Autor Tópico: Minorias se unem contra ensino religioso obrigatório no Rio  (Lida 3334 vezes)

Offline O Pistoleiro

• Nível 10
  • *
Re:Minorias se unem contra ensino religioso obrigatório no Rio
« Resposta #25 Online: 01 de Outubro de 2011, 20:31:32 »
Pagando dívida política, Eduardo Paes conseguiu a aprovação de seu projeto.
http://g1.globo.com/brasil/noticia/2011/09/rio-aprova-inclusao-de-ensino-religioso-nas-escolas.html
Se Deus é nosso Pai (você que pensa), então Satã deve ser nosso Primo. Por que ninguém entende essas coisas importantes?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 01 de Outubro de 2011, 20:55:29 »
Pagando dívida política, Eduardo Paes conseguiu a aprovação de seu projeto.
http://g1.globo.com/brasil/noticia/2011/09/rio-aprova-inclusao-de-ensino-religioso-nas-escolas.html

De olho nas eleições municipais de 2012.
Foto USGS

Offline O Pistoleiro

• Nível 10
  • *
« Resposta #27 Online: 01 de Outubro de 2011, 20:59:45 »
Eu não entendo nada de direito, mas não tem como o Supremo vetar isso não?
Se Deus é nosso Pai (você que pensa), então Satã deve ser nosso Primo. Por que ninguém entende essas coisas importantes?

Offline Luiz Otávio

• Nível 16
  • *
  • Amat victoria curam.
« Resposta #28 Online: 01 de Outubro de 2011, 21:13:21 »
Pistoleiro, não vi nada de errado com o projeto (apesar de achá-lo totalmente desnecessário). Como a matrícula é facultativa, o projeto (que acho que já se tornou lei) está de acordo com a Constituição (Art. 210, § 1º)

Offline O Pistoleiro

• Nível 10
  • *
« Resposta #29 Online: 02 de Outubro de 2011, 12:05:18 »
Será então que ensinarão o Hinduísmo, ou vai faltar professor para esta "matéria"?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 02 de Outubro de 2011, 20:03:46 »
Será então que ensinarão o Hinduísmo, ou vai faltar professor para esta "matéria"?

O que é "hinduísmo"? :P
Foto USGS

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 02 de Outubro de 2011, 20:13:41 »
Seria muito interessante (embora totalmente improvável) se houvesse uma grande demanda por ensino de religiões afro-brasileiras amparadas nessa lei. Acho que é a forma mais rápida de derrubá-la...
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 02 de Outubro de 2011, 21:49:20 »
Seria muito interessante (embora totalmente improvável) se houvesse uma grande demanda por ensino de religiões afro-brasileiras amparadas nessa lei. Acho que é a forma mais rápida de derrubá-la...

Seria engraçado ver o horror estampado nos rostos destes picaretas preconceituosos travestidos de "bispos" e "pastores".
Foto USGS

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #33 Online: 02 de Outubro de 2011, 22:09:47 »
Só penso que existe igreja demais para perder tempo ensinando essas teorias nas escolas.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #34 Online: 02 de Outubro de 2011, 22:29:31 »

O que é "hinduísmo"? :P
Pode ter sido um alumbramento, poderá ainda um dia vir a ser uma racionalização mas, é ainda um ismo. :smartass:
Até onde eu sei eu não sei.

Offline bruu

• Nível 00
  • *
« Resposta #35 Online: 06 de Outubro de 2011, 21:32:35 »
Acho que em vez de se deterem a ensinar "Religião", um conceito tão vago e por consequência discutível, deveriam explorar matérias como OSPB (Organização Social e Política Brasileira) e algo como Educação Cívica... Mas claro que a OSPB não com o objetivo central de alienar a população enquanto se faziam as Ditaduras Militares. O problema é que exatamente assim como a religião, essas matérias seriam muito exploradas no sentido de forçar ideologias e acabar com a liberdade de nossos jovens que não têm maturidade suficiente para rejeitar conceitos e pensamentos equivocados.
"Uma vida sem causa é uma vida sem efeito."
(Barbarella)

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 06 de Outubro de 2011, 22:29:22 »
Tive OSPB e EMC e, sinceramente, não sei se serviram para alguma coisa.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 06 de Outubro de 2011, 22:31:57 »
Tive OSPB e EMC e, sinceramente, não sei se serviram para alguma coisa.

Para mim serviram. E muito.

