Autor Tópico: Hoax de internet  (Lida 6254 vezes)

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Hoax de internet
« Online: 29 de Agosto de 2011, 17:56:46 »
Existem vários tópicos tratando sobre um ou outro hoax, mas não encontrei nenhum específico para hoax em geral, por isso decidi abrir o tópico para que seja mais fácil saber se um e-mail recebido é ou não um hoax (em 99% deve ser :) )

Recebi esse há algum tempo (só para iniciar o tópico):

ELA É A FILHA DO ENGENHEIRO JULIO CESAR FLORES BORRAZ DA ASSOCIAÇÃO REGIONAL DE COUTEIROS
POR FAVOR REENVIA, NÃO TE CUSTA QUASE NADA..!  OBRIGADO.
Passe foto a todo o mundo, nunca se sabe......
Por favor,  olha a foto,  lê a mensagem de uma mãe desesperada e passa foto a todos seus contatos

Minha filha tem 13 anos, Ashley Flores, está desaparecida desde duas semanas. Pode acontecer que se todos passarem esta mensagem, alguma pessoa reconhecerá ela. Pessoas descobriram este método. Internet circula no mundo inteiro... por favor, passa esta mensagem a todos seus contatos. Graças a tudo isso pode-se achar minha menina.
Eu peço a todos, eu imploro a todos, por favor passe esta imagem a todas as possíveis pessoas. Ainda não é tarde por favor, me AJUDE. Sim se você tiver informação, contata-se com: HelpfindAshleyFlores@yahoo. só precisa de 2 minutos necessários para fazer circular esta mensagem. Se fosse seu filho você faria até coisa impossível para obter ajuda.

Deus premiará a tua bondade
 Antonio Ribeiro

Senhor, Guarda e protege essa criatura!!

E aqui o que encontrei pesquisando:

Ashley Flores

Esse é mais um para a categoria "Hoax" (Boato). Esses emails, como já falamos diversas vezes por aqui, ganham vida própria a acabam se espalhando indiscriminadamente pela web sem prazo de validade. Esse aqui é mais um pedido de uma mãe desesperada por conta do desaparecimento de sua filha, Ashley Flores, supostamente filha do Engenheiro Júlio Cesar Flores Borraz (quem?).
O fato é que esse SPAM é bem antigo e essa história toda é mentira.
Faça uma busca no Google por "Júlio Cesar Flores Borraz", ou então "Ashley Flores". Isso sim não lhe custa nada... pesquisar antes de sair copiando uma história dessas para todos os seus contatos.
Veja que, no email, não há nenhuma referência de datas. Simplesmente está escrito "está desparecida desde duas semanas". Isso torna o boato sem prazo de validade e ele percorre a internet inescrupulosamente.
Esses boatos tem alguns propósitos simples e eficazes:
Fazer você perder seu tempo e credibilidade
Congestionar o tráfego da internet com LIXO.
Coletar o máximo possível de endereços de email na mensagem. Vejam que nesse email eu contei 285 endereços expostos. Isso é um prato cheio para Spammers que conseguem coletar esses endereços para enviar mais spam. E quem encaminhou, ajudou...
Veja que o email de contato está incompleto... termina com yahoo.... com? br? com.br? Ou seja... ele é inútil.
Muito cuidado ao repassar esse tipo de mensagem, por maior que seja sua boa vontade, pesquise antes a veracidade das informações.

Clique para ampliar
Lembre-se, sempre que repassar emails para seus contatos, não deixe seus endereços expostos para todos verem. Respeite a privacidade deles (você vai querer que sua privacidade seja respeitada também). Coloque os endereços no campo Cco (Bcc). Assim eles ficam ocultos.
Não ajude a disseminar lixo pela internet. Lembre-se sempre: "Segurança não é um produto, é um processo", e ele começa por você!
http://golpenoemail.blogspot.com/2011/08/ashley-flores.html?m=1

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
Re: Hoax de internet
« Resposta #1 Online: 29 de Agosto de 2011, 18:21:30 »
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 29 de Agosto de 2011, 18:25:25 »
São minhas fontes de informação! :biglol:

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 29 de Agosto de 2011, 18:44:30 »
É só fazer como eu faço: Ignore tudo que venha da internet a priori. :P
Foto USGS

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 29 de Agosto de 2011, 18:52:42 »
É que eu sou um chato. Normalmente respondo aos e-mails explicando que na verdade se trata de hoax e explico suas origens e variantes. Acabei de fazer isso com um sobre a Patrícia Pillar que estaria com câncer nos ossos. Teve uma pessoa que ficou chateada comigo por causa disso. :)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 29 de Agosto de 2011, 18:55:04 »
É que eu sou um chato.
[...]

