Autor Tópico: Tecnologia x o rabo da gaussiana  (Lida 3088 vezes)

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
Re: Tecnologia x o rabo da gaussiana
« Resposta #25 Online: 28 de Junho de 2011, 18:36:42 »
O que eu nunca entendi é que, por exemplo, pegando o caso do Brasil, onde não temos vias sem limite de velocidade, e a velocidade máxima permitida em algumas estradas é de 110km/h, por que temos carros que chegam a 250~280km/h? Teria problema se os carros saissem da fábrica com um limitador de velocidade em, digamos, 120km/h?

Estou farto de fazer essa pergunta... sem resposta. Pura e simplesmente não deviam poder circular viaturas com maior velocidade.
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #26 Online: 28 de Junho de 2011, 18:43:52 »
Teve uma época que eles tiveram mais de 5.000 bombas biológicas, mas um presidente mandou destruir em 1971, e se não me engano, pesquisas foram descontinuadas. E faz todo sentido isso, para que eles iriam desenvolver algo que não pudessem controlar direito quando usado?

Pelo que eu apurei, o EUA tinham um estoque de armas biológicas do tipo esporos de carbúnculo e que foram destruídas sob ordens de Nixon em 1970.

Acho que o problema nesse caso, é que o grupo A quer que sua arma seja eficaz contra o grupo B, mas como somos todos humanos, nada vai impedir
que sua arma também seja eficaz contra A. O problema é SE for possível no futuro um amador fabricar tais tipos de arma, intencionalmente ou não,
apenas "for the LOLz". A estupidez já existe, falta só o instrumento adequado. :)
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #27 Online: 28 de Junho de 2011, 21:11:51 »
O que eu nunca entendi é que, por exemplo, pegando o caso do Brasil, onde não temos vias sem limite de velocidade, e a velocidade máxima permitida em algumas estradas é de 110km/h, por que temos carros que chegam a 250~280km/h? Teria problema se os carros saissem da fábrica com um limitador de velocidade em, digamos, 120km/h?

[mode = Libertário]
Porque isso seria mais um ataque do Estado à liberdade do indivíduo!!!11eleventy
[mode off]

Alto lá! Os libertários advogam estradas não-estatais, ao invés de estradas estatais desreguladas.  :no:

E quanto ao Peróxido de Hidrogênio, o que o Libertários têm a dizer?

Sobre sua comercialização?

Liddell,

O ponto que eu quero chegar é uma crítica (não ofensiva) a modelos. Se todo libertário tem um regulamento, uma filosofia ou afins a respeito que qualquer coisa, inclusive sobre uma banal água oxigenada, logo eu posso inventar uma filosofia para mim e que se exploda qualquer outro modelo/ideologia.

Prefiro o senso comum a ter que levantar uma bandeira ideológica que, em algum ponto, vai falhar de uma forma ou de outra.

Offline Liddell Heart

• Nível 26
  • *
  • “É melhor reinar no inferno do que servir no céu”
« Resposta #28 Online: 28 de Junho de 2011, 22:03:00 »

[mode = Libertário]
Porque isso seria mais um ataque do Estado à liberdade do indivíduo!!!11eleventy
[mode off]

Alto lá! Os libertários advogam estradas não-estatais, ao invés de estradas estatais desreguladas.  :no:

E quanto ao Peróxido de Hidrogênio, o que o Libertários têm a dizer?

Liddell,

O ponto que eu quero chegar é uma crítica (não ofensiva) a modelos. Se todo libertário tem um regulamento, uma filosofia ou afins a respeito que qualquer coisa, inclusive sobre uma banal água oxigenada, logo eu posso inventar uma filosofia para mim e que se exploda qualquer outro modelo/ideologia.

Prefiro o senso comum a ter que levantar uma bandeira ideológica que, em algum ponto, vai falhar de uma forma ou de outra.

