Autor Tópico: Livro diz que Espiritismo está dividido em diversas seitas  (Lida 5069 vezes)

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
Re: Livro diz que Espiritismo está dividido em diversas seitas
« Resposta #25 Online: 03 de Junho de 2011, 19:28:51 »
A idéia da existência de espíritos não foi somente algo na idade média, mas é algo que sempre faz parte de toda a história humana.
Assim como a idéia da existencia de dragões. Voce acredita em dragões?

Há diversas alegações de fenômenos através da história dos quais não poderiam ter ocorrido naturalmente, progressivamente.
Engraçado, o mesmo ocorre com dragões! Então, qual a diferença entre a crença em dragões e a crença em espíritos?

Poderia dizer que bruxas ainda existem. Não falo aqui de bruxas com poderes mágicos, mas por exemplo, mulheres videntes...
Sim, voce podria dizer... e estaria errado. Não existem evidencias de premonição ou fenômenos correlatos.

As bruxas eram videntes ou curandeiras, e a igreja as condenava achando que era coisa do demo. Realmente havia sim muita ignorância e violência na idade média por parte das religiões.
Não se engane, ainda há! Existem muitos casos de pessoas mortas em rituais para expulsar espíritos, crença no demônio e outras suspertições.

Mas mesmo assim vocês me vêm com umas associações esquisitas... Como estivesse querendo mudar o assunto.
Não são associações esquisitas, apenas uma comparação para mostrar as falhas de seu raciocínio. Mas parece que está lhe escapando a capacidade de entender isso.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 03 de Junho de 2011, 21:17:59 »
O mundo maravilhosamente maravilhoso do Ênio é mais furado que um queijo suiço e já vem estragado.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 03 de Junho de 2011, 21:25:49 »
O que acho mais chocante nesses diferentes delírios espiritualóides é a capacidade de seus crentes de acreditar em "evidências"  que eles construem e que são contraditórias com a crença de outros grupos. Por exemplo, um grupo acredita na reencarnação e reune "evidências" da reencarnação enquanto outro grupo nega a reencarnação apesar de estarem no mesmo saco espiritóide.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 03 de Junho de 2011, 21:30:17 »
O que acho mais chocante nesses diferentes delírios espiritualóides é a capacidade de seus crentes de acreditar em "evidências"  que eles construem e que são contraditórias com a crença de outros grupos. Por exemplo, um grupo acredita na reencarnação e reune "evidências" da reencarnação enquanto outro grupo nega a reencarnação apesar de estarem no mesmo saco espiritóide.
Sim, e o Enio admite isso em seu ultimo post. Veja que ele considera "evidencias" que venham de crentes espiritualistas, então qual o critério dele para não aceitar as "evidencias" de quem acredita em saci, dragões, etc?

Mas ele vai dar uma enrolada, não vai dizer coisa com coisa e vai achar que respondeu... Duvido muito ter uma resposta objetiva, pois ela exporia a ingênuidade do raciocinio falacioso dele.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #29 Online: 03 de Junho de 2011, 23:06:15 »
Ok, Voce quer uma religião espiritualista sem hierarquização e cerimonias pré-estabelecidas, mas continua sendo uma religião, no sentido que é baseada em um dogma, a existencia de espiritos.
Eu já disse, o que proponho é o contrário de uma religião. E neste caso a existência de espíritos não é uma afirmação, mas uma possibilidade baseada na alegação dos espiritualistas. É claro que eu acredito em espíritos, mas, no meu sistema, eu trato como uma possibilidade provável. Eu trato as alegações fenomênicas como possibilidades.
E concerteza baseado nas suas interações virtuais nas comunidades espíritas da internet  :biglol:

