Enquete

Visando coletar dados para possível tópico pergunto: Em que possíveis ambientes vocês nasceram e cresceram?

Nasci e fui criado em meio ao cristianismo e derivados (evangélicos, luteranos, batistas, etc)
Nasci e fui criado em meio ao judaísmo
Nasci e fui criado em meio ao islamismo
Nasci e fui criado em meio a outras crenças monoteístas
Nasci e fui criado em meio a crenças politeístas
Nasci e fui criado em meio ao espiritismo
Nasci e fui criado em meio ao budismo
Nasci e fui criado em meio ao hinduísmo
Nasci e fui criado em meio a DIVERSAS crenças
Nasci e fui criado com liberdade de escolha de crença
Nasci e fui criado sem crenças (ateu)
Nasci e fui criado em OUTROS (que não se enquadrem nos itens acima)

Autor Tópico: Qual(is) foi(ram) sua(s) crença(s) de origem/nascimento ?  (Lida 4179 vezes)

Offline PTAH2

• Nível 03
  • *
Qual(is) foi(ram) sua(s) crença(s) de origem/nascimento ?
« Online: 19 de Junho de 2011, 20:57:10 »
Visando coletar dados para possível tópico pergunto: Em que possíveis ambientes vocês nasceram e cresceram?

EDIÇÃO:
Foi intencional ter juntado todas as 'ramificações' do cristianismo.

Apresento aqui um mapa muito interessante: 5.000 anos de evolução das grandes religiões em 90 segundos: [IRÁ REQUERER FLASH INSTALADO]

http://www.mapsofwar.com/images/Religion.swf

RETIRADO DO SITE: http://www.mapsofwar.com/ind/history-of-religion.html
« Última modificação: 20 de Junho de 2011, 22:52:05 por PTAH2 »

Offline Salazar

• Nível 20
  • *
Re: Qual(is) foi(ram) sua(s) crença(s) de origem/nascimento ?
« Resposta #1 Online: 19 de Junho de 2011, 21:03:01 »
Católico até os meus 14 anos.
Acho que a enquete seria melhor elaborada se tirarmos algumas opções obsoletas(islamismo) e separar os diversos tipos de cristianismo em outras opções.
« Última modificação: 19 de Junho de 2011, 21:06:50 por Salazar »

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #2 Online: 19 de Junho de 2011, 21:08:01 »
Fui criado em meio a uma família católica, em uma comunidade católica, de uma cidade basicamente católica.

Fiz catequese, primeira (e única) comunhão, e fui crismado, embora desde que eu me lembre nunca acreditei em nada daquilo que eu ouvia. Fazia apenas por pressão da minha mãe. Hoje só entro em igrejas para assistir casamentos de amigos.

É isso.
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 19 de Junho de 2011, 22:14:22 »
Seria interessante talves uma divisão entre católicos e evangélicos em geral, pois esses diferem substancialmente em sua relação com a religião.

Tenho criação católica, batizado e crismado... Tive um contato posterior mais próximo com a religião espírita e testemunha dos danos causados por essa crença em um parente próximo.

Não vejo com bons olhos nenhuma religião.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #4 Online: 20 de Junho de 2011, 08:58:14 »
Protestante/presbiteriano; e bem-vindo :)

Offline rizk

• Nível 11
  • *
« Resposta #5 Online: 20 de Junho de 2011, 09:12:19 »
Católico até os meus 14 anos.
Acho que a enquete seria melhor elaborada se tirarmos algumas opções obsoletas(islamismo) e separar os diversos tipos de cristianismo em outras opções.
Também acho!
Os quebra-paus entre minha mãe católica e meu pai batista-sem-religião foram IMPORTANTÍSSIMOS na minha criação!  :lol:

Offline Titoff

• Nível 23
  • *
« Resposta #6 Online: 20 de Junho de 2011, 09:39:39 »
Ih, eu vim de todo tipo de "malucos"... :lol:

Até fiz primeira comunhão na ICAR, mas além da influência do catolicismo, minha família tem espíritas, candomblés, umbandas, budismo, gente filiada a AMORC, etc.