Libertarianismo é mais uma orientação política do que uma ideologia, pelo menos para mim. Os libertários, se for possível colocá-los no mesmo saco (como eu fiz logo atrás), só aceitam o axioma da "não iniciação de agressão" como fundamento e todas suas opiniões se derivam de uma análise da mesma. Concordo que a defesa de uma ideologia, por si mesma, pode ser problemática.
"Onde mora a liberdade, ali está a minha pátria."
Benjamin Franklin

"Posso não concordar com uma só palavra sua, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-la."
Voltaire

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #29 Online: 28 de Junho de 2011, 22:14:53 »

Liddell,

Libertarianismo é mais uma orientação política do que uma ideologia, pelo menos para mim. Os libertários, se for possível colocá-los no mesmo saco (como eu fiz logo atrás), só aceitam o axioma da "não iniciação de agressão" como fundamento e todas suas opiniões se derivam de uma análise da mesma. Concordo que a defesa de uma ideologia, por si mesma, pode ser problemática.
"Não iniciação da agressão" física somente, pois existem muitos outros exemplos de possíveis agressões e o tópico aborda justamente esta condição, caracterizada pela agressão originada pela estupidez humana, através da divulgação de fórmulas letais e de fácil utilização.

Mas eu penso que estas são controladas pelos estados, as verdadeiras empresas de guerra. Estes ainda detém o poder de controlar a guerra civil, que tendem a deixar em níveis aceitáveis, para a administração pública.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #30 Online: 28 de Junho de 2011, 23:51:18 »

Realmente eu concordo com você neste aspecto. Muito bom seu comentário. :ok:

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #31 Online: 28 de Junho de 2011, 23:56:51 »
"Não iniciação da agressão" física somente, pois existem muitos outros exemplos de possíveis agressões e o tópico aborda justamente esta condição, caracterizada pela agressão originada pela estupidez humana, através da divulgação de fórmulas letais e de fácil utilização.

Mas eu penso que estas são controladas pelos estados, as verdadeiras empresas de guerra. Estes ainda detém o poder de controlar a guerra civil, que tendem a deixar em níveis aceitáveis, para a administração pública.

Adriano,

O conceito de Administração Pública pelo Estado contradiz sua afirmação de verdadeiras empresas de guerra.

O que você quis dizer com isto?

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #32 Online: 29 de Junho de 2011, 00:25:08 »

Adriano,

O conceito de Administração Pública pelo Estado contradiz sua afirmação de verdadeiras empresas de guerra.

O que você quis dizer com isto?
Não estou comentando juridicamente, como uma avaliação hermenêutica do direito. É uma interpretação mais influênciada pelo pessimismo da filosofia da informação, como a de Paul Virilio:

War of movement
For Virilio, the transition from feudalism to capitalism was driven not primarily by the politics of wealth and production techniques but by the mechanics of war. Virilio argues that the traditional feudal fortified city disappeared because of the increasing sophistication of weapons and possibilities for warfare. For Virilio, the concept of siege warfare became rather a war of movement. In Speed and Politics, he argues that 'history progresses at the speed of its weapons systems'.
http://en.wikipedia.org/wiki/Paul_Virilio#War_of_movement

Mas também aprecio o otimismo da filosofia da informação, com Levy, onde a inteligência coletiva e as novas formas democráticas que surgiram através da tecnologia da informação. Ele teve uma iniciativa na comunidade européia chamada arvore do conhecimento:

"A Internet é um instrumento de desenvolvimento social. Devemos lembrar que a escrita demorou pelo menos 3000 anos para atingir o atual estágio, no qual todos sabem ler e escrever. A Internet tem apenas 10 anos", ponderou. "O importante é ver o índice de pessoas plugadas", concluiu.

Com a popularização da Internet, novos conceitos estão sendo criados para designar os novos fenômenos. Este é o caso da Árvore do Conhecimento, um programa desenvolvido por Lévy, no qual os membros de um grupo alimentam um banco de dados com informações sobre o que podem e gostam de fazer.

O programa mapeia as listas de todos os membros e identifica a árvore de conhecimento daquele grupo.
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/esp_a.php?t=001
E temos casos de ataques cibernéticos, de hackers a países, afetando o funcionamento estatal, como o ciberataque a Letônia. E tivemos agora um ataque ao Brasil. 
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #33 Online: 29 de Junho de 2011, 00:35:57 »
For Virilio, the transition from feudalism to capitalism was driven not primarily by the politics of wealth and production techniques but by the mechanics of war.

