Autor Tópico: Organizada pelo Facebook, "Marcha das Vagabundas" acontece sábado  (Lida 8649 vezes)

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
Organizada pelo Facebook, "Marcha das Vagabundas" acontece sábado
« Online: 02 de Junho de 2011, 08:09:43 »
http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI237679-17770,00-ORGANIZADA+PELO+FACEBOOK+MARCHA+DAS+VAGABUNDAS+ACONTECE+SABADO.html

Meninas com cara de ingênua não entram. A Avenida Paulista receberá sábado (04/06) às 14 horas mais uma manifestação organizada pela internet: a Marcha das Vagabundas. Apesar da brincadeira do título, o evento é sério luta contra o machismo, diz uma das organizadoras Solange De-Ré. “Não acho que vamos mudar o mundo, mas queremos levantar a poeira desse assunto.”

A origem da manifestação é canadense. A primeira passeata, chamada de “SlutWalk”, reuniu mais de 3 mil pessoas em abril, na cidade de Toronto. A ideia surgiu depois que um policial disse em uma universidade que as mulheres não deveriam se vestir como vagabundas para evitarem a violência sexual. “Sofremos isso todos os dias. É dizer que o estupro pode ser culpa da mulher, e não de um cara louco que gosta de ver mulheres sofrendo”, diz Solange.

Solange, que é escritora de contos e poesias, afirmou já ter sofrido assédio sexual ao ser simpática com um homem e ser interpretada como uma “mulher fácil”. “Muitos homens chamam as mulheres de gostosas na rua, se não olhamos, logo nos chamam de vagabunda. O Brasil é um país machista”, diz. A ideia veio por acaso, Madô Lopez, a idealizadora do evento em São Paulo, viu a notícia da marcha no Canadá e convidou Solange e mais um amigo para organizarem algo semelhante por aqui.

Assim como a Marcha da Liberdade e o Churrascão da Gente Diferenciada, organizados pela internet recentemente, a Marcha das Vagabundas faz barulho no Facebook. Mais de 4 mil pessoas já confirmaram presença no evento pela rede social.

E nem o tempo frio da capital paulista vai espantar as participantes, de acordo com Solange. As mulheres não precisam comparecer vestidas com roupas curtas. “Devem ir como se sentirem melhor. Não é um concurso de miss ou festa à fantasia. O corpo é seu e você faz o que quiser com ele”, diz Solange.
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
Re: Organizada pelo Facebook, "Marcha das Vagabundas" acontece sábado
« Resposta #1 Online: 02 de Junho de 2011, 12:50:26 »
Obrigação de qualquer homem solteiro que more em SP de ir prestigiar o evento! :biglol:
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline gavilan

• Nível 05
  • *
  • Es ist nicht Einfach
« Resposta #2 Online: 02 de Junho de 2011, 13:40:09 »
Essas mulheres tem culhões!!

Sério.

Ps.: Who's that chick?
« Última modificação: 02 de Junho de 2011, 13:44:21 por gavilan »
conciso?   com siso
prolixo?     pro lixo                 - José Paulo Paes

"Tonight is the night" - Dexter Morgan

Offline Liddell Heart

• Nível 26
  • *
  • “É melhor reinar no inferno do que servir no céu”
« Resposta #3 Online: 02 de Junho de 2011, 14:56:29 »
Eu vou estar lá, protestando contra o machismo. ::)
"Onde mora a liberdade, ali está a minha pátria."
Benjamin Franklin

"Posso não concordar com uma só palavra sua, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-la."
Voltaire

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #4 Online: 02 de Junho de 2011, 15:43:57 »
Eu acho essa manifestação meio besta.... Seria como protestar porque um policial disse para não andar a noite numa quebrada contando notas de 100.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Victor Pax

• Nível 13
  • *
« Resposta #5 Online: 02 de Junho de 2011, 16:56:32 »
Semana passada vários portais de notícias deram repercussão ao protesto da Slut Walk, traduzido como a Marcha das Vagabundas. O movimento começou em janeiro, quando um policial, numa palestra sobre segurança numa universidade canadense, afirmou aos alunos e, principalmente, às alunas: “Vocês sabem, eu acho que nós estamos fazendo rodeios aqui. Disseram-me que eu não deveria dizer isso, mas as mulheres devem evitar se vestir como vagabundas, para não se tornarem vítimas de ataques sexuais”. Por que será que “disseram-lhe” que ele não deveria proferir essas nada sábias palavras? Bom, primeiro porque não pega bem um representante da polícia dizer isso.

