Autor Tópico: Será que o Brasil se dividirá em 4 nações?  (Lida 15504 vezes)

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
Re: Será que o Brasil se dividirá em 4 nações?
« Resposta #25 Online: 04 de Junho de 2011, 00:11:56 »
Não tem como deixar apenas meio hemisfério inabitável com uma guerra nuclear...
Isso não é exatamente verdade, vi um artigo feito por cientistas russos que faziam uma previsão do que ocorreria se houvesse uma guerra nuclear. Segundo esse artigo, cada ogiva de última geração (da época) deixaria uma área elipsóide inabitável, algo pouco menor que a área da península da Itália. Se não me engano entre as consequências para os outros países estariam: a poluição (como o Geo falou) e uma queda na temperatura geral.
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 04 de Junho de 2011, 00:21:32 »
Precisamente. Por isso não dá para ficar um único hemisfério inabitável: uma grande quantidade de poeira, inclusive radiativa, subiria para a alta atmosfera, bloqueando os raios solares. As correntes de ar espalhariam essa poeira pelo mundo inteiro e ela permaneceria por anos em suspensão não apenas reduzindo a temperatura global, como também deixando os dias mais escuros, o que afetaria drasticamente a fotossíntese e com ela a agricultura e toda a cadeia alimentar. A poeira passaria anos em suspensão, esse fenômeno é chamado inverno nuclear.

Não precisamos nem de uma guerra total entre duas superpotências nucleares para ferrar o mundo de vez. Uma guerrinha local entre duas potenciazinhas meia-boca, como Índia e Paquistão já seria suficiente para ter efeitos globais, como conta este artigo da Scientific American.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 04 de Junho de 2011, 00:34:04 »
Isso não é exatamente verdade, vi um artigo feito por cientistas russos que faziam uma previsão do que ocorreria se houvesse uma guerra nuclear. Segundo esse artigo, cada ogiva de última geração (da época) deixaria uma área elipsóide inabitável, algo pouco menor que a área da península da Itália. Se não me engano entre as consequências para os outros países estariam: a poluição (como o Geo falou) e uma queda na temperatura geral.

Como o uili apontou, as conseqüências são mais do que suficientes para deixar o mundo todo inabitável.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #28 Online: 04 de Junho de 2011, 00:37:08 »
Sim, entendo, mas esse artigo mostrava que os efeitos do inverno nuclear seriam bem menores no hemisfério sul, é questionável dizer que ele ficaria inabitável de fato.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 04 de Junho de 2011, 00:46:28 »
temos poder para tudo isso mesmo? Quando vejo os testes realizados vejo a grandiosidade da arma, mas ao final é apenas um pontinho no mapa. Quantas bombas precisaríamos para destruir os EUA?

Duvido que uma ogiva pudesse afetar toda a itália.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #30 Online: 04 de Junho de 2011, 00:52:19 »
temos poder para tudo isso mesmo? Quando vejo os testes realizados vejo a grandiosidade da arma, mas ao final é apenas um pontinho no mapa. Quantas bombas precisaríamos para destruir os EUA?

O motivo da área inabitável ser elipsóide é que o vento espalha a radiação, infelizmente não estou encontrando o artigo, mas os caras previram que toda a europa ficaria inabitável (diferente de destruída) praticamente, boa parte dos EUA  e boa parte da rússia.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 04 de Junho de 2011, 00:57:41 »

Não há como destruir fisicamente todo o território estadunidense. Mas isto não é necessário, pois bastam várias explosões em locais-chave para que o calor, a radiação direta e a poeira radioativa matem e ou contaminem corpos de água e biomas inteiros.

Dependeria do local e altura da detonação e da energia liberada. Um míssil como o estadunidense Titan II, por exemplo, com uma só ogiva de 10 megatons, pode tornar inabitável toda a Itália dependendo da direção dos ventos.
« Última modificação: 04 de Junho de 2011, 02:30:06 por Geotecton »
Foto USGS

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 04 de Junho de 2011, 01:04:41 »
Sim, entendo, mas esse artigo mostrava que os efeitos do inverno nuclear seriam bem menores no hemisfério sul, é questionável dizer que ele ficaria inabitável de fato.

