Autor Tópico: A Evolução teria um limite? (A Inteligência / Tecnologia)  (Lida 6229 vezes)

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
Re:A Evolução teria um limite? (A Inteligência / Tecnologia)
« Resposta #25 Online: 06 de Dezembro de 2011, 00:14:51 »
Eugenia nos termos dos tempos atuais funcionaria nos mesmos moldes da soja trangênica ou outras espécies manipuladas geneticamente, ou seja, o que tem ocorrido é uma rarificação de variedades que pode por em risco toda uma espécie a curto prazo.

Não tem esa de DNA lixo. O que há é a mais absoluta ignorância do que significam genes que aparentemente não tem função alguma. Ainda estamos na idade das trevas em biologia.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #26 Online: 06 de Dezembro de 2011, 01:42:14 »
Visto que a seleção natural não funciona mais connoscos, simplesmente ninguém mais morre por doenças genéticas, visto a disponibilidade de tratamento a doenças atualmente.
Só tenho dificuldade em eleger qual das três afirmações do parágrafo acima é a mais falsa.

Analisando bem, claro que é a primeira, que comporta as outras duas.

Offline PauloH

• Nível 10
  • *
« Resposta #27 Online: 06 de Dezembro de 2011, 02:00:21 »
Visto que a seleção natural não funciona mais connoscos, simplesmente ninguém mais morre por doenças genéticas, visto a disponibilidade de tratamento a doenças atualmente.
Só tenho dificuldade em eleger qual das três afirmações do parágrafo acima é a mais falsa.

Analisando bem, claro que é a primeira, que comporta as outras duas.

Aponte, estou disposto a aprender, não vim aqui para ser sofista nem arrogante, se falei merd@ admito. Porem Existe doenças genéticas hereditárias e eu sou vítima de uma, nesse caso uma simples manipulação genética faria minha cura. Nem todo gene de doenças são recessivos. Podem se manifestar na primeira geração ou nas próximas.
 Nesse caso, minha Avo tem o mesmo problema.
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2011, 02:09:48 por PauloH »

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #28 Online: 06 de Dezembro de 2011, 02:11:31 »
Apontar mesmo, já apontei. Mas você mesmo disse que uma simples manipulação genética *faria* sua cura, o que significa que não há disponível. Pode ser que haja tratamento que te dê sobrevida equivalente ao período normal de sobrevivência humana, mas tal não ocorre com todas as doenças genéticas.

Na verdade, não entendi muito bem a pertinência da sua última apresentação em relação ao que seria uma contestação à minha. Simplesmente, continuo não vendo como estaríamos livres da seleção natural, imortais a doenças genéticas e como tratamentos estariam disponíveis para todos de modo a não haver diferenciação que se pode entender como natural.
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2011, 02:15:44 por Cientista »

Offline Lucks

• Nível 15
  • *
  • <no comments>
« Resposta #29 Online: 07 de Dezembro de 2011, 10:53:22 »
Apontar mesmo, já apontei. Mas você mesmo disse que uma simples manipulação genética *faria* sua cura, o que significa que não há disponível. Pode ser que haja tratamento que te dê sobrevida equivalente ao período normal de sobrevivência humana, mas tal não ocorre com todas as doenças genéticas.

Na verdade, não entendi muito bem a pertinência da sua última apresentação em relação ao que seria uma contestação à minha. Simplesmente, continuo não vendo como estaríamos livres da seleção natural, imortais a doenças genéticas e como tratamentos estariam disponíveis para todos de modo a não haver diferenciação que se pode entender como natural.

OK...O simples fato de a ciência permitir uma sobrevida maior, dá a oportunidade a este "ser vivo" de crescer e multiplicar-se.
Isso, por sí só, já é uma maneira de driblar a seleção natural.
A seleção natural "trabalha" para que os seres mais bem adaptados sobrevivam mais e se reproduzam mais....perpetuando suas características. No exemplo do homem, mesmo os seres "mal adaptados" (salvo claro os extremos) adaptam-se muito bem ao ambiente através da ciência e tecnologica.

