Autor Tópico: Hitler não percebeu isso ??  (Lida 4556 vezes)

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
Hitler não percebeu isso ??
« Online: 14 de Outubro de 2011, 16:45:59 »
E mais uma vez vi alguns episódios do documentário The World at War de 1974,um dos melhores(o melhor ?)documentários feitos sobre a 2ª Guerra Mundial.Hoje,eu me pergunto o motivo de Hitler ter começado a guerra...ele não percebeu que era uma guerra que não tinha futuro,não percebeu que a Alemanha estava entrando em um conflito que atrairia as máquinas de guerra de diversos países contra os nazistas e,consequentemente contra o povo alemão ? Afinal,a guerra poderia ter sido evitada ou um pouco minimizada se Hitler não tivesse tantos delírios de grandeza ?
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
Re:Hitler não percebeu isso ??
« Resposta #1 Online: 14 de Outubro de 2011, 18:54:24 »
Sei não.

Até o inicio de uma grande contra-ofensiva no Dia D, a guerra não estava vencida pelos aliados. Muito pelo contrário, grandes capitais européias foram tomadas e bombardeadas pelo eixo.

Acho uma visão equivocada essa de imaginar a repercussão que a guerra causaria antes mesmo de tentar, pois, quem entra em uma guerra sabe que está sujeito a todo tipo de situação e, a Alemanha parece ter se preparado muito bem para a Segunda Guerra Mundial.

No mais, a guerra não começou por ofensiva direta da Alemanha à França ou Inglaterra, mas sim à Polônia e dentro da própria Alemanha. Bom lembrar que, foi a França que declarou guerra contra os nazistas e não o contrário.

Offline Liddell Heart

• Nível 26
  • *
  • “É melhor reinar no inferno do que servir no céu”
« Resposta #2 Online: 14 de Outubro de 2011, 19:26:01 »
Sei não.

Até o inicio de uma grande contra-ofensiva no Dia D, a guerra não estava vencida pelos aliados. Muito pelo contrário, grandes capitais européias foram tomadas e bombardeadas pelo eixo.

Na verdade, os alemães perderam a guerra quando não conseguiram invadir nem Moscou, nem Leningrado e nem Stalingrado. Quando a URSS estava atacando, e não defendendo, a Alemanha já tinha perdido, sem chances de negociação.

No mais, a guerra não começou por ofensiva direta da Alemanha à França ou Inglaterra, mas sim à Polônia e dentro da própria Alemanha. Bom lembrar que, foi a França que declarou guerra contra os nazistas e não o contrário.

A declaração de guerra da França contra a Alemanha teve como Casus belli a invasão da Polônia. Em outras palavras, não foi uma guerra contra a Alemanha, mas sim uma guerra de libertação da Polônia.
"Onde mora a liberdade, ali está a minha pátria."
Benjamin Franklin

"Posso não concordar com uma só palavra sua, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-la."
Voltaire

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 14 de Outubro de 2011, 19:36:24 »
Lembrando que Hitler até tentou manter a guerra em um só front até 1941, quando ele pirou de vez e resolveu peitar a URSS. Foi aí que a coisa começou a feder... se tivesse se contentado em conquistar só a Europa Ocidental continental, acho que teria conseguido.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #4 Online: 14 de Outubro de 2011, 19:42:56 »
O nazismo queria o "grande leste" mas deveria ter "aprendido" com Napoleão.
« Última modificação: 14 de Outubro de 2011, 20:07:43 por sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Liddell Heart

• Nível 26
  • *
  • “É melhor reinar no inferno do que servir no céu”
« Resposta #5 Online: 14 de Outubro de 2011, 20:01:11 »
Lembrando que Hitler até tentou manter a guerra em um só front até 1941, quando ele pirou de vez e resolveu peitar a URSS. Foi aí que a coisa começou a feder... se tivesse se contentado em conquistar só a Europa Ocidental continental, acho que teria conseguido.

