Autor Tópico: Ao menos 91 pessoas morreram em atentados sucessivos na Noruega, diz polícia  (Lida 6569 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Diegojaf

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 24.204
  • Sexo: Masculino
  • Bu...
23/07/2011 - 01h20 / Atualizada 23/07/2011 - 06h43
Ao menos 91 pessoas morreram em atentados sucessivos na Noruega, diz polícia
Do UOL Notícias*
Em São Paulo

Os dois ataques que atingiram a Noruega na sexta-feira (22) deixaram ao menos 91 mortos, segundo a polícia. O total de mortos no tiroteio na ilha de Utoeya, próxima à capital Oslo, subiu de 10 para 84. A explosão que atingiu a região do escritório do primeiro-ministro norueguês Jens Stoltenberg, deixou sete vítimas fatais.

Um norueguês, detido pela polícia, é suspeito de ser o autor dos ataques. Ele seria ligado a um grupo da extrema direita e foi visto no centro de Oslo horas antes da explosão, segundo informações da rede de televisão TV2 Nyhetskanalen. As autoridades descartam a relação dos dois ataques com o terrorismo internacional e acreditam que eles estejam relacionados com "movimentos locais antissistema".

Explosão na capital Oslo

Por volta das 10h20 de sexta (no horário de Brasília), uma explosão atingiu um escritório do primeiro-ministro norueguês Jens Stoltenberg, em Oslo. A explosão quebrou a maioria das janelas do prédio de 17 andares, assim como de ministérios próximos ao local. A polícia cercou a região e retirou todos as pessoas das dependências dos prédios governamentais para atender aos feridos.

Tiroteio

Cerca de duas horas após a explosão em Oslo, ocorreu um tiroteio na ilha de Utoya, a cerca de 20 quilômetros da capital. No local era esperada neste sábado a visita do primeiro-ministro a uma colônia de férias do Partido Trabalhista, onde havia cerca de 560 pessoas.

Um homem vestido de policial entrou no acampamento e passou a disparar indiscriminadamente. Os jovens que estavam no local entraram em pânico e alguns tiveram que fugir a nado.

Inicialmente, havia sido divulgado que 10 pessoas foram mortas no tiroteio, mas a polícia revisou esse número para "ao menos" 84.

"Forte reação"

O primeiro-ministro norueguês Jens Stoltenberg classificou de "covardes" os ataques ocorridos e disse que o país não será silenciado. "Não nos destruirão. Somos uma pequena nação, mas uma nação orgulhosa. Ninguém nos reduzirá ao silêncio pelas bombas. Ninguém nos reduzirá ao silêncio pelas balas. Ninguém impedirá a Noruega de existir", disse o premiê em entrevista coletiva concedida na sexta-feira.

Stoltenberg disse ainda que o país foi atacado "mais do que o suficiente para reagir fortemente". "Vamos encontrar os culpados e condenar os responsáveis", disse o premiê. "O mais importante agora é salvar vidas e mostrar compaixão com as vítimas e seus familiares", completou.

Segundo ele, a melhor resposta que o país pode dar ao ataque é "mais democracia e menos maldade". "Nós devemos isso às vítimas", declarou.

*Com agências internacionais

http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/internacional/2011/07/23/ao-menos-91-pessoas-morreram-em-atentados-sucessivos-na-noruega-diz-policia.jhtm


"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Luiz Souto

  • Nível 33
  • *
  • Mensagens: 2.356
  • Sexo: Masculino
  • Magia é 90% atitude
Re: Ao menos 91 pessoas morreram em atentados sucessivos na Noruega, diz polícia
« Resposta #1 Online: 24 de Julho de 2011, 08:07:25 »
Citar
Atirador norueguês se entregou sem resistir, diz polícia
Atualizado em  23 de julho, 2011 - 18:16 (Brasília) 21:16 GMT


A polícia da Noruega divulgou neste sábado que o homem acusado de matar 92 pessoas na véspera se entregou logo após o massacre, sem oferecer qualquer tipo de resistência.

O norueguês Anders Behring Breivik, de 32 anos, está sendo questionado tanto pela explosão de uma bomba na capital, Oslo, que matou sete pessoas e pelo tiroteio na ilha de Utoeya, no qual pelo menos 85 pessoas morreram.

No entanto, a polícia ainda não descartou a possibilidade de que ele teria agido em parceria com outro atirador.

O chefe de polícia Sveinung Sponheim disse que mensagens suas publicadas na internet sugerem que o atirador “tem opiniões políticas voltadas para a direita, anti-islâmicas”.

