Autor Tópico: Tribunal religioso condena cachorro a morte  (Lida 3446 vezes)

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
Re: Tribunal religioso condena cachorro a morte
« Resposta #25 Online: 21 de Junho de 2011, 19:04:00 »
Que tal se nós, ateus, usássemos um pouco da principal ferramenta que temos, o velho e bom ceticismo, quando vemos notícias desse tipo veiculada na mídia de massa?
Será possível que acreditemos em algo apenas porque foi veiculado ou dito por algum repórter? Estaríamos cometendo o mesmo erro dos religiosos, de acreditar em algo apenas porque alguém disse e fez barulho.
No caso dessa "notícia", as pistas levariam facilmente a duvidar:
1. Pela religião judaica, o simples fato de se acreditar em reencarnação é pecado condenado
2. Não existem tribunais rabínicos com poder de condenar ninguém ou nada, em Israel. Ao que se saiba, o Israel ainda não é um país em que a lei mosaica tenha substituído o poder temporal.

A notícia era simplesmente falsa.

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/06/jornal-de-israel-admite-que-noticia-de-cao-condenado-a-morte-era-falsa.html

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/06/110620_israel_tribunal_cachorro_rc.shtml

Em resumo: por não utilizar o senso crítico e o ceticismo, gastamos tempo e armazenamento do site para discutir algo que simplesmente era mentira.

E por qual motivo duvidaríamos? Já houve caso de suicídio coletivo para pegar carona em espaçonave que acompanhava um cometa, homens-bomba se explodindo por Alá, crentes dando o último centavo para comprar uma cadeira numerada no paraíso...

Quando aparece mais alguma do mesmo nível, é perfeitamente normal levar a sério.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 21 de Junho de 2011, 19:56:53 »
Não! Eu só utilizei uma fonte da net (a mesma BBC) para embasar uma análise crítica anterior. Não existe reencarnação (nem maldição) no judaísmo.

Não?

Citação de: shemaysrael
Maldição ou bênção?

Escrito por Mário Moreno
Sex, 23 de Outubro de 2009 09:42

Você sabia que quando um verso da Torah é lido ao contrário ele pode transformar uma maldição numa bênção? Veja o que diz a tradição judaica.

...Teremos agora a ordem de Moshe quanto ao pronunciamento das bênçãos sobre os obedientes à Torah e das maldições aos desobedientes! Tal pronunciamento contaria com “testemunhas” de ambos os lados que também pronunciariam as palavras de bênção e maldição. “Falou mais Moisés, juntamente com os sacerdotes levitas, a todo o Israel, dizendo: Guarda silêncio e ouve, ó Israel! Hoje vieste a ser povo do Senhor teu D-us. Portanto obedecerás à voz do Senhor teu D-us, e cumprirás os seus mandamentos e os seus estatutos que hoje te ordeno. E Moisés deu ordem naquele dia ao povo, dizendo: Quando houverdes passado o Jordão, estes estarão sobre o monte Gerizim, para abençoarem o povo: Simeão, e Levi, e Judá, e Issacar, e José, e Benjamim; e estes estarão sobre o monte Ebal para amaldiçoar: Rúben, Gade, e Aser, e Zebulom, Dã e Naftali” (Dt 27:9-13). Estes montes – Gerizim e Ebal (palavra que significa “montanha nua”; “rocha”) estão lado a lado e por isso foram escolhidos para que ali se pronunciassem estas palavras, pois todo o povo poderia ouvi-las, de forma que a mensagem seria bem entendida por todos!

O foco deste texto está na palavra “maldito” ou “maldição”. Esta palavra vem do termo hebraico ´arar e significa “prender (por encantamento), cercar com obstáculos, deixar sem forças para resistir”. Nossa primeira conclusão é que quem infringe um destes mandamentos será preso (por encantamento), será cercado com obstáculos e será deixado sem forças para resistir!
[...]
Fonte
Foto USGS

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #27 Online: 21 de Junho de 2011, 20:21:52 »
Ao que se saiba, o Israel ainda não é um país em que a lei mosaica tenha substituído o poder temporal.

