Autor Tópico: Satelite pode cair na terra.  (Lida 4629 vezes)

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
Satelite pode cair na terra.
« Online: 09 de Setembro de 2011, 21:09:42 »
Satélite cairá na Terra: chance de vítima é de 1 em 3.200

Redação do Site Inovação Tecnológica - 09/09/2011
Satélite cairá na Terra: chance de vítima é de 1 em 3.200
A chance de que um dos 26 pedaços do satélite que chegarão à superfície atinja um ser humano é de 1 em 3.200.[Imagem: NASA]

Em algum momento, em algum lugar

Um satélite artificial de 6 toneladas vai cair em algum lugar da Terra entre o final de Setembro e o início de Outubro.

Isto é tudo o que a NASA sabe dizer a respeito do UARS (Upper Atmosphere Research Satellite), um satélite de observação atmosférica colocado em órbita em 1991 pelo ônibus espacial Discovery.

O UARS chegou ao fim de sua vida útil em 2005, transformando-se em mais um lixo espacial. Aos poucos, o atrito com o ambiente rarefeito da órbita baixa da Terra vai sendo suficiente para trazê-lo de volta.

Finalmente, em algum momento entre o final de Setembro e o início de Outubro, ele atingirá as camadas superiores da atmosfera e começará seu turbulento caminho de reentrada.

Cuidado com a cabeça

Mas o satélite é grande demais e não se queimará todo. A NASA calcula que 26 pedaços grandes atingirão a superfície, o maior deles com cerca de 150 quilogramas.

A agência espacial norte-americana só não sabe onde: pode ser virtualmente em qualquer ponto do planeta, habitado ou não, excluindo-se as regiões polares - na verdade acima dos 57° de latitude norte ou sul.

A chance de que um desses pedaços atinja um ser humano é de 1 em 3.200.

Mas esse é um cálculo para "qualquer ser humano". Se o cálculo for feito para um ser humano específico - você, por exemplo - a chance é de 1 em 22 trilhões.

Se isto acontecer, o que é muito improvável, será a primeira vez que um artefato espacial fará uma vítima humana.

Previsão tardia

Como não há como saber quando a reentrada começará, não é possível calcular o local exato da queda, que deverá arremessar pedaços por uma área de 800 km, segundo a Força Aérea do Estados Unidos, que irá rastrear a queda por radar.

De acordo com os técnicos, só será possível ter alguma informação mais precisa sobre o local da queda cerca de duas horas antes do evento.

Na prática, isso significa que só saberemos onde o UARS vai cair quando ele cair.

NASA vai postar atualizações semanais até quatro dias antes da reentrada. Daí em diante, diariamente, até cerca de 24 horas antes da reentrada e, finalmente, 12 horas, seis horas e duas horas antes da reentrada - o endereço é www.nasa.gov/mission_pages/uars.
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=satelite-caira-terra-chance-vitima&id=030175110909

Por Belenos! Por Tutatis! Irresponsabilidade é eufemismo!
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
Re: Satelite pode cair na terra.
« Resposta #1 Online: 09 de Setembro de 2011, 21:23:14 »
Espero que caia um pedaço no meu quintal, corto tudo em pedacinhos bem pequenos e faço um leilão na internet para explorar os otários que pagam caro por tralhas assim.

Teve um que pagou uma grana preta por pedacinhos de papel usado no sortei dos times da última Copa do Mundo.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 09 de Setembro de 2011, 21:30:38 »
Se esse troço cair na minha cabeça e eu não ganhar na Mega-Sena primeiro eu vou ficar muito puto :x

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #3 Online: 09 de Setembro de 2011, 22:17:18 »
Espero que caia um pedaço no meu quintal, corto tudo em pedacinhos bem pequenos e faço um leilão na internet para explorar os otários que pagam caro por tralhas assim.
Existe um acordo que obriga o Brasil a entregar todas as peças. O máximo que você pode fazer é exigir indenização por qualquer estrago que possa a vir ocorrer.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 10 de Setembro de 2011, 00:07:43 »
Existe um acordo que obriga o Brasil a entregar todas as peças. O máximo que você pode fazer é exigir indenização por qualquer estrago que possa a vir ocorrer.

Eu não entregaria nada!
Foto USGS

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 10 de Setembro de 2011, 01:48:19 »
Eu não entregaria nada!
E porquê se recusaria a devolvê-las?

It's an award I've won"

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 10 de Setembro de 2011, 08:07:51 »
Eu não entregaria nada!
E porquê se recusaria a devolvê-las?