Poderia dizer de qual participa? Fiquei curioso para ver a sua participação por lá  :lol:
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
« Resposta #30 Online: 15 de Junho de 2011, 21:21:48 »
A dificuldade de debater com espíritas é que eles sempre imaginam que os debates aqui fora são sempre iguais aos que ocorrem num centro espírita: um iluminado vomita o conhecimento doutrinário sobre os infelizes-obsecados (também chamados "obsediados") que aceitam tudo passivamente sem questionar. Qualquer dúvida ou objeção é associada a ele... O ESPÍRITO OBSESSOR!!!! E os infelizes-obsecados nem sonham pensar diferente, afinal de contas quem está no comando é ele.... O ESPÍRITO OBSESSOR!!!! Dessa forma, qualquer bobagem, qualquer mesmo, entra fácil na cabeça do pessoal. Nessas condições, qualquer diálogo fora desse contexto autoritário-repressivo é muito difícil, pela ausência de argumentos. Aposto que a vontade desses espiritóides que vem aqui é dizer que somos todos nós, influenciados por ele... O ESPÍRITO OBSESSOR!!!
"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 15 de Junho de 2011, 22:05:40 »
A dificuldade de debater com espíritas é que eles sempre imaginam que os debates aqui fora são sempre iguais aos que ocorrem num centro espírita: um iluminado vomita o conhecimento doutrinário sobre os infelizes-obsecados (também chamados "obsediados") que aceitam tudo passivamente sem questionar. Qualquer dúvida ou objeção é associada a ele... O ESPÍRITO OBSESSOR!!!! E os infelizes-obsecados nem sonham pensar diferente, afinal de contas quem está no comando é ele.... O ESPÍRITO OBSESSOR!!!! Dessa forma, qualquer bobagem, qualquer mesmo, entra fácil na cabeça do pessoal. Nessas condições, qualquer diálogo fora desse contexto autoritário-repressivo é muito difícil, pela ausência de argumentos. Aposto que a vontade desses espiritóides que vem aqui é dizer que somos todos nós, influenciados por ele... O ESPÍRITO OBSESSOR!!!

Ou então evitam responder quando se levanta uma questão que desmascara um "argumento" usado!
Já perguntei a ele  qual o critério dele para validar uma evidencia anedótica de um crenteo espírita e invalidar a de um crente em sacis, por exemplo...
Duvido que vá ter uma resposta objetiva, ou ao menos uma resposta!

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
« Resposta #32 Online: 17 de Junho de 2011, 21:59:59 »
Contini, cuidaaaadoooo.... você pode estar sendo víiiiitima dele...  o ESPÍRITO OBSESSOR!!!!!! É só pensar diferente de Kardec que ele chega perto da gente... o ESPÍRITO OBSESSOR!!!!! :.))))))))
"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 17 de Junho de 2011, 22:09:50 »
Contini, cuidaaaadoooo.... você pode estar sendo víiiiitima dele...  o ESPÍRITO OBSESSOR!!!!!! É só pensar diferente de Kardec que ele chega perto da gente... o ESPÍRITO OBSESSOR!!!!! :.))))))))
Pô, eu não acredito em  espíritos, nenhum deles... Eles são mentirosos e sacanas! Não lembra do papelão da carta psicografada em ingles que fizeram o C.X. escrever?!   ::)

:biglol:

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
« Resposta #34 Online: 30 de Junho de 2011, 20:10:30 »
O mundo maravilhosamente maravilhoso do Ênio é mais furado que um queijo suiço e já vem estragado.

Tenho notado que os espíritas(pelo menos os do Brasil il il il)são,digamos...um tanto românticos(e falo sério !) !
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 30 de Junho de 2011, 20:29:14 »

Tenho notado que os espíritas(pelo menos os do Brasil il il il)são,digamos...um tanto românticos(e falo sério !) !

Na verdade, eles pararam no tempo, lá pela época de Kardec no auge do romantismo. Se você observar, o romantismo teve início em meados do séc XVIII e influenciou muita gente ao longo do sec XIX com sua ênfase nos indivíduos. Os escritores da época (românticos) nutriam sentimentos utópicos e escapistas. Marx e toda aquela galera de filósofos da época se divertiam em delinear utopias enquanto outros partiam para o "outro mundo". Repare que Blavastky, Krishnamurti, Spencer Lewis, Rasputin, Gurdjieff, Aleister Crowley, Max Heindel , dentre tantos outros lançaram seitas e credos ocultos nessa época. Kardec foi o mais mediocre de todos eles e infelizmente só é lembrado no Brasil ou no exterior por brasileiros.

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #36 Online: 01 de Julho de 2011, 00:52:42 »
Eu já não acho que pelo fato de você decidir pensar de uma forma que não esteja fielmente de acordo com a doutrina seja resultado do capeta ou de um espírito obsessor. Eu mesmo tenho algumas divergências filosóficas em relação ao típico espírita que tem uma perspectiva voltada à divinização, teísmo e dualismo... Mesmo que eu tenha um espírito obsessor ainda prefiro continuar tendo a minhas perspectiva filosófica do que voltar a ser uma mera ovelha num rebanho guiada por uma doutrina fixa. Eu já tenho até a minha própria "doutrina" (reflexividade), que se difere em certos aspectos.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 01 de Julho de 2011, 02:04:18 »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!