digite a senha correta ou caia fora daqui!

x