Autor Tópico: Visões de espíritos e cartas 'psicografadas' = produtos do in[sub]consciente ??  (Lida 3503 vezes)

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
Há algum tempo atrás o Daniel Sotomayor(um dos maiores nomes do Brasil no que se refere ao ceticismo/ateísmo)participou do programa Superpop(da Rede TV),onde se discutia mensagens ditas por supostos espíritos.Daniel então falou:"Vocês já repararam que as mensagens psicografadas são todas parecidas ?"O que me chamou bastante a atenção...ao assistir um anime outro dia desses vi uma cena onde uma personagem é ajudada por um espírito que depois diz:"sou uma ilusão gerada pelo seu coração".Bem creio eu que quem procura um centro espírita em busca de mensagens de que já morreu já tem um desejo(mesmo que inconsciente)de ouvir aquilo mesmo que é mostrado em cartas e mensagens psicografadas.No fundo visões de espíritos e mensagens psicografadas não seriam meros produtos do in(sub)consciente humano ??
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
Re:Visões de espíritos e cartas 'psicografadas' = produtos do in[sub]consciente ??
« Resposta #1 Online: 13 de Outubro de 2011, 18:59:26 »
É o mesmo que querer explicar que focinho de porco não é tomada. :lol:
Até onde eu sei eu não sei.

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
Re:Visões de espíritos e cartas 'psicografadas' = produtos do in[sub]consciente ??
« Resposta #2 Online: 13 de Outubro de 2011, 19:36:15 »
Postei esse tópico num outro fórum.Uma das respostas:

"Olha, é complicado generalizar assim as mensagens psicografadas como o Daniel fez no programa. Até porque, eu mesmo já vi casos em que a mensagem era extremamente precisa em mínimos detalhes sobre a vida da pessoa que recebeu a carta e o médium não tinha conhecimento algum da pessoa."
« Última modificação: 13 de Outubro de 2011, 19:39:48 por 4 Ton Mantis »

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 13 de Outubro de 2011, 19:44:07 »
Postei esse tópico num outro fórum.Uma das respostas:

"Olha, é complicado generalizar assim as mensagens psicografadas como o Daniel fez no programa. Até porque, eu mesmo já vi casos em que a mensagem era extremamente precisa em mínimos detalhes sobre a vida da pessoa que recebeu a carta e o médium não tinha conhecimento algum da pessoa."

Felizmente testemunhos pessoais só servem como evidência anedótica. Nada mais.

Foto USGS

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 13 de Outubro de 2011, 19:45:50 »
A famosa evidência anedótica. Engraçado que o sujeito deve saber muito sobre a vida dessa pessoa que recebeu a carta, para ter consciência de que é extremamente precisa em mínimos detalhes. Quão precisa e em que tipo de detalhes, só podemos adivinhar...

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 13 de Outubro de 2011, 19:48:35 »
A famosa evidência anedótica. Engraçado que o sujeito deve saber muito sobre a vida dessa pessoa que recebeu a carta, para ter consciência de que é extremamente precisa em mínimos detalhes. Quão precisa e em que tipo de detalhes, só podemos adivinhar...

Ele conhece tantos detalhes quanto lhes foram passados (ou que foram obtidos por ele).
Foto USGS

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 13 de Outubro de 2011, 19:52:23 »
Exatamente, e os detalhes que lhe foram passados é de que o médium deu informações ultraprecisas. Por que mentiriam para ele? :confuso:

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 13 de Outubro de 2011, 23:04:11 »
O segredo espiritóide da precisão mediúnica é o hot reading realizado na triagem do caso. Sempre tem aquela pessoa que encosta perguntando o que veio fazer e uma porção de coisas sobre o falecido, causa da morte, circunstâncias de vida e dependendo do tempo pode até vasculhar detalhes ainda mais íntimos. Isso tudo pode ser anotado ou repassado escancaradamente ou ingenuamente, com as melhores das intenções, até médium que sabe usar como ninguém (objetivamente ou através de fraude inconsciente) as informações de forma sentimentalóide que é a marca registrada das psicografias espiritóides.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 13 de Outubro de 2011, 23:05:13 »
Postei esse tópico num outro fórum.

Qual?
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 13 de Outubro de 2011, 23:06:14 »
Como a fraude inconsciente acontece nesses casos, Giga?

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 13 de Outubro de 2011, 23:14:11 »
Como a fraude inconsciente acontece nesses casos, Giga?