Provavelmente os efeitos imediatos das detonações seriam menores fora da tal área elipsoide. Mas o inverno nuclear não, ele é provocado pela poeira em suspensão e essa poeira seria espalhada por toda a atmosfera, não só dentro da área elepsoide. Esse artigo que eu passei infelizmente não está disponível completo, a não ser que você compre a revista, mas eu lembro de tê-lo lido na SciAm brasileira e ele mostra num infográfico baseado em simulações computacionais que  a poeira levantada por um conflito nuclear mediano com apenas algumas dezenas de ogivas detonadas na área de conflito Índia-Paquistão, tomaria toda a Terra em uma questão de meses e a Terra passaria por um rigoroso inverno nuclear durante mais de dez anos.

Não ia adiantar muito os países do norte invadirem os do sul simplesmente porque aqui também não haveria comida. Mais: há 400 milhões de habitantes na América do Norte, 400 milhões na Europa, um bilhão na china. Mesmo que 90% da população desses países morresse, estamos falando em uma evacuação de 200 milhões de pessoas! Isso num cenário pós-apocalíptico. Mesmo que desses sobreviventes, 10% conseguissem chegar ao que sobrou dos portos e aeroportos, você pode imaginar a logística de mover 20 milhões de pessoas de um continente para outro? Sem falar na logística envolvida na guerra. Os principais alvos militares dos países envolvidos na guerra já estariam destruídos pelas bombas, a não ser que os estrategistas militares da III Guerra sejam tão retardados quanto o cara que escreveu esse texto. As forças armadas das potências já estariam tão fragilizadas que elas não seriam páreo para o melhor alimentado, alojado e motivado exército dos países invadidos.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 04 de Junho de 2011, 01:06:34 »
O motivo da área inabitável ser elipsóide é que o vento espalha a radiação, infelizmente não estou encontrando o artigo, mas os caras previram que toda a europa ficaria inabitável (diferente de destruída) praticamente, boa parte dos EUA  e boa parte da rússia.

Talvez a confusão seja que você está pensando na radiação, eu estou falando na poeira radiativa ou não que subiria para a alta atmosfera. São coisas diferentes. Essa radiação é o que chamamos de fallout radiativo e ela teria efeitos danosos de curto prazo. O inverno nuclear é nefasto mais a longo prazo.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 04 de Junho de 2011, 01:07:55 »
[...]
As forças armadas das potências já estariam tão fragilizadas que elas não seriam páreo para o melhor alimentado, alojado e motivado exército dos países invadidos.

As gangues de rua são mais bem preparadas e fortes que a maioria dos exércitos do hemisfério sul... :lol:
Foto USGS

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 04 de Junho de 2011, 01:09:36 »
Sei não, hein? Com a facilidade com que o BOPE bota os traficantes pra correr...

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 04 de Junho de 2011, 02:28:59 »

Não há como destruir fisicamente todo o trerritório estadunidense. Mas isto não é necessário, pois bastam várias explosões em locais-chave para que o calor, a radiação direta e a poeira radioativa matem e ou contaminem corpos de água e biomas inteiros.

Dependeria do local e altura da detonação e da energia liberada. Um míssil como o estadunidense Titan II, por exemplo, com uma só ogiva de 10 megatons, pode tornar inabitável toda a Itália dependendo da direção dos ventos.

ficamos voando por horas sobre o nada e uma bomba poderia contaminar isso tudo?

Se uma bomba dessa caísse na praça da Sé em SP, teríamos a cidade destruida?
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 04 de Junho de 2011, 02:49:48 »
[...]
Se uma bomba dessa caísse na praça da Sé em SP, teríamos a cidade destruida?

Eu lembro de dois números relacionados à destruição causada por uma ogiva de 10 megatons, embora eu não lembre da fonte, pois faz mais de 20 anos que eu li.

Nesta publicação afirmava-se que tudo em um raio de 7 km (cerca de 150km2) seria "vaporizado" e em um raio de até 11 km (cerca de 363 km2) todas as construções seriam derrubadas.

Por estes números voce pode estimar o que aconteceria com a cidade de São Paulo se uma ogiva de 10 megatons explodisse sobre ela.
Foto USGS

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 04 de Junho de 2011, 02:54:32 »
então, o Brasil tem 8.5 milhões de KM^2.. não parece apenas um ponto?