Esta é a questão...não estamos passando a perna na seleção natural??

Dizem que pode haver uma seleção tornando a espécie humana mais inteligente...ou outras coisas assim...mas pense bem...mesmo com inteligência abaixo da média, com coordenação abaixo da média, ou outras características acima ou abaixo da média, um humano não garante maior ou menor capacidade de se reproduzir e garantir a transferência de seus genes para a próxima geração...

...voltando ao título:  A evolução tem um limite? Paramos de evoluir??
:)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 09 de Dezembro de 2011, 15:12:32 »
Não tem esa de DNA lixo. O que há é a mais absoluta ignorância do que significam genes que aparentemente não tem função alguma. Ainda estamos na idade das trevas em biologia.

Há muito que não sabemos mas é sim possível afirmar que há genes sem função alguma, há espécies proximamente aparentadas de mamíferos diferenças enormes nos genomas e/ou especificamente naquilo que é identificavel como "lixo", e qualquer explicação que proponha sempre haver alguma função será sempre mirabolante e cheia de buracos. Ao mesmo tempo é bastante seguro afirmar ser impossível haver uma função universal.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 09 de Dezembro de 2011, 15:19:07 »
A medicina, mesmo medicina básica, não é disponível a um grande contingente da população mundial. Só isso já impossibilita afirmar que não somos mais alvos de seleção natural (o que não significa que esteja havendo evolução adaptativa em função disso, embora seja uma possibilidade).

Fora isso, podemos sempre imaginar que vantagem x ou y não dá nenhuma vantagem reprodutiva, e embora possa mesmo ser o caso, uma coisa é supor algo razoável, outra ter isso bem embasado empiricamente. Até lá é sim uma possibilidade em aberto. Bem como aumento na freqüência de caracteres ruins compensados pela medicina ou tecnologia, para aqueles que têm acesso, o que também é evolução, embora não adaptativa.

Offline PauloH

• Nível 10
  • *
« Resposta #32 Online: 10 de Dezembro de 2011, 17:16:16 »

OK...O simples fato de a ciência permitir uma sobrevida maior, dá a oportunidade a este "ser vivo" de crescer e multiplicar-se.
Isso, por sí só, já é uma maneira de driblar a seleção natural.
A seleção natural "trabalha" para que os seres mais bem adaptados sobrevivam mais e se reproduzam mais....perpetuando suas características. No exemplo do homem, mesmo os seres "mal adaptados" (salvo claro os extremos) adaptam-se muito bem ao ambiente através da ciência e tecnologica.

Esta é a questão...não estamos passando a perna na seleção natural??

Dizem que pode haver uma seleção tornando a espécie humana mais inteligente...ou outras coisas assim...mas pense bem...mesmo com inteligência abaixo da média, com coordenação abaixo da média, ou outras características acima ou abaixo da média, um humano não garante maior ou menor capacidade de se reproduzir e garantir a transferência de seus genes para a próxima geração...

...voltando ao título:  A evolução tem um limite? Paramos de evoluir??

...

Acredito que a evolução não tenha limite enquanto estivermos expostos as mudanças ambientais. O ambiente na terra nunca foi o mesmo e nunca será, o seres permanecerão em constante mudanças para se adaptar ao ambiente, perpetuando a espécie.

Porem não volto atrás no meu pensamento de que a medicina moderna está trapaceando essa lei natural. Claro que não é nada comprovado, apenas opinião minha.
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2011, 17:34:25 por PauloH »

Offline PauloH

• Nível 10
  • *
« Resposta #33 Online: 10 de Dezembro de 2011, 17:27:09 »
...

