Autor Tópico: O absurdo da vida sem Deus  (Lida 5810 vezes)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re: O absurdo da vida sem Deus
« Resposta #25 Online: 01 de Setembro de 2011, 23:36:14 »
Vi um vídeo onde o Craig argumenta que a falta de evidência da existência não é evidência da inexistência.
[...]

"A ausência de evidência não é evidência de ausência". Sagan elaborou a frase no sentido material e não no metafísico.

Craig, quando profere as suas ladainhas, "esquece" disto de modo conveniente.
Foto USGS

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #26 Online: 02 de Setembro de 2011, 00:08:02 »
As pessoas continuam pensando como Gado e é isso que são, em grande parte.

As vezes parece que é isso mesmo. Um  total nonsense cada vez mais frequente é o embarque de pessoas num ônibus, antes mesmo daqueles que deveriam desembarcar ( no sistema de estações aqui de Belo Horizonte) ou na hora do embarque no metrô.(Parece um absurdo que protagonizam gentes com ou sem Deus no coração, indistintamente!)
« Última modificação: 02 de Setembro de 2011, 00:12:11 por sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #27 Online: 02 de Setembro de 2011, 00:30:43 »
[off-topic]
As pessoas continuam pensando como Gado e é isso que são, em grande parte.

As vezes parece que é isso mesmo. Um  total nonsense cada vez mais frequente é o embarque de pessoas num ônibus, antes mesmo daqueles que deveriam desembarcar ( no sistema de estações aqui de Belo Horizonte) ou na hora do embarque no metrô.(Parece um absurdo que protagonizam gentes com ou sem Deus no coração, indistintamente!)
Gente entrando antes das pessoas desembarcarem resolve-se com portas diferentes para entrada e saída.

E quanto às filas, você riria muito se visse Curitiba... aqui elas se formam expontaneamente. Sozinhas. Sem ninguém precisar dizer um "a".
Latebra optima insania est.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #28 Online: 02 de Setembro de 2011, 00:58:04 »
Extra tópico,

Aqui em B.H., os cavalos da polícia montada, são mais organizados que a população. São eles que organizam os ajuntamentos, em filas para embarcar nos ônibus.  :twisted:

As portas por onde deveriam desembarcar os portadores de nescessidades especiais, idosos e outros beneficiários de gratuidade, por ser de difícil acesso a roleta, são também onde se acessa os ônibus.

Até onde eu sei eu não sei.

Offline Paulo MC

• Nível 02
  • *
« Resposta #29 Online: 02 de Setembro de 2011, 10:12:55 »
Vi um vídeo onde o Craig argumenta que a falta de evidência da existência não é evidência da inexistência.
Pensei um pouco e discordo, pois só podemos dizer se algo não existe se procuramos por esse algo e não encontramos evidência nenhuma, ou seja, detectamos a falta de evidências.

Exemplo, como eu posso dizer que a Dilma não está no meu quarto? ... eu olho para todos os cantos e constato que faltam evidências de que ela se encontra no quarto. Ou, como eu sei que a Terra não orbita em torno de outro Sol de tamanho comparável? ... pela falta de evidências disso, horas ...

Pra quem já pensou sobre isso, tem algum erro na minha linha de raciocínio?
Se não, acho que essa é uma refutação fácil desse argumento que o Craig espalha por todo lugar onde ele dá palestra, inclusive em universidades respeitadas.

PS. não tenho nenhuma tara com a Dilma.

Na verdade, essa frase é original do Carl sagan e quer dizer que o fato de você ainda não ter encontrado evidências sobre algo, não significa que esse algo não exista, já que apenas você pode não ter a ferramenta para observá-la.

E mais uma vez ele nos agracia com pérolas sofismáticas. Craig torce, distorce e faz malabarismos incríveis para tentar amparar o seu dogmatismo - um claro sinal de desespero. Tira uma frase de Sagan do contexto e tenta adaptá-la aos seus ideais.
Sim, a ausência de evidência não é evidência da inexistência, mas ela também não evidencia a existência. Se eu indagar: por que você não acredita em fadas? A maioria certamente diria: porque não existem evidências plausíveis. Ninguém está dizendo que a ausência de evidências acerca da existência de fadas comprova a sua inexistência, e sim que não é sensato acreditar em algo para o qual não existem endossos. Craig certamente se baseia nas palavras do poeta Thomas Gray:
"...quando a ignorância é felicidade,
É loucura ser sábio".

Offline Mr."A"

• Nível 24
  • *
« Resposta #30 Online: 02 de Setembro de 2011, 17:09:34 »
Qual o problema de a vida não ter sentido?