Suponha que o médium teve acesso à informações de fontes diferentes em épocas diferentes. Ele pode não se lembrar de nada, ter esquecido mesmo, mas por um processo  mental subconsciente ele pode juntar essas informações e aflorar uma estória que faz sentido para alguém que tivesse conhecido o falecido. O médium não está mentindo mas foi vítima de uma fraude inconsciente porque não teve intenção objetiva de fraude.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 13 de Outubro de 2011, 23:18:24 »
Isso deve ser bem raro, para por coincidência ele se lembrar justo das informações certas para a pessoa certa. Como não ouvimos muitos casos de pessoas dizendo que o médium era picareta e não acertou nada, o mais provável é que quase todos os casos sejam de fraude bem consciente mesmo.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 13 de Outubro de 2011, 23:26:58 »
Isso deve ser bem raro, para por coincidência ele se lembrar justo das informações certas para a pessoa certa. Como não ouvimos muitos casos de pessoas dizendo que o médium era picareta e não acertou nada, o mais provável é que quase todos os casos sejam de fraude bem consciente mesmo.

Na fraude inconsciente ele não se lembra de nada, quem conta a estória é o subconsciente usando as informações adquiridas. Na psicografia, até a lembrança da caligrafia do morto serve para imitar a transcrição da mensagem como se fosse o próprio falecido. Na psicofonia o espírito incorporado fala com o mesmo tom de voz do falecido. Na psicopictografia, o médium imita o estilo de artistas famosos. Tudo isso pode ser feito sem a intenção objetiva de enganar, é o subconsciente em ação, pregando peças.

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
« Última modificação: 14 de Outubro de 2011, 15:23:41 por 4 Ton Mantis »

Offline Sparke

• Nível 13
  • *
« Resposta #14 Online: 14 de Outubro de 2011, 09:02:48 »
Com terceiros, parecemos sempre uns tolos em não acreditar, porque a credulidade é imensa em assuntos envolvidos com a psicografia etc.

Sinceramente, considerando minha posição de ateu, todas essas manifestações espíritas só podem ser produtos da mente. Como falaram acima, há muita gente, em tese, de boa-fé, de forma que parece absurdo crer em eventual fraude coletiva.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 14 de Outubro de 2011, 10:35:07 »
Fraude coletiva não, pois não é algo organizado. O negócio é que os charlatões sequer precisam se dar ao trabalho de inventar toda uma mitologia, eles já têm uma pronta, então entram espontaneamente no movimento. É charlatanismo prêt-à-porter!

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #16 Online: 14 de Outubro de 2011, 13:57:08 »

Na fraude inconsciente ele não se lembra de nada, quem conta a estória é o subconsciente usando as informações adquiridas. Na psicografia, até a lembrança da caligrafia do morto serve para imitar a transcrição da mensagem como se fosse o próprio falecido. Na psicofonia o espírito incorporado fala com o mesmo tom de voz do falecido. Na psicopictografia, o médium imita o estilo de artistas famosos. Tudo isso pode ser feito sem a intenção objetiva de enganar, é o subconsciente em ação, pregando peças.
Fraude inconsciente???Isso está ficando cada vez mais espiritual". :biglol:

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #17 Online: 14 de Outubro de 2011, 14:09:37 »

Fraude consciente pode até ser, agora, inconsciente é meio difícil de acreditar. Acho mais fácil acreditar no sobrenatural do que num processo natural inconsciente que seria, segundo sua explicação, bastante comum.

Eu já escrevi nos fóruns evangélicos um monte de coisas sobre isso. Normalmente a visão cética é que esta coisa de mediunidade se explicaria de três formas: fraude, auto-sugestão ou transtorno mental.

Como cristão e tendo um monte de experiências vividas (obviamente que seriam evidências anedóticas para vós outros) eu ainda incluiria a quarta explicação: Acontecimento real. Há de fato um fenômeno de incorporação por um espírito, cuja essência não se explica naturalmente (ainda que para o espiritismo, diferentemente do que o cristianismo tradicional acha, espíritos são formas de energia e, portanto, manifestações naturais)

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #18 Online: 14 de Outubro de 2011, 15:01:39 »

Fraude consciente pode até ser, agora, inconsciente é meio difícil de acreditar. Acho mais fácil acreditar no sobrenatural do que num processo natural inconsciente que seria, segundo sua explicação, bastante comum.

Eu já escrevi nos fóruns evangélicos um monte de coisas sobre isso. Normalmente a visão cética é que esta coisa de mediunidade se explicaria de três formas: fraude, auto-sugestão ou transtorno mental.