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #34 Online: 10 de Dezembro de 2011, 22:15:17 »
É impossível trapacear a natureza, por definição.
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #35 Online: 10 de Dezembro de 2011, 23:51:46 »
A medicina, mesmo medicina básica, não é disponível a um grande contingente da população mundial. Só isso já impossibilita afirmar que não somos mais alvos de seleção natural (o que não significa que esteja havendo evolução adaptativa em função disso, embora seja uma possibilidade).
Caso esse comentário tenha alguma ligação com o meu, nem foi bem por aí o que eu quis apontar. Críticos de sociobiologia podem alegar que isso já seria seleção artificial, um problema de âmbito social não biológico e eu tenderia a fugir de discutir sobre isso. O que eu quis dizer é que os limites mesmo das adaptabilidades científico-tecnológicas determinam seleção -- sobrevivem aqueles para os quais há soluções. E, nesse processo, a ilusão do "poder transcendente infinito da tecnologia" se desnuda. Acreditam que ciência e tecnologia resolvem todos os problemas porque só computam os problemas resolvidos e ignoram os fracassos, como qualquer crente comum faz com relação à própria fé. E, seguindo essa similaridade fantasiosa, quando lembram dos fracassos, dos milagres não realizados, põem-nos na conta do futuro "certo" da tecnologia (fé que não é diferente de nenhuma outra quando olha para esse futuro como algo singular) ou de uma contingência com uma morfologia nada diferente do divino. Ciência e tecnologia não têm nenhuma essência diferente da letalidade da peçonha de uma cobra.

The Lucks, nesse fim de ano, eu devo me conceder um tempo a mais para coisas que tenho precisado como, por exemplo, dormir e encaminhar alguns assuntos não terminados aqui. E eu gostaria mesmo de me deter nesse assunto que é muito interessante. Tenho um para finalizar com o Feynman, também. Agora, eu estou meio entrevado por um esforço excessivo na minha coluna e não posso me alongar muito nem de pé nem sentado, razão porque devo me deitar em breve. Mas vou tentar expor meu ponto de vista a respeito, ressaltando, desde já, que vejo uma falaciosidade explícita no seu questionamento.

Offline Codex

• Nível 10
  • *
« Resposta #36 Online: 11 de Dezembro de 2011, 02:45:16 »
Todo esse questionamento levantado por vocês, me fez lembrar da trilogia Feios, de Scott Westefeld:

Citação de: http://www.skoob.com.br
Na trama de Feios, a humanidade já não existe como a conhecemos hoje. Depois de alguma catástrofe desconhecida, nossa civilização quase que desapareceu. Restaram apenas alguns grupos isolados de pessoas, vivendo em cidades futurísticas, rodeadas por florestas selvagens e ruínas antigas. Como forma de gerar estabilidade, equilíbrio e justiça entre a população, é costume que, aos dezesseis anos, cada cidadão dessas comunidades passe por sua primeira cirurgia plástica, que o transformará de seu estado natural – considerado feio – à categoria de perfeito.

Nessa cirurgia, TUDO é modificado, desde a pele até os ossos da pessoa, tudo substituído.

Citação de: Scott Westelfed / Feios / Página 20
     Havia um tipo de beleza, um encanto que todos viam. Olhos grandes e lábios grossos, como crianças; pele sedosa e brilhante; traços simétricos; e milhares de outras pistas. Em algum lugar no fundo de suas mentes, as pessoas buscavam esses sinais permanentemente. Ninguém podia evitar notá-los, qualquer que fosse sua criação. Um milhão de anos de evolução haviam tornado aquilo parte do cérebro humano.
     Os grandes olhos e lábios diziam: sou jovem e vulnerável, não posso machucá-lo e você quer me proteger. O resto dizia: sou saudável, não vou deixá-lo doente. E, não importava como se sentia em relação a um perfeito, uma parte de você sempre pensava: Se tivermos filhos juntos, eles também serão saudáveis. Eu quero essa pessoa perfeita...
     Pura biologia, como explicavam na escola. A exemplo das batidas do coração, aquelas coisas não podiam ser desmentidas, não quando se estava diante de um rosto daqueles. Um rosto perfeito.