Ainda não é... está bem dito, porque não é por falta de vontade de muitos. Ainda por cima, se não for um estado judaico, então qual a sua legitimidade original?... Isto pondo de lado o absurdo de falar do judaísmo como se este fosse outra coisa que não uma religião...
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Luiz Fabris

• Nível 11
  • *
« Resposta #28 Online: 30 de Junho de 2011, 11:32:16 »
Não! Eu só utilizei uma fonte da net (a mesma BBC) para embasar uma análise crítica anterior. Não existe reencarnação (nem maldição) no judaísmo.

Não?

Citação de: shemaysrael
Maldição ou bênção?

Escrito por Mário Moreno
Sex, 23 de Outubro de 2009 09:42

Você sabia que quando um verso da Torah é lido ao contrário ele pode transformar uma maldição numa bênção? Veja o que diz a tradição judaica.

...Teremos agora a ordem de Moshe quanto ao pronunciamento das bênçãos sobre os obedientes à Torah e das maldições aos desobedientes! Tal pronunciamento contaria com “testemunhas” de ambos os lados que também pronunciariam as palavras de bênção e maldição. “Falou mais Moisés, juntamente com os sacerdotes levitas, a todo o Israel, dizendo: Guarda silêncio e ouve, ó Israel! Hoje vieste a ser povo do Senhor teu D-us. Portanto obedecerás à voz do Senhor teu D-us, e cumprirás os seus mandamentos e os seus estatutos que hoje te ordeno. E Moisés deu ordem naquele dia ao povo, dizendo: Quando houverdes passado o Jordão, estes estarão sobre o monte Gerizim, para abençoarem o povo: Simeão, e Levi, e Judá, e Issacar, e José, e Benjamim; e estes estarão sobre o monte Ebal para amaldiçoar: Rúben, Gade, e Aser, e Zebulom, Dã e Naftali” (Dt 27:9-13). Estes montes – Gerizim e Ebal (palavra que significa “montanha nua”; “rocha”) estão lado a lado e por isso foram escolhidos para que ali se pronunciassem estas palavras, pois todo o povo poderia ouvi-las, de forma que a mensagem seria bem entendida por todos!

O foco deste texto está na palavra “maldito” ou “maldição”. Esta palavra vem do termo hebraico ´arar e significa “prender (por encantamento), cercar com obstáculos, deixar sem forças para resistir”. Nossa primeira conclusão é que quem infringe um destes mandamentos será preso (por encantamento), será cercado com obstáculos e será deixado sem forças para resistir!
[...]
Fonte

Seria interessante ler, na mesma fonte que você citou, alguns parágrafos a mais:

Entre as “maldições” destacamos uma que segue abaixo.

“O teu boi será morto aos teus olhos, porém dele não comerás; o teu jumento será roubado diante de ti, e não voltará a ti; as tuas ovelhas serão dadas aos teus inimigos, e não haverá quem te salve” (Dt 28:31).

Para o Rabi Sheneur Zalman, a maldições não eram o desejo final de D’us. Ao contrário, D’us ama seu povo e quer regá-los com bênçãos. Estas maldições são somente superficiais, e ocultas dentro delas há bênçãos que o povo judeu eventualmente merecerá.

Um exemplo de bênçãos ocultas pode ser achado no seguinte passuk: "Shorechá tavuach le’enêcha velô tochal mimênu, chamorechá gazul milefanêcha velô yashuv lach, tsonechá netunot leoyevêcha veên lechá moshía." – "Seus bois serão abatidos perante os seus olhos e não comerás dele, seu burro será roubado de ti e não retornará, seu rebanho será dado aos seus inimigos e não terás nenhum salvador" (28:31).