Velório

Em Oslo, o clima era de velório: bandeiras estavam hasteadas a meio mastro e muitas pessoas se reuniram ao redor de igrejas, para prestar homenagem às vítimas acendendo velas e colocando flores.

Vestido de policial, Breivik teria chegado à ilha perto de Oslo e disparado contra jovens que participavam de um acampamento do Partido Trabalhista (do governo) no local. Havia cerca de 600 jovens no encontro.

Breivik também é suspeito de relação com o atentado a bomba ocorrido em Oslo um pouco antes.

Este foi considerado o pior ataque ocorrido na Noruega desde a Segunda Guerra Mundial.

A jovem Emma Christiansen, 16 anos, que participava do acampamento, disse à BBC ter visto o homem vestido de policial sendo abordado por um jovem e atirando contra ele. "Então, corri para dentro de casa. Foi assustador."

As autoridades não confirmaram se estão procurando por mais suspeitos, mas disseram que não tiveram conhecimento de nenhuma ameaça prévia relacionada aos atentados.

"Foi uma grande surpresa, não tínhamos nenhum indicativo de que isso ocorreria", disse o chanceler Store à BBC.

O ministro da Justiça disse que a polícia está usando “todos os recursos disponíveis” para lidar com a crise e investigar os responsáveis.

Ele pediu que a população fique longe do centro de Oslo por enquanto e que evite o uso de celulares, para não sobrecarregar a rede de telefonia do país.
Fonte:http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/07/110723_noruega_atualiza_mdb.shtml


Citar
Análise: a ameaça da direita extremista na Noruega
Jorn Madslien BBC News
Atualizado em  23 de julho, 2011 - 09:35 (Brasília) 12:35 GMT

O suspeito é considerado um simpatizante da extrema direita

O homem preso por causa dos ataques na Noruega, Anders Behring Breivik, se descreve como um "nacionalista", segundo a polícia.

No sentido mais puro da palavra, ele não está sozinho. Neste dia de luto, os noruegueses estão unidos sob a bandeira nacional, jurando permanecer firmes contra o terror.

Entretanto, o suspeito não parece ser um simples nacionalista, mas sim um extremista de direita do tipo que as polícias do Ocidente vem temendo há tempos.

Segundo o jornal norueguês Aftenposten o medo é aumentado pela mistura potencialmente explosiva de recessão econômica, aumento do racismo e um sentimento anti-islâmico ainda mais forte.

A polícia norueguesa notou um leve aumento da atividade de grupos extremistas de direita no ano passado e previu que ela continuaria a crescer este ano.

Mas sugeriu também que o movimento seria fraco, sem um líder e tinha pouco potencial de crescimento.

Embora membros do movimento de extrema direita norueguês tenham cometido ataques no passado, eles são historicamente uma comunidade pequena, segundo grupos que monitoram a atuação de neonazistas.

O escritor sueco falecido Stieg Larsson era um destes especialistas. Na década de 1990 ele criou a publicação anti-racista Expo, após o aumento da violência causada por tais grupos.

Entrevistado para um documentário que eu fazia à época, ele me disse que a Suécia era o maior produtor da chamada música White Power e outros instrumentos de propaganda racial, com um movimento neonazista crescente e violento.

Por outro lado, os neonazistas noruegueses eram desorganizados e caóticos, disse ele, citando o exemplo de encontros organizados pela extrema direita sueca, que contaram com uma pequena presença de visitantes noruegueses.

Os suecos eram articulados, organizados e bem vestidos, disse ele. Já os noruegueses vinham de ônibus, bebendo e chegavam incoerentes e mal-vestidos.

Desde então, grupos de extremistas de direita noruegueses parecem ter criado laços com a comunidade de criminosos, assim como grupos similares no exterior, na Europa, Rússia e EUA.

A Suécia, ao contrário, viu uma grande diminuição da atividade extremista desde seu auge em meados dos anos 90, quando seus jornais publicaram fotos de todos os neonazistas conhecidos do país.

Mas, ao mesmo tempo, a Expo relata como a repulsa mostrada pelos suecos nos anos 90 vem se transformando cada vez mais em curiosidade sobre a suavizada retórica da extrema direita.

Sentimentos parecidos tem aflorado na Noruega, onde políticos discutem abertamente preocupações sobre como a cultura do país seria diluída pela imigração vinda de países com valores e religiões diferentes.