Como cristão e tendo um monte de experiências vividas (obviamente que seriam evidências anedóticas para vós outros) eu ainda incluiria a quarta explicação: Acontecimento real. Há de fato um fenômeno de incorporação por um espírito, cuja essência não se explica naturalmente (ainda que para o espiritismo, diferentemente do que o cristianismo tradicional acha, espíritos são formas de energia e, portanto, manifestações naturais)
Talvez essa manifestação de um "espírito", nada mais seja se não a captação pelo "médium", de vibrações da existência em forma de pensamentos e momentos envolvendo o indivíduo que se pressuonha ser um espírito (supondo que espírito seja alguém "vivo" sem o corpo), mas que "tecnicamente" não é, uma vez que já teria morrido. Portanto tudo o que o médium captaria, nada mais seria que aquilo que o indivíduo em vída vivenciou e não o próprio individuo se manifestando pois este já morreu! Só sobram portanto, suas vibrações.
« Última modificação: 14 de Outubro de 2011, 15:08:19 por sergiomgbr »

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #19 Online: 14 de Outubro de 2011, 15:35:14 »
Que tipo de interpretação vc está querendo dar? Isso mais parece uma nova explicação espírita.
« Última modificação: 14 de Outubro de 2011, 21:31:33 por famado »

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #20 Online: 14 de Outubro de 2011, 17:51:51 »
Que tipo de interpretação vc está quedendo dar? Isso mais parece uma nova explicação espírita.
Estou querendo dizer que você pode encontrar "restos" de alguém (assim como se encontram restos mortais de um defunto) mas a níveis mais etéreos. No caso, as vibrações decorrentes das manifestações desse alguém ainda em vida, sejam ondas de pensamento ou dos atos desse alguém, do tipo uma vocalização ou um gesto, qualquer coisa. E Para comprender como isso seria possível, suponha que você ao arremessar uma pedra num lago, se depare com a formação de ondas, decorrentes do impacto da pedra com a superfície do lago. Pois bem, mesmo que a pedra não esteja mais lá (para isso voce pode amarrar a pedra num barbante e arremeçá-la no lago e deixar que impacte com a água e puxar o barbante depois e tirar a pedra do contacto com  a água), ainda assim você verá as ondas se propagando na superfície do lago. Será o testemunho de algo ocorrido no passado ( o impacto da pedra na superfície do lago) sendo percebido posteriormente (lembre-se, a pedra poderá ter sido puxada de dentro do lago).

O que um médium pode estar "captando" são somente os restos da existência de alguém, pois não há mais "alguém"!  :P
« Última modificação: 14 de Outubro de 2011, 17:58:00 por sergiomgbr »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 14 de Outubro de 2011, 21:44:34 »

Fraude inconsciente???Isso está ficando cada vez mais espiritual". :biglol:

Não sei se fui claro...

Estou chamando de inconsciente (ou subconsciente) todo processo mental que acontece sem a intervenção da consciência. O processo mental de elaboração dos sonhos é inconsciente, da mesma forma os processos que desencadeiam medos, afeições, rejeições, etc.

Vou repetir um exemplo real de fraude inconsciente que apresentei em outro tópico:

Um caso interessante aconteceu ao professor e economista Mário Henrique Simonsen, que além do dom matemático também tinha ouvido absoluto e um raríssimo talento para a música chegando a sentar-se em juris de concursos internacionais de música ao lado de maestros consagrados sem ser maestro. Conta-se que o professor Simonsen revelou ainda jovem esse talento musical e aprendeu composição musical. Logo no início foi alertado por amigos que partes de suas composições eram trechos de sinfonias de outros compositores famosos. Ele estava revelando um processo de fraude inconsciente onde o seu cérebro era incapaz de diferenciar a sua criação daquilo que já tinha armazenado na memória e por isso achou prudente parar de compor.
Veja aqui: ../forum/topic=23863.0.html#msg560982

A fraude aqui foi de plágio, elaborado inconscientemente, da mesma forma que uma estória é construída com detalhes num sonho.  A consciência objetiva foi enganada,  pois não se relaciona nem intervém diretamente no processo mental inconsciente. A história da Ciência está repleta de casos de cientistas que receberam revelações em sonho, como este, por exemplo de Augusto Kekulé:

Eu estava sentado à mesa a escrever o meu compêndio, mas o trabalho não rendia; os meus pensamentos estavam noutro sítio. Virei a cadeira para a lareira e comecei a dormitar. Outra vez começaram os átomos às cambalhotas em frente dos meus olhos. Desta vez os grupos mais pequenos mantinham-se modestamente à distância. A minha visão mental, aguçada por repetidas visões desta espécie, podia distinguir agora estruturas maiores com variadas conformações; longas filas, por vezes alinhadas e muito juntas; todas torcendo-se e voltando-se em movimentos serpenteantes. Mas olha! O que é aquilo? Uma das serpentes tinha filado a própria cauda e a forma que fazia rodopiava trocistamente diante dos meus olhos. Como se se tivesse produzido um relâmpago, acordei;... passei o resto da noite a verificar as consequências da hipótese. Aprendamos a sonhar, senhores, pois então talvez nos apercebamos da verdade." - Augusto Kekulé, 1865.[1]
http://pt.wikipedia.org/wiki/Friedrich_August_Kekul%C3%A9_von_Stradonitz

