por VERISSIMO - em O GLOBO de 17 de julho de 2011
Ao contrário
Gustave Flaubert recomendava aos escritores que levassem pacatas vidas burguesas e enlouquecessem na sua obra. Arthur Conan Doyle seguiu a receita de Flaubert ao contrário. Sua criação mais conhecida, Sherlock Holmes, era a personificacão do pensamento racional e da lógica dedutiva e levava a vida de um correto cavalheiro inglês. Nem as suas excentricidades — ou o seu gosto por cocaína — destoavam muito do padrão vitoriano. E não há notícia de que Holmes tenha alguma vez recorrido ao sobrenatural para resolver um caso. Já seu autor era um irracional assumido, ligado em ocultismo, sempre pronto a acreditar em manifestacões metafísicas, por mais improváveis que fossem. No fim do século dezenove a Inglaterra foi tomada por uma crença obsessiva em fadas. A nova arte da fotografia teve muito a ver com a propagação da mania entre ingleses de todas as idades e todos os tipos, inclusive intelectuais e cientistas. Fotos de ninfas aladas borboleteando entre flores convenceram muita gente grande da existência do fenômeno, que chegou a ser assunto no Parlamento. E Conan Doyle foi dos primeiros a acreditar e defender a autenticidade das fotos e das fadas. E acreditou nelas até morrer.
Pode-se imaginar a reação de Sherlock Holmes ao saber das convicções do seu autor.
— Fadas, Watson. Ele acredita em fadas.
— Pelo menos ele nos poupou das suas crenças malucas, Holmes. Se bem que...
—- O que, Watson?
— Sempre achei que havia algo de sobrenatural nos seus poderes de dedução.
— Bobagem, Watson. Uso apenas a razão e o senso comum, com, talvez, um toque de gênio. Que, aliás, foi ele que me deu.
—
Estranho caso de um escritor que concentrou a sanidade na sua literatura para poder enlouquecer na sua vida.
— Mais um dos muitos mistérios da condição humana, Watson.
— Aonde você vai, Holmes?
— Buscar a sabedoria da cocaína. A única forma de metafísica que me permito.
------------------
O grifo é meu - e é verdade mesmo...