Autor Tópico: Famílias de usuários de drogas receberão auxílio de R$ 900  (Lida 4338 vezes)

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
Famílias de usuários de drogas receberão auxílio de R$ 900
« Online: 26 de Setembro de 2011, 20:48:41 »
Famílias de usuários de drogas receberão auxílio de R$ 900
O financiamento começará a ser disponibilizado em novembro de 2011
Publicado no Jornal OTEMPO em 24/09/2011Avalie esta notícia »

NATÁLIA OLIVEIRA
NotíciaComentários(19) CompartilheMais notícias

As famílias de dependentes químicos vão ganhar um auxílio financeiro do governo de Minas para o tratamento dos usuários de drogas em clínicas particulares. O cartão "Aliança pela Vida" irá disponibilizar, a partir de novembro, R$ 900 para os parentes com renda mensal de até dois salários mínimos para o custeio da internação. A criação de anexos psiquiátricos, uma espécie de enfermaria para o tratamento dos usuários, em hospitais públicos, também está em estudo pela Secretaria de Políticas sobre Drogas.

O cartão, batizado com o mesmo nome do programa de combate às drogas estadual lançado em agosto passado, é um projeto pioneiro no Brasil. De acordo com o subsecretário de Políticas sobre Drogas, Cloves Benevides, o benefício irá ajudar na ampliação da busca por tratamento e, ao mesmo tempo, irá minimizar o problema da falta de vagas. "Ele vai permitir a reabilitação de dependentes químicos, principalmente de crack, que são os casos mais graves. Isso evita as internações a longo prazo em clínicas psiquiátricas", afirmou.

Atualmente o Estado possue 3.000 leitos públicos de internação, mas estima-se que seria necessário o dobro. A subsecretaria orienta que R$ 800 disponibilizados pelo cartão sejam gastos com a internação e os R$ 100 restantes, com o transporte da família até as unidades terapêuticas para as visitas. "A família é muito importante nesse processo de ressocialização, por isso demos um valor a mais para as visitas", disse Benevides.

As prefeituras de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, e de Juiz de Fora, na Zona da Mata, foram as primeiras a buscarem credenciamento junto ao governo para disponibilizar o benefício. No entanto, de acordo com a assessoria de comunicação do Estado, qualquer prefeitura poderá aderir ao auxílio. As famílias precisarão buscar uma clínica credenciada e levar os atestados que comprovam a dependência química do usuário e a renda familiar máxima necessária.

Internação. Cerca de cem dependentes químicos foram retirados voluntariamente das cracolândias de Belo Horizonte e região metropolitana para internação em unidades da capital. A abordagem de moradores de rua nos municípios começou a ser feita na segunda semana de agosto deste ano como estratégia de combate ao crack em Minas.

Na primeira operação, que contou com o apoio da Polícia Militar, 36 pessoas foram abordadas por assistentes sociais, mas apenas 14 usuários aceitaram o tratamento.

"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
Re: Famílias de usuários de drogas receberão auxílio de R$ 900
« Resposta #1 Online: 26 de Setembro de 2011, 20:58:57 »
Puts. 900 conto!! Tá quase compensando cheirar umas carreirinhas de vez em quando ::)
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 26 de Setembro de 2011, 21:03:50 »
Com R$ 800,00 dá para internar um dependente por quanto tempo?
Foto USGS

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #3 Online: 26 de Setembro de 2011, 21:12:10 »
Acho que no máximo dos máximo uns dois meses. Não é R$900,00 por mês de internação?
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Bob Cuspe

• Nível 18
  • *
« Resposta #4 Online: 26 de Setembro de 2011, 21:24:27 »
Acho que no máximo dos máximo uns dois meses. Não é R$900,00 por mês de internação?

Até 9 meses, prorrogável por até 2 anos. Segundo o site abaixo.

http://www.farolcomunitario.com.br/mg_005_1571-cartao-alianca-pela-vida.php

Agora só falta deixarem o tratamento de viciados em crack eficiente, senão será um grande desperdicio de dinheiro.