A polícia de todos os países sempre lidou extremamente mal com denúncias de estupro -– tão mal que, na década de 70, delegacias especiais só para mulheres tiveram de ser criadas (Susan Brownmiller explica como a polícia de Nova York, por exemplo, encarava estupro: como uma ficção; uma queixa de prostitutas que não foram pagas pelos seus serviços). Segundo porque estupro é um crime praticamente impune, se a gente for pensar em quantas vítimas denunciam, quantos casos são aceitos, e quantos resultam em condenações (um por cento tá bom pra vocês?). Terceiro que faz parte do senso comum culpar a vítima. Todas nós já escutamos, e muitas de nós já perguntamos, “O que ela tava vestindo?”.

Eu lembro bem de ouvir um grupo de amigos dizer que algumas mulheres se vestem tão ousadamente que é como se elas estivessem pedindo pra ser estupradas. Que essa ignorância venha de leigos sem empatia já é condenável. Que venha da polícia é mais sério ainda. E, por último, se tudo isso não for convincente, porque é mentira. Homens não estupram mulheres pelas roupas que elas vestem. Assim como não estupram apenas moças belas e jovens. Assim como não são levados por um desejo sexual incontrolável. Tudo isso é ficção. Homens estupram pelo poder que isso dá. O afrodisíaco é a sensação de poder, de humilhação, de controle, muito mais que o sexo em si. Estupro está muito mais relacionado com violência que com sexo.

Infelizmente, vivemos numa cultura em que nós, mulheres, somos ensinadas a ter muito medo, a nos sentirmos ameaçadas o tempo todo, a não reagir, a não denunciar, a nos sentirmos culpadas. Em suma, ouvimos desde pequenas como devemos nos comportar para evitar o estupro (não vista essas roupas, não ande naquela rua, não saia à noite, cuidado com todos os homens), mas ninguém diz o óbvio. Ninguém ensina os homens a não estuprar. E deveria ser este o foco, certo? Afinal, se um terço das mulheres no mundo é vítima de algum tipo de abuso sexual, é sinal de que tem alguém abusando. E não é um ou outro maníaco isolado. São homens comuns. Calcula-se que entre 70% e 80% dos estupros são cometidos por conhecidos (pais, padrastos, tios, avôs, irmãos, amigos), não por um estranho numa rua escura que não se contém ao ver uma moça de minissaia.

Para protestar contra a barbaridade do policial (que foi repreendido), um pequeno grupo de mulheres convocou uma marcha em que se vestiriam de sluts (piranhas, vagabundas, vadias), e portariam posters que dissessem que o corpo é delas, e que a roupa não importa. A marcha foi um sucesso, e inspirou outras em vários países. Pelas fotos da mais recente, realizada em Boston, podemos ver um grande número de homens dando apoio, e boa parte das mulheres vestida normalmente (até porque, nesses países do norte, ainda é muito frio em abril e maio pra sair com pouca roupa). As manifestantes também querem se apropriar do termo slut e usá-lo de forma positiva, como os gays conseguiram fazer com a expressão queer.

Pessoalmente, acho digno e importante que lutemos para que a sexualidade feminina seja vista como algo positivo. Mas também sei que esse tipo de protesto só atrai tantos fotógrafos porque há a esperança de ver moças em trajes íntimos.

A marcha me parece um movimento sério e bem espontâneo, mas não sei se dá pra dizer o mesmo do grupo ucraniano Femen, que também seduz uma mídia danada. As lindas loiras do Femen protestam não só contra o machismo, mas contra Chernobyl, contra corrupção na polícia, a favor das vítimas do terremoto no Japão, na comemoração da libertação dos campos de concentração... Enfim, tudo é pretexto para que elas posem de peito nu (o que não deve ser fácil no frio ucraniano). Por causa disso, são chamadas pejorativamente de racktivists (mistura de rack, busto, com ativistas). Certamente funciona: elas chamam muita atenção pra sua causa. Só não tenho certeza que alguém tá olhando pra causa delas.
Ainda não tenho opinião formada sobre o Femen. Mas suponho que, se criticamos o grupo de direitos animais PETA, também devemos criticar o Femen.

O PETA é constantemente acusado de, para servir à causa animal, explorar a nudez feminina. Não é apenas que celebridades vegetarianas posem sem roupa (a campanha “Prefiro ficar nua a usar pele” é famosa; e também o tipo de anúncio “Você quer o meu corpo?”, que usa o duplo sentido do desejo com a promessa falsa de que é só largar a carne para ter um corpo perfeito como o da modelo). Quase todas as ações “de guerrilha” do PETA (invasão de lojas e desfiles, exibições diante de restaurantes) usam o artifício de militantes jovens e bonitas vestindo biquíni.