Desculpa Adriano, mas o Virilio conjecturou algo surreal para época do então Feudalismo. Mecanicas de guerra são muito anteriores ao feudalismo. E eram Impérios com cidades-Estado muito bem formadas.

Eu ainda não compreendo o fundamento do seu argumento.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #34 Online: 29 de Junho de 2011, 00:49:04 »
For Virilio, the transition from feudalism to capitalism was driven not primarily by the politics of wealth and production techniques but by the mechanics of war.

Desculpa Adriano, mas o Virilio conjecturou algo surreal para época do então Feudalismo. Mecanicas de guerra são muito anteriores ao feudalismo. E eram Impérios com cidades-Estado muito bem formadas.

Eu ainda não compreendo o fundamento do seu argumento.
Virílio tem um excelente livro onde expõe a relação cultural do cinema com a guerra, chamado Cinema e guerra. O mais interessante é a sua análise atual, embora seja radical.

Mas é como você pegar esta imagem no artigo sobre realidade virtual da Wikipédia e dizer que esta tecnologia é desenvolvida prioritariamente para fins privados, como acontece nos videos games e no cinema.

<a href="http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/e/ef/VR-Helm.jpg/800px-VR-Helm.jpg" target="_blank" class="new_win">http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/e/ef/VR-Helm.jpg/800px-VR-Helm.jpg</a>

Até mesmo o nosso possível nobel, teve financiamento do departamento de segurança americano para seu projeto científico. O estado sempre está envolvido, embora o discurso seja outro. Pelo menos é a minha opinião, não querendo ser conspiracionista  :?

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #35 Online: 29 de Junho de 2011, 00:57:21 »
Até mesmo o nosso possível nobel, teve financiamento do departamento de segurança americano para seu projeto científico. O estado sempre está envolvido, embora o discurso seja outro. Pelo menos é a minha opinião, não querendo ser conspiracionista  :?

Adriano,

O inimigo do Estado são suas Divisas.

Todo e qualquer Estado investirá em segurança. Onde entra o conceito de "empresas de Guerra" na Administração Pública?

Se você esperava extrapolar este conceito para outras divisas, é aceitável e discutível.
Mas não entendo onde isto entra na Administração Pública quando restringimos a população dentro deste único Estado.

Aí tende a Conspiração né? :-)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #36 Online: 29 de Junho de 2011, 01:06:41 »
Se você esperava extrapolar este conceito para outras divisas, é aceitável e discutível.
Mas não entendo onde isto entra na Administração Pública quando restringimos a população dentro deste único Estado.
Já disse que não fiz uma abordagem jurídica do estado, pois a população é global, planetária, desde sempre. Mesmo a administração pública, como por exemplo a americana, tem que lidar com esta situação, conferindo status de guerra contra pessoas e grupos estrangeiros, não configurados em estados, chamado de guerra ao terror.

Aliás, o exemplo supremo da estupidez dos indivíduos, é o dos atentados terroristas de 11 de setembro, onde a religião tem um grande pano de fundo e onde fez emergir muito do forte ateísmo que vemos hoje.
« Última modificação: 29 de Junho de 2011, 01:49:00 por Adriano »

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 29 de Junho de 2011, 15:39:47 »
Uma possibilidade mais futurista do que o uso de armas biológicas para exterminar a humanidade é a nanotecnologia. Uma pessoa ou organização mal intencionada poderia usar nanites para fazer gosma cinzenta.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #38 Online: 29 de Junho de 2011, 15:46:26 »
Já que estamos em junho, lembrei de uma outra tecnologia (esta bem simples) que costuma ser usada por idiotas de forma irresponsável:

Uma possibilidade mais futurista do que o uso de armas biológicas para exterminar a humanidade é a nanotecnologia. Uma pessoa ou organização mal intencionada poderia usar nanites para fazer gosma cinzenta.

Quanto a isso já sou um pouco cético.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!