8-)

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #31 Online: 02 de Setembro de 2011, 17:48:12 »
Isso me lembrou o stand-up do Carlin sobre "salvar o planeta".

Pessoa:- Por que estamos aqui?
Planeta:- Plástico, idiotas!

:P
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline RainorX

• Nível 12
  • *
« Resposta #32 Online: 03 de Setembro de 2011, 11:58:33 »
Falácia boba. Na verdade a grande maioria da população mundial vive sem deus. Basta que somemos as pessoas da China e Índia, cujos povos não acreditam num deus único e sim em várias entidades, para vermos que a maioria das pessoas no mundo vivem (e muito bem) sem acreditar no tal "deus".

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 03 de Setembro de 2011, 14:46:54 »
O argumento não é válido, já que eles ainda possuem uma crença no divino, ainda que não seja o judaico-cristão. Talvez (talvez!) a comparação seria melhor com povos budistas.

Offline RainorX

• Nível 12
  • *
« Resposta #34 Online: 03 de Setembro de 2011, 15:23:11 »
O argumento não é válido, já que eles ainda possuem uma crença no divino, ainda que não seja o judaico-cristão. Talvez (talvez!) a comparação seria melhor com povos budistas.

Na minha opinião acreditar em espíritos das florestas, deus das tempestades, ou Ganesh (aquele com cabeça de elefante) é bem diferente de acreditar que UM deus rege tudo o que ocorre. É misticismo da mesma forma, mas em sociedades com múltiplas entidades normalmente não existe o caráter tirânico do deus único a quem todos devem seguir sob pena de punição eterna. Com certeza o autor dessa pregação tinha o deus judaico-cristão em mente quando disse aquelas palavras.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 03 de Setembro de 2011, 16:03:37 »
Na certa não conhecia o Tártaro... ::)

Offline RainorX

• Nível 12
  • *
« Resposta #36 Online: 03 de Setembro de 2011, 16:34:26 »
Na certa não conhecia o Tártaro... ::)

O Tártaro nada mais é que o inferno na mitologia greco-romana. Chineses e Indus não acreditam nele.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 03 de Setembro de 2011, 17:26:01 »
E gregos e romanos não eram politeístas???

Offline RainorX

• Nível 12
  • *
« Resposta #38 Online: 03 de Setembro de 2011, 17:53:20 »
E gregos e romanos não eram politeístas???

Sim, eram. Mas o que eu falei no começo é que a maioria das pessoas no planeta não acredita num deus único pois chineses e indianos acreditam em várias entidades. E eles são a maioria. Tudo isso para afirmar que bilhões vivem sem "Deus" e suas vidas não tem nada de absurdo.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 03 de Setembro de 2011, 18:15:21 »
Então não sem deus, mas sem Deus. :)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 03 de Setembro de 2011, 21:10:05 »
Então não sem deus, mas sem Deus. :)

:hein:
Foto USGS

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 03 de Setembro de 2011, 21:57:05 »
Imagino que Deus seja um deus em específico e deus qualquer deus

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 03 de Setembro de 2011, 22:20:18 »

A notação "Deus" se refere ao deus que um teísta acredita. A notação "deus" é para os deuses que os outros acreditam. :lol:
Foto USGS

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 03 de Setembro de 2011, 22:29:46 »
Imagino que Deus possa se referir a dois em específico: o judaico-cristão e o deus inespecífico dos deístas. Algo como estado e Estado ou país e País.

Offline Paulo MC

• Nível 02
  • *
« Resposta #44 Online: 03 de Setembro de 2011, 23:21:25 »

A notação "Deus" se refere ao deus que um teísta acredita. A notação "deus" é para os deuses que os outros acreditam. :lol:

Deus, com "D" (maiúsculo), refere-se à entidade cultuada pelo Cristianismo, já que os cristãos desconhecem o nome da divindade pela qual professam devoção, e por isso utilizam um substantivo genérico como nome próprio - algo semelhante ocorre com a lua terrestre, que embora não seja o único satélite do sistema solar que atenda por esse nome, é referida apenas por "Lua". Mas sim, confesso que é um pouco egocêntrico tomarem para si um termo que não é propriedade particular de seu credo. Já deus, com "d" (minúsculo), é um substantivo comum, assim como rua e cadeira, e diz respeito a todas as entidades divinas veneradas pelos seres humanos.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 04 de Setembro de 2011, 08:44:34 »
E foi o que eu disse. Só acrescento que não acho que seria algo egocêntrico: é apenas uma particularidade da língua escrita.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!