Enquete

Visando coletar dados para possível tópico pergunto: Em que possíveis ambientes vocês nasceram e cresceram?

Nasci e fui criado em meio ao cristianismo e derivados (evangélicos, luteranos, batistas, etc)
Nasci e fui criado em meio ao judaísmo
Nasci e fui criado em meio ao islamismo
Nasci e fui criado em meio a outras crenças monoteístas
Nasci e fui criado em meio a crenças politeístas
Nasci e fui criado em meio ao espiritismo
Nasci e fui criado em meio ao budismo
Nasci e fui criado em meio ao hinduísmo
Nasci e fui criado em meio a DIVERSAS crenças
Nasci e fui criado com liberdade de escolha de crença
Nasci e fui criado sem crenças (ateu)
Nasci e fui criado em OUTROS (que não se enquadrem nos itens acima)

Autor Tópico: Qual(is) foi(ram) sua(s) crença(s) de origem/nascimento ?  (Lida 4180 vezes)

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
Re: Qual(is) foi(ram) sua(s) crença(s) de origem/nascimento ?
« Resposta #25 Online: 21 de Junho de 2011, 15:31:07 »
Católico, porém meu pai (sob fortes críticas na minha mãe) matriculou eu e meus irmãos para fazer catequese. Resultado: não permanecemos nem um dia nisto. Na hora do almoço corremos para casa (sim, era pertinho) e nunca mais voltamos.

Meu pai teve que se conformar. E não tocamos mais neste assunto desde então.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 21 de Junho de 2011, 23:31:51 »
Eu nasci ateu. Aí os meus pais me ensinaram sobre Deus e Papai Noel. Eu deixei de acreditar primeiro neste, e bem mais tarde naquele, após primeiro estudar numa escola católica, onde recebi alguma educação religiosa, e depois ser arrastado para um centro espírita, onde me colocaram medo de fantasmas.

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #27 Online: 22 de Junho de 2011, 00:45:28 »
Nasci católico como o normal, mas, não fui chegar lá comer biscoito branquinho. Não fui certo como a fazer e tal... eu era confuso minha época.
Após isto, interessei algumas religiões quando tinha internet aqui minha cidade com preço bom (300 horas por 30 reais) a época linha discada não existia provedor discada gratuito, só depois entrei o IG tinha de graça, porque era legal conhecer várias religiões e vários conceitos diferentes.

Tenho vergonha contar aqui, eu era garoto extremamente confuso, quando o padre me perguntava (nem faço idéia que ele falou!!!). 

Assim tomei vergonha frente altar na igreja e fui saindo gentilmente e todo mundo me olhando...

E assim já visitei várias religiões nem você imagima... espírita, batista, eu era o grupinho canção nova, e etc... até mesmo esoterismo e gnose... até um dia conversei a islã.
E assim parei tudo...

Offline Salazar

• Nível 20
  • *
« Resposta #28 Online: 22 de Junho de 2011, 00:56:16 »
Nasci católico como o normal, mas, não fui chegar lá comer biscoito branquinho. Não fui certo como a fazer e tal... eu era confuso minha época.
Após isto, interessei algumas religiões quando tinha internet aqui minha cidade com preço bom (300 horas por 30 reais) a época linha discada não existia provedor discada gratuito, só depois entrei o IG tinha de graça, porque era legal conhecer várias religiões e vários conceitos diferentes.

Tenho vergonha contar aqui, eu era garoto extremamente confuso, quando o padre me perguntava (nem faço idéia que ele falou!!!). 

Assim tomei vergonha frente altar na igreja e fui saindo gentilmente e todo mundo me olhando...

E assim já visitei várias religiões nem você imagima... espírita, batista, eu era o grupinho canção nova, e etc... até mesmo esoterismo e gnose... até um dia conversei a islã.
E assim parei tudo...
Esoterismo e Gnosticismo são o suprassumo da bullshit, sério, tem hora que eu quase me mijo de rir dos textos deles.
Mas conta mais um pouco sobre essa historia do islã Vito, como foi o contato com a religião? Foi só pela internet ou chegou a participar de um grupo físico?