O importante é nos darmos todos bem. :ok:

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #7 Online: 20 de Junho de 2011, 10:04:05 »
Coloquei: fui criado com liberdade de escolha. Poderia dizer "católico", pois estudei em colégios católicos e fiz primeira comunhão. Mas o fato é que a
religião nunca foi algo forte em casa. Era mais uma espécie de convenção social. Por outro lado, até os 14 anos tentei levar a sério o catolicismo, mas
depois fiquei bom.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 20 de Junho de 2011, 10:10:47 »
Católico apostólico romano de nascimento, batismo e primeira comunhão.
Foto USGS

Offline Luiz Fabris

• Nível 11
  • *
« Resposta #9 Online: 20 de Junho de 2011, 10:25:20 »
Nasci e fui criado em família católica praticante, pelo lado materno. Meu pai era católico mas não praticava.
Até os 11 anos de idade, eu era bastante carola. Frequentava a missa todos os domingos e, muitas vezes, durante outros dias da semana.
Aos 11 anos eu era colaborador leigo da igreja e fiz o curso de iniciação vocacional. Foi nesse curso que tive o primeiro contato com os assim chamados "pensadores católicos" e conheci suas idéias. Ao terminar o curso eu era um ateu completo.
Basta ler com um pouco de raciocínio crítico as obras de Agostinho de Hipona ou Tomás de Aquino e garanto que qualquer um vira ateu.
A diferença entre a inteligência e a ignorância é que a inteligência tem limite

Offline Pellicer

• Nível 21
  • *
« Resposta #10 Online: 20 de Junho de 2011, 19:10:36 »
A única presença de Deus na minha criação foi ser citado em expressões como "Deus me livre", "Seja o que Deus quiser" , "Que Deus me perdoe", etc.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #11 Online: 20 de Junho de 2011, 20:23:05 »
Fui batizado na igreja e até usava aquelas fitinhas no braço, de Nossa Senhora Aparecida, que tinham que permanecer até se desgastar totalmente, era minha vó que me dava esse "presente"  :(
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Mr."A"

• Nível 24
  • *
« Resposta #12 Online: 20 de Junho de 2011, 20:36:13 »
Eu era católico fervoroso até 13 ou 14 anos. Fiz catequese, primeira comunhão, confessei; a única coisa que não consegui foi jejuar na sexta-feira santa: a tentação para comer um pedaço de carne foi grande. Por incrível que pareça, o próprio ambiente crente-cristão-católico também me ensinou a ser descrente como sou hoje.
8-)

Offline Mister B

• Nível 13
  • *
  • Walt Whitman, Brahms, Darwin, Marx. Pode escolher!
« Resposta #13 Online: 20 de Junho de 2011, 21:02:22 »
Católico apostólico romano pra valer. Fui até coordenador de pastoral, participava de conselhos, encontro de jovens, treinamentos de lidernça cristã. O que imaginar da ICAR, eu participava.
"O cristianismo nos afirma que há um homem invisível, que vive no céu e vigia tudo o que fazemos, o tempo todo. O homem invisível tem uma lista de 10 coisas que ele não quer que a gente faça. Se você fizer qualquer uma dessas coisas, o homem invisível tem um lugar especial, cheio de fogo, fumaça, sofrimento, tortura e angústia onde ele vai lhe mandar viver, queimando, sofrendo, sufocando, gritando e chorando para todo o sempre. Mas ele ama você!
George Carlin

Offline Salazar

• Nível 20
  • *
« Resposta #14 Online: 20 de Junho de 2011, 21:07:19 »
Católico apostólico romano pra valer. Fui até coordenador de pastoral, participava de conselhos, encontro de jovens, treinamentos de lidernça cristã. O que imaginar da ICAR, eu participava.
Poderia discorrer um pouco como foi sua experiencia na Opus Dei?  :hihi: :hihi:

Offline Mister B

• Nível 13
  • *
  • Walt Whitman, Brahms, Darwin, Marx. Pode escolher!
« Resposta #15 Online: 20 de Junho de 2011, 21:12:04 »
Poderia discorrer um pouco como foi sua experiencia na Opus Dei?  :hihi: :hihi:
Ahahahahahaha, não dei essa "sorte". Cresci na ala esquerdista da ICAR, mais voltada para a Teologia da Libertação. Meus pais adoravam o Frei Betto, Leonardo Boff... Falava-se muito da conciliação entre o marxismo e a religião. Participei de treinamentos voltados para isso, inclusive.
"O cristianismo nos afirma que há um homem invisível, que vive no céu e vigia tudo o que fazemos, o tempo todo. O homem invisível tem uma lista de 10 coisas que ele não quer que a gente faça. Se você fizer qualquer uma dessas coisas, o homem invisível tem um lugar especial, cheio de fogo, fumaça, sofrimento, tortura e angústia onde ele vai lhe mandar viver, queimando, sofrendo, sufocando, gritando e chorando para todo o sempre. Mas ele ama você!
George Carlin

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #16 Online: 20 de Junho de 2011, 21:45:50 »
ICAR. Mas nada de muito fanatismo. Bem missa uma vez por ano mesmo.

