Autor Tópico: 'Só dieta à base de vegetais reverte doenças cardíacas', afirma médico  (Lida 3344 vezes)

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/980909-so-dieta-a-base-de-vegetais-reverte-doencas-cardiacas-afirma-medico.shtml

Diga adeus a bifes, peixes, arroz branco e açúcar. Farinha e grãos, só integrais. Azeite de oliva, nem pensar. Para o cirurgião americano Caldwell Esselstyn, 77, uma alimentação baseada em folhas, frutas, legumes e grãos integrais é o único jeito de evitar, deter e reverter doenças cardiovasculares.

Seu método, que vem sendo aperfeiçoado nos últimos 30 anos, é o tema do documentário "Forks over Knives" (trocadilho que quer dizer tanto "garfos sobre facas" quanto "garfos no lugar de bisturis"), lançado nos EUA e ainda inédito no Brasil.

O filme conta a história de pacientes de Esselstyn, médico da Cleveland Clinic (Ohio). Eles venceram problemas cardíacos e evitaram cirurgias ao adotar a dieta.

Para o cirurgião, que falou à Folha por telefone, a dieta extrema não é a que ele propõe, e sim a adotada pela maioria dos ocidentais. "Ela garante que milhões de pessoas serão submetidas a cirurgias de peito aberto. Vamos comer vegetais. É para isso que fomos criados."

Folha - O sr. diz que os problemas cardíacos se devem à alimentação. Não há outros fatores de risco envolvidos, como genética?
Caldwell Esselstyn - Se você come a dieta típica ocidental, cheia de carne, óleo e laticínios, você vai ver que, entre mil pessoas, algumas terão infarto aos 40, outras aos 50, outras aos 60, 70 ou 80. Você pode dizer que, geneticamente, quem tem o infarto só aos 80 é mais forte para resistir a essa dieta extrema. Por outro lado, se todo mundo comer uma dieta baseada em vegetais, todos são poupados.

Controlar os níveis de colesterol não é suficiente?
 Ao pensar só em números, prestamos atenção à coisa errada. As pessoas tomam remédios para o colesterol mas ainda querem comer frango frito. O que funciona é o que entra pela sua boca.

Toda vez que você come azeite, óleo, leite, manteiga, queijo, sorvete, iogurte e carne, você machuca o delicado revestimento das artérias, o endotélio. Ele é um tapete mágico que produz uma molécula incrível chamada óxido nítrico, que é vasodilatadora e protege a parede dos vasos sanguíneos.

Autópsias de soldados que morreram na Guerra da Coreia e no Vietnã, dos anos 50 a 70, revelaram que 80% dos jovens de 20 anos já tinham problemas coronários visíveis. As obstruções não eram suficientes para causar um infarto, mas estavam lá. Hoje, todos os jovens têm isso.

Sua dieta exclui o azeite de oliva, base da dieta mediterrânea. Ela está toda errada?
 Está errada em recomendar azeite. Em Creta, há 60 anos, as pessoas eram magras, comiam muitos legumes e frutas e um pouco de azeite. As desvantagens do azeite eram compensadas pela quantidade de vegetais.
 Quando você estuda o efeito do azeite com um teste de ultrassom da artéria braquial (no braço), que mede os danos ao endotélio, vemos que o óleo machuca os vasos.

Você chama as cirurgias e angioplastias de soluções mecânicas para um problema biológico. Esses procedimentos não adiantam nada?
 Eles não chegam a ser soluções. A medicina tem evoluído no sentido de criar uma lista cara de remédios e de procedimentos perigosos, como a colocação de stents ["molas" inseridas em vasos obstruídos] e pontes de safena. Com o tempo, é preciso colocar outro stent, fazer outra ponte, tomar mais remédios, e, no fim, a pessoa morre do coração assim mesmo.

Os médicos, não sei o porquê, passaram a acreditar que as pessoas não são capazes de mudar seu estilo de vida. Mas o problema é que eles não sabem como transmitir essa mensagem.

Quando trato alguém com doença cardíaca, fazemos um curso de cinco horas. O paciente vai entender o que causou a doença e o que ele deve fazer para revertê-la. No fim, oferecemos uma refeição à base de vegetais e uma apresentação de 1h15 sobre como comprar e preparar alimentos, ler rótulos e lidar com restaurantes e viagens.
 A revolução da saúde nunca vai acontecer por causa da descoberta de um remédio. Nunca vai ser por causa de um novo procedimento cirúrgico. A revolução vai acontecer quando as pessoas estiverem informadas do ponto de vista nutricional, para evitar as comidas que vão fazê-las perecer por uma doença.

Qual percentual dos seus pacientes tem melhora?
 Quase todos. Quando começamos o programa, e as pessoas ainda não sabiam se ia funcionar, 70% se recuperavam. Agora estamos em 90%. O que torna esse tratamento tão poderoso é que posso mostrar raios-X de artérias do nosso primeiro grupo. Os pacientes percebem que, se os outros conseguiram, eles também vão.

