Autor Tópico: Livro diz que Espiritismo está dividido em diversas seitas  (Lida 5068 vezes)

Offline Eu

• Nível 15
  • *
Livro diz que Espiritismo está dividido em diversas seitas
« Online: 31 de Maio de 2011, 23:16:03 »
O Espiritismo não é uma doutrina tão unificada como muitos possam imaginar. Ao contrário, o espiritismo está dividido em diversas correntes, ramos e seitas, muitas vezes discordantes entre si. É o que afirma o historiador Waldon Volpiceli Alves, que escreveu um livro intitulado Espiritismo de A a Z, um livro em forma de dicionário que retrata não só as crenças básicas do espiritismo como também retrata seus diferentes movimentos. Segundo o historiador o termo “espiritismo” não foi inventado por Allan Kardec, mas já era um dos vários nomes utilizados, no século 19, para se referir ao New Spiritualism, um movimento religioso surgido nesta época nos Estados Unidos, na Inglaterra e na França de resgate de antigas crenças que tinham na comunicação com os espíritos um dos seus ingredientes. O próprio kardecismo, nome da doutrina que surgiu com Kardec, pode ser considerado um dos muitos ramos que surgiram a partir do movimento do New Spiritualism, embora Kardec considerasse espírita não os que seguiam sua doutrina, mas todos aqueles que acreditassem na comunicação com os espíritos independentemente de sua filiação religiosa. Kardec inovou ao propor a reencarnação como uma das crenças do movimento o que não foi aceito por outros membros do espiritismo (segundo o livro o espiritismo inglês, por exemplo, não tem a reencarnação como uma de suas crenças). O New Spiritualism conseguiu atrair grandes nomes na época como Arthur Conan Doyle (o criador do detetive Sherlock Holmes), o escritor Victor Hugo e o químico inglês, descobridor do tálio, William Crookes, entre outros, cujas biografias, bem como o envolvimento deles com o espiritismo, estão relatadas no livro. Ainda segundo o historiador o próprio kardecismo se dividiu em diversos ramos ao chegar ao Brasil e ele sofreu também a concorrência de outros espiritismos como o Roustainguismo, um movimento espírita que surgiu também na França, criado pelo advogado francês João Batista Roustaing e que teve Bezerra de Menezes como um de seus principais simpatizantes. “Bezerra de Menezes afirmava, por exemplo, que Roustaing veio completar a obra de Kardec”, afirma Waldon. O historiador ainda afirma que nem Chico Xavier, ao contrário do que muitos possam imaginar, é uma figura unânime entre os espíritas. “Muitos não aceitam os seus escritos”, afirma. A seguir as principais correntes do espiritismo segundo o livro (em ordem alfabética):

Armondismo: ramo do espiritismo criado por Edgard Armond, um militar paulista. Adepto do esoterismo e do gnosticismo, chegando a se tornar maçom, Armond tentou unir o kardecismo a estas filosofias, mesclando-as entre si.

Dialéticos: ramo do espiritismo criado pelo argentino Manuel Porteiro. Aceitam as crenças do kardecismo, mas não rejeitam totalmente o fatalismo, afirmando que o livre-arbítrio depende da lei da causa e efeito. Afirmam também que o ser humano é o ápice da evolução.

Espiritismo Cientifico: também chamado espiritismo laico. Grupo de espíritas surgido no Brasil no século 19 liderados por Afonso Angeli Torteroli. Acreditavam que o espiritismo era não uma religião, mas uma doutrina cientifica com as crenças de Allan Kardec passíveis de serem questionadas. Enfrentaram forte oposição na Federação Espírita Brasileira, principalmente quando Bezerra de Menezes a presidiu. Os espíritas científicos criaram o chamado Centro Espírita de Propaganda, distanciando-se dos kardecistas.

Espiritismo Inglês: também conhecido por espiritismo anglo-saxão. É o espiritismo que se expandiu na Inglaterra e nos Estados Unidos, encontrando também entrada no País de Gales. Eles se diferenciam do kardecismo por negarem a reencarnação, embora uma grande parcela dos espíritas ingleses a aceite. Crêem na comunicação com os espíritos e em Deus, acreditando que os espíritos maus, depois de desencarnados, serão punidos por Deus em uma crença parecida com a do Juízo Final.

