Autor Tópico: Visões de espíritos e cartas 'psicografadas' = produtos do in[sub]consciente ??  (Lida 3504 vezes)

Offline José H.

• Nível 13
  • *
Re:Visões de espíritos e cartas 'psicografadas' = produtos do in[sub]consciente ??
« Resposta #25 Online: 15 de Outubro de 2011, 00:10:02 »
Não sei muito do assunto porque nunca fui chegado na necromancia, meu negócio era "evocar" deuses greco-romanos, demônios, anjos, elementais, grifos do bosque, mestres de luz do Himalaia e etc.  :biglol:

Parece que esse "resto" é o que os espíritas e esotéricos chamam de psicossoma, a ideia é que isso seria a consciência (alma, espírito), que ao contrário da matéria (corpo físico) é imortal e possível de ser contatada de alguma forma. Não sei se a Psicologia tem alguma definição diferente para esse termo, mas já vi vários psicanalistas que adoram usá-lo, principalmente um tal de Norberto Keppe, que sempre aparece em uns canais meia boca fazendo propaganda de seu método de ensino psicossomático.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
Re:Visões de espíritos e cartas 'psicografadas' = produtos do in[sub]consciente ??
« Resposta #26 Online: 15 de Outubro de 2011, 01:21:00 »
Não sei muito do assunto porque nunca fui chegado na necromancia, meu negócio era "evocar" deuses greco-romanos, demônios, anjos, elementais, grifos do bosque, mestres de luz do Himalaia e etc.  :biglol:

Parece que esse "resto" é o que os espíritas e esotéricos chamam de psicossoma, a ideia é que isso seria a consciência (alma, espírito), que ao contrário da matéria (corpo físico) é imortal e possível de ser contatada de alguma forma. Não sei se a Psicologia tem alguma definição diferente para esse termo, mas já vi vários psicanalistas que adoram usá-lo, principalmente um tal de Norberto Keppe, que sempre aparece em uns canais meia boca fazendo propaganda de seu método de ensino psicossomático.

William James propôs a hipótese de um "reservatório espiritual" coletivo e acessível a pessoas em estado de transe. Ele explica da seguinte forma:

"...é que nós com as nossas existencias, somos como ilhas no meio do mar, ou árvores na floresta. O bordo e o pinheiro podem comunicar seus murmúrios com suas folhas, e Connecticut e Newport podem ouvir, cada qual, sirena de alarme da outra. Mas as árvores também entrelaçam suas raízes nas trevas do solo e as trevas do solo e as ilhas se juntam pelo fundo do oceano. De igual modo existe uma continuidade de consciência cósmica contra a qual nossa individualidade só ergue barreiras acidentais e onde nossos espíritos mergulham como numa água-mãe ou num reservatório..."

Parece que William James se inspirou no conceito ocultista de "registros akáshicos que são os arquivos vibratórios do conhecimento passado, presente e futuro de todas as coisas, uma espécie de matriz com "clichés astrais" que podem ser reanimados por médiuns para reconstituir a personalidade desaparecida do morto, através de sua "contrafação espiritual".

A teoria dos "restos" apresentada pelo sergiomgbr lembra a teoria de C.D. Broad (filósofo contemporâneo de Willian James) que diz que o espírito seria resultado da união de dois fatores "psíquicos" e "corporal". O fator "psíquico seria como um elemento químico ainda não isolado, mas não é uma "alma" ou um "espírito", mas suporte não material de pensamentos, ou de sentimentos do indivíduo vivo. Com a morte, esse fator "psiquico" persistiria durante um tempo não definido (o que exclui a crença religiosa na imortalidade), e poderia ser captado pelo médium em transe dando assim a ilusão de ser o espírito do falecido.

Desnecessário dizer que faltam evidências para essas hipóteses e que estão lado a lado com hipótese espiritóide.

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 15 de Outubro de 2011, 10:38:22 »
[...]
Desnecessário dizer que faltam evidências para essas hipóteses e que estão lado a lado com hipótese espiritóide.

"Faltam evidências para essas hipóteses e que estão lado-a-lado com hipótese espiritóide"?

Como o Giga está cortês. :P
Foto USGS

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 15 de Outubro de 2011, 10:45:23 »
[...]

"Faltam evidências para essas hipóteses e que estão lado-a-lado com hipótese espiritóide"?

Como o Giga está cortês. :P

:histeria:  Ok. Vou calçar a chuteira de novo.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!