[...]
E eu digo mais. Quem "tem preconceito" com "filosofia continental" é porque não CONSEGUE ENTENDER. Mal aê.
Tudo bem que eu passo dias na mesma página, mas pelo menos eu tou tentando.
Pois é, eu tive um professor que a 20 anos estudava 7 páginas da Crítica da Razão Pura, de Kant.... insistia, garimpava o texto, fazia de tudo...pensei comigo "que desperdicio de tempo, energia, inteligência e dinheiro"
Mas penso... será que nunca passou pela cabeça que certas coisas são dificeis de entender, não pq são complicadas, mas simplesmente pq não fazem mesmo nenhum sentido.
Além disso então, eu pergutaria se faz sentido ficar financiando pesquisas em filosofia sobre temas cuja relevância é nula?
Qual é a relevancia de se financiar, por exemplo, uma pesquisa de mestrado ou doutorado sobre "o cogito em Descartes"?
Pode ser preconceito meu contra esse tipo de filosofia falida que só existe para satisfazer curiosidade de pesquisador, mas cuja relevância é nula.
Um:
Eu não entendo nada do cogito em Descartes, mas uma coisa eu sei: relevância pra humanidade não é necessariamente medida em compensação financeira.
Se a gente fosse medir relevância da pesquisa pelo investimento feito pelas empresas e agências de fomento, as pesquisas feitas no Brasil seriam todas irrelevantes.
Dois:
Relevância também é diferente de tecnologia. O fato de uma pesquisa não ter aplicação prática aqui-e-agora não tira dela a relevância.
Eu infelizmente sou uma alminha materialista que curto aplicação prática. O meu autor-capeta é, vocês sabem, o Max Weber. Todas férias eu tento ler alguma coisa o Economia e Sociedade, toda vez eu falho, mas sei que tem gente que conseguiu, sei que essas pessoas conseguem ter uma compreensão do mundo contemporâneo da qual eu tenho um ligeiro VIBE, e sinto que se tivesse gente suficiente com domínio desse instrumental, uma tecnologia para colocar o mundo nos trilhos seria possível.
Às vezes, bobeando, eu assisti muito "pink e cérebro" na infância, mas enfim.
--------
Gente, eu quero um TEXTO tipo "Slavoj Zizek for dummies". Tentei ler uns textos dele e me perdi em meio às referências à psicanálise. E, como eu disse, eu não consigo acompanhar as entrevistas dele. Ele tem tique nervoso, eu tenho tique nervoso, eu assisto e o negócio desencadeia e aí é um deus nos acuda.