Quando este passuk é lido de trás para frente, ele está cheio de bênçãos:

"Moshía lechá ve’ên leoyevêcha"– "Ele ajudará a vocês e não aos seus inimigos"– "yashuv lach tsonechá netunot" – "o seu rebanho que foi dado para outros retornará para você"– "velô milefanêcha gazul Chamorêcha" – "Teu burro não será roubado de ti" – "mimênu tochal velô le’enêcha tavuach shorêcha"– "Você comerá dele e seu boi não será abatido perante os teus olhos".
A diferença entre a inteligência e a ignorância é que a inteligência tem limite

Offline Luiz Fabris

• Nível 11
  • *
« Resposta #29 Online: 30 de Junho de 2011, 11:35:10 »
E por qual motivo duvidaríamos? Já houve caso de suicídio coletivo para pegar carona em espaçonave que acompanhava um cometa, homens-bomba se explodindo por Alá, crentes dando o último centavo para comprar uma cadeira numerada no paraíso...
Quando aparece mais alguma do mesmo nível, é perfeitamente normal levar a sério.
Pois eu sigo uma máxima: quanto mais extraordinária for a afirmação, mais extraordinária deve ser a prova. Eu sigo essa regra venha a afirmação de onde vier, independente da fonte.

Offline Luiz Fabris

• Nível 11
  • *
« Resposta #30 Online: 30 de Junho de 2011, 11:37:56 »
A própria noticia dizia que o tribunal (que realmente existe, segundo a sua própria notícia) teria negado o acontecimento e que as fontes do ocorrido eram todas extra-oficiais. O Estado de Israel, assim como a maioria do Oriente Médio é mais do que conhecido por deixar misturar política, judiciário e religião, então, sem surpresas até aí.

Não era um caso de reencarnação, mas de maldição, coisa que penso, exista sim na mitologia judaica, como existe em todas as mitologias.

A fonte da notícia não era nenhum tablóide. A BBC sempre (na minha opinião) foi uma fonte bem respeitável, tanto que a mesma tratou de se retratar quando recebeu novas informações.

Não vejo de forma nenhuma a discussão tida aqui como perda de tempo ou de memória...
Eu não teria nem prestado atenção se o tópico estivesse colocado na seção de notícias bizarras. Por outro lado, irei sempre a alertar aos céticos a necessidade de usar um saudável ceticismo sobre qualquer informação passada.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #31 Online: 30 de Junho de 2011, 15:19:08 »
A própria noticia dizia que o tribunal (que realmente existe, segundo a sua própria notícia) teria negado o acontecimento e que as fontes do ocorrido eram todas extra-oficiais. O Estado de Israel, assim como a maioria do Oriente Médio é mais do que conhecido por deixar misturar política, judiciário e religião, então, sem surpresas até aí.

Não era um caso de reencarnação, mas de maldição, coisa que penso, exista sim na mitologia judaica, como existe em todas as mitologias.

A fonte da notícia não era nenhum tablóide. A BBC sempre (na minha opinião) foi uma fonte bem respeitável, tanto que a mesma tratou de se retratar quando recebeu novas informações.

Não vejo de forma nenhuma a discussão tida aqui como perda de tempo ou de memória...
Eu não teria nem prestado atenção se o tópico estivesse colocado na seção de notícias bizarras. Por outro lado, irei sempre a alertar aos céticos a necessidade de usar um saudável ceticismo sobre qualquer informação passada.
Meu herói. :)
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline karlseduardo

• Nível 01
  • *
« Resposta #32 Online: 02 de Julho de 2011, 00:40:42 »
Em Nome de Deus,O Clemente,O Misericordioso
====================================

A notícia não é falsa é verdadeira e o comportamento de vocÊs mostra como vocês estão como  cachorrinhos adestrados pelo sionismo.

Para começar teve usuários que tentaram disvirtuar a noticia, afirmando que no judaismo não tem reencarnação. Bom , amigo, eu sou bacharel em teologia, estudo religião a décadas e eu tenha uma má noticia para vocês : o judaismo acredita em reencarnação ok, é que como o sionismo controla a midia ocidental eles não deixam vazar isto para dentro do publico cristão que acredita em ressurreição e assim haver um racha de opniões teológicas.Mais se os amigos aqui não acreditam em mim, por favor enviem email para algum site judaico e pergunte se eles acreditam em reencarnação e lá vão obter a resposta : sim.