O sr. diz que moderação mata. Por que não dá para comer carne com moderação?
 Moderação é dizer: qual a quantidade de um alimento que sei que vai me prejudicar eu posso comer e conseguir escapar das doenças? Isso é loucura. Quantos bifes posso comer? Quantas batatas fritas engorduradas? Como assim? É a mensagem errada.

O sr. acredita que sua dieta pode ser adotada globalmente?
O Brasil está destruindo a atmosfera e o mundo ao queimar as florestas que são ótimas para capturar o CO2. Por quê? Para produzir carne, que vai fazer as pessoas morrerem cedo e ter vidas miseráveis e infelizes. Se toda essa área for substituída por vegetais, é possível produzir muito mais. Vamos comer plantas, é para isso que fomos criados.
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
Re: 'Só dieta à base de vegetais reverte doenças cardíacas', afirma médico
« Resposta #1 Online: 29 de Setembro de 2011, 09:22:06 »
Na verdade, nos derrubamos as florestas para substituí-las por campos de soja. E antes de nós, outros contribuíram muito mais para "destruir" a atmosfera por motivos bem menos nobres, como a Espanha, por exemplo, que devastou suas florestas somente para produzir navios para invadir a Inglaterra e ainda perdeu todos eles logo em seguída.

Nem preciso falar do Reino Unido e dos EUA que devastaram florestas no mundo inteiro para sustentar o seu crescimento industrial e os ajudarm substancialmente, a serem as potências econômicas que são hoje.

Quanto a dieta que ele diz, será que procede essa conversa de que somos feito para comer vegetais e não carne? A biologia não parece dizer isso.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #2 Online: 29 de Setembro de 2011, 10:43:41 »
Eu prefiro viver uns anos a menos e ter refeições gostosas a comer comida sem gosto/ruim.
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #3 Online: 29 de Setembro de 2011, 11:20:51 »
Eu prefiro viver uns anos a menos e ter refeições gostosas a comer comida sem gosto/ruim.
Se voce acha que vegetais são sem gosto/ruim precisa aprender a cozinhar ou mudar o restaurante.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Luiz Otávio

• Nível 16
  • *
  • Amat victoria curam.
« Resposta #4 Online: 29 de Setembro de 2011, 11:23:20 »
2

Morro cedo mas não deixo de comer bacon.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 29 de Setembro de 2011, 11:27:11 »
Se voce acha que vegetais são sem gosto/ruim precisa aprender a cozinhar ou mudar o restaurante.
Verdade.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 29 de Setembro de 2011, 12:52:17 »
Na verdade, nos derrubamos as florestas para substituí-las por campos de soja.

... soja para alimentar gado, em grande parte.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #7 Online: 29 de Setembro de 2011, 13:30:58 »
Folha - O sr. diz que os problemas cardíacos se devem à alimentação. Não há outros fatores de risco envolvidos, como genética?
Caldwell Esselstyn - Se você come a dieta típica ocidental, cheia de carne, óleo e laticínios, você vai ver que, entre mil pessoas, algumas terão infarto aos 40, outras aos 50, outras aos 60, 70 ou 80. Você pode dizer que, geneticamente, quem tem o infarto só aos 80 é mais forte para resistir a essa dieta extrema. Por outro lado, se todo mundo comer uma dieta baseada em vegetais, todos são poupados.

The bullshit is strong in this one...

Verdade.

2. E existem certos pratos vegetarianos que imitam muito bem bifes (e não sou vegetariano, mas se tivesse que largar a carne para viver mais e melhor, eu o faria prontamente - poder ver meus netos crescerem vale muito mais do que qualquer bife acebolado).
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #8 Online: 29 de Setembro de 2011, 13:45:55 »
Não sei qual a mágica que vocês fazem, mas, para mim, nem aquelas verduras e legumes do china in box melecadas de molho e carne e tudo mais envolta têm gosto algum (nesse caso ficam apenas sem gosto por estarem quentes, por algum motivo essas coisas frias tem gosto ruim para mim).
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #9 Online: 29 de Setembro de 2011, 13:47:10 »
Eu sou gaúcho, é genéticamente impossível não comer carne.  :hihi:
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Skorpios

• Visitante
« Resposta #10 Online: 29 de Setembro de 2011, 13:55:46 »
+1

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #11 Online: 29 de Setembro de 2011, 14:01:19 »
+1

Interessante como vocês parecem se conformar aos estreótipos mais comuns dos gaúchos. :hihi:
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 29 de Setembro de 2011, 15:06:45 »
Mas porque esse radicalismo de ou largar totalmente a carne ou se empanturrar com ela todo dia? Essa história de comer carne todo dia é coisa de duas gerações para cá, nossos avós não comiam carne todo dia. De repente se você come um dia sim outro não você não abre mão de fazer algo de que gosta e tem uma alimentação supostamente mais saudável.