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 04 de Junho de 2011, 06:51:56 »

Mas não deixa de ser verdadeira a minha previsão de que  todos voltariam à idade da pedra lascada, imagine o que aconteceria com o comércio mundial em uma situação dessas.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 04 de Junho de 2011, 08:49:45 »

Sem dúvida Agnóstico, mas lembre-se que:

a) Voce perguntou especificamente sobre a destruição na cidade de São Paulo;

b) Eu apenas descrevi a destruição física de estruturas;

c) Não considerei os danos causados pela dispersão da radioatividade e da poeira radioativa.
Foto USGS

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #41 Online: 04 de Junho de 2011, 10:53:18 »
Muchas gracias Enio por pensar que Brasil es América del Sur (não fui eu! Foi um futuro habitante da Germania!)
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 04 de Junho de 2011, 11:09:42 »

O problema é a radiação levada pelos ventos e mais tarde o inverno nuclear, que ia bloquear os raios solares e matar as plantinhas.

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #43 Online: 04 de Junho de 2011, 11:53:49 »
Recebi em meu email uma propaganda de um produto que promete aumentar o tamanho do pênis. Enio talvez isso te ajude a melhorar sua sombria e fria vida afetiva. Quer que eu te mande o email?
Não, não é isso a causa do problema, é mais uma questão de aptidão com o meio social que me cerca mesmo.

Quanto à poeira radioativa no alto da atmosfera, será que os cientistas sabem mesmo os reais efeitos? Quer dizer, pode dificultar a fotossíntese, mas chegaria ao ponto de impedí-la ou não? Sim, a temperatura em todo o planeta cairia, mas seria o suficiente para matar todas as pessoas e animais?

Sim, os países do sul também serão afetados, mas como estão distantes do foco da radiação (partes do hemisfério norte), então talvez a vida seja mais suportável. Quando disse que o hemisfério norte ficaria inabitado eu me referi a certos pontos estratégicos, ou seja, só algumas áreas seriam o foco da radiação. E as áreas próximas teriam um nível de radiação insuportável ou perigoso ao ser humano.

O problema é a radiação levada pelos ventos e mais tarde o inverno nuclear, que ia bloquear os raios solares e matar as plantinhas.
Qual seria o grau do bloqueio? Uma noite de dez anos?

E países de outros continentes seriam também invadidos, não só a América do Sul.

No texto fala sobre uma invasão pós-apocalíptica, mas acho mais provável que esta invasão ocorra durante a guerra, ou seja, no momento em que as bombas caírem nas respectivas potências. Quer dizer, que os militares, já prevendo a catástrofe, como não são idiotas, iniciariam um programa de invasão aos países emergentes do sul, que estariam muito distantes do foco radioativo.

E o Brasil, com suas forças desarmadas, teria que dar uma de cristão bonzinho e se conformar com a invasão (ame os inimigos). Ou seja, a invasão seria inevitável, e coitados dos que não moram na região sudeste, pois seriam forçados a viverem em tal (pois o Brasil se restrigiria a esta região mais Goiás). E coitados de nós, pois que haveria uma densidade populacional muito maior para um território reduzido. E isso é mais estratégico do que se manter no hemisfério norte próximo aos focos radioativos, não é verdade?

A questão é saber qual seria o verdadeiro impacto do fallout radioativo. Quer dizer, que o clima da Terra poderá se aproximar ao de Marte (assim como o grau de insolação), no máximo, penso eu. Mais frio que isso, improvável. A Terra seria um futuro Marte mas ainda com condições de sustentar animais e plantas complexos.

Não, o Brasil não é a América do Sul. O mapa que fiz está de acordo com a descrição dada pelo CX, não é invenção minha. E o Brasil se reduziria a uma quarta parte dele. Os outros países seriam anexados aos territórios brasileiros invadidos. Você é que se confundiu. A Germânia seria o equivalente à invasão dos europeus nos estados do sul brasileiro, assim como Uruguai, Argentina e Chile.

A imagem à direita é um mapa mais específico. Aqui usei a minha imaginação de como seriam os futuros territórios.

Por mim, se for assim, então o Brasil deveria ter ao menos o estado da Bahia, ou parte dele... Pois Bahia tem muito de Brasil em termo de cultura... E então o Tocantins ficaria com os russos e eslavos, assim como parte do Pará para compensar... Se São Paulo ficasse com os japoneses, então o bairro da Liberdade seria o centro de São Paulo. São Paulo então seria uma nova Tóquio.