O primeiro passo para a sabedoria é o auto-reconhecimento. :P
Foto USGS

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 29 de Agosto de 2011, 18:59:39 »
:P

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #7 Online: 29 de Agosto de 2011, 18:59:48 »
É que eu sou um chato.

Isso. Aceite a verdade, e ela lhe libertará. :hihi:
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #8 Online: 29 de Agosto de 2011, 19:05:59 »
Tava rolando essa menssagem pelo Facebook nas ultimas semanas:

RODIZIO EM SP

Isto ninguém avisa: Se você estiver preso em um congestionamento e tiver certeza de que não vai
conseguir sair dele a tempo de evitar o horário do rodízio da sua placa,
ligue para 156. Identifique-se, dê a placa do seu carro, o local onde está e
informe o operador da sua dificuldade. Ele irá anotar (e gravar) os dados,
passando-lhe um número de protocolo. Anote-o! Se você receber uma multa por
ter infringido a Lei do Rodízio de Carros naquele dia, faça uma defesa e
mencione o número do tal protocolo.. A multa será cancelada!
Esse vale a pena repassar!.

E depois alguns meios de comunicação esclareceram que era hoax.

E-mail falso anuncia serviços de anulação de multas relativas ao rodízio de São Paulo

Um e-mail com falsas informações sobre o cancelamento de multas relativas ao rodízio de veículos circula em São Paulo. Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), o serviço não existe e o e-mail deve ser desconsiderado.

Segundo a mensagem, motoristas que não conseguem deixar o centro expandido da cidade devido ao congestionamento poderiam entrar em contato por meio do telefone 156, informar a localização e, assim, escapar da autuação.

O texto do e-mail diz: "pessoas que não conseguirem sair do congestionamento a tempo de evitar o horário do rodízio podem ligar para o 156, se identificar, informar placa do seu carro e o local onde está. Um operador irá anotar (e gravar) os dados e passará um número de protocolo, que poderá ser utilizado para cancelar uma eventual multa".

Por meio de nota, a CET alerta que "a fiscalização e autuação do cumprimento do rodízio continuam as mesmas desde sua implantação, em 1997, e as multas aplicadas por circulação em horário proibido serão cobradas normalmente".

A Secretaria Executiva de Comunicação da Prefeitura de São Paulo informou que os serviços do 156 relativos ao trânsito são apenas informativos e não geram protocolo. Apenas informações sobre serviços, como poda de árvore, geram esse tipo de comprovante.

Mesmo com a circulação do e-mail falso, a secretaria afirmou que o atendimento do 156 não registrou aumento no número de ligações recebidas.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #9 Online: 29 de Agosto de 2011, 22:28:33 »
É que eu sou um chato. Normalmente respondo aos e-mails explicando que na verdade se trata de hoax e explico suas origens e variantes. Acabei de fazer isso com um sobre a Patrícia Pillar que estaria com câncer nos ossos. Teve uma pessoa que ficou chateada comigo por causa disso. :)

Eu também faço isso. E também já teve gente que ficou chateada comigo por causa disso.  |(

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #10 Online: 30 de Agosto de 2011, 03:43:41 »
Pra mim, depende de quem manda o boato.
Assim como não se pode ensinar um rinoceronte a fazer truques, há gente com quem não adianta debater.

Quanto à tal da Ashley Flores, o site http://www.e-farsas.com/familia-da-garota-ashley-flores-desaparecida-ha-2-semanas-pede-ajuda-pela-internet.html diz que esse boato tá por aí desde 2006. Ou seja... se já existiu um pingo de verdade nisso, a garota teria mais do que idade suficiente pra voltar pra casa. Ou já estaria morta há cinco anos.
Latebra optima insania est.

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
« Resposta #11 Online: 30 de Agosto de 2011, 23:10:19 »
Pra mim, depende de quem manda o boato.
Assim como não se pode ensinar um rinoceronte a fazer truques, há gente com quem não adianta debater.

Quanto à tal da Ashley Flores, o site http://www.e-farsas.com/familia-da-garota-ashley-flores-desaparecida-ha-2-semanas-pede-ajuda-pela-internet.html diz que esse boato tá por aí desde 2006. Ou seja... se já existiu um pingo de verdade nisso, a garota teria mais do que idade suficiente pra voltar pra casa. Ou já estaria morta há cinco anos.