Skorpios

• Visitante
« Resposta #13 Online: 29 de Setembro de 2011, 15:24:54 »

Interessante como vocês parecem se conformar aos estreótipos mais comuns dos gaúchos. :hihi:

O melhor jornal do mundo. :biglol:

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #14 Online: 29 de Setembro de 2011, 15:30:02 »
+1

;P

Mas porque esse radicalismo de ou largar totalmente a carne ou se empanturrar com ela todo dia? Essa história de comer carne todo dia é coisa de duas gerações para cá, nossos avós não comiam carne todo dia. De repente se você come um dia sim outro não você não abre mão de fazer algo de que gosta e tem uma alimentação supostamente mais saudável.

O problema é esse "supostamente". Não achei ainda um estudo isento e preciso que prove, sem deixar dúvidas, que comer carne faz mal à saúde. E eu tenho evidências anedóticas que mostram justamente o contrário :P
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 29 de Setembro de 2011, 15:42:04 »
Não achei ainda um estudo isento e preciso que prove, sem deixar dúvidas, que comer carne faz mal à saúde. E eu tenho evidências anedóticas que mostram justamente o contrário :P

Compartilho sua experiência. E até hoje só vi evidências anedóticas de ambos os lados.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #16 Online: 29 de Setembro de 2011, 16:15:27 »
Eu sou mineiro e é (quase) geneticamente impossível comer carne de boi ( cozida, assada, crua em forma de pastrami/ defumada ou frita), de porco, do focinho ao rabo, galinha, pato, coelho, marreco, peixes e frutos do mar, jacaré, paca, tatú, cotia não... ,ovos, leite e derivados (queijim), mel, ossos e tendões. Todos os tipos de frutas, verduras (ah uma couvinha refogadinha) e legumes, cereais e condimentos.  :lol:

Ps; ainda não comí insetos do tipo formigas ou gafanhotos.
« Última modificação: 29 de Setembro de 2011, 16:24:18 por sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 29 de Setembro de 2011, 17:07:10 »
Não achei ainda um estudo isento e preciso que prove, sem deixar dúvidas, que comer carne faz mal à saúde. E eu tenho evidências anedóticas que mostram justamente o contrário :P

Compartilho sua experiência. E até hoje só vi evidências anedóticas de ambos os lados.

Qual é o critério para classificar um estudo como isento e preciso? Eu não sou profissional da saúde, não leio periódicos sobre nutrição e saúde no meu tempo livre, tudo o que sei a respeito do tema eu leio em jornais comuns, que como todo mundo sabe, são uma péssima fonte de informação científica... Carne faz bem ou mal para a saúde? Eu não sei, mas em vez de culpar os estudos, só tenho a mim mesmo para culpar.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 29 de Setembro de 2011, 17:10:06 »
Note que eu disse que até agora só vi evidência anedótica.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 29 de Setembro de 2011, 17:54:15 »
Qual é o critério para classificar um estudo como isento e preciso?

Um estudo em que a única diferença entre a alimentação de cada grupo estudado seja a proteína ingerida. Grupo A e grupo B recebem as mesmas refeições com a única diferença em que um dos grupos recebe carne como proteína e o outro proteína vegetal.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #20 Online: 29 de Setembro de 2011, 18:04:46 »

Qual é o critério para classificar um estudo como isento e preciso? Eu não sou profissional da saúde, não leio periódicos sobre nutrição e saúde no meu tempo livre, tudo o que sei a respeito do tema eu leio em jornais comuns, que como todo mundo sabe, são uma péssima fonte de informação científica... Carne faz bem ou mal para a saúde? Eu não sei, mas em vez de culpar os estudos, só tenho a mim mesmo para culpar.
Comer de uma vez só 10 quilos de carne ou de repolho, tenho a imprensão que pode ser igualmente fatal. Mas em todo caso, eis aqui um exemplo de quanto frequentemente devem ser ingeridos alguns alimentos por refeição.

http://blogdajacke.files.wordpress.com/2010/07/piramide-alimentar.jpg
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 29 de Setembro de 2011, 19:21:36 »
Diga adeus a bifes, peixes, arroz branco e açúcar...   ...azeite, óleo, leite, manteiga, queijo, sorvete, iogurte e carne

Se o fulano não pode ter o prazer de tomar um sorvete ou comer um peixe assado, quer viver até os 100 anos por qual motivo?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 29 de Setembro de 2011, 19:38:04 »
Se o fulano não pode ter o prazer de tomar um sorvete ou comer um peixe assado, quer viver até os 100 anos por qual motivo?

Sexo. Próxima pergunta? :P

Um estudo em que a única diferença entre a alimentação de cada grupo estudado seja a proteína ingerida. Grupo A e grupo B recebem as mesmas refeições com a única diferença em que um dos grupos recebe carne como proteína e o outro proteína vegetal.

Complicado fazer esse tipo de estudo com humanos ao longo de muitos anos. Talvez com ratos?

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 29 de Setembro de 2011, 19:43:35 »

Sexo. Próxima pergunta? :P

Complicado fazer esse tipo de estudo com humanos ao longo de muitos anos. Talvez com ratos?

Supondo que um  cara que se alimenta apenas de alface e cenoura tenha vontade e saúde para fazer sexo.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 29 de Setembro de 2011, 19:50:27 »
Alface e cenoura eu não sei, mas dizem por aí que amendoim faz milagres :lol:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!