CHEGA DE ESTADO PATERNALISTA!
QUERO A MINHA LIBERDADE!

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #5 Online: 26 de Setembro de 2011, 21:30:19 »

Agora só falta deixarem o tratamento de viciados em crack eficiente, senão será um grande desperdicio de dinheiro.

Sabe de quanto é a taxa de sucesso desses tratamentos?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #6 Online: 26 de Setembro de 2011, 21:55:17 »
Fazer apologia às drogas é vedado pela lei mas seria interessante e por que não dizer útil um tópico onde todos os usuários de drogas pudessem testemunhar seu momento livres de cerceamentos, de tal forma que fosse possível toda uma antologia de razões e contextos do contato do usuário com a droga, contando suas histórias autenticamente inclusive tendo a opção de elogiar as drogas livremente e suas expectativas quanto a elas.

Onde isso fosse possível, um indivíduo maior de idade poderia ter o direito de ter à sua disposição toda a droga que quisesse todo o tempo se fosse isso que realmente quisesse. Uma pedra de crack do tamanho do pão de açucar pra ele ir minerando à contento. Realmente teria a curiosidade de acompanhar uma possibilidade dessas e o seu desfecho (claro, torcendo a despeito de qualquer projeção, por algo positivo).

O motivo para alguém decidir por ajuda na questão da droga pode mesmo passar pela perspectiva de que o governo "pensa" a ajuda que ele nescessitaria.
« Última modificação: 26 de Setembro de 2011, 22:55:31 por sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Bob Cuspe

• Nível 18
  • *
« Resposta #7 Online: 26 de Setembro de 2011, 22:18:42 »

Demorou para eu encontrar onde tinha lido: 25 à 30%

http://veja.abril.com.br/noticia/saude/os-desafios-para-o-tratamento-do-usuario-de-crack

Fora que, mesmo que  o indivíduo saia da clínica convertido em bom cristão, ele vai voltar para o mesmo ambiente familiar, memo círculo de amigos... fica difícil segurar a fissura
QUERO A MINHA LIBERDADE!

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #8 Online: 26 de Setembro de 2011, 22:23:57 »
So pra avisar, toda e qualquer apologia vai ser punida de acordo com as regras do fórum.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #9 Online: 26 de Setembro de 2011, 22:24:24 »
Tem algo errado ai? Dinheiro público financiando tratamento privado...de usuários de drogas...sei lá, o Derfel poderia dar uma luz.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 26 de Setembro de 2011, 22:26:17 »
Tem algo errado ai? Dinheiro público financiando tratamento privado...de usuários de drogas...sei lá, o Derfel poderia dar uma luz.

O "cara-de-saco-na-cabeça" é um vagalume? :P
Foto USGS

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 26 de Setembro de 2011, 22:29:30 »

O "cara-de-saco-na-cabeça" é um vagalume? :P

De certa forma... :biglol:

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
« Resposta #12 Online: 26 de Setembro de 2011, 22:45:22 »

http://veja.abril.com.br/noticia/saude/os-desafios-para-o-tratamento-do-usuario-de-crack

Fora que, mesmo que  o indivíduo saia da clínica convertido em bom cristão, ele vai voltar para o mesmo ambiente familiar, memo círculo de amigos... fica difícil segurar a fissura

Tratamento funciona pra afastar o cara da dependência, recuperar a saúde e ensinar como a droga, ou álcool, ou whatever funciona.

Todo mundo que faz é orientado a frequentar sempre um centro do Alcoólicos/Narcóticos Anônimos. Se o cara tiver disciplina e comparecer sempre, esses grupos fornecem o apoio necessário pra ele voltar pra rotina que tinha antes, amigos, família e tudo mais sem ter recaídas.

