Ola Gilberto,
Esta diferença (localização vs distribuição) tem algum impacto sobre o seu modelo de consciência? Vc já pensou sobre isso ?
Abs
Felipe
Felipe, demorei pra responder pq to meio ausente do CC, to só passando pra ver o que tá acontecendo (to devendo um monte de respostas).
Acho que a questão de ser mais localizado ou distribuido aparentemente está relacionado a implementação ou estrutura física (mecanismo) do sistema responsável pelas funções cognitivas em questão. No modelo que to tentando propor tanto faz ser localizado ou distribuido contanto que o sistema seja capaz de realizar as funções de pattern recognition (não sei uma tradução boa) correspondentes.
Sabemos que implementações computacionais podem fazer a mesma função com algorítimos considerados localizados ou com algorítimos considerados distribuidos. Exemplo, sabemos que um sistema de dados pode ser localizado, onde os dados referentes a um arquivo pode estar somente em uma região contígua de armazenamento físico, e pode ser também distribuido. Depende das propriedades de performance, segurança, etc, que se queira, podemos optar por um modelo ou outro.
Os motivos que eu considero plausíveis para o cérebro ser predominantemente distribuido é a quase absoluta
capacidade associativa do cérebro e sua considerável
plasticidade. Podemos associar características (patterns) das mais diversas quase que instantaneamente, podemos associar qualquer característica sensorial com descrições verbais e reações instintivas mais diversas. Exemplo, se vc saborear uma fruta de gosto agressivamente repugnante, imediatamente vc vai associar a visão desta fruta com o gosto, e vai evitar comer tal fruta, vai reportar tal experiência para outras pessoas, etc. Acho mais plausível e factível modelar tais características de forma distribuida do que localizada.
Além do mais, temos que definir bem o que se entende por localizado e distribuido com relação a cérebro e mente. Se localizado siginifica que as funções mentais são produzidas em áreas localizadas do cérebro, e a interação de cada área se dá com as áreas vizinhas espacialmente, acho esta hipótese está praticamente descartada, pois as conexões neurais (sinapses) são de curto, médio e longo alcance (um neurônio é uma célula que pode ter comprimento da ordem de metros).
Ou seja, são vários aspectos funcionais que tem de ser levados em conta. Pra mim, vários modelos diferentes podem reproduzir as funções mentais, e a princípio todos estão corretos, mas apenas alguns deverão ser funcionais.