[ucronia on]
Se a Alemanha tivesse se contentado com a Europa Ocidental, ela teria que se preocupar com os americanos e com um exército vermelho cem vezes mais preparado.
"Onde mora a liberdade, ali está a minha pátria."
Benjamin Franklin

"Posso não concordar com uma só palavra sua, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-la."
Voltaire

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #6 Online: 14 de Outubro de 2011, 20:19:21 »
Só eu acho a maior piração ter sido o ataque do Japão a Pearl Harbor?
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #7 Online: 14 de Outubro de 2011, 20:21:19 »
Para quem ficou conhecido pelos ataques Kamikazes... acho até normal :lol:

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
« Resposta #8 Online: 14 de Outubro de 2011, 20:39:43 »

O ataque a Pearl Harbor definiu a entrada dos EUA na guerra.Mas os EUA teriam lutado somente contra o Japão se ainda em 1941(um pouco antes ou depois do ataque Japonês a Pearl Harbor)Hitler,inesperadamente,não tivesse declarado guerra aos Estados Unidos.Maluco,se ele soubesse o que viria depois...
« Última modificação: 14 de Outubro de 2011, 21:33:17 por 4 Ton Mantis »
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 14 de Outubro de 2011, 21:14:06 »
A Alemanha tinha a pretensão de atrair a Inglaterra para o eixo antes do conflito se iniciar, na ideia de um pangermanismo. E Hitler foi se certa forma obrigado a declarar guerra aos EUA por conta do pacto firmado com o império do Japão (o Japão que não cumpriru sua parte atacando a URSS). Os EUa iriam entrar em guerra de qualquer forma contra a Alemanha, apenas precisavam de um motivo para vencer a resistência dos isolacionistas e Pearl Habor providenciou isso (existe mesmo a suspeita de que deixaram que houvesse o ataque a Pearl Habor, haja vista que já haviam decifrado os códigos japoneses e houve diversas oportunidades de evitar o ataque - ainda que eu acredute que tudo nāo passou de uma série de erros)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 14 de Outubro de 2011, 22:26:55 »
Sei não.

Na verdade, os alemães perderam a guerra quando não conseguiram invadir nem Moscou, nem Leningrado e nem Stalingrado. Quando a URSS estava atacando, e não defendendo, a Alemanha já tinha perdido, sem chances de negociação.
[...]

A Alemanha perdeu no momento que assinou o tratado Ribentrop-Molotov e permitiu que a URSS fizesse uma preparação intensa para as batalhas que viriam, inclusive com a transferência maciça de fábricas para leste dos Urais.

Se ela tivesse invadido a URSS direto com a plena capacidade de suas unidades blindadas e aéreas, ela teria dispersado os soviéticos de Chelyabinski até Vladivostok.
Foto USGS

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #11 Online: 14 de Outubro de 2011, 23:38:21 »
Sei não.

[...]

A Alemanha perdeu no momento que assinou o tratado Ribentrop-Molotov e permitiu que a URSS fizesse uma preparação intensa para as batalhas que viriam, inclusive com a transferência maciça de fábricas para leste dos Urais.

Se ela tivesse invadido a URSS direto com a plena capacidade de suas unidades blindadas e aéreas, ela teria dispersado os soviéticos de Chelyabinski até Vladivostok.

A criação de fábricas nos Urais se iniciou antes do pacto , estava prevista no plano quinquenal , a invasão acentuou um processo já em curso.

