Autor Tópico: Sobre comportamento religioso durante louvor  (Lida 1619 vezes)

Offline Lucas Andarilhodocéu

• Nível 10
  • *
Sobre comportamento religioso durante louvor
« Online: 12 de Julho de 2011, 01:17:53 »
Não sei se aqui da pra colocar videos direto do youtube portanto vou colocar os links:

evangélicos
umbandistas
hinduístas
islâmicos

Me digam o que eles tem em comum?

A seguir videos sem estar no contexto religioso:

mulher japonesa dançando
mulher japonesa dançando 2
dança na piscina
mendingo dançando eletronica
festa indiana

Uma conclusão que eu tiro é que a musica é uma ferramenta bem efetiva no controle do cérebro, seja um mantra repetitivo ou uma musica evangélica alta com bateria, fazendo com que quem esteja concentrado ouvindo ela entre em um estado de transe, o que é bastante oportuno para que comandos dados às pessoas façam o efeito desejado, por exemplo se eu chegar à uma dessas pessoas, colocar a mão na cabeça dela e dizer no ouvido "mãos pra trás, demônio" ou "deus vai te tocar agora" provavelmente ela irá reagir de acordo, mas isto no caso de religiosos cristãos que sabem ou viram como é. Enfim, me digam o que acham.

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
Re: Sobre comportamento religioso durante louvor
« Resposta #1 Online: 12 de Julho de 2011, 01:28:18 »
Pq a música, ao invés dos movimentos repetitivos da dança ? Ou do conjunto dos dois? Ou do conjunto em um determinado contexto ? Acho que é um pouco mais complexo.

Abs
Felipe

Offline Salazar

• Nível 20
  • *
« Resposta #2 Online: 12 de Julho de 2011, 03:02:12 »
E mais ou menos isso que você falou. A musica deixa a pessoa mais a vontade e mais sugestionável.
A musica sozinha não faz nada, mas em conjunto com o ambiente,pregador carismático e vontade de acreditar faz a experiencia ser muito mais forte.
Aconselho que você veja esse programa:
../forum/topic=25162.0.html

Offline fabiomarayo

• Nível 00
  • *
  • Faça o que é certo e não tema ninguém.
« Resposta #3 Online: 12 de Julho de 2011, 14:41:00 »
Exemplo disso: Rave...
Se você desviar, você NÃO será ferido. Se você proteger, NÃO vai deixar morrer. E se você atacar... você VAI ferir!

Offline rizk

• Nível 11
  • *
« Resposta #4 Online: 12 de Julho de 2011, 20:30:50 »
Rave? Rave a pessoa precisa estar muito drogada/bêbada pra conseguir fazer alguma coisa, parece-me. Eita coisa chata o psytrance.

Por outro lado... ouça isso.
Tente ficar CALMO.

(Essa eu acho que vou morrer: não sei explicar!)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 12 de Julho de 2011, 21:02:31 »

Seja bem vindo fabiomarayo.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 12 de Julho de 2011, 21:03:26 »
[...]
A musica sozinha não faz nada, mas em conjunto com o ambiente,pregador carismático e vontade de acreditar faz a experiencia ser muito mais forte.
[...]

Concordo.
Foto USGS

• Nível 10
  • *
« Resposta #7 Online: 12 de Julho de 2011, 22:52:11 »
Exatamente salazar
Recentemente vi essa experiência de perto, o pastor extremamente carismático (não parava de sorrir), ambiente meio fechado com musica evangelica alta estilo mantra, fizeram um corredor de gente que colocava a mão na cabeça e no corpo de quem passava que automaticamente caia no chão, isso tudo misturado a histeria coletiva. Quando foi minha vez de passar pude perceber, um colocava a mão na minha cabeça dizendo que o demonio vai cair com o fogo de deus, outro colocava a mão no meu peito e tremia para que eu tremesse junto e outro me empurrava lentamente pra trás, como eu estava consciente do que eles estavam fazendo não surtiu efeito em mim. Depois que passei, olhei para o resto do pessoal passando, e eles faziam outras coisas além do que eu citei, por exemplo, pegavam o braço e começavam a pular fazendo assim com que quem estivesse passando pule também, e outra coisa mais forçada que vi foi quando um cara passou, uns abaixaram e começaram a dar tapinhas atras do joelho pra amolecer a perna dele, quase tirei foto pra trazer pra vocês. Enfim, eles podem ser honestos ao dizer que é o toque de deus sem saber que é hipnose, mas pra mim ficou claro.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #8 Online: 13 de Julho de 2011, 12:04:10 »
Não sei se tem alguém algo parecido com neurocientista no fórum e minha interpretação deve ser leiga demais, mas entendo o transe como uma espécie de bug, não exatamente um bug, mas uma resposta inconvencional do nosso sistema nervoso a uma inconvencional descarga emotiva/neuroeletroquimica/hormonal engatilhada por um agente qualquer. Eu entro em transe quando estou em um show de hard rock ou mesmo quando ouço música em casa: os movimentos de bangear a cabeça que eu repito num show não são coisa que eu consiga repetir nas CNTP, por exemplo.