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #29 Online: 22 de Junho de 2011, 09:51:41 »
Católico, batizado e crismado. Ia a missa todo domingo, fazia comunhao e recitava junto com o padre todo o missal (tomai todos e bebei, esse é cálice do meu sangue, da nova e eterna alinaça, que será derramdo sobre vós e por todos, fazei isso em memória de mim, blablabla). Rezava todo dia antes de dormir e ao acordar. Comecei a perder a fé apenas observando a hipocrisia das pessoas que iam a missa e de tanto ouvir o meu esculhambar o padre da cidade (o padreco era um cachaceiro). O resto foi aos poucos, com os questionamentos que todo mundo faz.
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 22 de Junho de 2011, 12:52:44 »
Nasci católico como o normal, mas, não fui chegar lá comer biscoito branquinho.

Não é biscoito, é a carne de Cristo! Mas, por coincidência, parece que carne humana tem gosto de biscoito.

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #31 Online: 22 de Junho de 2011, 20:55:32 »
Esoterismo e Gnosticismo são o suprassumo da bullshit, sério, tem hora que eu quase me mijo de rir dos textos deles.
Mas conta mais um pouco sobre essa historia do islã Vito, como foi o contato com a religião? Foi só pela internet ou chegou a participar de um grupo físico?
Tenho vergonha contar de novo, CONFESSO comprei os livros de gnoses até o cartaz fundador gnose. Bem só gastei 30 contos. Hahahah... :/

Sobre a islã, é a muçulmana via internet que conheci ela criticou O Encosto a época muito atrás era o site antigo forumnow Religião é Veneno.
Ela me conversou demais, me mostrou algumas coisas e como funciona a Meca, como ela usa o véu era só apenas ser servir a Alá. Mas nunca pessoalmente.
Mas ela é legal... Mas aquela época ela era odiosa nos EUA, com causa as guerras ela postava via blog, mas depois uns 7 anos não sei e muitas coisas mudaram. Faz um tempão o contato parece ela me bloqueou e meu outro msn já era porque eu tinha contato o email.

Não é biscoito, é a carne de Cristo! Mas, por coincidência, parece que carne humana tem gosto de biscoito.
Eu juro é biscoito, me falaram eram só biscoito mesmo...

Offline José H.

• Nível 13
  • *
« Resposta #32 Online: 22 de Junho de 2011, 22:11:56 »
Meus parentes do lado de mãe são espíritas, do lado de pai católicos.
Nunca fui batizado ou crismei e meus parentes católicos ficam horrorizados com isso, sempre falam que eu devo me batizar antes que seja tarde demais. Alguns anos atrás eu até pensei em fazer isso para agradá-los, mas gosto mais de ver a cara de espanto deles quando o assunto é mencionado.

Offline Pellicer

• Nível 21
  • *
« Resposta #33 Online: 22 de Junho de 2011, 22:32:20 »
Meus parentes do lado de mãe são espíritas, do lado de pai católicos.
Nunca fui batizado ou crismei e meus parentes católicos ficam horrorizados com isso, sempre falam que eu devo me batizar antes que seja tarde demais. Alguns anos atrás eu até pensei em fazer isso para agradá-los, mas gosto mais de ver a cara de espanto deles quando o assunto é mencionado.

Você sempre pode falar que o papa Bento XVI perdoou quem morre sem ser batizado então você pode ir pro céu depois que morrer.

Offline PTAH2

• Nível 03
  • *
« Resposta #34 Online: 22 de Junho de 2011, 22:54:33 »
Bom, já que muitos se manifestaram e 'desabafaram', também acho interessante comentar um pouco sobre minha vida errante.

Fazendo uma breve recapitulação em alguns parágrafos:
Lembro-me bem dos tempos de ir na igreja e passar os 45-50 minutos mais aborrecedores da(s) minha(s) semana(s). Ainda recordo bem, onde acho ter sido o princípio de toda a dúvida.... naquela tal de confissão. Tinha um colega que disse ter "sentido-se mais leve" após falar com o padre, mas eu sabia que pelo riso dele, que ele só falara isso para alegrar os coordenadores. Na minha vez, fui sincero comigo mesmo.... e admiti que isso não havia feito a menor diferença. Por 'incentivo' parental, até participei de grupos de jovens, mas logo me afastei.

Nunca havia gostado de ler, porém, por alguns motivos, começei a ler... até chegar ao ponto desenfreado de ler por mais de 13horas seguidas (breve pausa de 15minutos para almoço). Com o tempo evolui. Na faculdade, perguntaram-me, se com tudo o que eu lia, tinha me tornado ateu. Respondi que não, apenas havia mudado/aprofundado algumas concepções filosóficas. Mas novamente, o mundo evolui, e é imperioso que o ser humano evolua.