Mas após os ataques em Oslo e Utoeya, será interessante observar se muitos no país vão desenvolver uma visão mais sofisticada a respeito de onde vêm as maiores ameaças, em meio ao entendimento de que o extremismo pode ser mortal, independente de nacionalidade, etnia ou religião.
Fonte:http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/07/110723_noruega_analise_rc.shtml

Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline André Luiz

  • Nível 38
  • *
  • Mensagens: 3.657
  • Sexo: Masculino
    • Forum base militar
Re: Ao menos 91 pessoas morreram em atentados sucessivos na Noruega, diz polícia
« Resposta #2 Online: 24 de Julho de 2011, 10:16:33 »
Ele é um berserker e recebeu a furia de Odin, se dizer que é cristao pode pegar mal

Mas vao dar um jeito para dizer que a culpa é dos islamicos

Offline LoucoIdealista

  • Nível 06
  • *
  • Mensagens: 69
Re: Ao menos 91 pessoas morreram em atentados sucessivos na Noruega, diz polícia
« Resposta #3 Online: 24 de Julho de 2011, 14:01:03 »
Parece que este episódio é mais um daqueles que visam demonizar a direita mundial...

Agora qualquer um que se disser nacionalista será automaticamente taxado de nazista, podem anotar!

Offline Luiz Souto

  • Nível 33
  • *
  • Mensagens: 2.356
  • Sexo: Masculino
  • Magia é 90% atitude
Re: Ao menos 91 pessoas morreram em atentados sucessivos na Noruega, diz polícia
« Resposta #4 Online: 24 de Julho de 2011, 14:33:23 »
Parece que este episódio é mais um daqueles que visam demonizar a direita mundial...

Agora qualquer um que se disser nacionalista será automaticamente taxado de nazista, podem anotar!

Todo nazista é nacionalista , embora o inverso esteja longe de ser verdade.
O nazismo foi uma forma de nacionalismo de Estado particularmente xenofóbico inspirado por uma mistura de romantismo mórbido ( revolta contra a modernidade e desejo de restaurar um passado "puro") e pseudociẽncia eugenista. Embora apenas parte da extrema direita xenofóbica seja estritamente falando neo-nazista ele ainda é uma fonte de referẽncia , mais ou menos explícita dependendo do país ( é só comparar o caso da França e da Austria).
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Liddell Heart

  • Nível 26
  • *
  • Mensagens: 1.237
  • Sexo: Masculino
  • “É melhor reinar no inferno do que servir no céu”
Re: Ao menos 91 pessoas morreram em atentados sucessivos na Noruega, diz polícia
« Resposta #5 Online: 24 de Julho de 2011, 15:17:37 »
Ele é um berserker e recebeu a furia de Odin, se dizer que é cristao pode pegar mal

Quem assistiu Highlander sabe que os nórdicos se converteram à cristandade.
"Onde mora a liberdade, ali está a minha pátria."
Benjamin Franklin

"Posso não concordar com uma só palavra sua, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-la."
Voltaire

Offline Derfel

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.887
  • Sexo: Masculino
Re: Ao menos 91 pessoas morreram em atentados sucessivos na Noruega, diz polícia
« Resposta #6 Online: 24 de Julho de 2011, 17:14:58 »
E o que tem a ver Highlander com nórdicos?
Na verdade tudo não passa de uma conspiração sionista de Herculobus. :biglol:

Offline Liddell Heart

  • Nível 26
  • *
  • Mensagens: 1.237
  • Sexo: Masculino
  • “É melhor reinar no inferno do que servir no céu”
Re: Ao menos 91 pessoas morreram em atentados sucessivos na Noruega, diz polícia
« Resposta #7 Online: 24 de Julho de 2011, 17:30:33 »
E o que tem a ver Highlander com nórdicos?

O documentário mostra como os bárbaros se venderam para os cristãos.   u.u
"Onde mora a liberdade, ali está a minha pátria."
Benjamin Franklin

"Posso não concordar com uma só palavra sua, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-la."
Voltaire

Offline Derfel

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.887
  • Sexo: Masculino
Re: Ao menos 91 pessoas morreram em atentados sucessivos na Noruega, diz polícia
« Resposta #8 Online: 24 de Julho de 2011, 18:28:04 »
Mas Highlander não é celta da tribo dos pictos ou dos escotos? E os nórdicos não são germânicos vikings

Offline Pagão

  • Nível 38
  • *
  • Mensagens: 3.690
  • Sexo: Masculino
Re: Ao menos 91 pessoas morreram em atentados sucessivos na Noruega, diz polícia
« Resposta #9 Online: 24 de Julho de 2011, 18:39:46 »
Parece que este episódio é mais um daqueles que visam demonizar a direita mundial...