Muitos hoax são bem antigos, um exemplo é aquele da historia de uma foto de Maria mae de Jesus que nao foi repassada e os que nao repassaram sofreram algum "infortúnio" e quem repassou foi abençoado com coisas boas. Acontece muito de haver pequenas alterações nesses hoax, usando o mesmo exemplo, recebi uma vez a mesma história, mas no lugar da pintura de maria colocaram uma dinvindade hindu.
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #12 Online: 31 de Agosto de 2011, 03:35:11 »
Muitos hoax são bem antigos, um exemplo é aquele da historia de uma foto de Maria mae de Jesus que nao foi repassada e os que nao repassaram sofreram algum "infortúnio" e quem repassou foi abençoado com coisas boas. Acontece muito de haver pequenas alterações nesses hoax, usando o mesmo exemplo, recebi uma vez a mesma história, mas no lugar da pintura de maria colocaram uma dinvindade hindu.
Cara, tua resposta me fez sacar algo divertido da memética. Afinal de contas, boatos de internete são memes.

O boato se reproduz, sendo repassado pra lá e pra cá.
Cada vez que é repassado, tem uma pequena chance de ser alterado.
Alterações que fazem o boato ser mais credível fazem-no ser mais repassado, com essas alterações.
Sendo mais repassado, há mais cópias rodando, e mais chances de mais alterações que façam o boato ser mais repassado.

Ou seja... é esperado que um boato comece bem pequeno, e de repente, tenha uma "explosão reprodutiva", quando atinge seu máximo de popularidade. 

Conclusão 1: sim, o boato é mais velho do que você pensa, sempre.

Só que boatos vão desaparecendo com o tempo, até voltarem à ignorância popular. E, se a gente considerar o ceticismo como um meme predador generalizado, o ceticismo predará parcialmente os boatos.

Até que surge, por mutações aleatórias, um meme-ceticismo que é predador específico daquele boato - por exemplo, um conjunto de informações referentes ao boato que mostram que ele é uma mentira.

E, como em qualquer relação presa-predador, onde o predador é específico, ao diminuir a população da presa... a população do predador também diminui.

Conclusão 2: se minha hipótese estiver correta, a popularidade de boatos de internet funciona igualzinho a relações de presa-predador - e pode receber um modelo matemático similar a essas relações.

... ... viajei muito? :hihi:

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
« Resposta #13 Online: 31 de Agosto de 2011, 11:28:40 »

Brainstorm :D. Mas eu gostei.  :ok:

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #14 Online: 31 de Agosto de 2011, 11:42:18 »
Cara, tua resposta me fez sacar algo divertido da memética. Afinal de contas, boatos de internete são memes.

O boato se reproduz, sendo repassado pra lá e pra cá.
Cada vez que é repassado, tem uma pequena chance de ser alterado.
Alterações que fazem o boato ser mais credível fazem-no ser mais repassado, com essas alterações.
Sendo mais repassado, há mais cópias rodando, e mais chances de mais alterações que façam o boato ser mais repassado.

Ou seja... é esperado que um boato comece bem pequeno, e de repente, tenha uma "explosão reprodutiva", quando atinge seu máximo de popularidade. 

Conclusão 1: sim, o boato é mais velho do que você pensa, sempre.

Só que boatos vão desaparecendo com o tempo, até voltarem à ignorância popular. E, se a gente considerar o ceticismo como um meme predador generalizado, o ceticismo predará parcialmente os boatos.

Até que surge, por mutações aleatórias, um meme-ceticismo que é predador específico daquele boato - por exemplo, um conjunto de informações referentes ao boato que mostram que ele é uma mentira.

E, como em qualquer relação presa-predador, onde o predador é específico, ao diminuir a população da presa... a população do predador também diminui.

Conclusão 2: se minha hipótese estiver correta, a popularidade de boatos de internet funciona igualzinho a relações de presa-predador - e pode receber um modelo matemático similar a essas relações.

Interessante. Deixe eu embarcar também nessa viajem: costumo dizer a mim mesmo que a ciência é a arte de domesticação de memes, mas essa ideia da relação predador-presa pode até ser quantificada! Você pode fazer um modelo (usando, digamos, as discussões aqui do CC mesmo) para a frequência dos memes ao longo do tempo [1]. Pode ser que dê para usar um modelo do tipo Lotka Volterra para prever as oscilações na frequência desses posts.

[1] Não precisa ser de hoaxes. Você pode, digamos, escolher posts do tipo: "provas da existência de deus", que aparecem periodicamente nos tópicos de ateísmo. :)
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #16 Online: 01 de Setembro de 2011, 03:16:10 »
Citação de: Dr. Manhattan
Interessante. Deixe eu embarcar também nessa viajem: costumo dizer a mim mesmo que a ciência é a arte de domesticação de memes, mas essa ideia da relação predador-presa pode até ser quantificada! Você pode fazer um modelo (usando, digamos, as discussões aqui do CC mesmo) para a frequência dos memes ao longo do tempo [1]. Pode ser que dê para usar um modelo do tipo Lotka Volterra para prever as oscilações na frequência desses posts.