Embora toda essa cirurgia estética transforme todos os seres em seres perfeitos, o seu DNA continuava a possuir as mesmas características, que seriam passados aos seus filhos, que nasceriam feios, por consequência, e então a história se repetia, e aos 16 cirurgia neles! Enfim, com tudo isso, eu me pergunto, nessa situação hipotética a evolução teria estagnado? Não, agora, a seleção natural, eu acredito que sim. Já que evolução nada mais é que a "mudança das características hereditárias de uma população de uma geração para outra", eles continuavam a mudar, continuavam a receber as características de seus pais, mas a seleção pra mim deixa de existir, a partir do momento que existia uma "uniformidade" nos seres humanos, e já não valia mais essa ideia de escolher "o que aparenta possuir os melhores genes". Espero que vocês tenham entendido o que eu quis dizer, não sei me expressar muito bem quando o assunto é evolução, não sou nenhum acadêmico também, tudo que sei vem da escola e de coisas que eu leio. Mas o fato é que esse raciocínio me faz pensar, que independente da tecnologia, a evolução só deixaria de existir se o DNA parasse de se modificar. Faz sentido?  :hein:

[Modificação = Erros ortográficos que não tinha percebido.]
« Última modificação: 11 de Dezembro de 2011, 19:55:35 por Codex »
Codex, prazer.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 11 de Dezembro de 2011, 15:49:05 »
Mas o fato, é que esse raciocínio me faz pensar, que independente da tecnologia, a evolução só deixaria de existe se o DNA parasse de se modificar. Faz sentido?  :hein:

Sim, no sentido mais abrangente e argumentavelmente correto do termo. Só cessaria a evolução quando de alguma forma cada geração tivesse sempre exatamente os mesmos genes nas mesmas freqüências que a geração anterior.

Caso esse comentário tenha alguma ligação com o meu, nem foi bem por aí o que eu quis apontar. Críticos de sociobiologia podem alegar que isso já seria seleção artificial, um problema de âmbito social não biológico e eu tenderia a fugir de discutir sobre isso. O que eu quis dizer é que os limites mesmo das adaptabilidades científico-tecnológicas determinam seleção -- sobrevivem aqueles para os quais há soluções. E, nesse processo, a ilusão do "poder transcendente infinito da tecnologia" se desnuda. Acreditam que ciência e tecnologia resolvem todos os problemas porque só computam os problemas resolvidos e ignoram os fracassos, como qualquer crente comum faz com relação à própria fé. E, seguindo essa similaridade fantasiosa, quando lembram dos fracassos, dos milagres não realizados, põem-nos na conta do futuro "certo" da tecnologia (fé que não é diferente de nenhuma outra quando olha para esse futuro como algo singular) ou de uma contingência com uma morfologia nada diferente do divino. Ciência e tecnologia não têm nenhuma essência diferente da letalidade da peçonha de uma cobra.

Não me dirigia a qualquer comentário seu, mas a algum dos anteriores, seja lá de quem for, provavelmente o imediatamente precedente, e concordo bastante com isso que colocou. Não seria necessário "apenas" uma utopia econômica para acabar completamente com a seleção natural, mas também avanços científicos e técnicos muito além do que é realista de se imaginar.

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #38 Online: 11 de Dezembro de 2011, 15:54:27 »
É impossível acabar ou limitar qualquer parte da seleção natural, pois não há nada "sobrenatural", não entendo o que vocês estão tentando provar sinceramente (que o ser humano e suas invenções são sobrenaturais talvez?).
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 11 de Dezembro de 2011, 16:55:31 »
Isso é trollagem ou é sério?

Não há nada de "sobrenatural" numa redução de vantagens ou desvantagens reprodutivas causadas por genes, isso é um relaxamento da seleção natural, algo que existe.