Agora qualquer um que se disser nacionalista será automaticamente taxado de nazista, podem anotar!

Todo nazista é nacionalista , embora o inverso esteja longe de ser verdade.
O nazismo foi uma forma de nacionalismo de Estado particularmente xenofóbico

Se quem se dizer nacionalista é automaticamente taxado de nazista, quem se dizer socialista deve ser automaticamente taxado de comunista? A relação é semelhante... ou talvez não, porque o nazismo não é de facto nacionalista. O nazismo foi uma forma de superação e ultrapassagem do nacionalismo... O nazismo foi de facto mais uma forma de internacionalismo mas não global, porquanto englobava todos os arianos (ou pretensos arianos). O nazismo susbtituiu os símbolos nacionalistas alemães de forma similar ao que o comunismo fez com os símbolos russos. O fanatismo rácico, tal como o fanantismo de classe ou de religião são formas de colocar o nacionalismo em segundo lugar... ou mesmo de o aniquilar em função de novos "valores" que destroem velhas tradições valorizadas pelos nacionalistas....
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Liddell Heart

  • Nível 26
  • *
  • Mensagens: 1.237
  • Sexo: Masculino
  • “É melhor reinar no inferno do que servir no céu”
Re: Ao menos 91 pessoas morreram em atentados sucessivos na Noruega, diz polícia
« Resposta #10 Online: 24 de Julho de 2011, 19:33:36 »
Mas Highlander não é celta da tribo dos pictos ou dos escotos? E os nórdicos não são germânicos vikings

Nem, ele é de Zeist. E em 1500, aonde o primeiro (e melhor) Filme se passa, já havia um grande intercâmbio cultural, eu não duvidaria que o clã MacLeod descende de Noruegueses.   :P
"Onde mora a liberdade, ali está a minha pátria."
Benjamin Franklin

"Posso não concordar com uma só palavra sua, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-la."
Voltaire

Offline Derfel

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.887
  • Sexo: Masculino
Re: Ao menos 91 pessoas morreram em atentados sucessivos na Noruega, diz polícia
« Resposta #11 Online: 24 de Julho de 2011, 20:06:16 »
Noruegueses eu acho difícil, dinamarqueses talvez.

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 38.735
  • Sexo: Masculino
Re: Ao menos 91 pessoas morreram em atentados sucessivos na Noruega, diz polícia
« Resposta #12 Online: 24 de Julho de 2011, 20:37:25 »
Parece que este episódio é mais um daqueles que visam demonizar a direita mundial...

Agora qualquer um que se disser nacionalista será automaticamente taxado de nazista, podem anotar!

Como é que "um episódio" visa demonizar a direita? Ele pode até acabar sendo usado, mas ele mesmo "visar" isso é uma conspiração daquelas -- o cara não era direitista de verdade, apenas finjia esse tempo todo e matou inocentes só para "demonizar" a direita.

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 38.735
  • Sexo: Masculino
Re: Ao menos 91 pessoas morreram em atentados sucessivos na Noruega, diz polícia
« Resposta #13 Online: 24 de Julho de 2011, 20:41:47 »
Parece que este episódio é mais um daqueles que visam demonizar a direita mundial...

Agora qualquer um que se disser nacionalista será automaticamente taxado de nazista, podem anotar!

Todo nazista é nacionalista , embora o inverso esteja longe de ser verdade.
O nazismo foi uma forma de nacionalismo de Estado particularmente xenofóbico

Se quem se dizer nacionalista é automaticamente taxado de nazista, quem se dizer socialista deve ser automaticamente taxado de comunista?

Ou de nazista também, se estiver defendendo o socialismo para o bem do país, nacional-socialismo.


Citar
A relação é semelhante... ou talvez não, porque o nazismo não é de facto nacionalista.

Assim como muitos falsos escoceses.


Offline Liddell Heart

  • Nível 26
  • *
  • Mensagens: 1.237
  • Sexo: Masculino
  • “É melhor reinar no inferno do que servir no céu”
Re: Ao menos 91 pessoas morreram em atentados sucessivos na Noruega, diz polícia
« Resposta #14 Online: 24 de Julho de 2011, 22:08:19 »
Noruegueses eu acho difícil, dinamarqueses talvez.

