Bem, é meio
off-topic mas nem tanto (pois envolve crendices populares e falta de respaldo científico): é que eu tenho um parente que volta e meia fala sobre um tal "mal de simioto", que supostamente a medicina não cura, só é curado através de benzedores/benzedeiras que usam sei lá quantas ervas, azeite de oliva etc, etc. Quando ele disse que esse "mal" também é conhecido como "doença do macaco", imediatamente associei o "símio" do nome mais popular com os próprios. Pois cheguei a pensar que "simioto" fosse um sobrenome italiano, assim como Alzheimer é alemão. Ou seja, nada de científico nem no nome, mas resolvi pesquisar um pouco no
santo Gúgol.

Confesso que o que encontrei não me satisfez nem um pouco, ou seja, as crendices populares vão continuar dominando nesse caso, como já (ou ainda, sei lá) acontece em muitos outros.

O pouco de "científico" que encontrei é que tudo indica que se trata de desnutrição infantil provocada por alergia à lactose etc. Me parece que é algo mais típico do
interiorzão caipira de SP, MG, MT e GO. Enfim, gostaria que algum médico aqui do CC falasse um pouco a respeito, se é que conhece alguma coisa sobre isso.