Se eu encontrasse apenas um fragmento, ficaria como souvenir. :P

Se fosse mais de um, poderia devolver o resto.
Foto USGS

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 10 de Setembro de 2011, 17:46:47 »

Então envio tudo pelo correio para alguma autoridade americana, se entregar para as "otoridade" do governo petista roubam tudo e que se dane o tratado.

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 10 de Setembro de 2011, 21:38:20 »
Então envio tudo pelo correio para alguma autoridade americana, se entregar para as "otoridade" do governo petista roubam tudo e que se dane o tratado.
Nem tanto, até porque isso ocorreu há poucos anos e foi tudo entregue.

It's an award I've won"

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 10 de Setembro de 2011, 21:42:34 »

Acho que é tipificado como crime, assim como querem fazer com os fósseis.

It's an award I've won"

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 11 de Setembro de 2011, 02:02:40 »

Acho que é tipificado como crime, assim como querem fazer com os fósseis.

A posse e comércio de fósseis é considerada crime segundo um decreto-lei de 1942, no qual só pode haver negociação com fósseis sob autorização do DNPM. Ou seja, é parte do arcabouço legal do Estado brasileiro, pois diz respeito a um elemento natural do território nacional.

Este não é o mesmo caso de artefatos espaciais estrangeiros que caíram em nosso território. O máximo que pode existir é o Brasil ser signatário de algum acordo e que caso ele não tenha sido ratificado pelo Congresso, então não possui validade jurídica.

Voce sabe me dizer se é este o caso?
Foto USGS

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 11 de Setembro de 2011, 05:40:41 »
Este não é o mesmo caso de artefatos espaciais estrangeiros que caíram em nosso território. O máximo que pode existir é o Brasil ser signatário de algum acordo e que caso ele não tenha sido ratificado pelo Congresso, então não possui validade jurídica.

Voce sabe me dizer se é este o caso?
Sim, esse acordo existe e já é ratificado há muito tempo. O acordo diz que os signatários tem a responsabilidade de devolver os equipamentos se solicitados, caso o solicitante demonstre que o objeto realmente lhe pertence.

Na Agência Fapesp há uma notícia referente a uma outra queda de objeto, que também foi assunto de tópico por aqui, e que comenta isso mas sem entrar em mais detalhes.

Aliás, sobre as indenizações por estragos: http://www.sbda.org.br/textos/DirEsp/Cvn_Resp.rtf

It's an award I've won"

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 11 de Setembro de 2011, 09:34:09 »
Sim, esse acordo existe e já é ratificado há muito tempo. O acordo diz que os signatários tem a responsabilidade de devolver os equipamentos se solicitados, caso o solicitante demonstre que o objeto realmente lhe pertence.
[...]

Ok. Está esclarecido.

Neste caso eu devolveria o objeto, mas tentaria ficar com ele pela via administrativa, argumentando junto à nação proprietária que aquele objeto é hoje apenas lixo.
Foto USGS

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 11 de Setembro de 2011, 19:39:32 »
Neste caso eu devolveria o objeto, mas tentaria ficar com ele pela via administrativa, argumentando junto à nação proprietária que aquele objeto é hoje apenas lixo.
Não necessariamente seria lixo, até porque é rotina fazerem ensaios nas peças para verificar possíveis defeitos que ela tinha, e assim melhorar os projetos futuros. Agora, se depois dos ensaios você gostaria de ter as peças, não sei se eles cedem a alguém. E de qualquer maneira boa parte dos ensaios são destrutivos, de maneira que você não teria as peças tal e qual caíram no chão.

It's an award I've won"

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #14 Online: 12 de Setembro de 2011, 09:40:44 »
Tomara que caia exatamente sobre o congresso nacional, exatamente na hora em que os nobres senadores e deputados estiverem em votação secreta de aumento dos próprios salários - a única ocasião em que não falta ninguém naquele "cabaré" (que me desculpem as rameiras)!
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #15 Online: 13 de Setembro de 2011, 22:01:21 »
Quando o Skylab caiu na Austrália, foi tudo devolvido, não sem antes conseguir um acordo comercial aumentando a importação de carne de carneiro australiana para os EUA.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #16 Online: 23 de Setembro de 2011, 10:15:19 »
 Hoje é o dia!
Aos mais desconfiados recomendaria-se olhar de vez em quando para o céu, hein?

Em caso de dúvida, leve alguma proteção...