Se não me engano (ou se Crusader Kings não se engana), teve uma norueguesa que foi rainha de lá.
"Onde mora a liberdade, ali está a minha pátria."
Benjamin Franklin

"Posso não concordar com uma só palavra sua, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-la."
Voltaire

Offline TMAG

  • Nível 20
  • *
  • Mensagens: 646
  • Sexo: Masculino
Re: Ao menos 91 pessoas morreram em atentados sucessivos na Noruega, diz polícia
« Resposta #15 Online: 24 de Julho de 2011, 22:09:57 »
Parece que este episódio é mais um daqueles que visam demonizar a direita mundial...

Agora qualquer um que se disser nacionalista será automaticamente taxado de nazista, podem anotar!

É, o tal Anders Behring Breivik não era um direitista de verdade. Esse atentado não passa de uma conspiração da esquerda gramsciana-marxista cultural para minar as bases do nacionalismo europeu. ::)
''O objetivo dos Governos é sempre o mesmo: limitar o indivíduo, domesticá-lo, subordiná-lo, subjugá-lo.'' - Max Stirner

Offline Derfel

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.887
  • Sexo: Masculino
Re: Ao menos 91 pessoas morreram em atentados sucessivos na Noruega, diz polícia
« Resposta #16 Online: 24 de Julho de 2011, 22:22:19 »
Para isso eu teria que dar uma pesquisada, que não dá para fazer sem o computador e consultar os livros a essa hora da noite também não dá certo. O que eu me lembro é que o grupo que invadiu a bretanha foi o dinamarquês, que acabou criando a dane law de east anglia, nortumbria, kent, sussex até parte da mércia, restando apenas a wessex de Alfredo fora do domínio dinamarquês. Sei que houve um reino dinamarquês na irlanda (fundaram inclusive Dublin), mas achava que gales e escócia haviam conseguido permanecer livres. Os noruegueses teriam seguido os rios e fundando a rússia e chegando a constantinopla (mas posso estar me confundindo com os suecos)

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re: Ao menos 91 pessoas morreram em atentados sucessivos na Noruega, diz polícia
« Resposta #17 Online: 25 de Julho de 2011, 00:39:45 »
O atirador não pode ser simplesmente um sociopata?
Foto USGS

Offline Pagão

  • Nível 38
  • *
  • Mensagens: 3.690
  • Sexo: Masculino
Re: Ao menos 91 pessoas morreram em atentados sucessivos na Noruega, diz polícia
« Resposta #18 Online: 25 de Julho de 2011, 08:20:23 »
O atirador não pode ser simplesmente um sociopata?

Parece o mais provável. Ele já se demarcou do internacionalismo nazi e parece que misturava islamismo e marxismo no mesmo saco... e sabe-se lá mais o quê...

A sua ação também não se enquadra no terrorismo. Porque, embora a ação tenha alegadas motivações políticas, ainda nada indica que houvesse uma organização por detrás. Não há reivindicações de terceiros, e ele deixou-se capturar, o que esgota o ato em si mesmo impedindo qualquer efeito político futuro benéfico a qualquer que fosse o objetivo pretendido pelo criminoso.
Um ato isolado sem continuidade carece da dinâmica da verdadeira operação terrorista, a qual visa um estado prolongado de terror e insegurança da sociedade visada, forçando-a a agir futuramente de acordo com as intenções políticas do agressor com receio de novos atentados... julgo eu...

O que aconteceu recorda-me mais os crimes em série em certas seitas religiosas, que se esgotaram num só ato, do que os atentados de organizações como o antigo IRA ou a Al Quaida.
   
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Dbohr

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.179
  • Sexo: Masculino
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: Ao menos 91 pessoas morreram em atentados sucessivos na Noruega, diz polícia
« Resposta #19 Online: 25 de Julho de 2011, 11:58:12 »
Terrorismo, foi. Não na acepção que se costuma dar depois do 11 de setembro de 2001 -- a ação na Noruega aparentemente foi de um só indivíduo, enquanto que células terroristas organizadas promovem o terrorismo islâmico.

Mas se o cara planejou, se preparou e executou a ação visando promover o medo e com uma agenda por trás (por mais que seja distorcida), é terrorismo.

Offline ByteCode

  • Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
  • Mensagens: 1.369
  • Conta removida por solicitação do usuário
Re: Ao menos 91 pessoas morreram em atentados sucessivos na Noruega, diz polícia
« Resposta #20 Online: 25 de Julho de 2011, 14:07:54 »
Será a Direita Nacionalista cristã resurgindo com toda a força na Europa, devido à crise prolongada e atitudes xenofobicas de culpar os estrangeiros (principalmente do terceiro mundo) por tudo de ruim que acontece por lá?