Tudo isso acaba chegando ao Brasil. Não sei se vocês lembram que, em 2009, um grupo de estudantes (mulheres e homens) da Universidade de Brasília tirou a roupa para reclamar da expulsão de Geisy da Uniban. Essa espécie de protesto sempre vai atrair muito mais mídia que um seminário cheio de intelectuais depondo contra o sexismo, até porque as notícias, hoje em dia, preferem imagens a palavras. O problema é que, desta forma, além de nos expormos a marmanjos que avaliarão quais manifestantes “podem” se despir (essa vale a pena ver pelada, essa só deveria usar burca), estamos nos encaixando num dos papéis esperados das mulheres, o de objetos sexuais. E estamos também acostumando uma mídia cada vez mais preguiçosa a só dar destaque a ações políticas plenas de ativistas seminuas.
É aquele velho dilema: os fins justificam os meios? Juro que não sei.

fonte:http://escrevalolaescreva.blogspot.com/2011/05/mulheres-sem-roupa-chamam-atencao-para.html

"Não fui eu que estuprei... ela que pediu para ser estuprada".
Quem pode contrariar essa lógica? :olheira:

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #6 Online: 02 de Junho de 2011, 17:36:38 »
Essa logica é obviamente estupida e esse argumento nunca deve ser levado a serio, do mesmo modo que a desculpa de que o assaltado pediu para ser assaltado porque contou dinheiro na rua é estupida. Mas sabemos como o mundo funciona e devemos nos prevenir de acordo. Se for um fato que mulheres com roupas ousadas são mais estupradas que o resto(não sei se é realmente um fato), então um conselho de um policial dizendo para não se usar roupa curta é tão normal quanto um conselho para não andar em ruas escuras, sozinho e cheio de jóias e contando dinheiro.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 02 de Junho de 2011, 17:55:24 »
Estatísticas de estupro são extremamente controversas porque há diferenças de definição de estupro em diferentes países (vide caso Julien Assange na Suécia) e há muitos casos não reportados e falsas acusações também, então quaisquer dados sobre isso devem ser vistos com reservas, mas eu encontrei uma estatística curiosa sobre estupro nos EUA: segundo uma fonte, apenas em 26% dos casos de estupro o agressor é um estranho. Nos outros 74% dos casos é um parente (7%), um amigo ou conhecido (38%) ou o atual ou ex parceiro (26%), ou seja acreditando nesses números é tão provável uma mulher ser atacada por um estranho quanto por alguém que ela namora ou já namorou. http://en.wikipedia.org/wiki/Rape_in_the_United_States

Sendo assim, pessoalmente acho difícil sustentar essa alegação de que, ao menos na maioria dos casos, as roupas provocantes da mulher são uma causa relevante para ela sofrer um ataque, me parece mais que ele é motivado por um desejo reprimido por mais tempo. Acredito que na maioria das vezes os estupros sejam crimes premeditados, não creio que um homem saia de casa para ir à padaria e após ver uma mulher gostosa ele tenha o impulso incontrolável de se atirar acima dela.

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #8 Online: 02 de Junho de 2011, 18:16:14 »
Essa logica é obviamente estupida e esse argumento nunca deve ser levado a serio, do mesmo modo que a desculpa de que o assaltado pediu para ser assaltado porque contou dinheiro na rua é estupida. Mas sabemos como o mundo funciona e devemos nos prevenir de acordo. Se for um fato que mulheres com roupas ousadas são mais estupradas que o resto(não sei se é realmente um fato), então um conselho de um policial dizendo para não se usar roupa curta é tão normal quanto um conselho para não andar em ruas escuras, sozinho e cheio de jóias e contando dinheiro.
Mas somente fazendo movimentos como esse é que elas podem militar pra mudar um pouco o cenário. Nos países mulçumanos mulher se vestir como ocidental é muitas vezes pedir pra ser no mínimo desprezada e desamparada até por instituições governamentais, quando não xingada, agredida e condenada.
Todo movimento de massa tem erros, exageros, e as vezes mais atrapalham e atrasam a vida do que ajudam, mas só tentando pra saber. Acho que elas fazerem pressão para que os policiais e autoridades tenham outras atitudes e procedimentos é uma lógica muito promissora que já deu resultados no passado como o movimento dos direitos civis nos EUA.

E se foi um conselho de segurança e precaução ou foi preconceito discriminatório, depende de como foi dito. Já tivemos no passado exemplos claro de políticas policiais bem discriminatórias, como grupos que exageram na reinvindicação.
« Última modificação: 02 de Junho de 2011, 18:29:34 por gilberto »

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 02 de Junho de 2011, 22:15:42 »
As observações do Barata foram muito pertinentes. De um lado há o direito inalienável das mulheres se vestirem da maneira que lhes aprouver. No entanto o tipo de sociedade atual mostra que as mulheres devem ser cautelosas. Prevenção e cuidado são as principais palavras a serem lembradas no dia-a-dia.
« Última modificação: 02 de Junho de 2011, 23:19:51 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 02 de Junho de 2011, 23:11:22 »
e que roupa é adequada para não ser estuprada?
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 02 de Junho de 2011, 23:20:22 »

Uma armadura? :)
Foto USGS

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 02 de Junho de 2011, 23:23:00 »

Esta:

Está vendo aquelas farpas ali? Pois é.
As mulheres costumavam usar voluntariamente cintos de castidade nas fábricas no começo da revolução industrial, quando os casos de assédio sexual no trabalho eram um pouquinho mais sérios...