Offline rizk

• Nível 11
  • *
« Resposta #17 Online: 20 de Junho de 2011, 21:46:43 »
Cresci na ala esquerdista da ICAR, mais voltada para a Teologia da Libertação. Meus pais adoravam o Frei Betto, Leonardo Boff... Falava-se muito da conciliação entre o marxismo e a religião. Participei de treinamentos voltados para isso, inclusive.
Yeahhhh! Eu vivia metida nas Campanhas da Fraternidade, arrecadava alimento e roupa e todas as coisas, era fodástico.
Lá no colégio em que eu estudei eles davam a maior importância pra isso de caridade e tal. Mesmo as crianças mais pequenas trabalhavam, colocavam as coisas nas caixas para os mais velhos levarem para as comunidades carentes.
Inclusive, isso é a coisa que eu mais sinto falta da igreja: desde que eu saí, nunca mais foi a mesma coisa.
Nos meios seculares, o povo não liga muito pra caridade. Eu posso ser atéia e do capeta, mas disso eu não abro mão.

Viviam me chamando para os cursos de líderes, eu nunca fui. Meu amigo que foi acabou virando um bundão. Mas os encontros de jovens eram bacanas, tinha bolo de chocolate e fogueiras e coisas da hora.

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #18 Online: 20 de Junho de 2011, 22:41:54 »
Mas vc acreditava em deus, bíblia, ..., mesmo?

Offline PTAH2

• Nível 03
  • *
« Resposta #19 Online: 20 de Junho de 2011, 22:53:08 »
ADICIONEI UM FLASH SOBRE A HISTÓRIA DA EVOLUÇAO DAS RELIGIÕES.

Muito interessante, confiram e observem o vírus se espalhando  :twisted:

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #20 Online: 20 de Junho de 2011, 23:10:32 »
Ola Contini,

Desculpe-me pela invasão de sua privacidade familiar, mas vc poderia relatar o ocorrido? Acho "bom" estes exemplos, pois podem ajudar a ajudar a alguém. Se não se sentir a vontade, sem problemas.

Abs
Felipe

Offline Osler

• Nível 25
  • *
« Resposta #21 Online: 21 de Junho de 2011, 00:37:20 »
Meu pai era agnóstico, minha mãe católica não praticante, ao se separarem a única exigência do meu pai foi de que eu e meu irmão nunca frequentassemos qualquer serviço religiosos até completar 18 anos.
Minhã mãe nunca ia a missa, o máximo de religião que conheci foi através da minha avó materna que me contava histórias bíblicas pois desde que eu me lembre fui ateu e falava que era.  Tadinha da minha avó, a primeira história que ela me contou foi o sacrifício do cordeiro, fiquei chocado com a história e se tinha algum pendor para a religião acabou naquela hora.
Ah, mas fui batizado
“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 21 de Junho de 2011, 12:43:56 »
Ola Contini,

Desculpe-me pela invasão de sua privacidade familiar, mas vc poderia relatar o ocorrido? Acho "bom" estes exemplos, pois podem ajudar a ajudar a alguém. Se não se sentir a vontade, sem problemas.

Abs
Felipe
Simples... Sempre gostei muito de ciencias e de ler! Ler a biblia inteira é uma grande ferramenta de desconversão em relação ao deus judaico-cristão. Os outros deuses caem por consequencia. E entender um pouco melhor o mundo vai eliminando as lacunas onde os deuses costumam se esconder.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Peccatum

• Nível 10
  • *
« Resposta #23 Online: 21 de Junho de 2011, 12:58:30 »
Nasci e fui criado com liberdade de escolha de crença. Meus pais são católicos, mas não são praticantes.
Quando criança, minha avó insistiu para que eles me batizassem. Foram até o padre, porém ele recusou me batizar sem que meus pais comprovassem frequencia na igreja. Mandaram o padre tomar naquele lugar, e deixaram meu batismo de lado  :biglol:
« Última modificação: 21 de Junho de 2011, 13:04:14 por Peccatum »

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #24 Online: 21 de Junho de 2011, 15:12:55 »
Fui batizado católico, mas, na verdade, nunca tive muito contato com o catolicismo. Tive mais contato com o protestantismo pentecostal (assembleias de deus da vida) por influência de minha mãe a avós maternos. Cheguei até me batizar por volta dos 15-16 anos. Pouco tempo depois abandonei e aos poucos acabei me tornando ateu.
« Última modificação: 21 de Junho de 2011, 15:17:40 por West »
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!