Também é frequente que familiares e conhecidos frequentem o AA, em sessões separadas, em menor frequência, pra aprender como lidar com a pessoa. É espantosa a quantidade de pessoas que não tem a mínima idéia de que beber na frente de um alcoólatra faz mal pro cara.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #13 Online: 26 de Setembro de 2011, 22:51:12 »

Com uma taxa tão baixa essa ajuda não vai ser meio um saco sem fundo?

Offline Bob Cuspe

• Nível 18
  • *
« Resposta #14 Online: 26 de Setembro de 2011, 22:52:01 »

E a coisa fica pior se vc vasculhar...

O Dr. Laranjeira queria que o SUS financiasse uma rede de clinicas de internação. Ele quer que as drogas continuem sendo proibidas, apesar de passar para a esfera da saúde, assim o usuário seria obrigado pelo Estado a se internar numa das clinicas.

Ihh.... ele é presidente da UNIAD, que é patrocinado pela Clinica Alamedas, onde ele tem um cargo de diretor se não me engano...

ps: não querendo roubar a luz do Derfel....
QUERO A MINHA LIBERDADE!

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 26 de Setembro de 2011, 22:54:54 »

Com uma taxa tão baixa essa ajuda não vai ser meio um saco sem fundo?

Mas se tratando de viciados em drogas pesadas, em dependentes químicos, ou até mesmo drogas socialmente aceitas, essa taxa é considerada baixa? Sei não.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 26 de Setembro de 2011, 22:56:28 »

E a coisa fica pior se vc vasculhar...

O Dr. Laranjeira queria que o SUS financiasse uma rede de clinicas de internação. Ele quer que as drogas continuem sendo proibidas, apesar de passar para a esfera da saúde, assim o usuário seria obrigado pelo Estado a se internar numa das clinicas.

Ihh.... ele é presidente da UNIAD, que é patrocinado pela Clinica Alamedas, onde ele tem um cargo de diretor se não me engano...

ps: não querendo roubar a luz do Derfel....

ahhhhh !!!!! Está começando a fazer sentido...

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 27 de Setembro de 2011, 07:07:13 »
Só agora vi o tópico. Estivemos reunidos com o coordenador de Saúde Mental do Ministério só para discutir o plano de enfrentamento de drogas e depois eu posto alguma coisa melhor, mas é basicamente isso mesmo. Estamos travando uma luta contra as comunidades terapêuticas, que no nosso entender não tratam do problema, mas elas têm um lobby forte no congresso. Elas querem que o governo as financie mas não querem cumprir nenhuma exigência do sus e nem estar sob algum tipo de fiscalização da saúde. Pelo menos já conseguimos barrar uma proposta que era o reconhecimento da "terapia espiritual" como procedimento de saúde financiado pelo sus.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 27 de Setembro de 2011, 07:37:12 »
É o bolsa-doidão.
"Deus prefere os ateus"

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 27 de Setembro de 2011, 07:51:53 »
[...]
Elas querem que o governo as financie mas não querem cumprir nenhuma exigência do sus e nem estar sob algum tipo de fiscalização da saúde.
[...]

Só por causa disto eu indeferiria o programa.

Pelo menos já conseguimos barrar uma proposta que era o reconhecimento da "terapia espiritual" como procedimento de saúde financiado pelo sus.

:o
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 27 de Setembro de 2011, 07:52:11 »
Foto USGS

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #21 Online: 27 de Setembro de 2011, 08:33:45 »
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 27 de Setembro de 2011, 08:53:56 »
O problema é que a área técnica e o MS têm muito clara a posição em relação a essas comunidades terapêuticas, mas no congresso existe a bancada evangélica que possui uma força grande (e parece que a Dilma possui uma simpatia com a idéia)

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #23 Online: 27 de Setembro de 2011, 10:36:35 »
Será que nosso país poderia ser melhor se todo o dinheiro investido nas "bolsas ______________ <complete aqui>" fosse para a Educação?

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #24 Online: 27 de Setembro de 2011, 10:45:06 »
Mais um.....Vale fraude!!!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!