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 02 de Junho de 2011, 23:32:22 »

Esta:

Está vendo aquelas farpas ali? Pois é.
As mulheres costumavam usar voluntariamente cintos de castidade nas fábricas no começo da revolução industrial, quando os casos de assédio sexual no trabalho eram um pouquinho mais sérios...

A imagem não está aparecendo, pelo menos para mim.
Foto USGS

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 02 de Junho de 2011, 23:34:06 »
Esta aqui é parecida:

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #15 Online: 02 de Junho de 2011, 23:35:24 »
Esta aqui é parecida:

óun... tem coraçõeszinhos... ^^
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 02 de Junho de 2011, 23:46:01 »
Dei uma pesquisada e descobri que hoje ainda existem objetos anti-estupro:

Camisinha farpada:

A coroa aí é a inventora, sul-africana, Sonette Ehlers. A África do Sul é um dos países com maior índice de estupros no mundo, o próprio presidente do país é acusado disso.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 02 de Junho de 2011, 23:48:52 »
Acho que a "roupa inadequada" está mais no cérebro do estuprador do que na indumentária da mulher. Duvido, duvido, que o cara camuflado na moita vai esperar a gostosa de minisaia e não pegar a gostosa de calça jeans.

E como disse Uili, a maior incidência de estupro é por parte de conhecidos.

Eu acho que esse o pensamento de que a roupa faz o estupro é daqueles memes que temos no meio do cérebro que ganhamos de nossos bisavós
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Salazar

• Nível 20
  • *
« Resposta #18 Online: 02 de Junho de 2011, 23:53:41 »

Camisinha farpada:

A coroa aí é a inventora, sul-africana, Sonette Ehlers. A África do Sul é um dos países com maior índice de estupros no mundo, o próprio presidente do país é acusado disso.
Eu acho que isso ai provocaria na verdade uma reação ainda mais violenta. Porque ao ver o que aconteceu com o seu amiguinho, o cara com certeza iria matar a mulher.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 03 de Junho de 2011, 00:04:23 »
Eu acho que isso ai provocaria na verdade uma reação ainda mais violenta. Porque ao ver o que aconteceu com o seu amiguinho, o cara com certeza iria matar a mulher.

É possível. A fabricante diz que o produto causa uma dor tão excruciante que incapacita o agressor e permite que a mulher fuja, mas isso é exatamente o que você esperaria ouvir do fabricante...

Tem outros modelos também, este aqui que eu nem imagino como funciona, mas li que tem uma mola que, quando pressionada pelo pênis o "decapita". Parece menos... higiênico...

« Última modificação: 03 de Junho de 2011, 00:07:13 por uiliníli »

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 03 de Junho de 2011, 00:09:49 »
tinha um filme que a mulher tinha um bicho na vagina.. daqueles filmes B

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #21 Online: 03 de Junho de 2011, 00:14:08 »

Camisinha farpada:

Sei não. Quem já levou/deu chute no saco sabe que durante uns bons 2min a gente fica completamente incapacitado. Imagino com um espeto de 5cm rasgando o "juninho". O cara vai ganir...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 03 de Junho de 2011, 00:19:09 »
Pois é. Saco é diferente de pinto, mas eu já passei pela terrível experiência de atropelar o bichinho com o zíper da calça, e cara... sem comentários... e olha que foi um ferimento bem superficial, nem cicatriz ficou, mas dói pra cacete, literalmente.

Jaf, pela lei brasileira, uma mulher que mutilasse um estuprador com uma camisinha dessas poderia ser processada ou vale a legítima defesa?

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #23 Online: 03 de Junho de 2011, 00:22:04 »
Jaf, pela lei brasileira, uma mulher que mutilasse um estuprador com uma camisinha dessas poderia ser processada ou vale a legítima defesa?
É mais do que certo que seria legítima defesa. Com méritos.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 03 de Junho de 2011, 00:25:10 »
Mesmo que o advogado do sujeito fosse muito bom? Tipo, ele poderia dizer que o uso da vagina dentada foi premeditado e ela seduziu o sujeito apenas para mutilá-lo? Afinal, um inconveniente desse troço é que a mulher teria que usá-lo todos os dias, ninguém sabe quando vai ser atacada.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!