Como eu sou amigão do peito de vocês eu já me dei ao trabalho e trago abaixo techo do site Beit chabad "sua referência judaica na internet" :

" O tema de guilgul neshamot, reencarnação de almas, não é mencionado explicitamente na Torá. No Zôhar, por outro lado, em Parashat Mishpatim, os segredos da reencarnação são discutidos exaustivamente. São então mais detalhados pelo Rabi Yitschac Luria (Ari), em um livro dedicado a este assunto, Shaar Haguilgulim, o Portal da Reencarnação.

Há uma razão para não encontrarmos qualquer menção explícita de reencarnação no Tanach (somente por meio de insinuações e pistas). D'us deseja que o homem seja completamente livre para fazer aquilo que deseja, para que possa ser totalmente responsável por suas ações. Se alguém soubesse explicitamente que com certeza reencarnaria se deixasse de retificar suas ações, poderia permanecer indiferente e apático. Poderia deixar de fazer todo o possível para acelerar sua evolução pessoal. Acreditando que não poderia ter qualquer influência no curso de sua vida, talvez renunciasse à toda responsabilidade, e deixasse tudo nas mãos do "destino."

Em Shaar Haguilgulim, o Ari explica que Adam (Adão) tinha uma alma universal que incluía aspectos de toda a criação [i.e., todo anjo individual e todo animal individual - todos tiveram de dar uma parte da própria essência a Adam; apenas como um reflexo em miniatura de todo o universo ele poderia ser conectado a toda criação, e elevá-la ou rebaixá-la...]. Sua alma também incluía todas as almas da humanidade em uma unidade mais elevada. Eis por que até mesmo uma ação de sua parte poderia ter efeito tão poderoso. Depois que ele comeu da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal, sua alma foi fragmentada em milhares de milhares de centelhas (fragmentos e fragmentos de fragmentos), que subseqüentemente tornaram-se revestidas/encarnadas em todo ser humano que viria a nascer e está vivo agora. A função principal dessas almas-centelhas é efetuarem todas juntas a retificação que Adam deveria fazer sozinho. "

[http://www.chabad.org.br/biblioteca/artigos/almas/index.html]

Esta ai acima a resposta, espero ter ajudado.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 02 de Julho de 2011, 07:25:18 »
Em Nome de Deus,O Clemente,O Misericordioso
====================================

A notícia não é falsa é verdadeira e o comportamento de vocÊs mostra como vocês estão como  cachorrinhos adestrados pelo sionismo.

Com base em quê você afirma que é verdadeira? E realmente, ontem mesmo veio um sionista aqui em casa me mandar deitar, rolar e me fingir de morto.  :hihi:

Para começar teve usuários que tentaram disvirtuar a noticia, afirmando que no judaismo não tem reencarnação. Bom , amigo, eu sou bacharel em teologia, estudo religião a décadas e eu tenha uma má noticia para vocês:
o judaismo acredita em reencarnação ok

Uh, um bacharel em teologia! E estuda religião há décadas! Isso é que é autoridade! :ok: E o judaísmo acredita em reencarnação? Nem vou dormir mais à noite com esta má notícia.

é que como o sionismo controla a midia ocidental eles não deixam vazar isto para dentro do publico cristão que acredita em ressurreição e assim haver um racha de opniões teológicas.

Estes sionistas, sempre com suas conspirações, controlando tudo e dominando o mundo!

Mais se os amigos aqui não acreditam em mim, por favor enviem email para algum site judaico e pergunte se eles acreditam em reencarnação e lá vão obter a resposta : sim.

Não preciso passar o e-mail, como duvidar da palavra de um bacharel em teologia? Além do que, os malditos sionistas dominadores da mída mundial provavelmente irão mentir descaradamente.