[1] Não precisa ser de hoaxes. Você pode, digamos, escolher posts do tipo: "provas da existência de deus", que aparecem periodicamente nos tópicos de ateísmo. :)
Ou seja... a gente pega a data de criação de todos os tópicos de "provas da existência de Deus" ou credulices em geral, coloca num gráfico e vê se aparecem ciclos?

Isso é divertido!

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
« Resposta #17 Online: 01 de Setembro de 2011, 08:57:57 »
Citação de: Dr. Manhattan

Ou seja... a gente pega a data de criação de todos os tópicos de "provas da existência de Deus" ou credulices em geral, coloca num gráfico e vê se aparecem ciclos?

Isso é divertido!

Nerds. :P

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #18 Online: 01 de Setembro de 2011, 09:19:19 »
Pensei exatamente a mesma coisa! :biglol:
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #19 Online: 01 de Setembro de 2011, 16:33:55 »
Nerds. :P
Apt-get moo pra você também :histeria:

Mas sou um nerds preguiçoso, então, que alguém pegue os dados por mim... kkkkkkkkkkkkk

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 01 de Setembro de 2011, 17:30:10 »
Já pensei em outra coisa: uma experiência em enviar um e-mail a partir de um texto inicial e ver quanto tempo ele demora para chegar até cada um e retornar à fonte, observando as alterações que ocorreram no período.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
Re:Hoax de internet
« Resposta #21 Online: 30 de Novembro de 2011, 00:27:43 »
Alguém conhece essa? Algumas coisas sei que são verdade

Citação de: Possivel Hoax
POUCA GENTE SABE DISTO,

VAMOS ESCLARECER A COISA.

ACREDITE SE QUISER:

O PAULO BERNARDO - MINISTRO DAS COMUNICAÇÕES É MARIDO DA SENADORA GLEISI HOFFMANN - CHEFE DA CASA CIVIL.

O GILBERTO CARVALHO - SECRETÁRIO GERAL DA PRESIDÊNCIA É IRMÃO DA MIRIAN BELCHIOR, MINISTRA DO PLANEJAMENTO.

ESSA MIRIAN BELCHIOR JÁ FOI CASADA COM O CELSO DANIEL,
EX-PREFEITO DE SANTO ANDRÉ, QUE MORREU ASSASSINADO.

VOCÊ SABIA E NÃO CONTOU PRA NINGUÉM?

A doutora Elizabete Sato, delegada que foi escalada para investigar o processo sobre o assassinato do Prefeito de Santo André, Celso Daniel, é tia de Marcelo Sato, marido da Lurian, que, apenas por coincidência, é filha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Exatamente: Marcelo Sato, o genro do ex presidente da República, é sobrinho da Delegada Elisabete Sato, Titular do 78º DP, que demorou séculos para concluir que o caso Celso Daniel foi um "crime comum", sem motivação política.

Também apenas por coincidência, Marcelo Sato é dono de uma empresa de assessoria que presta serviços ao BESC - Banco de Santa Catarina (federalizado), no qual é dirigente Jorge Lorenzetti (churrasqueiro oficial do presidente Lula e um dos petistas envolvidos no escândalo da compra de dossiês).

E ainda, por outra incrível coincidência, o marido da senadora Ideli Salvatti (PT) é o Presidente do BESC.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline msaliola

• Nível 00
  • *
« Resposta #22 Online: 22 de Fevereiro de 2012, 13:00:39 »
Numa pesquisa inicial descobri que:

1)   Sim... Gleisi Hoffman é casada com Paulo Bernardo
2)   NÃO. Miriam Belchior NÃO é irmã de Gilberto Carvalho.
3)   Sim... Miriam Belchior FOI casada com o Celso Daniel, mas já estava separada dele há 1 década qdo ele morreu
4)   Jorge Lorenzetti deixou o BESC em 28/09/2006!
5)     O BESC não existe desde 2009. Foi incorporado ao BB.
6)   Marcelo Sato é casado com a Lurian, sim, mas não é parente da Dra Elisabete Sato
7)     Sim, a Ministra ideli Salvati foi realmente casada com Eurides Mescolotto, que saiu do BESC em 2008.

Ou seja... pegam um monte de informações ´mais ou menos´ juntam tudo e divulgam como se fosse uma coisa só...

Mariana

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #23 Online: 22 de Fevereiro de 2012, 13:06:54 »

Eu também faço isso. E também já teve gente que ficou chateada comigo por causa disso.  |(
Mais um que sempre desmente os baotos. Só me lembro de uma pessoa que ficou chateada, as outras em geral começaram a me usar como referência para saber se os boatos seguintes eram verdade ou não.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline msaliola

• Nível 00
  • *
« Resposta #24 Online: 22 de Fevereiro de 2012, 13:33:42 »
Esqueci...

A Ideli Salvati casou-se novamente em 2009 com Jeferson Figueiredo, que é soldado e músico...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!