Kardecismo: é o chamado espiritismo ortodoxo, a crença que se baseia totalmente nas teses de Allan Kardec. (Segundo o livro o kardecismo tem duas principais vertentes: o espiritismo cristão que considera o espiritismo um ramo do cristianismo e o chamado espiritismo pagão, criado por Carlos Imbassahy, que nega a fundamentação cristã do espiritismo)

Racionalismo Cristão: também conhecido por Espiritismo Racional e Cientifico Cristão ou espiritismo redentor, pois seus centros tem sempre o nome redentor em suas fachadas. Ramo do espiritismo criado em 1910 pelo português Luiz José de Matos Chaves Lavrador que morava no Brasil. Apesar de ter o nome “cristão” o Racionalismo Cristão rejeita a bíblia como livro sagrado aceitando Jesus Cristo apenas como um homem comum. Crêem na reencarnação, possuem médiuns, mas rejeitam o kardecismo, principalmente o ramo do espiritismo cristão. Aproximam-se dos espíritas científicos ao considerarem o espiritismo não uma religião, mas uma ciência, mas se diferenciam deles por acreditarem em reencarnação (os espíritas científicos não negam a reencarnação, mas também não afirmam sua existência, pois a consideram crença vinda de fé).

Ramatisianismo: ramo do espiritismo que segue os ensinos do espírito-guia do médium Hercílio Mães, chamado de Ramatis. Os ramatisistas, como são conhecidos, afirmam que Jesus era na verdade um anjo que servia de médium a um espírito chamado Cristo Planetário. São também vegetarianos e tem ligações com o gnosticismo e o esoterismo.

Renovação Cristã: ramo do espiritismo brasileiro que rejeita a chefia da Federação Espírita Brasileira, bem como o kardecismo. Autodenominam-se também como Grupo Espírita Bezerra de Menezes. Alegam que o kardecismo se tornou muito sincrético e cheio de divergências doutrinárias. Apesar da oposição ao kardecismo a Renovação Cristã se reúne em centros e aceita a comunicação com os espíritos.

Roustainguismo: doutrina criada por João Batista Roustaing, um advogado francês contemporâneo de Allan Kardec. Aceitam as crenças do kardecismo ortodoxo, mas acreditam que Jesus não veio em corpo físico à Terra, mas apenas como espírito. O Roustainguismo se espalhou principalmente no Brasil chegando a entrar em choque teológico com o kardecismo. Bezerra de Menezes simpatizava com a doutrina a ponto de levar vários roustainguistas à Federação Espírita Brasileira. No entanto acabaram perdendo força na FEB e praticamente se extinguiram.

Ubaldismo: ramo do espiritismo baseado nos ensinos do médium italiano Pietro Ubaldi que chegou a morar alguns anos no Brasil. Seus seguidores o consideram a reencarnação de São Pedro. O ubaldismo é panteísta, mas admite a reencarnação.

Umbanda: ramo do espiritismo surgido no Brasil no começo do século 20. Reúne crenças africanas, oriundas do candomblé, do kardecismo e do catolicismo. Assim como os kardecistas crêem na reencarnação, possuem médiuns que normalmente usam roupas próprias de cunho sacerdotal e praticam a caridade, embora venerem também os deuses, ou orixás, do candomblé.
« Última modificação: 01 de Junho de 2011, 10:42:32 por Eu »

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
Re: Livro diz que Espiritismo está dividido em diversas seitas
« Resposta #1 Online: 01 de Junho de 2011, 09:52:06 »
Tudo isto para uma doutrina cuja maior representatividade é no Brasil?

Pôxa...  :hein:

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #2 Online: 01 de Junho de 2011, 10:15:24 »
Mas isso é natural, de a partir de uma religião surgir outras divergentes. Isso porque nem todos pensam da mesma forma, e haverão aqueles que discordarão das doutrinas presentes numa determinada época. Eu mesmo diria que estou criando uma alternativa, que seria então mais um na lista, apesar deste ter algumas características radicalmente diferentes, como a definição de Deus, entre outras coisas, apesar de no meu caso não estar planejando criar uma nova religião de fato, apenas um novo sistema filosófico que trata de uma nova forma de ver a espiritualidade a partir de alguns modelos científicos, entre outras coisas como moral anarquista, ao invés da de caráter hierarquizado e entre outros assuntos inovadores.