Skorpios

• Visitante
« Resposta #17 Online: 23 de Setembro de 2011, 10:30:31 »
Menos para quem mora no Rio Grande do Sul. Os gaúchos estão a salvo

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 23 de Setembro de 2011, 10:33:00 »

Hehehehehe.
Foto USGS

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #19 Online: 24 de Setembro de 2011, 21:19:19 »
Caiu no pacífico.
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #20 Online: 25 de Setembro de 2011, 18:04:25 »

Hehehehehe.
Pois eu ainda não ficaria tão confiante assim... :hein:
Aí vem mais um!

Satélite artificial cairá sobre a Terra em Outubro

Com informações da DLR e New Scientist - 25/09/2011
Agência espacial alemã confirma queda de segundo satélite

Os quatro espelhos, com 83 centímetros cada um, bem como toda a estrutura externa do telescópio ROSAT, deverão sobreviver inteiramente à reentrada na atmosfera.[Imagem: DLR]

Caindo inteiro

O satélite UARS caiu, felizmente, sem causar vítimas.

Mas vem aí um novo lixo espacial. E, desta vez, um com potencial para causar muitos danos, caso atinja alguma área habitada.

O telescópio espacial alemão ROSAT deverá cair no final de Outubro ou início de Novembro, segundo os melhores cálculos da DLR, a agência espacial alemã.

O grande problema, porém, é que o ROSAT foi construído de tal forma que ele deverá resistir à reentrada na atmosfera, não se queimando quase integralmente, como aconteceu com o UARS.

Por isso, e devido à sua órbita, a chance de fazer alguma vítima humana é de 1 em 2.000 - a chance do UARS atingir alguém era de 1 em 3.200.

Blindagem contra calor

O ROSAT (ROentgen SATellite) foi lançado em 1990 e atingiu o fim da sua vida útil em 1999. Ele é menor do que o UARS, pesando 2,4 toneladas.

Ele protagonizou descobertas importantes como, por exemplo, testes sobre uma teoria unificada da física.

Brasileiros participam da busca por teoria unificada da Física

O grande problema é que ele foi construído para observar raios X no espaço. Com isto, seus espelhos tiveram que ser fortemente blindados contra o calor, que poderia atrapalhar suas sensíveis observações.

Graças a essa blindagem, é praticamente certo que seus espelhos e praticamente toda a sua estrutura sobrevivam à reentrada.

E, como o UARS, o telescópio desativado não tem motores a bordo, que possam ser usados para comandar uma reentrada guiada. O resultado serão outros dias de expectativa.

"Até 30 destroços individuais, com uma massa de até 1,6 tonelada deverão atingir a superfície da Terra. O sistema óptico de raios X, com seus espelhos e um suporte mecânico feita com compósito reforçado com fibra de carbono - ou ao menos parte dele - deverão ser os componentes individuais mais pesados a atingir o solo," afirmou a DLR.

Queda de satélites

O momento de reentrada do ROSAT, assim como de qualquer outro lixo espacial, é determinado por dois fatores principais.

O primeiro é a geometria do objeto, que pode funcionar como um freio mais ou menos potente, acelerando ou retardando sua queda.

O segundo é o comportamento da própria atmosfera, que se expande e se contrai em reação à intensidade da atividade solar. Quanto mais densa a atmosfera, maior é o arrasto imposto sobre o objeto, que cai mais rápido.

Desta forma, conforme a atividade solar aumenta ao longo de seu ciclo de 11 anos, é maior o volume de lixo espacial que ameaça cair sobre a Terra.

Riscos do lixo espacial

E talvez seja com se acostumar com notícias desse tipo.

A maior incidência de quedas que está se verificando agora é resultado de uma intensa atividade espacial na década de 1990, com um número de lançamentos duas vezes maior do que a atual.

Os satélites lançados naquela época - que costumavam ser muito grandes - já atingiram ou estão se aproximando do final de sua vida útil.

Atualmente, há uma tendência para a construção de satélites menores, mais especializados.

Com isto, os futuros lixos espaciais que virão abaixo deverão ser menores, com maiores chances de se queimarem integralmente durante a reentrada.

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=segundo-satelite-caira-terra&id=010130110925
« Última modificação: 25 de Setembro de 2011, 21:00:25 por sergiomgbr »

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 25 de Setembro de 2011, 19:09:22 »
Sergiomgbr, insira o link de onde a notícia é proveniente.

It's an award I've won"

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 25 de Setembro de 2011, 20:52:18 »
Pois eu ainda não ficaria tão confiante assim... :hein:
Aí vem mais um!
[...]