Offline Liddell Heart

  • Nível 26
  • *
  • Mensagens: 1.237
  • Sexo: Masculino
  • “É melhor reinar no inferno do que servir no céu”
Re: Ao menos 91 pessoas morreram em atentados sucessivos na Noruega, diz polícia
« Resposta #21 Online: 25 de Julho de 2011, 14:10:34 »
Para isso eu teria que dar uma pesquisada, que não dá para fazer sem o computador e consultar os livros a essa hora da noite também não dá certo. O que eu me lembro é que o grupo que invadiu a bretanha foi o dinamarquês, que acabou criando a dane law de east anglia, nortumbria, kent, sussex até parte da mércia, restando apenas a wessex de Alfredo fora do domínio dinamarquês. Sei que houve um reino dinamarquês na irlanda (fundaram inclusive Dublin), mas achava que gales e escócia haviam conseguido permanecer livres. Os noruegueses teriam seguido os rios e fundando a rússia e chegando a constantinopla (mas posso estar me confundindo com os suecos)

Não foi conquista por invasão, foi por casamento (prática super comum na Europa). Sobre a tal rainha norueguesa:
http://en.wikipedia.org/wiki/Margaret,_Maid_of_Norway

E eu acho que você confundiu os noruegueses com os Rus (que eram suecos), que chegaram a virar seguranças do imperador/papa de constantinopla.
"Onde mora a liberdade, ali está a minha pátria."
Benjamin Franklin

"Posso não concordar com uma só palavra sua, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-la."
Voltaire

Offline Liddell Heart

  • Nível 26
  • *
  • Mensagens: 1.237
  • Sexo: Masculino
  • “É melhor reinar no inferno do que servir no céu”
Re: Ao menos 91 pessoas morreram em atentados sucessivos na Noruega, diz polícia
« Resposta #22 Online: 25 de Julho de 2011, 14:15:25 »
Citar
Norueguês diz haver mais duas células militantes em sua organização

A polícia norueguesa investigará a afirmação feita pelo norueguês Anders Behring Breivik, de 32 anos, de que há mais duas células militantes de sua rede terrorista, anunciou nesta segunda-feira Kim Heger, juiz que presidiu a primeira audiência do acusado pelo massacre de sexta-feira em Oslo e na Ilha de Utoya, na Noruega. Em coletiva posterior à audiência, autoridades policiais disseram que Breivik pareceu se contradizer com essa afirmação, já que em depoimento após ser preso afirmou que havia atuado sozinho no duplo atentado.




Na audiência, Breivik rejeitou a responsabilidade criminal pelos ataques argumentando que queria salvar a Noruega e a Europa Ocidental do "marxismo cultural", mesma expressão usada em manifesto de 1,5 mil páginas atribuído a ele e postado na internet horas antes dos ataques. De acordo com o juiz, o acusado justificou suas ações afirmando que o massacre foi necessário para evitar que a Europa seja tomada por muçulmanos.

O norueguês também declarou que seu principal objetivo foi causar a maior perda possível para o Partido Trabalhista, que acusou de encorajar a imigração. Segundo o juiz, Breivik disse que a legenda governista é culpada da "importação em massa" de muçulmanos. "O Partido Trabalhista tinha de pagar um preço por sua traição; muçulmanos estavam aqui para colonizar o país", disse Breivik, citado pelo magistrado. A autoridades norueguesas Breivik disse também que espera passar o resto de sua vida na prisão.

Também segundo o juiz, Breivik disse querer "perpetrar o maior número de baixas possível ao Partido Trabalhista" para evitar novas adesões à legenda. A declaração pareceu ser uma referência ao alvo do segundo local atacado: um acampamento da ala juvenil do partido, com participantes com idades em sua maioria entre 15 e 18 anos.

Na corte, ele reiterou as declarações dadas à polícia no fim de semana de que é autor do dia que chocou a pacífica Noruega e representou o mais mortal para o país desde a Segunda Guerra Mundial.

O juiz indiciou o acusado por atos de terrorismo, anunciando que o extremista ficará sob custódia por oito semanas, das quais quatro em total isolamento. De acordo com o magistrado, a promotoria pediu essa medida pelo risco de perda de provas e pela "extensão e característica" do caso. Assim, o autor presumível dos atentados ficará em completo isolamento até 22 de agosto, o que representa não poder receber cartas, visitas ou usar a mídia.