Mas isso é natural. Vez ou outra sempre aparece alguém insatisfeito com as filosofias ou teologias presentes.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #3 Online: 01 de Junho de 2011, 10:37:00 »
Mas isso é natural, de a partir de uma religião surgir outras divergentes. Isso porque nem todos pensam da mesma forma, e haverão aqueles que discordarão das doutrinas presentes numa determinada época. Eu mesmo diria que estou criando uma alternativa, que seria então mais um na lista, apesar deste ter algumas características radicalmente diferentes, como a definição de Deus, entre outras coisas, apesar de no meu caso não estar planejando criar uma nova religião de fato, apenas um novo sistema filosófico que trata de uma nova forma de ver a espiritualidade a partir de alguns modelos científicos, entre outras coisas como moral anarquista, ao invés da de caráter hierarquizado e entre outros assuntos inovadores.

Mas isso é natural. Vez ou outra sempre aparece alguém insatisfeito com as filosofias ou teologias presentes.

Bom Ênio,

Espero que você nunca se esqueça do que acabou de afirmar: [...]Eu mesmo diria que estou criando uma alternativa, que seria então mais um na lista[...]

Depois não reclame dos céticos aqui hein?! :hehe:

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #4 Online: 01 de Junho de 2011, 17:52:02 »
Seria obviamente mais uma ramificação na lista pois que é uma divergência criada a partir do espiritismo. Não vejo problemas na criação de alternativas, a partir do momento que você discorda de sua religião original, totalmente ou parcialmente. Só não acho coerente você se dizer de uma religião a partir do momento em que começa a discordar dela. Você pode ainda concordar em parte dela, mas quando isso ocorre, é melhor dizer que tem simpatia com tal religião do que ser de tal.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 01 de Junho de 2011, 20:07:03 »
Seria obviamente mais uma ramificação na lista pois que é uma divergência criada a partir do espiritismo. Não vejo problemas na criação de alternativas, a partir do momento que você discorda de sua religião original, totalmente ou parcialmente. Só não acho coerente você se dizer de uma religião a partir do momento em que começa a discordar dela. Você pode ainda concordar em parte dela, mas quando isso ocorre, é melhor dizer que tem simpatia com tal religião do que ser de tal.
Concordo, e voce aí assinalou uma verdade. A partir de umacrença primitiva de um povo susperticioso só podem ser geradas mais crenças...
E é por isso que uma religião tribal da antiga mesopotamia sofreu ao longo dos tempos tanta modificação a ponto de gerar todas as religiões que temos hoje, cristianismo, islamismo espiritualismo e uma porção de outros ismos...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #6 Online: 01 de Junho de 2011, 20:23:19 »
Concordo, e voce aí assinalou uma verdade. A partir de umacrença primitiva de um povo susperticioso só podem ser geradas mais crenças...
E é por isso que uma religião tribal da antiga mesopotamia sofreu ao longo dos tempos tanta modificação a ponto de gerar todas as religiões que temos hoje, cristianismo, islamismo espiritualismo e uma porção de outros ismos...
Tem razão. Religiões surgem do nada.
John Frum (ou Jon Frum, ou ainda John From) é uma figura associada aos culto à carga nas ilhas de Tanna em Vanuatu. Ele é descrito como um soldado americano da Segunda Guerra Mundial, que trará saúde e prosperidade para as pessoas que o seguirem. Por vezes, ele é retratado como sendo negro, por vezes como sendo branco.

O culto a John Frum começou por volta da década de 1930, quando Vanuatu era conhecida como Novas Hébridas. Não se sabe se esta religião surgiu espontaneamente ou se foi criada deliberadamente e não existe um registro preciso de que alguém de nome "John Frum" realmente tenha existido. O nome é considerado uma corruptela de "John from (America)", que os nativos ouviram dos oficiais durante a guerra, pois o sobrenome Frum é raro no mundo anglo-parlante e não aparece em nenhum dos censos realizados entre 1851 e 1901 no Reino Unido, mas as variantes "Frumm", "Frumme" e "Fromme," são comuns em sobrenomes alemães e judeus. (http://pt.wikipedia.org/wiki/John_Frum)

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #7 Online: 02 de Junho de 2011, 12:44:13 »
Na idade media estariam se matando