A fraude inconsciente pode ser ainda  mais tosca e grosseira. Um bom exemplo são os movimentos involuntários de braços e pernas dos médiuns que acontecem com objetivo de conseguir resultados a qualquer custo. Note que estou dizendo involuntários porque não há intenção objetiva de fraude pois acontecem de forma evidente, normalmente num estado alterado de consciência. Por exemplo, pede-se ao "medium" que ele acenda a luz através de meios paranormais e ele se levanta e se dirige até o interruptor, em transe, para ligar o interruptor. Conscientemente, ele não se lembra de ter se levantado. Outro exemplo bastante simples é a brincadeira do copo onde o efeito ideomotor engana as pessoas fazendo-as acreditar que o copo se move através da intervenção de espíritos. Note que não há intenção deliberada de fraude.

Na maioria dos casos, concordo que se trata de fraude deliberada mesmo, onde os mágicos profissionais podem ajudar muito.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #22 Online: 14 de Outubro de 2011, 21:45:29 »
Que tipo de interpretação vc está quedendo dar? Isso mais parece uma nova explicação espírita.
Estou querendo dizer que você pode encontrar "restos" de alguém (assim como se encontram restos mortais de um defunto) mas a níveis mais etéreos. No caso, as vibrações decorrentes das manifestações desse alguém ainda em vida, sejam ondas de pensamento ou dos atos desse alguém, do tipo uma vocalização ou um gesto, qualquer coisa. E Para comprender como isso seria possível, suponha que você ao arremessar uma pedra num lago, se depare com a formação de ondas, decorrentes do impacto da pedra com a superfície do lago. Pois bem, mesmo que a pedra não esteja mais lá (para isso voce pode amarrar a pedra num barbante e arremeçá-la no lago e deixar que impacte com a água e puxar o barbante depois e tirar a pedra do contacto com  a água), ainda assim você verá as ondas se propagando na superfície do lago. Será o testemunho de algo ocorrido no passado ( o impacto da pedra na superfície do lago) sendo percebido posteriormente (lembre-se, a pedra poderá ter sido puxada de dentro do lago).

O que um médium pode estar "captando" são somente os restos da existência de alguém, pois não há mais "alguém"!  :P
Resta criar um aparelho pra captar esse tipo de "restos de existência". Tipo aqueles caras caça-fantasmas que têm no History Channel.  :hehe:

Mas falando sério, acho difícil que isso que vc está afirmando seja real. É um argumento tipicamente espírita, onde se procura dar uma explicação natural para o que supostamente seria sobrenatural.

Para o cristianismo convencional, seja ele protestante ou católico, seres espirituais são imateriais. Não são energia e não podem ser explicados fisicamente como acreditam os espíritas. Aliás, espírito é uma coisa que não encontra definição uníssona. Para uns é a essência do homem, inseparável de seu corpo e que reside na consciência, para outros é tão somente o sopro de vida. Para outros ainda seria uma "imagem" do morto, com todas as suas capacidades enquanto vivo e, portanto, separável de seu corpo. Enfim, sei lá... Mil coisas e tudo uma confusão só.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 14 de Outubro de 2011, 21:53:08 »

Essa teoria dos "restos" já foi abraçada pelos ocultistas há muito tempo que vão mais além incluindo seres elementais etc.

O José H., como ex-ocultista  poderia nos dar uma aula sobre o assunto

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #24 Online: 14 de Outubro de 2011, 23:56:32 »

Essa teoria dos "restos" já foi abraçada pelos ocultistas há muito tempo que vão mais além incluindo seres elementais etc.

O José H., como ex-ocultista  poderia nos dar uma aula sobre o assunto
Que seja. Que tenha sido abraçada por ocultistas ou que tenha caráter espírita, essa  (Tenhamo-na como)"Teoria dos Restos" é uma abordagem para a questão das manifestações mediúnicas ( Ou coisa que o valha) que aceita investigação.

A humanidade é como um espelho que reflete os conceitos, de uma forma geral de agentes formadores de opinião,( Governantes, artistas, cientistas, etc.). Portanto seria possível afirmar que somos todos um pouco do nosso próximo naquilo que o próximo nos introjeta. Pegamos" o sotaque do lugar onde vivemos assim como usamos mais determinadas palavras num "meio" ou tecemos opiniões "da moda" em determinada ocasião. Somos impregnados do próximo assim como o espaço físico em que vivemos talvez também o seja.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!