Como eu sou amigão do peito de vocês eu já me dei ao trabalho e trago abaixo techo do site Beit chabad "sua referência judaica na internet" :

" O tema de guilgul neshamot, reencarnação de almas, não é mencionado explicitamente na Torá. No Zôhar, por outro lado, em Parashat Mishpatim, os segredos da reencarnação são discutidos exaustivamente. São então mais detalhados pelo Rabi Yitschac Luria (Ari), em um livro dedicado a este assunto, Shaar Haguilgulim, o Portal da Reencarnação.

Há uma razão para não encontrarmos qualquer menção explícita de reencarnação no Tanach (somente por meio de insinuações e pistas). D'us deseja que o homem seja completamente livre para fazer aquilo que deseja, para que possa ser totalmente responsável por suas ações. Se alguém soubesse explicitamente que com certeza reencarnaria se deixasse de retificar suas ações, poderia permanecer indiferente e apático. Poderia deixar de fazer todo o possível para acelerar sua evolução pessoal. Acreditando que não poderia ter qualquer influência no curso de sua vida, talvez renunciasse à toda responsabilidade, e deixasse tudo nas mãos do "destino."

Em Shaar Haguilgulim, o Ari explica que Adam (Adão) tinha uma alma universal que incluía aspectos de toda a criação [i.e., todo anjo individual e todo animal individual - todos tiveram de dar uma parte da própria essência a Adam; apenas como um reflexo em miniatura de todo o universo ele poderia ser conectado a toda criação, e elevá-la ou rebaixá-la...]. Sua alma também incluía todas as almas da humanidade em uma unidade mais elevada. Eis por que até mesmo uma ação de sua parte poderia ter efeito tão poderoso. Depois que ele comeu da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal, sua alma foi fragmentada em milhares de milhares de centelhas (fragmentos e fragmentos de fragmentos), que subseqüentemente tornaram-se revestidas/encarnadas em todo ser humano que viria a nascer e está vivo agora. A função principal dessas almas-centelhas é efetuarem todas juntas a retificação que Adam deveria fazer sozinho. "

[http://www.chabad.org.br/biblioteca/artigos/almas/index.html]

Esta ai acima a resposta, espero ter ajudado.

Não sei quanto aos outros, mas poucas coisas me interessam menos do que saber se judeus acreditam ou não em reeencarnação, saci pererê, ou na mula sem cabeça.
"Deus prefere os ateus"

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 02 de Julho de 2011, 12:25:46 »

Para começar teve usuários que tentaram disvirtuar a noticia, afirmando que no judaismo não tem reencarnação. Bom , amigo, eu sou bacharel em teologia, estudo religião a décadas e eu tenha uma má noticia para vocês : o judaismo acredita em reencarnação ok, é que como o sionismo controla a midia ocidental eles não deixam vazar isto para dentro do publico cristão que acredita em ressurreição e assim haver um racha de opniões teológicas.Mais se os amigos aqui não acreditam em mim, por favor enviem email para algum site judaico e pergunte se eles acreditam em reencarnação e lá vão obter a resposta : sim.

" O tema de guilgul neshamot, reencarnação de almas, não é mencionado explicitamente na Torá. No Zôhar, por outro lado, em Parashat Mishpatim, os segredos da reencarnação são discutidos exaustivamente. São então mais detalhados pelo Rabi Yitschac Luria (Ari), em um livro dedicado a este assunto, Shaar Haguilgulim, o Portal da Reencarnação. [...]

O Zôhar é um livro da Kabala, o esoterismo judaico, não do judaísmo em si. E mesmo na kabala a posição quanto a reencarnação é controversa e não um consenso, como o texto quer fazer crer. Dizer que o judaísmo aceita a reencarnação porque determinadas correntes da kabala aceitam é tão nonsense quanto dizer que o cristianismo aceita a reencarnação porque determinadas correntes da gnose aceitam ou que o islamismo aceita a reencarnação porque determinadas correntes do sufismo aceitam.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!