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #8 Online: 02 de Junho de 2011, 13:06:33 »
A minha intenção é apenas achar um elo entre a ciência e o espiritualismo, uma ligação mais voltada à teoria do que ao empirismo. Mas não se engane, pois não é ciência nem religião, apenas uma busca de um elo. Para provar que não é religião eu sou contra a religiosidade em si e acho que a espiritualidade deve ser encarada de outra maneira, sem rituais, hierarquias, cultos, louvações, coisas típicas de uma religião. Não é ciência pois falta o método científico em sua base (apesar de idealizar o acompanhamento do progresso científico). Diria que é uma alternativa à ciência e à religião (uma nova base filosófica). Alternativa entre a moral religiosa e humanista. Alternativa de âmbito naturalista e monista, ao contrário da concepção divinista e dualista, mas sem panteísmo.

A intenção de se abrir uma nova perspectiva de realidade, fora dos padrões estabelecidos para as ovelhas cegas. Diria que está mais parecido à vertente científica do espiritismo, mas com uma base filosófica diferenciada. E não se limita à física quântica, como fazem muitos espiritualistas, mas eu também exploro diversas outras realidades científicas como forma mais abrangente de ver o que seria a espiritualidade, a partir do entendimento da matéria e das leis físicas, e não a partir de conclusões feitas em livros milenares. Eu testo estas conclusões com base no conhecimento científico, quer dizer, em conclusões feitas sobre fenômenos bíblicos. Já sobre Deus eu trato de forma particular, pois que isso não é um fenômeno pertencente a este universo, mas algo que vai além, o que exige um contexto diferente de questionamentos, sem generalizações precipitadas.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 02 de Junho de 2011, 19:45:56 »
A minha intenção é apenas achar um elo entre a ciência e o espiritualismo,
Pois é, não existe esse elo e voce está fracassando em apresentar alguma evidencia em contrário.

uma ligação mais voltada à teoria do que ao empirismo.
O método cientifico tem os dois, a religião espiritualista falha em atender os dois.

Mas não se engane, pois não é ciência nem religião, apenas uma busca de um elo.
Ok, se não é ciencia e nem religião, é apenas uma crença. 

Para provar que não é religião eu sou contra a religiosidade em si e acho que a espiritualidade deve ser encarada de outra maneira, sem rituais, hierarquias, cultos, louvações, coisas típicas de uma religião
Ok, Voce quer uma religião espiritualista sem hierarquização e cerimonias pré-estabelecidas, mas continua sendo uma religião, no sentido que é baseada em um dogma, a existencia de espiritos.

. Não é ciência pois falta o método científico em sua base (apesar de idealizar o acompanhamento do progresso científico)
Claro que não é ciencia, é crença.

.
Diria que é uma alternativa à ciência e à religião (uma nova base filosófica). Alternativa entre a moral religiosa e humanista. Alternativa de âmbito naturalista e monista, ao contrário da concepção divinista e dualista, mas sem panteísmo.
Ou seja, é uma nova religião, formatada por voce mas ainda assim baseada em crenças. O fato de voce não gostar de classificar sua crença como religião não faz ela deixar de ser uma.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #10 Online: 02 de Junho de 2011, 20:13:31 »
Pois é, não existe esse elo e voce está fracassando em apresentar alguma evidencia em contrário.
Haha Contini ... se criarem um tópico perguntando quem é o Dawkins do CC, eu voto em vc ... vc não deixa passar um crentezinho em branco hein ...

Enio, o crentezinho foi de forma carihosa hein ... nada contra vc ... é legal acompanhar o bate e rebate de vcs ... eu sou um espectador ... mas vcs não podem desistir até um conseguir convencer o outro ... aí vamos fazer uma mega festa aqui no CC ...  :yahoo:

Há sim, o Mustard disputa cabeça a cabeça como Contini.
Saudações proceis que agitam o CC.
« Última modificação: 02 de Junho de 2011, 20:19:40 por gilberto »

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 02 de Junho de 2011, 20:19:42 »
Haha Contini ... se criarem um tópico perguntando quem é o Dawkins do CC, eu voto em vc ... vc não deixa passar um crentezinho em branco hein ...