Offline Zen

• Nível 06
  • *
« Resposta #40 Online: 03 de Janeiro de 2012, 05:09:17 »
A evolução é um caminhar, onde sua perna esquerda é a mutação (totalmente aleatória) e a perna direita é a seleção natural. É uma analogia simplista, nesse caso é relevante...
Se, com uma tecnologia futurística tivéssemos a oportunidade de dominar a perna direita e tornar a seleção natural uma “seleção artificial” será que também seriamos capazes de dominar a perna esquerda???

Essa é uma grande questão, da qual nada aqui poderemos afirmar, mas é algo bem interessante de se pensar. Até porque enquanto a seleção natural é um processo lógico, quase científico no sentido que se baseia muita na experimentação e no erro, a mutação é norteada pelo caos, o que pode causá-la pode ser um fator externo, ambiental, talvez alguma forma de poluição, ou simplesmente o próprio processo celular natural ao manipular o DNA.
Estaremos um dia preparados para prever TODAS essas possibilidades e dominar a “perna esquerda” da evolução? As conclusões certamente serão pessoais...

Mas falando um pouco mais dessa perna direita, desse processo de “seleção artificial”...
Bem, na natureza é a própria que dita as regras da seleção natural, já na nossa versão industrializada, essa suposta seleção artificial estaria sobe o comando de quem? Porque?
Imagine que atualmente, somos diferentes como seres humanos, culturalmente diferentes, o que para alguns é um tabu para outros é rotineiro... Se um dia pudéssemos controlar a seleção natural (ou artificial, já nem sei), o que impediria os japoneses de criar seres humanos cabeçudos com olhos gigantes iguais a personagens de mangás, de indianos desenvolverem pessoas azuis de seis braços, e americanos de fabricarem verdadeiros exércitos de Schwarzeneggers? E ainda mais, com tanta manipulação genética algum deles ainda seria homo sapiens?

Ok, ok, eu acho que estou levantando mais poeira na questão do que respondendo, mas é porque um questionamento simples assim passa por questões como essas e muitas outras mais. E alem disse a questão cultural tem haver com isso... Não acredito que tão cedo estaremos no controle total da evolução, na verdade acredito que nunca estaremos no controle total (logo respondo ‘não’ a pergunta do tópico), e pior o quanto mais próximo estivermos disso mais ainda o futuro genético da humanidade, nossa herança de DNA estará entregue nas mãos dos netos, dos netos, de nossos bisnetos... =/

Offline genjikhan

• Nível 18
  • *
  • Razão+imparcialidade= espirito livre
« Resposta #41 Online: 03 de Janeiro de 2012, 12:16:31 »
Manipulação do DNA humano ainda vai levar pelo menos 200 anos,na previsão mais otimista,porque o conhecimento do DNA humano só está engatinhando . No começo,deve ser alvo de muita polêmica,assim como foi com fertilização em vitro . Mas essa fase de choque será o menor do problemas . Problema de verdade vai ser quando os seres humanos provarem que são estupidos demais para escolherem o filho que terão,o que forçará os governos à interferir na "customização" do DNA dos filhos deles,atráves de leis e regras para impedir o caos na sociedade . A consequência disso? os governos vão gostar desse poder e vão adorar customizar os seus habitantes para criar uma espécie de utopia . Como na já obsoleta seleção natural,algumas utopias vão prosperar mais que as outras e no futuro só haverá um tipo de utopia .

Isso pode acontecer se a humanidade não for estupida demais em se auto destruir antes .
« Última modificação: 03 de Janeiro de 2012, 12:26:52 por genjikhan »
"Não há fatos eternos,assim como não há verdades absolutas" - Friederich Nietzsche

"Os males de que padece o ser humano vêm em seu maior número,vêm dele mesmo" - Plínio

"Quem conhece a sua ignorância revela a mais profunda sapiência. Quem ignora a sua ignorância vive na mais profunda ilusão" - Lao Tsé

Offline Francoorp

• Nível 00
  • *
  • Eu venho das Poeiras Cósmicas... e a elas voltarei
    • Blog do Francoorp
« Resposta #42 Online: 09 de Maio de 2012, 11:57:03 »
Bem... li e realmente o mindinho tem o seu porque, assim como o experimento da mariposa... e na eugenia, COMO LEIGO, eu paro pra refletir um pouco com os colegas.... a Eugenia mesmo sendo positiva ou negativa, é simplesmente inevitável para a sobrevivência futura da especie humana, mas não substitui em modo algum a evolução!