Segundo o juiz, a data da principal audiência sobre o caso será definida depois que a polícia concluir a investigação. De acordo com a lei norueguesa, Breivik pode ser sentenciado a um máximo de 21 anos de prisão. A sentença pode ser estendida se o prisioneiro for considerado uma ameaça à segurança pública.

Por decisão da Justiça, a audiência judicial de durou 35 minutos ocorreu a portas fechadas - sem a presença do público ou da imprensa. Grupos e familiares das vítimas tinham pedido que a imprensa boicotasse a aparição, temendo que Breivik a usasse como plataforma para propagar suas opiniões extremistas.

Na noite de domingo, o advogado de Breivik, Geir Lippestad, afirmou que ele preferia uma audiência pública e queria se apresentar ao juiz vestindo um uniforme militar. O magistrado rejeitou o pedido do extremista.

De acordo com as autoridades policiais, a audiência de 35 minutos desta segunda-feira foi fechada ao público e à imprensa pela "preocupação de revelar muita informação" sobre o caso. "Uma das razões é que pensamos que outras pessoas podem estar implicadas", disseram. Os oficiais, porém, negaram que um suspeito do caso na Noruega tivesse sido preso na Polônia.

A informação de que um cidadão polonês teria sido preso pela polícia na Cracóvia, no oeste polonês, havia sido divulgada pela televisão norueguesa TV 2. Segundo os policiais, continuam as investigações sobre os possíveis vínculos de Breivik com a Polônia.

Em sua coletiva, a polícia da Noruega anunciou que revisou o número de mortos na ilha de Utoya, a 40 quilômetros de Oslo. Segundo fontes policiais, a nova cifra é de 68, uma diferença de 18 em relação à divulgada no domingo, de 86. Menos de duas horas antes da ação na ilha, o extremista é suspeito de ter plantado uma bomba no centro político da capital, que deixou ao menos oito mortos. Assim, o total de mortos no ataque foi corrigido de 93 para 76.

Acredita-se que o suspeito tenha ligações com grupos extremistas de direita. O manifesto que lhe foi atribuído descreve a refundação, em abril de 2002 em Londres, dos Cavalheiros Templários - uma ordem medieval fundada para proteger os peregrinos cristãos na Terra Santa depois da Primeira Cruzada. Também se acredita que Breivik postou um vídeo na sexta-feira resumindo seus argumentos. No final da gravação, o vídeo o mostra em um uniforme militar, segurando uma arma de assalto.



Homenagem

A população da Noruega fez um minuto de silêncio ao meio-dia desta segunda-feira (7h de Brasília) em homenagem aos mortos no duplo atentado. O ato paralisou o centro da capital escandinava e foi liderado pela família real norueguesa e o primeiro-ministro do país, o trabalhista Jens Stoltenberg, em uma solenidade em frente ao prédio central da Universidade de Oslo.

Também nesta segunda-feira, a polícia norueguesa informou que o número de mortos no ataque na ilha de Utoya pode ser menor do que o divulgado. De acordo com o diretor da polícia, Oystein Maeland, o atual número se baseia em uma estimativa inicial realizada na noite de sexta-feira, mas pode mudar a partir de novas informações obtidas na investigação.

Balas destruidoras

Funcionários que trataram vítimas em hospitais disseram que o atirador teria usado balas que se fragmentam dentro do corpo, causando sérios danos internos. Uma das primeiras pessoas assassinadas teria sido um policial, contratado como segurança pelos organizadores do encontro, do qual participavam cerca de 700 pessoas, em sua maioria jovens e adolescentes.

A polícia justificou a demora para chegar ao local do ataque dizendo que foi difícil encontrar um barco apropriado para o transporte e que não havia qualquer helicóptero da polícia por perto.

http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/noruegues+diz+haver+mais+duas+celulas+militantes+em+sua+organizacao/n1597098857352.html
"Onde mora a liberdade, ali está a minha pátria."
Benjamin Franklin

"Posso não concordar com uma só palavra sua, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-la."
Voltaire