Enio, o crentezinho foi de forma carihosa hein ... nada contra vc ... é que é um pouco engraçado o bate e rebate de vcs ... eu sou um espectador ... mas vcs não podem desistir até um conseguir convencer o outro ... aí vamos fazer uma mega festa aqui no CC ...  :yahoo:

Saudações proceis.
Gilberto, Não tenho intenção de convencer ninguem, ao contrário do Enio. Somente aponto as falacias que ele insiste em postar, para lembrá-lo que ele já foi refutado e para que ele saiba que essa tipica estratégia crente de fingir que não foi refutado e continuar insistindo a mesma bobagem em outro tópico não vai colar!

Outra razão é que eu sou um dos poucos que tem paciencia de dar atenção a ele... Acho chato ver ele "falando" sozinho! heheheh. Alem disso ele é muito fácil de refutar, devido as falácias ingênuas a que ele sempre  se apega.

Alem disso, já tive essa fase de pensamento mágico e achar que entende de ciencia quando tinha meus 12/13 anos... Mas uma hora resolvi começar a estudar de verdade, com racionalismo e bom senso e não ficar alimentando fantasias. Quem sabe ele não sai dessa fase tambem.

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #12 Online: 02 de Junho de 2011, 20:54:35 »
Mas eu acho legal a conversa entre vcs, pelo tempo longo (acho que tem mais de ano), e pela paciência, respeito e sinceridade de vcs.

Mesmo o Enio tendo idéias malucas para o nosso gosto, é admirável a preserverança ... a sua idem

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 03 de Junho de 2011, 01:19:24 »
Contini se tornou a barreira contra os espiritualoides.. Troféu para ele
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 03 de Junho de 2011, 01:22:05 »
Contini se tornou a barreira contra os espiritualoides.. Troféu para ele

Troféu para ele e a espada samurai nos místicos! :biglol:
Foto USGS

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 03 de Junho de 2011, 01:28:35 »
Chutar cachorro morto é fácil... Esses discursos crentes mais simples são todos semelhantes e fáceis de refutar, pois antes de entender a realidade, o crente quer defender a visão pessoal que ele deseja que seja verdade, mesmo que isso signifique uma certa desonestidade intelectual! É que na realidade projetada pelo crente, ele não é só mais um, é especial em seu mundo inventado! Sejam os Eriveltons como possuidores da "verdade" e privilegiados em relação a gente em um imaginário mundo pós morte, sejam Enios, possuidores de uma sabedoria ou visão superior a de todos os cientistas do mundo.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 03 de Junho de 2011, 01:29:45 »
Tá... Admito que tambem me divirto refutando e encurralando esse pessoal!  :lol:

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 03 de Junho de 2011, 01:49:49 »
Tá... Admito que tambem me divirto refutando e encurralando esse pessoal!  :lol:

Eu nem tinha percebido isto... ::)
Foto USGS

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #18 Online: 03 de Junho de 2011, 09:47:17 »
Há sim, o Mustard disputa cabeça a cabeça como Contini.
Saudações proceis que agitam o CC.

Opa! Saudações pro'cê tomém! :biglol:

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #19 Online: 03 de Junho de 2011, 10:04:27 »
Ok, Voce quer uma religião espiritualista sem hierarquização e cerimonias pré-estabelecidas, mas continua sendo uma religião, no sentido que é baseada em um dogma, a existencia de espiritos.
Eu já disse, o que proponho é o contrário de uma religião. E neste caso a existência de espíritos não é uma afirmação, mas uma possibilidade baseada na alegação dos espiritualistas. É claro que eu acredito em espíritos, mas, no meu sistema, eu trato como uma possibilidade provável. Eu trato as alegações fenomênicas como possibilidades.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #20 Online: 03 de Junho de 2011, 10:15:24 »
Eu já disse, o que proponho é o contrário de uma religião. E neste caso a existência de espíritos não é uma afirmação, mas uma possibilidade baseada na alegação dos espiritualistas. É claro que eu acredito em espíritos, mas, no meu sistema, eu trato como uma possibilidade provável. Eu trato as alegações fenomênicas como possibilidades.

Enio,

Você já leu algo sobre a Idade Média?
Você sabe que se queimavam mulheres acusadas por bruxaria?
Você sabia que pessoas queimavam estas mulheres convictos que eram bruxas DE VERDADE?!

Enio,
A idade média passou e as pessoas não acreditam mais em bruxas (e felizmente, nem queimam mais pessoas por este motivo).