Para invadir a URSS Hitler teria que passar pela Polônia e era iminente o risco de ver se formar uma aliança França-Inglaterra-URSS para derrotá-lo , pois até o verão de 1939 estava em curso negociações anglo-franco-soviéticas neste sentido. Estas negociações fracassaram basicamente pela relutância de Chamberlain que , embora pressionado pela campanha de Churchill na Câmara dos Comuns a favor de um pacto e com o governo francês também favorável , cozinhou os soviéticos em fogo brando , recusando-se a enviar o ministro de Relações Exteriores à Moscou ( em seu lugar enviou um funcionário de escalão inferior , William Slang , e sem plenos poderes para negociar). Por outro lado os soviéticos insistiam que além de um pacto político fosse assinado um pacto militar prevendo a intervenção em caso de "agressão indireta" ( como exemplo davam a invasão da Tchecoslováquia) , que os britânicos recusavam.
A atitude da Inglaterra e a falta de firmeza francesa só fizeram aumentar as suspeitas soviéticas de que a URSS seria deixada sozinha se houvesse uma agressão alemã.
Já no fim de maio de 1939 Hitler estava tentando contatos com os soviéticos que deram retorno no inicio de julho (irritados com a atitude britânica). Os alemães rapidamente avançaram as negociações amarrando um pacto de não-agressão , um acordo de cooperação econômica e a partilha da Polônia ( e ocupação da Letonia , Estonia e Finlandia)  , em 23 de agosto de 1939. Um detalhe bem característico do modus operandi soviético é que , enquanto a delegação alemã chefiada por Ribbentrop estava em Moscou firmando o pacto , em outro local estava a missão militar franco-britânica negociando com o marechal Vorochilov um acordo militar , apenas para serem informadas no dia 25 que "as negociações não têm mais sentido".

O mais irônico é que um ditador tão desconfiado e quase paranóico como Stalin realmente cumpriu sua parte no pacto , fornecendo cereais e matérias-primas à Alemanha e suspendendo todas as atividades do partidos comunistas contra a Alemanha ( p.ex.os comunistas franceses adotaram uma postura de denunciar a IIIª República como responsável pela invasão hitlerista e adotaram uma política derrotista). A invasão da Rússia tomou Stalin de suspresa , não havia nenhum preparativo significativo para ela na fronteira oeste , a despeito dos avisos da inteligência soviética (especialmente Richard Sorge , espião soviético na embaixada alemã no Japão)
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #12 Online: 14 de Outubro de 2011, 23:40:14 »

Era a única alternativa deles para invadir as Filipinas e a Indonésia para obter os recursos necessários para manter a guerra na China, depois que as potências ocidentais resolveram embargar o Japão e da surra que eles levaram dos Russos em 39.

Eles tinham dois cenários: ou os EUA ficariam tão chocados com o ataque, puramente militar e tão somente para dominar uma colônia americana (Filipinas) e fariam um acordo, ou os Japoneses venderiam a derrota (inevitável, é verdade) tão caro que os americanos desistiriam da guerra. No fundo foi uma clara subestimação da vontade dos americanos de ganhar a guerra.
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 15 de Outubro de 2011, 01:54:00 »
Quão ingênuo você precisa ser para achar que os EUA irão entregar qualquer coisa, qualquer coisa mesmo, após serem agredidos? Eles são fácil a nação mais orgulhosa do mundo, a nação que acredita naquela besteira de destino manifesto, for god's sake! É mais fácil eles sumirem do mapa antes de entregarem qualquer coisa.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 15 de Outubro de 2011, 02:09:39 »
Olha, um sinal de deus! Está passando, agora, no National Geographic, um documentário EXATAMENTE sobre isso!

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #15 Online: 15 de Outubro de 2011, 02:32:42 »
Quão ingênuo você precisa ser para achar que os EUA irão entregar qualquer coisa, qualquer coisa mesmo, após serem agredidos? Eles são fácil a nação mais orgulhosa do mundo, a nação que acredita naquela besteira de destino manifesto, for god's sake! É mais fácil eles sumirem do mapa antes de entregarem qualquer coisa.

Até a segunda guerra eles não eram intervencionistas, mesmo a doutrina Monroe era mais aplicada em pequenos países do Caribe que nos demais da América Latina, e os Americanos tinham só as Filipinas como colônia, e mesmo essas estavam foram colonizadas com um protestos de um amplo setor da sociedade.