Offline Derfel

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.887
  • Sexo: Masculino
Re: Ao menos 91 pessoas morreram em atentados sucessivos na Noruega, diz polícia
« Resposta #23 Online: 25 de Julho de 2011, 16:29:25 »
Para isso eu teria que dar uma pesquisada, que não dá para fazer sem o computador e consultar os livros a essa hora da noite também não dá certo. O que eu me lembro é que o grupo que invadiu a bretanha foi o dinamarquês, que acabou criando a dane law de east anglia, nortumbria, kent, sussex até parte da mércia, restando apenas a wessex de Alfredo fora do domínio dinamarquês. Sei que houve um reino dinamarquês na irlanda (fundaram inclusive Dublin), mas achava que gales e escócia haviam conseguido permanecer livres. Os noruegueses teriam seguido os rios e fundando a rússia e chegando a constantinopla (mas posso estar me confundindo com os suecos)

Não foi conquista por invasão, foi por casamento (prática super comum na Europa). Sobre a tal rainha norueguesa:
http://en.wikipedia.org/wiki/Margaret,_Maid_of_Norway

E eu acho que você confundiu os noruegueses com os Rus (que eram suecos), que chegaram a virar seguranças do imperador/papa de constantinopla.

Você tem razão, os Rus eram suecos e dinamarqueses que viviam na Suécia.  Os noruegueses foram pelo norte e foram eles que fundaram Dublin e colonizaram a Islândia e a Groenlândia. Na Escócia, parece que tomaram as ilhas como as Faroe e Órcades e criaram um condado curto no norte do país, mas não sei até que ponto houve miscigenação com os pictos e escotos, até por conta das características desses povos (bem como o tempo curto do condado). A própria Irlanda que possuiu um centro comercial norueguês bem avançado, Dublin, não parece que teve sido influenciada tanto assim (diferentemente do que ocorreu com as ilhas e os reinos saxões).

Quanto à Rainha Margaret, bem, como você mesmo disse, era uma prática comum da Europa ligar reinos pelo casamento, mas então não havia mais a Era Viking e isso também não significou uma colonização norueguesa da Escócia. Sendo assim, ainda sustento que Highlander era um legítimo escocês! :biglol:

Offline ByteCode

  • Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
  • Mensagens: 1.369
  • Conta removida por solicitação do usuário
Re: Ao menos 91 pessoas morreram em atentados sucessivos na Noruega, diz polícia
« Resposta #24 Online: 25 de Julho de 2011, 18:58:23 »
Mistura de raças do Brasil é catastrófica, escreveu atirador da Noruega

A política de estabelecer uma mistura de raças europeias, asiáticas e africanas em países como o Brasil se provou “catastrófica” e resultou em altos níveis de corrupção, baixa produtividade e conflitos entre as diferentes culturas. A teoria sobre o país está numa das páginas do manifesto atribuído a Andrew Behring Breivik, o norueguês de 32 anos que assumiu a autoria dos atentados que mataram ao menos 76 pessoas em Oslo, na última sexta (22).

Para o autor do documento, que tem ligações com a extrema-direita norueguesa, o “Brasil vem se estabelecendo como o segundo país do mundo com o menor nível de igualdade social". O texto não cita qual seria o primeiro.

“Os resultados são evidentes e se manifestam num alto nível de corrupção, falta de produtividade e um eterno conflito entre várias ‘culturas’ competindo, enquanto a miríade de ‘sub-tribos’ criadas (preto, mulato, mestiço, branco) paralisa qualquer esperança de sequer alcançar o mesmo nível de produtividade e igualdade de, por exemplo, Escandinávia, Alemanha, Coreia do Sul e Japão”, diz o texto na página 1.153.

Observando a falta de igualdade social no Brasil e a média de produtividade do brasileiro, continua o texto, “é evidente que uma abordagem similar na Europa seria devastadora e um atraso para as nações (...)”.

Há pelo menos 12 referências aos termos “Brasil” ou “brasileiro” no documento, nem todas com o mesmo teor. No trecho em que trata sobre a fabricação de bombas, o autor cita o acidente radioativo com o césio 137 em Goiânia, que deixou centenas de mortos em 1987. “Seja extremamente cuidadoso quando lidar com material radiológico”, alerta na página 1.060.

Na página 1.287, o texto cita o Brasil em meio a países que se tornaram independentes com “golpes de estado sanguinários”. “Em 1889, o Brasil se tornou uma república via um golpe de estado sanguinário.” Em outra menção, o país está numa lista de nações que sofreram intervenções dos Estados Unidos. A anotação cita o ano de 1964 ao lado de “Acesso do comunismo a recursos e trabalhadores pobres”.

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/07/mistura-de-racas-do-brasil-e-catastrofica-diz-texto-de-atirador-da-noruega.html
« Última modificação: 25 de Julho de 2011, 19:02:05 por ByteCode »

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!