A música é de fato um ótimo gatilho, sei lá porque, para altas descargas de emotividade, e por isso é um ótimo provocador de transe... eis a coincidẽncia que você percebeu.

Acontece, e esta é a diferença: que um rockeiro em transe, bangeando alucinadamente em um show não acredita estar possuído por um espírito ou que as cordas das guitarras estão emanando vibrações alfa que em contraste com as vibrações ômega emanadas pela bateria produzem um efeito gama na sua aura que te leva ao êxtase ou qualquer merda do tipo: todo fã de rock sabe que as sensações e a euforia instantânea que um solo de While My Guitar Gently Weeps ou um riff/coro de Iron Man produz é resultado da compreensão que nós desenvolvemos sobre o que é belo ou de lembranças inconcientes de coisas bacanas que já aconteceram em shows anteriores ou whatever, de algum estímulo físico e pálpável e inteligível ao qual nosso sistema nervoso reage unusualmente.

Não acontece nada de diferente no corpo de uma crenta pentecostal: os sistema nervoso dela também reage (ao meu olho leigo) ao estímulo da música em função das idéias do que ela desenvolveu sobre o que é belo e do conjunto de promessas sobre elas e maldições sobre seus inimigos que estão contidas sempre nas letras dos corinhos de fogo e da sensação de fazer parte de algo... é um conjunto de estímulos neurotrópicos intensos que faz o cérebro aloprar e produzir, inclusive, movimentos meio convulsos, repetitivos, extraordinários no corpo ou choro ou "viagens" ( e tudo isto é o transe em si) mas que por achar que existe um fantasminha por trás de tudo ela acaba chamando de possessão (se for nas pessoas de quem ela não gosta) ou de batismo com o espírito santo (se for nela mesma ou em seus pares)
« Última modificação: 13 de Julho de 2011, 12:11:18 por Donatello »

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
  • Conta removida por solicitação do usuário
« Resposta #9 Online: 13 de Julho de 2011, 13:03:21 »
Isto é resultado de um conjunto de coisas, como já foi dito. Funciona mais ou menos assim a lavagem cerebral e o controle mental:

<a href="http://www.youtube.com/v/thAzHvoUQrQ" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/thAzHvoUQrQ</a>

<a href="http://www.youtube.com/v/d65q9LsMN_g" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/d65q9LsMN_g</a>

Pronto, agora só falta abrir uma igreja (isto é até barato devido a isenção de impostos) e colocar em prática os conhecimentos obtidos nestes vídeos. Ah, tem que ter vocação para cara de pau também, pro negócio prosperar bastante.

Offline Osler

• Nível 25
  • *
« Resposta #10 Online: 13 de Julho de 2011, 17:05:24 »
Jejum prolongado, privação do sono, exaustão física e dieta pobre em proteínas ajudam
“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Offline fabiomarayo

• Nível 00
  • *
  • Faça o que é certo e não tema ninguém.
« Resposta #11 Online: 13 de Julho de 2011, 18:29:51 »
Nao sei aonde eu ouvi, mas ja ouvi a muito tempo atras, que o som alto, faz com que passe diretamente pelos nossos sentidos, não sei falar direito, mas parece que desarma as defesas do cérebro, por isso do comercial das Casas Bahia ser super alto, para você realmente acreditar que o produto ta barato, mesmo você sabendo que esta o dobro do preço das outras lojas, mesmo sendo ateu, eu frequento a Igreja Internacional da Graça de Deus, por causa da minha namorada que é Evangelica, então eu acompanho ela, e ela me "obriga" a participar das coisas de lá, fechar os olhos, e tals.

