originar a língua do pica-pau?
Não sei por que você diz isso, mas como existe o mito de que a língua do pica-pau pode furar a madeira, isso não é verdade. Acontece que o pica-pau fura com o bico e enfia a língua à procura de bichinhos que comer.
O tamanho da língua se explica por seleção e adaptação. O que você precisa primeiro entender é que estas estruturas que agora nós vemos são o resultado de milhares de gerações , onde aqueles que tinham características que permitiram sua melhor adaptação, conseguiram gerar prole e assim por diante. Provavelmente a língua dos antecessores do atual pica-pau era menor, mas quanto mais se especializou a comer bichinhos na madeira, mais se favoreceram espécimes de língua comprida.
Este não é um exemplo isolado, acontece que religiosos pouco conhecedores da biologia ressaltam o pica-pau por puro desconhecimento de outros exemplos, como o citado pelo mesmo Darwin de uma mariposa que tem o probóscide do tamanho necessário para polinizar certa orquídea (veja mais em
http://orquidoideira.blogspot.com/2008/11/darwin-orqudea-e-mariposa.html).
No caso do pica-pau, há uma recompensa direta em ter uma maior e melhor língua, que é colher mais e melhor alimento, e por esse feedback positivo se criam estas estruturas.
originar o sonar do morcego?
Para isso temos que lembrar duas coisas: o mecanismo do sonar é bem complexo, porém pode ser construído a través de partes mais simples, primeiro alimentando o ouvido, para se apoiar depois no seu grito, para depois usar o grito para criar o sonar. Eu sei que parece difícil, mas estamos falando em mais de 30mi de anos comendo insetos. Lembre que os morcegos tinham provavelmente uma visão muito maior do que a de hoje, que não é mais necessária para caçar, mas deveria ser mais ativa em outras épocas.
E outra coisa é a seguinte: o sonar é uma idéia brilhante, tão boa e complexa quanto a visão, que precisa de vários elementos funcionando em conjunto (células fotossensíveis, bons feixes de nervos, cristalinos, lentes para captação da luz, etc) e mesmo assim vemos esta estrutura em muitos animais (inclusive como evoluções diferentes, pois o olho da mosca não tem praticamente nenhuma comparação com o de um mamífero!).