Vendo que nossa espécie se quiser sobreviver deverá deixar esse planeta e continuar migrando como nômades pelas galaxias e pelo universo, as possibilidades de encontrar um planeta habitável segundo os novos descobrimentos dos Planetas Extra Solares é alta, mas com a mesma composição atmosférica, gravitacional e até mesmo favorável a nossa capacidade reprodutiva, é praticamente impossível!

Esse planeta nosso aqui vai morrer, o Sol o matará, e quem estiver aqui vai com ele... no universo poderemos encontrar planetas com oxigênio,azoto, hidrogênio, gás carbônico e metano na atmosfera, mas será em quantidades maiores os menores do que temos por aqui, muitos organismos qeu vivem no corpo humanos se nutrem de todos eles, o que gera um equilíbrio em nosso corpo... mas com qualquer variação tudo pode mudar,  essas variações podem nos intoxicar, matar a flora interna ou simplesmente nos sufocar, além de que tem o problema da reprodução em atmosfera rarefeita, já que isso afeta o desenvolvimento do feto, o funcionamento dos órgãos, e a capacidade de mitose, como vimos nos andes onde em algumas comunidades os espanhóis não conseguiam reproduzir-se com europeias, somente as mulheres locais ficavam gravidas, pois a sua genética se adaptou às condições do ambiente.

Como podemos perceber isso tem tudo a ver com a Eugenia, pois a engenharia genética modificará nossas características para viver com uma atmosfera diferente, os colonos de um planeta com atmosfera rarefeita serão modificados ainda dentro das espaço naves em orbita ao planete antes mesmo de nascerem, alguns genes serão ativados, outros excluídos, e outros totalmente reconfigurados do zero... a mesma Eugenia aconteceria em planetas com uma gravidade maior onde ficaríamos mais baixos, com esqueleto mais robusto e com os órgãos trabalhando sob pressão maior...

Sem falar na capacidade básica de respirar os gases da atmosfera do planeta, ou em recolher umidade do ar para o organismo, principalmente em planetas onde a gravidade não ajuda na formação de nuvens e de consequência teríamos poucas chuvas, deixando a umidade em altas cotas ou difícil de respirar ao nível do solo, e que não existam muitas terras ao nível do mar, se tiver um mar... mas rico em água na atmosfera, isso aconteceria teoricamente em planetas com uma gravidade menor que a da terra, onde ficaríamos mais altos, com ossadura mais leve como a dos pássaros em alguns casos extremos, e os órgãos menores e com menos sangue bombeado para seu funcionamento, e para "apressar" esse processo de adaptação seria usada sem duvida a engenharia genética... sem falar na flora interna, que dependendo do que respiramos, bebemos e ingerimos poderiam deixar de ser positivas e literalmente nos matar por dentro!!

E mesmo assim, com toda essa Eugenia, com toda essa tecnologia, com toda essa "escolha" dos caminhos evolutivos e de adaptação ao ambiente,  a EVOLUÇÃO CONTINUARÁ SEGUINDO SEU CURSO, pois a partir do momento em que as modificações genéticas no indivíduo, mesmo que adulto dependendo da tecnologia da época, estiverem concluídas, mesmo que somente por um dia, por algumas horas de vida depois das modificações implementadas, a evolução re-partirá daquele ponto, daquele momento e do ambiente em se encontra, seguindo seu curso natural, em eterno se não for novamente modificado, e depois tudo recomeça novamente...

