Enquanto os textos dos continentais são totalmente desprovidos de lógica e rigor
Como assim??
Poderia explicar melhor esta afirmação?
O que eu quis dizer é que geralmente os ''pensadores'' continentais constantemente se utilizam de uma verborragia ininteligível e frequentemente as obras deles são apenas comentários sobre as obras de filósofos passados, algo como comentários sobre comentários sobre comentários
ad infinitum . Outra questão é que raramente filósofos continentais contribuem para alguma área específica da filosofia como lógica, ética, estética, epistemologia etc..Geralmente os escritos deles abordam questões totalmente irrelevantes filosoficamente, e mesmo nos casos de problemas relevantes seus ''argumentos'' são sofríveis.
Por exemplo, um dos argumentos centrais de Nietzsche para não existência do deus cristão é que o cristianismo surgiu como produto da ''vingança'' dos escravos e povos dominados pelo império romano contra Roma e ''tudo que é grande e poderoso'', ora, esse raciocínio se baseia em uma falácia, a chamada ''falácia genética''. Esse exemplo não é isolado, as obras de Nietzsche são um exemplo claro da ininteligibilidade comum em muitos filósofos continentais, obras em que se encontram VÁRIAS falácias como petições de princípio, ad hominens e vários outros erros grosseiros de lógica. Não digo que todos os continentais sejam irrelevantes, o que eu penso é que a maioria deles o são. Essa não é apenas uma opinião pessoal minha, vários filósofos consideram tipos como Heidegger, Nietzsche e Derrida irrelevantes. Só para constar, qual a contribuição de alguns desses citados para a Lógica? E para a Ética? E para a Filosofia da Ciência? Quase toda a contribuição relevante feita para esses e outros campos filosóficos no século XX foram feitas por filósofos que se inserem na tradição analítica. Mesmo os analíticos que gostam e/ou são influenciados pela filosofia continental como Hales, Leiter e Danto não abusam de falácias e estão em um padrão argumentativo muito superior a Nietzsches da vida.
Então deixo a seguinte indagação, o preconceito contra filosofia que geralmente existe no Brasil é devido a confusão, falta de rigor e ''vale-tudo'' da filosofia continental?
Para responder a essa pergunta, primeiro eu deveria me convencer da premissa de que realmente existe esse preconceito generalizado contra a filosofia no Brasil. Seguindo o seu raciocínio, acho que quem teria motivo para exibir um certo preconceito seria o pessoal das ciências "hard", mas você não iria encontrar a mesma resistência nas ciências humanas.
Não só os cientistas ''Hard'' que possuem esse preconceito contra a filosofia, mesmo a opinião pública e a população em geral constantemente enxergam a filosofia como algo frívolo e irrelevante. Na verdade eu acho que essa divisão entre continental e analítica é meio inútil mesmo, o mais certo seria entre boa e má filosofia, o problema é que no Brasil o cenário acadêmico de humanas está completamente dominado por pós-modernistas que vem coisas como a lógica como a ''expressão da ideologia da classe média branca ocidental'' e outras bizarrices do tipo, sei disso pois antes de me formar em física cheguei a fazer dois anos de História. Tem tanto ''filósofo'' falando bobagem que o próprio filme da filosofia em geral está queimado.
Fazendo uma comparação, na Inglaterra, por exemplo, filosofia é vista como uma coisa séria, não como algo que qualquer zé-mané pode sair fazendo para dar uma de intelectual, prova disso é a quantidade de cursos envolvendo filosofia que se vê em uma universidade como Oxford, até um curso chamado ''Computer Science and Philosophy'' eles tem.
[...]
bem diferente do que estamos acostumados no Brasil, onde predomina o estudo de pensadores confusos e obscuros representantes da chamada filosofia continental (franco-gêrmanica) como Heidegger, Hegel, Derrida, Nietzsche e Cia Ltda.
[...]
Eu hesitaria, para dizer o mínimo, chamar Heidegger de "confuso e obscuro" e também de emparelhá-lo com Derrida.
O próprio Derrida citava Heidegger como sua principal influência, e qual a principal contribuição de Heidegger para qualquer campo específico da filosofia?´Tudo que vejo na obra dele é um subjetivismo exagerado e uma verborragia inócua. Posso estar errado, mas até hoje nunca vi ninguém explicar a importancia da obra de Heidegger de maneira inteligível.
Ótimo texto da crítica:
http://criticanarede.com/heidegger.html