Autor Tópico: Cérebro e Neurociência  (Lida 3870 vezes)

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re: Cérebro e Neurociência
« Resposta #25 Online: 08 de Setembro de 2011, 17:35:50 »
Gilberto, pelo pouco que li que você já postou a respeito, acho que reconhecimento de padrões seria o adequado. Reconhecimento padrão seria a tradução para standard recognition. De qualquer forma, vale o que está disseminado no meio acadêmico (sendo a tradução melhor ou não).

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #26 Online: 08 de Setembro de 2011, 17:58:50 »
Tá certo, é só uma implicancia boba minha.

Offline Muad'Dib

• Nível 34
  • *
« Resposta #27 Online: 11 de Setembro de 2011, 08:21:36 »
Pessoal,

A neurociência (pelo pouco que conheço), localiza àreas específricas do cérebro, colocando sobre os ombros dos neuronios dessa área, a responsabilidade por determinada percepção.

Para isso, fazem uma correlação entre a atividade/percepção que está ocorrendo, e o nível de atividade cerebral(nos locais responsáveis, ele aumenta).

Ou seja, existe um modelo que relaciona o fenômeno observado (percepção visual, tato, paladar, etc..) com a ativação de determinadas áreas.

Me bateu uma dúvida : como podemos diferenciar se o fenômeno está sendo percebido pelo cérebro como um todo, devido a uma configuração especial, onde a área considerada específica seria a "responsável" por alterar uma dada configuração anterior ou se ele está sendo percebido de forma localizada, na área específica em questão (com maior ativação)?

Abs
Felipe

Fala Rafael.

Eu acho que você tá falando do homúnculo somatossensorial.

Existe divisões no córtex cérebral (ver abaixo). No cortex somatossensorial (uma das divisões do córtex cerebral), existe regiões específicas para imputs sensoriais periféricos determinados. Sua mão manda todos os aferentes sensoriais ascendentes (existem diversos tipos de receptores sensoriais cada um responsável por uma determinada sensação -dor, temperatura, toque, vibração, propriocepção, etc) para uma determinada região específica do cortex somatossensorial PRIMÁRIO. Esse córtex sensorial primário é responsável por identificar que existe uma determinada sensação para ser percebida conscientemente. Essa informação vai então para o cortex sensorial SECUNDÁRIO, que é responsável por identificar "o que é tal sensação", se ela é familiar ou não.

Lesão no córtex secundário causa agnosia, neguim põe a mão no bolso, segura uma porrada de moedas, percebe que está segurando algo, mas não identifica o que é. Precisa tirar a mão do bolso segurando as moedas, vê-las para dizer o que são.

Existe o córtex motor, sensorial, auditivo, visual, gustativo PRIMÁRIOS.
Existe o córtex sensorial, auditivo, visual, motor secundários.
E as aréas cerebrais de associação que servem para integrar as informações sensoriais e motoras.

Um site bom para o sistema nervoso:
http://www.sistemanervoso.com/

EDIT: A fibras sensoriais aferentes fazem sinápse em áreas filogenéticas mais primitivas no SNC antes de chegar no córtex.

Aqui vai um exemplo retirado de um livro de fisiologia para ilustrar melhor.

Alguém lhe pede para repetir uma palavra, a sequência de áreas cerebrais ativadas será:
-Recepção da informação no córtex auditivo primário.
-Identificação do som no secundário e preparação da vocalização planejada.
-Transmissão da vocalização planejada através do fascículo arqueádo para o córtex motor secundário (área da Broca).
-Preparação do plano motor de vocalização na área da Broca e transmissão para o córtex motor primário.
-Ativação SEQUÊNCIAL APROPRIADA de neurônios no córtex motor primário para produzir a fala final.

Abrass.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 11 de Setembro de 2011, 09:38:01 »
Fala Rafael.

Eu acho que você tá falando do homúnculo somatossensorial.
[...]
Abrass.

Seja bem vindo iabadabadu.

Se possível passe no tópico de apresentações.
Foto USGS

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!