A Evolução acompanhará o humano em qualquer lugar do universo, pois é uma regra geral da vida onde quer que se encontre, mesmo com toda a tecnologia genética e a escolha da estrada evolutiva a se seguir no melhoramento da especie, ela estará presente, não tendo como fugir da evolução!

Opinião de um leigo...

Valeu!!

« Última modificação: 09 de Maio de 2012, 19:38:58 por Francoorp »
A Super Nova é o mais próximo do Criador que podemos chegar, pois com sua força de explosão gera todos os átomos mais pesados que o Hidrogênio, e quando chega no ferro a estrela morre, e esse ferro dá a cor do sangue em nossas veias! Lôvai-vós as Super e Hiper Novas como os senhores da Vida e da Morte!!

Offline Zóio de Vidro

• Nível 10
  • *
  • Houve mão mais poderosa, zombou deles o Brasil
« Resposta #43 Online: 09 de Maio de 2012, 17:26:30 »
A arrogância humana falsamente contemplou-o com semelhança divinas e plasmáticas energias como a alma. Prepotente, ignora que a inteligência das células sobrepõe-se à inteligência cerebral. Morre o intelecto, sobrevive o homem.
No porto, os navios americanos entravam os navios russos.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 09 de Maio de 2012, 17:58:34 »
A arrogância humana falsamente contemplou-o com semelhança divinas e plasmáticas energias como a alma. Prepotente, ignora que a inteligência das células sobrepõe-se à inteligência cerebral. Morre o intelecto, sobrevive o homem.

Não leve a mal, mas as vezes suas respostas parecem um teste de Turing.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Teste_de_Turing
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Zóio de Vidro

• Nível 10
  • *
  • Houve mão mais poderosa, zombou deles o Brasil
« Resposta #45 Online: 09 de Maio de 2012, 18:05:52 »

A percepção está ligada geralmente ao nível intelectual do indivíduo. Não entrarei no seu buraco de parca sabedoria para que compreendas. Leso-cognitivos tem me aporrinhado dizendo que escrevo lero-lero, o que sei é que para bom entendedor meio lero-lero basta.
No porto, os navios americanos entravam os navios russos.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #46 Online: 09 de Maio de 2012, 18:14:23 »

A percepção está ligada geralmente ao nível intelectual do indivíduo. Não entrarei no seu buraco de parca sabedoria para que compreendas. Leso-cognitivos tem me aporrinhado dizendo que escrevo lero-lero, o que sei é que para bom entendedor meio lero-lero basta.

Este leso-cognitivo aqui também suspeita que você escreveu lero-lero. Mas posso estar errado. Poderia clarificar?
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 09 de Maio de 2012, 19:14:40 »

Continua parecendo um teste de Turing...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline caerus

• Nível 15
  • *
« Resposta #48 Online: 09 de Maio de 2012, 20:58:30 »
Nem a evolução nem a seleção natural deixarão de existir, enquanto houver reprodução.
Mesmo que os seres humanos tenham sejam inteligentes e a influência do ambiente tenha se tornado menos expressiva na sobrevivência humana, o fato de que uns se reproduzem mais que os outros não mudou- e os genes daqueles que se reproduzem mais serão selecionados positivamente, mesmo que tais genes não impliquem em uma maior adaptação ao meio.

Offline Dragão Invisível

• Nível 10
  • *
  • Vejam o Dragão Invisível na minha garagem!
« Resposta #49 Online: 10 de Maio de 2012, 22:01:06 »
Fico me perguntando se, por exemplo, a decisão feminina de ter filhos mais tarde possa servir como pressão seletiva, quem sabe, para que a menopausa seja adiada cada vez mais (aproveitando o aumento da espectativa de vida).
Isso não serviria como um exemplo de que a inteligência humana não atrapalharia os efeitos seletivos naturais?
O ateísmo não é uma filosofia, não é sequer uma visão de mundo, é simplesmente o reconhecimento do óbvio.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!