O isolacionismo predominava na época da segunda guerra, especialmente depois do fracasso de Wikson em Versalhes, logo era compreensível (porém ainda acho ingênuo) que os americanos fossem mais abertos a negociação que os demais povos.
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 15 de Outubro de 2011, 02:35:19 »
Posso imaginar os protestos de americanos contra a colonização das Filipinas, eles que foram uma colônia e com toda a ideologia de liberdade e autonomia que surgiu no seu processo de independência assumindo o papel de "casacas vermelhas"? O que os pais fundadores iriam pensar?

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #17 Online: 15 de Outubro de 2011, 10:33:40 »
Posso imaginar os protestos de americanos contra a colonização das Filipinas, eles que foram uma colônia e com toda a ideologia de liberdade e autonomia que surgiu no seu processo de independência assumindo o papel de "casacas vermelhas"? O que os pais fundadores iriam pensar?

Foi pior que isso. Os americanos esmagaram violentamente uma revolta contra a colonização das Filipinas. Se não me engano (googlegoogle) isso mesmo, uma das vozes contrárias foi a do Mark Twain. No artigo que encontrei da wikipedia tem a seguinte pérola:

The American military strategy in the Philippines shifted from a conventional footing against Spain to a suppression footing against the insurrection. Tactics were changed toward control of key areas and segregation of the civilian population from the guerrilla population. The use of concentration camps or "zones of protection" theoretically prevented an undue loss of civilian life that would have occurred had the US Army engaged in total war on the Filipino population. However, due to unsanitary conditions, many of the interned died from dysentery.[46]

Support for American actions in the Philippines was justified by those in the U.S. government and media who supported the conflict through the use of moralistic oration. Stuart Creighton Miller writes "Americans altruistically went to war with Spain to liberate the Cubans, Puerto Ricans, and Filipinos from their tyrannical yoke. If they lingered on too long in the Philippines, it was to protect the Filipinos from European predators waiting in the wings for an American withdrawal and to tutor them in American-style democracy."[47]

Sobre a atitude dos japoneses de entrar numa guerra com a maior potência industrial do mundo, fico imaginando que isso também pode refletir um preconceito cultural da liderança japonesa da época.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 15 de Outubro de 2011, 11:21:24 »
É que mesmo sendo a maior potência industrial do mundo, uma guerra do outro lado do oceano pode ser custosa, como os próprios americanos experimentaram na carne poucas décadas depois no Vietnã, quando a disparidade entre as forças beligerantes era muito maior até. O que o Partiti falou acima da ideia de vender caro a derrota até acabar vencendo pelo cansaço faz um certo sentido, mas eles não contavam com um certo Pr. Manhattan...

Offline marcostiagosm

• Nível 00
  • *
« Resposta #19 Online: 15 de Outubro de 2011, 15:32:47 »
mas esse paradoxo só existe pq a a maioria das merdas da segunda guerra foi empurrada pra baixo do tapete, nunca foi Hitler contra o mundo e sim varios estados imperialistas ( EUA, Inglaterra, França, Japão e a propria Alemanha ) lutando pela supremacia do mundo.

Veio a acontecer que no final foi o mundo contra Hitler, mas lá pelo final da decada de 30 hitler era visto como o messias que estava salvando o capitalismo e ao mesmo tempo uma força de contenção contra os comunistas, sem esquecer que a doutrina nazista sobre eugenia era uma importação das teorias eugenicas norte-americanas.
Além disso o facismo era uma força consolidada ( Alemanha e Italia ) ou em ascensão ( resto do mundo ), não devemos esquecer que o governo Vargas por ex. era um governo facista ( só não nos alinhamos com a alemanha na epoca pq os caras cagavam de medo dos EUA ).
Além de outros fatores menores

Além disso ocorreu duas coisas que Hitler não esperava ( nem ninguem esperava ) e que foram verdadeiras revoluções:

1 - A transformação da economia norte-americana numa economia de guerra, isso foi algo surreal e sem precedentes, se perguntassem para os teoricos em geopolitica ou economia se isso seria possivel eles diriam que era impossivel algo naquela escala e em tão pouco tempo.

