Pelas roupas e penteados da platéia, este vídeo foi feito no EUA no início dos anos 80.
Aos 4:33 o palestrante afirma que "Voces não podem subverter a União Soviética, porque as fronteiras estão fechadas, a mídia é censurada pelo governo, a população é controlada pela KGB e polícia interna."
Menos de 10 anos após esta palestra não mais existia a União Soviética.
É realmente irônico que nem mesmo um especialista em subversão, um ex-agente soviético, tenha conseguido prever o fim do seu país natal.
P.S.
Ele comete um erro um tanto grosseiro ao afirmar que "Sun Tzu escreveu sobre subversão há 2.500 AC", pois este viveu durante o século IV AC.
O video provavelmente é de 1983 , já que ele no inicio se refere a Yuri Andropov , que foi secretário geral do PCUS de novembro de 1982 a fevereiro de 1984.
O palestrante é Yuri Bezmenov , que foi jornalista e agente da KGB na India , tendo desertado para o Canadá em 1970.
Algumas considerações:
a) Ele coloca que os EUA não podem subverter a URSS , por que esta é uma sociedade fechada , já o contrário é verdade. E onde está a subversão que pretensamente os EUA estavam sendo vítimas? Já dá para saber que pelo desenrolar da explanação que questionar a religião ou os métodos educacionais , etc...são sinais claros de subversão.
b) Para ele toda sociedade tem indivíduos que são contra esta mesma sociedade e estes são ou criminosos , ou inimigos políticos ou desequilibrados mentais ou agentes de uma nação estrangeira. Não é possível que alguem queira transformar uma sociedade sem estar enquadrado em uma das categorias anteriores. Mas são justamente estas as categorias nas quais o poder soviético enquadrava seus críticos internos ( especialmente a de desequilibrados mentais , merecendo internação por tempo indefinido em "clínicas psiquiátricas"). Nosso palestrante não esqueceu suas aulas de formação política... E também não se dá conta de que inadvertidamente justifica o esforço soviético de evitar a subversão dos seus valores pelos elementos desajustados passíveis de serem subversores.
c) Por fim o que ele apresenta como uma grande novidade , a arte da subversão , só o é para os desavisados ( como é possível que seja a platéia). A CIA ou do MI6 ( ou qualquer outro orgão de inteligẽncia e contra-espionagem) conhece e usa os mesmos métodos , se possível . Não a toa jornalistas , professores , acadẽmicos , etc... estiveram na primeira linha de recrutamento (uma apresentação literária pode ser encontrada nos livros de Le Carre , a.k.a David John Moore Cornwell , ex-membro do MI6).
O mais engraçado é ver uma palestra realizada em plena ebulição anticomunista da era Reagan com o que sabemos hoje. Atribuir à URSS um papel de subversão mundial no início da década de 80 era risível já naquela época e apenas a miopia da direita americana média dava ouvidos a isto. Uma palestra como esta não teria audiência apreciável p.ex. na França ou Alemanha , onde o anticomunismo não rimava com maniqueísmo.
Desde 1956 - e especialmente desde 1968 - o papel de liderança da URSS nos movimentos de esquerda estava duradouramente abalado. O fato de ser um estado forte , podendo manter ajuda financeira e logística aos PC's ( verba , publicações , formação politico/profissional...) era o principal fator pelo qual as organizações prósoviéticas ainda mantinham um papel político importante.
Mas o maior PC do Ocidente , o italiano , embora nominalmente fiel á URSS era na prática e na teoria dissidente , advogando o eurocomunismo , a via européia para o socialismo através das eleições e participação no estado. As principais manifestações políticas eram as ambientalistas , com o movimento anti-nuclear , que a URSS tentava sem sucesso cooptar com seu velho discurso sobre a paz , e que deu origem aos partidos verdes aglutinando diversos ex-comunistas.
Na América Latina a mais recente revolução , a Sandinista na Nicarágua , era comandada por uma frente que incluia marxistas , católicos progressistas , nacionalista e que mantinha o pluripartidarismo e eleições livres ( sendo derrotada nas eleições de 1990 após anos de boicote e intervenções financiadas pelos EUA). Enquanto isto no maior país da AL o maior partido de esquerda , o PT , era formado por esquerdistas e sindicalistas que ou nunca foram aliados ao PCB ou dele já tinham se distanciado á tempos.
Enquanto isto na URSS os efeitos da guerra do Afganistão já se faziam sentir sobre a economia e iria desembocar na eleição de Gorbachev para secretário-geral do PCUS em 1985 ( o qual divide com João Paulo II o título de principal-figura-pop-da-década). A tentativa de reformar o sitema soviético através da perestroika leva a sua implosão em 1991 , de uma forma que
nenhum sovietólogo havia previsto.
Em suma: vale como registro de que miopia política independe da ideologia.