Eu li que ao menos dois objetos grandes em termos de massa (acima de 500 kg) caem por ano na Terra.

Então é mais sensacionalismo do que um perigo real.
Foto USGS

Offline ANDREWaim

• Nível 16
  • *
« Resposta #23 Online: 26 de Setembro de 2011, 22:41:28 »
Será? É esperar pra ver..

"Bola de fogo" cai do céu na Argentina, mata 1 e deixa 8 feridos
EFE – 8 horas atrás

Acidente destruiu duas casas e três veículos (Foto: AP)

Buenos Aires, 26 set (EFE).- Uma mulher peruana morreu e outras oito pessoas ficaram feridas nesta segunda-feira nos arredores de Buenos Aires devido a uma misteriosa explosão causada, segundo o relato de testemunhas, por "uma bola de fogo que caiu do céu".

Em um primeiro momento, a polícia havia informado que a vítima era paraguaia, mas as autoridades esclareceram depois que se trata de uma peruana de 43 anos, identificada como Silvia Espinoza, que tinha viajado à Argentina para visitar seus parentes.

A explosão, que ocorreu nesta madrugada na cidade de Esteban Echeverría e até agora não teve sua origem determinada, deixou duas casas e três veículos destruídos, indicaram porta-vozes da polícia.

"A cama onde eu dormia se levantou do apartamento, as madeiras do teto se dobraram e todos os vidros da minha casa explodiram. Quando saí na rua, caía um fogo de cima que incendiou um poste a 20 metros", afirmou um morador da área à imprensa local.

Uma outra testemunha afirmou que saiu de sua casa por conta da explosão e viu "que havia fogo que vinha do alto, algo do céu".

"As perícias mal começaram e o resto são especulações. Não queremos nos aventurar a levantar nenhuma hipótese", declarou o prefeito de Esteban Echeverría, Fernando Gray.

Dois dos feridos já receberam alta, enquanto os demais permanecem internados em um hospital próximo.

Os veículos de comunicação locais especulam a possibilidade de a causa da explosão ter sido o impacto de um meteorito ou "sucata espacial", e destacaram a queda do Satélite de Pesquisa da Alta Atmosfera (UARS, na sigla em inglês) na Terra no fim de semana, cujos destroços seguem com paradeiro desconhecido.

"Poderia ser um pequeno meteorito que provocou esta tragédia, ou um pedaço de sucata espacial", declarou Mariano Ribas, coordenador de astronomia do Planetário de Buenos Aires.

"Todos os dias caem sobre nosso planeta pequenas rochas espaciais que podem provocar um grande dano", acrescentou ao canal local de notícias "C5N".

As autoridades declararam que em poucas horas a origem da explosão será esclarecida. EFE

em: http://br.noticias.yahoo.com/bola-fogo-cai-c%C3%A9u-argentina-mata-1-deixa-164807527.html
"A biologia é o estudo das coisas complexas que dão a impressão de ter um design intencional." [?] Richard Dawkins - O Relojoeiro Cego.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 26 de Setembro de 2011, 22:46:57 »
Será? É esperar pra ver..

"Bola de fogo" cai do céu na Argentina, mata 1 e deixa 8 feridos
[...]
Buenos Aires, 26 set (EFE).- Uma mulher peruana morreu e outras oito pessoas ficaram feridas nesta segunda-feira nos arredores de Buenos Aires devido a uma misteriosa explosão causada, segundo o relato de testemunhas, por "uma bola de fogo que caiu do céu".
[...]
A explosão, que ocorreu nesta madrugada na cidade de Esteban Echeverría e até agora não teve sua origem determinada, deixou duas casas e três veículos destruídos, indicaram porta-vozes da polícia.

"A cama onde eu dormia se levantou do apartamento, as madeiras do teto se dobraram e todos os vidros da minha casa explodiram. Quando saí na rua, caía um fogo de cima que incendiou um poste a 20 metros", afirmou um morador da área à imprensa local.

Uma outra testemunha afirmou que saiu de sua casa por conta da explosão e viu "que havia fogo que vinha do alto, algo do céu".
[...]
"Poderia ser um pequeno meteorito que provocou esta tragédia, ou um pedaço de sucata espacial", declarou Mariano Ribas, coordenador de astronomia do Planetário de Buenos Aires.
[...]

Pela foto não se observa nenhum sinal de calcinação ou de uma cratera de impacto.

Não sei não se não é uma 'montagem'.
Foto USGS

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!