Os chineses ficariam na região montanhosa (Peru), os coreanos com a Bolívia e os japoneses com as terras agrárias dos Matos Grossos e o comércio através do Rio Paraguai. Como a região sul do Brasil tem influência de alemães, então o Sul do Brasil seria uma futura Alemanha. A Inglaterra ficaria com a região de Buenos Aires. A região do Chile ficaria com os suecos, noruegueses e finlandeses (acostumados ao frio). A Itália, como vai querer uma porção de terra, ficaria com a Patagônia. A Espanha e Grécia ficariam na região desértica do Chile e Argentina. A França ficaria no interior com vegetação. Os mexicanos ficariam com a região da Colômbia ou também Venezuela... ou talvez apenas com as guianas e Suriname... Os norte americanos (anglo-saxônicos) vão querer ficar com a Amazônia.

Imagine eles instalarem uma nova Casa Branca em Manaus...

Quero ver como os americanos vão se virar com os mosquitos e o calor tropical...

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #44 Online: 04 de Junho de 2011, 11:55:55 »
Se discordarem do mapa, é só copiar ele no Photoshop e fazer as alterações...

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 04 de Junho de 2011, 12:19:35 »
No texto fala sobre uma invasão pós-apocalíptica, mas acho mais provável que esta invasão ocorra durante a guerra, ou seja, no momento em que as bombas caírem nas respectivas potências. Quer dizer, que os militares, já prevendo a catástrofe, como não são idiotas, iniciariam um programa de invasão aos países emergentes do sul, que estariam muito distantes do foco radioativo.

Colega, no caso de uma guerra nuclear nem militares ou civis teriam tempo de escrever um simples bilhete de despedida.

Só para te lembrar de como as coisas andam no mundo real, os EUA estão no Iraque há 10 anos sem dar cabo da turma do Bin Laden, mesmo com a ajuda de meia dúzia de países e nem sabem como sair da enrascada porque se fizerem isso estoura uma guerra civil por lá.

Vc acha mesmo que os europeus conseguiriam invadir um país tão distante da Europa, separado por um oceano e com cidades mais populosas que muitos países de lá?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 04 de Junho de 2011, 12:31:34 »
Não sei por que estou perdendo meu tempo, mas...

Qual seria o grau do bloqueio? Uma noite de dez anos?

Não sei se a escuridão seria suficiente para o dia parecer noite, mas de qualquer forma a agricultura entraria em colapso. Não haveria um "celeiro do mundo", como sugere o seu texto.

E a logística para evacuar um país inteiro? Alías, um ex-país, com todas as suas principais cidades, que têm os principais portos e aeroportos, todos as instalações militares importantes, e toda a rede de comunicação destruídos. As bombas atômicas liberam pulsos eletromagnéticos que danificam todos os equipamentos elétricos nas redondezas, os países atingidos voltariam para a idade da pedra. Mesmo que os militares estivessem liberados, seria impossível para eles localizar, buscar, medicar, alojar, alimentar, e em seguida transportar os sobreviventes para outro continente onde ainda por cima eles estariam lutando contra um exército inteiro. Mesmo admitindo que alguns sortudos estivessem protegidos em abrigos militares, eles seriam tão poucos que não precisariam tomar uma região inteira do Brasil. Caberiam numa cidade. O mapa do Brasil invadido seria assim:

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 04 de Junho de 2011, 12:34:15 »
Até seria bom ter mais uns europeus morando por aqui, historicamente as cidades brasileiras que mais se desenvolveram tinham muitos imigrantes.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #48 Online: 04 de Junho de 2011, 13:21:46 »
Até seria bom ter mais uns europeus morando por aqui, historicamente as cidades brasileiras que mais se desenvolveram tinham muitos imigrantes.

O Nordeste tem muitos imigrantes espanhóis, portugueses e até franceses. O Norte tem muitos japoneses também. Acho que a imigração não é determinante, mas no sul ela deu resultados melhores porque como o clima é mais frio as técnicas agrícolas que eles conheciam se aplicavam melhor. Sem falar no solo fértil, os mesmos italianos e alemães no sertão não teriam a mesma produtividade.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #49 Online: 04 de Junho de 2011, 13:25:54 »
O planeta não tem uma parede gigante no equador, caso haja uma guerra nuclear, ninguém vai sobrar, todo o planeta seria afetado, mas enfim, como diz um bottom que o meu pai comprou uma vez, a inteligência é limitada mas a estupidez não tem limites...
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!