Sim, Música Alta + A vontade de acreditar + Pregador Carismático(o pastor de lá é MUITO carismatico) + Alteração no sentido da Bíblia para tornar ela mais Aceitavel pelas "ovelhas", coisas terriveis como assassinatos, ou uma coisa que ouvi que me deixou estarrecido, foi que Deus mataria seu filho na sua frente para testar você, pra saber se você amasse seu filho mais que a Deus, se você negava Deus para salvar o filho, eu fiquei estarrecido, mas vi todos concordarem, e falarem que aquilo era o certo, inclusive minha namorada.

Tudo isso de fato influenciam no que eles absorvem, muitas coisas que escuto lá, eu entendo como Hipnose e Programação Neurolinguistica, pois ja estudei um pouco sobre o assunto, parece que ele enfia informações na nossa cabeça, é mais dificil pra fazerem comigo porque eu armo minha mente para evitar isso, ja sai de lá com a porcaria da musiquinha cantando na minha cabeça, e a maioria parece musica de criança hehehe.

Minha namorada reclama que eu vou para Questionar, e nao para acreditar, pelo que tudo indica, se você for para acreditar que alguma coisa vai acontecer, ela vai acontecer, mas se não acreditar, nada acontece, parece até Autossugestão do cérebro.

@Geotecton!
Obrigado Geotecton!

@rizk
Nao necessariamente! Por exemplo, eu tenho muita vergonha de dançar, mas no carnaval fui a uma festa a fantasia, e dancei muito, eu não bebo, nao fumo, nao me drogo, e dancei muito, eu e meus amigos, de ficar pulando, fazendo aqueles passos estranhos e engraçados kkkkk
Se você desviar, você NÃO será ferido. Se você proteger, NÃO vai deixar morrer. E se você atacar... você VAI ferir!

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 13 de Julho de 2011, 20:25:55 »
http://en.wikipedia.org/wiki/Dervish

Estados alterados de consciencia através de danças rituais (ou não) é coisa antiga.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 13 de Julho de 2011, 20:57:11 »
Lembrei dos dervixes rodopiantes que conseguem ficar horas girando em transe de olhos fechados com seus saiotes...

Lembram aquelas baianas rodando saias em terreiros.

Bonito de ver.

Ps. O Contini postou aí em cima...agora que ví.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

• Nível 10
  • *
« Resposta #14 Online: 13 de Julho de 2011, 21:57:07 »
Minha namorada reclama que eu vou para Questionar, e nao para acreditar
kkkk a minha também reclamava, só que dei uma freada nos questinamentos

@rizk
Nao necessariamente! Por exemplo, eu tenho muita vergonha de dançar, mas no carnaval fui a uma festa a fantasia, e dancei muito, eu não bebo, nao fumo, nao me drogo, e dancei muito, eu e meus amigos, de ficar pulando, fazendo aqueles passos estranhos e engraçados kkkkk
same here o/
é tudo por causa do fervor do momento

os dervixes rodopiantes também estão no meu primeiro post, no link islâmicos

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 17 de Julho de 2011, 09:46:38 »
[...]
Estados alterados de consciencia através de danças rituais (ou não) é coisa antiga.

Provavelmente tão antigos quanto a humanidade.
Foto USGS

Offline José H.

• Nível 13
  • *
« Resposta #16 Online: 18 de Julho de 2011, 23:05:52 »
Eu lembro que quando criança, adorava ouvir música e brincar com bonecos dos Cavaleiros do Zodíaco (alguém dessa geração aqui?). Algumas vezes ficava tão "doidão" com a barulheira e a agitação que parecia realmente ouvir os bonecos falarem e quando terminava sentia a mesma sensação de acordar de uma soneca.

Acho que o transe religioso nada mais é do que isso, um momento de excitação onde a fantasia parece ganhar vida, mas claro que eles gostam de levar a sério.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!