On topic: Algo que vi hoje no blog do P. Z. Myers. É... bem... digamos... indescritível... Vejam com seus próprios olhos:
[...]
Existe um limiar que separa o "tão-estúpido-que-é-engraçado" do "tão-estúpido-que-nos-faz-duvidar-do-futuro-da-espécie-humana."
Com licença, vou tirar um tempo para refletir sobre o destino trágico da humanidade...
Para nós, isso realmente soa engraçado.... mas agora eu pergunto: até que ponto?
Certamente não refuto o prazer em rir-se da profunda estupidez alheia ["tão-estúpido-que-é-engraçado"], mas também não posso/devo afirmar que sou o Sr. Sapiência.
O que realmente devemos observar, pela sua perniciosidade, é o "tão-estúpido-que-nos-faz-duvidar-do-futuro-da-espécie-humana".
Certamente, os senhores que aqui fazem-se presentes, já devem ter lido/assistido/ouvido falar de algumas 'máximas' popularizadas tal como "uma mentira mil vezes repetida torna-se verdade" (perdoem-me pela falta de precisão, mas não lembro ao certo essa frase popular).... e já devem ter, da mesma forma, presenciado algo símile... como por exemplo: No mundo virtual alguém, 'trollando', 'twitta' que determinada represa está prestes a ruir e arruinar uma determinada área.... isso, se expande e infecta a todos como uma bactéria, levando -até mesmo- empresas a suspenderem as atividades e liberarem os funcionários 'com temores bem fundandos' do 'proeminente fato'. [
http://www2.uol.com.br/JC/sites/tapacura/materia_02.html]
Da mesma forma que as salutares ciências se propagam, infelizmente, as pseudo-ciências[pseudo-conhecimentos, pseudo-outros] se propagam de forma exponencialmente maior.
Isso é o grito do incosciente coletivo em busca de algo 'superior', de uma explicação que 'sacie as expectativas de importância' e de algo que descredite e macule a ciêcia que vem roubando o 'lugar ao sol' da importância do ser humano e suas necessidades....
Exatamente pela explanação acima, fico na dúvida se devemos combater a ignorância com chistes ou artefatos do gênero.
PS. Espero não ter deixado minhas opiniões muito obscuras.