Hoje eu rejeito totalmente qualquer conceito de nacionalismo.
Foto USGS

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 06 de Outubro de 2011, 22:40:19 »
Em que sentido essas disciplinas contribuíram para isso?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 06 de Outubro de 2011, 22:59:00 »
Em que sentido essas disciplinas contribuíram para isso?

Entre 1970 e 1977 eu tive EMC. A disciplina era ministrada na primeira aula de sexta-feira, dia em que perfilávamos para cantar o hino nacional e víamos o hasteamento da bandeira, que eram coisas que eu não gostava de fazer.

Depois eramos submetidos a 100 minutos de ideologização e idolatria nacionalista, onde os "homens de bem" da nação eram os militares, os religiosos (não os da Teologia da Libertação, é claro  :lol:) e os políticos de direita.

Com 14 anos eu não mais tolerava ouvir o hino, ver a bandeira ou escutar a bajulação aos detentores do statu quo de então.

Durante o ensino médio e o superior ocorreu a mesma coisa com aquelas excrescências chamadas de OSPB e EPB, respectivamente.
« Última modificação: 07 de Outubro de 2011, 08:56:34 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 07 de Outubro de 2011, 07:58:30 »
Ah. Minha EMC e OSPB não foram assim. :) Em EMC estudamos o hino com seu significado e história (foi onde aprendi o que era florão :) ), a bandeira (também foi quando foi ensinado que as cores não significavam p... de florestas e ouro nenhuns, mas sim as casas imperiais). Lembro que grande parte do tempo o professor perdia falando palavrões e fazendo troças :biglol: . Em OSPB foi mais uma aula de geografia que qualquer outra coisa, além de convidar palestrantes sobre variados assuntos.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 07 de Outubro de 2011, 08:56:15 »
Ah. Minha EMC e OSPB não foram assim. :) Em EMC estudamos o hino com seu significado e história (foi onde aprendi o que era florão :) ), a bandeira (também foi quando foi ensinado que as cores não significavam p... de florestas e ouro nenhuns, mas sim as casas imperiais). Lembro que grande parte do tempo o professor perdia falando palavrões e fazendo troças :biglol: . Em OSPB foi mais uma aula de geografia que qualquer outra coisa, além de convidar palestrantes sobre variados assuntos.

Voce teve estas disciplinas pelo menos uma década depois, quando a perspectiva histórica era outra. Outra coisa que pode ter contribuído para esta outra "visão" é a diferença entre a formação ideológica dos professores das regiões NE e S.
Foto USGS

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #42 Online: 07 de Outubro de 2011, 10:24:26 »
Hehe, minhas aulas de OSPB foram dadas por um velhinho próximo de se aposentar que se resumiam a 50 minutos de copiar o que o livro dizia. E ele tinha uma cara marota que parecia dizer "tolerem essa coisa inútil só até o fim do ano, meninos, depois vocês nunca mais a verão!".

Mas aí, é claro, no primeiro semestre de faculdade tinha Estudo dos Problemas Brasileiros como obrigatória. Meu consolo é que minha turma foi a última a ter que aturar esse resquício da Ditadura :lol:

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 07 de Outubro de 2011, 22:20:51 »
[...]
Mas aí, é claro, no primeiro semestre de faculdade tinha Estudo dos Problemas Brasileiros como obrigatória. Meu consolo é que minha turma foi a última a ter que aturar esse resquício da Ditadura :lol:

Qual foi o ano em que esta excrescência acabou?
Foto USGS

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 07 de Outubro de 2011, 22:45:20 »

Voce teve estas disciplinas pelo menos uma década depois, quando a perspectiva histórica era outra. Outra coisa que pode ter contribuído para esta outra "visão" é a diferença entre a formação ideológica dos professores das regiões NE e S.

É. Eu tive EMC em 85 a 88 (no CMBH) e OSPB em 92. Mas BH até outro dia ficava no SE. :biglol:

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 07 de Outubro de 2011, 23:01:27 »

É. Eu tive EMC em 85 a 88 (no CMBH) e OSPB em 92. Mas BH até outro dia ficava no SE. :biglol:

A minha referência era Natal. Eu não sabia que voce havia estudado em BH.
Foto USGS

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 08 de Outubro de 2011, 06:53:34 »
E você nunca leu nenhum dos meus posts sobre a dominação global por Minas durante o Apocalipse Z? :nao3: :biglol:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!