Finalmente fui convidado a grupos esotéricos/gnósticos/filosóficos, os quais contribuiram de maneira positiva. Cheguei à conclusão (e mantenho a mesma opinião) de que essas pessoas tinham muitos conhecimentos, mesmo descontando tudo o que era qualificável como "crenças-vãs". Novamente fui evoluindo e cheguei a agnóstico. Relato, mesmo com todo o nonsense que ali presenciei, deu para ter uma real noção de politeísmo e uma mistureba de crenças, rituais e símbolos.  Nestes grupos, pessoas de várias hierarquias sociais e faixas etárias se encontravam e discutiam como se todos tivessem uma opinião válida. Ainda hoje sinto falta e lembro dos bons tempos que foram essas discussões. Não haviam agressões verbais ou forçada superioridade intelectual.  [felizmente, alguns tópicos e discussões que li neste fórum, estão me lembrando daqueles bons tempos e fazendo revive-los)

No final das contas, saí por não conseguir aguentar mais tantas 'crenças-vãs'. Ainda hoje me pergunto, porque pessoas tão inteligentes se ligam a tanta coisa sem fundamentos/evidências/ provas. Conheci uma pessoa, que no leito de morte tornou-se atéia.... e depois acabou se recuperando (obviamente não por ter tornado-se atéia, mas por ter convalescido biológicamente), e nessa época já era uma pessoa sem deus(es).

Em minha evolução final, que já perdura por anos, adoto uma postura ateu-cética: ateísmo não é religião e não se comporta como tal, e é admissão do óbvio/certo/evidenciado/provado (não meramente um 'acreditar no não acreditar', como li em algum comentário). Se não existem provas/evidências... admito o óbvio científico/lógico e não o improvável. E não sinto-me constrangido em descartar algo que era tido como óbvio científico e que passa para improvável, pois a ciência é uma arte em contínua evolução e muitas vezes um erro pode nos levar a novas e maiores descobertas.

Offline nikita

• Nível 13
  • *
« Resposta #35 Online: 23 de Junho de 2011, 22:22:24 »
Fui criada como católica, batizada, crismada, confessada, hostiada, missada......meu pai, católico e minha mãe protestante (não praticantes mas casados na igreja episcopal). Mas tivemos muita liberdade de questionar dentro de casa. Acho que a religião era só para cumprir a parte social e não era relevante nas nossas vidas. Minha avó paterna sim era católica fanática. Meus pais até casaram na igreja católica pouco antes da velhinha morrer só para assegurá-la de que não iriam arder no inferno. Hoje sou atéia graças a eles mesmos pois percebi que apesar de acharem que religião era coisa do bem, eles próprios não acreditavam em nada dos bullshits da bíblia nem em Deus. Detalhe: batizei meu filho na católica - que tolice - para cumprir o social. Ainda bem que ele tem suas próprias convicções ( nem ateu, nem religioso, mais para agnóstico).

Offline Mr."A"

• Nível 24
  • *
« Resposta #36 Online: 24 de Junho de 2011, 00:35:44 »
Nasci católico como o normal, mas, não fui chegar lá comer biscoito branquinho. Não fui certo como a fazer e tal... eu era confuso minha época. Após isto, interessei algumas religiões quando tinha internet aqui minha cidade com preço bom (300 horas por 30 reais) a época linha discada não existia provedor discada gratuito, só depois entrei o IG tinha de graça, porque era legal conhecer várias religiões e vários conceitos diferentes.

[...]

E assim parei tudo...

Que interessante essa diversidade em Teixeira. Sempre achei que fosse a cidade das igrejas protestantes. Mas também, nunca estive aí, apenas conheci alguns de seus conterrâneos e percebia uma tendência neles em serem evangélicos.
« Última modificação: 24 de Junho de 2011, 00:42:41 por Mr."A" »
8-)

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #37 Online: 25 de Junho de 2011, 11:23:20 »
Eu juro é biscoito, me falaram eram só biscoito mesmo...
Biscoito com gosto de isopor ... A bolacha ázima dos evangélicas é mais gostosa.
Mars ain't the kind of place
To raise your kids
In fact, it's cold as hell

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!