Enio,
Espíritos realmente existem ou a época que nós vivemos trouxe para nossa cultura o hábito de acreditar neles?

Você já pensou nisto?

A propósito, conhece ou já leu sobre os Cátaros?

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #21 Online: 03 de Junho de 2011, 13:04:52 »
A idéia da existência de espíritos não foi somente algo na idade média, mas é algo que sempre faz parte de toda a história humana. Há diversas alegações de fenômenos através da história dos quais não poderiam ter ocorrido naturalmente, progressivamente. E o que o fato das bruxas terem sido queimadas tem a ver com o sistema que estou propondo?

Poderia dizer que bruxas ainda existem. Não falo aqui de bruxas com poderes mágicos, mas por exemplo, mulheres videntes... As bruxas eram videntes ou curandeiras, e a igreja as condenava achando que era coisa do demo. Realmente havia sim muita ignorância e violência na idade média por parte das religiões.

Mas mesmo assim vocês me vêm com umas associações esquisitas... Como estivesse querendo mudar o assunto.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #22 Online: 03 de Junho de 2011, 13:34:25 »
A idéia da existência de espíritos não foi somente algo na idade média, mas é algo que sempre faz parte de toda a história humana. Há diversas alegações de fenômenos através da história dos quais não poderiam ter ocorrido naturalmente, progressivamente. E o que o fato das bruxas terem sido queimadas tem a ver com o sistema que estou propondo?

Poderia dizer que bruxas ainda existem. Não falo aqui de bruxas com poderes mágicos, mas por exemplo, mulheres videntes... As bruxas eram videntes ou curandeiras, e a igreja as condenava achando que era coisa do demo. Realmente havia sim muita ignorância e violência na idade média por parte das religiões.

Mas mesmo assim vocês me vêm com umas associações esquisitas... Como estivesse querendo mudar o assunto.

Enio, eu gostaria de lhe fazer uma sugestão:
Antes de criar sua doutrina/teoria/religião, sugiro um pequeno primeiro passo, que seria

Apresentar evidências sólidas e objetivas da existência das p&"%# dos espíritos!

Deeepois disso, e apenas depois, fique à vontade para criar sua doutrina/teoria/religião. Que tal?
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #23 Online: 03 de Junho de 2011, 13:51:16 »

Enio, olha isto o que você escreveu:

Poderia dizer que bruxas ainda existem.

Você tem certeza que somos nós que estamos com associações esquisitas?!

E o que o fato das bruxas terem sido queimadas tem a ver com o sistema que estou propondo?

Então Enio, como mesmo dito por você, a ignorância é o pilar para essa baboseira de espíritos, bruxas e afins.

Não estou lhe chamando de ignorante no sentido pejorativo, eu estou lhe dizendo que a cultura popular que vem desde os primórdios trouxe consigo, muita ignorância e estupidez.

Bicho, reflete um pouco, não é mais fácil a Sugestão do medo e o Autoengano para a maioria das pessoas do que a Conscientização e a Educação?

O segundo certamente leva muito mais tempo e recursos. E o primeiro? É rápido e fácil.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 03 de Junho de 2011, 19:21:48 »
Eu já disse, o que proponho é o contrário de uma religião.
Sim voce disse, mas continua se baseando em uma crença. Mesmo que voce não queira, é religião.

E neste caso a existência de espíritos não é uma afirmação, mas uma possibilidade baseada na alegação dos espiritualistas.
Sim, e religiosos espiritualistas iam negar a possibilidade da existencia de espíritos? Pelo seu raciocínio existe a possibilidade de a Terra ser oc, de acordo com os defensores dessa idéia, portanto devemos considerar a Terra Oca uma possibilidade, certo?

É claro que eu acredito em espíritos, mas, no meu sistema, eu trato como uma possibilidade provável. Eu trato as alegações fenomênicas como possibilidades.
Do mesmo modo que um crente em sacis pereres tratam a existencia do saci como uma possibilidade. Voce acredita em sacis tambem? Se não, porque a crensa dos defensores da existencia dos sacis mereceria menos credito que as suas crenças?

Antes de continuar com esse seu bullshit espiritualista, porque não tenta responder objetivamente essas minhas perguntas? Assim quem sabe poderíamos finalmente sair do seu proselitismo e iniciarmos um debate.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!