2 - A ofensiva sovietica que tambem foi uma quebra de paradigmas, montar uma ofensiva quase que da finlandia até quase o oriente-medio é algo surreal do ponto de vista militar ( basta ver a logistica necessaria pra isso acontecer ) e ir avançando pro oeste engolindo tudo era algo que ainda hoje desperta duvidas de como eles conseguiram fazer isso (isso sem duvida coloca o carinha que idealizou essa estrategia como um dos maiores estrategistas militares de todos os tempos ), essa ofensiva foi tão grande que o dia D não passa de uma gota no oceano comparado com essa frente

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #20 Online: 15 de Outubro de 2011, 16:12:29 »
Cabe até a suspeita de que se Hitler avançasse para o leste (leia-se URSS) talvez até tivesse a conivência velada da Europa ( Dos EUA também?).

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #21 Online: 15 de Outubro de 2011, 16:34:38 »
mas esse paradoxo só existe pq a a maioria das merdas da segunda guerra foi empurrada pra baixo do tapete, nunca foi Hitler contra o mundo e sim varios estados imperialistas ( EUA, Inglaterra, França, Japão e a propria Alemanha ) lutando pela supremacia do mundo.

Qual paradoxo ?

E a concepção ideológica de Hitler era que a Grande Alemanha deveria ter seu espaço vital (Lebensraum) garantido por colonização no leste europeu e não em colônias ultramarinas. Isso necessariamente o colocava em conflito não só com os povos que pretendia exterminar/escravizar (os eslavos) como com a França e Inglaterra , por questões de domínio geopolítico
 A Alemanha hitlerista era imperialista no sentido primário do termo , um Estado visando uma dominação sobre outros povos por agressão externa e repressão continuada.

Veio a acontecer que no final foi o mundo contra Hitler, mas lá pelo final da decada de 30 hitler era visto como o messias que estava salvando o capitalismo e ao mesmo tempo uma força de contenção contra os comunistas, sem esquecer que a doutrina nazista sobre eugenia era uma importação das teorias eugenicas norte-americanas.

A popularidade de Hitler durante o início da década de 1930 vinha principalmente de sua capaciade de superar a crise alemã , conter o desemprego e a inflação e (para os conservadores de todos os países) destruir a esquerda com apoio da maioria da população e sem  qualquer reação dos trabalhadores. A sua "contraposição ao comunismo" era a bandeira que ele agitava desde os seus discursos nas cervejarias de Munique na década de 20 e não era levada mais a sério do que deveria pelos demais governos europeus ( que não eram menos anticomunistas), nenhum líder europeu considerava Hitler um paladino do anticomunismo a ser seguido.

E as teorias eugenista de Hitler eram moeda corrente na Europa ( e secundariamente nos EUA) desde o final do séc. XIX em virtude de uma interpretação ideologicamente orientada do darwinismo ( o "darwinismo social"). Foi a partir do background darwinista social europeu associado ao antisemitismo endêmico da sua Áustria natal e as concepções pan-germanistas (também presentes na Áustria pós 1ª GM) que ele criou sua concepção demente de uma conspiração global do judaísmo para destruir a civilização germânica por mestiçagem e dominação político/cultural ( da qual o bolchevismo era a ponta de lança do movimento judaico internacional , que englobava ainda o capital financeiro judaico).

Cabe até a suspeita de que se Hitler avançasse para o leste (leia-se URSS) talvez até tivesse a conivência velada da Europa ( Dos EUA também?).

Se ele pudesse fazer isso sem contrapor as zonas de influência francesa e britânica no continente.
Mas isto era impossível , uma Alemanha dominando os territórios do antigo Império Russo era uma Alemanha dominando a Europa.

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #22 Online: 15 de Outubro de 2011, 16:49:15 »

Qual paradoxo ?

E a concepção ideológica de Hitler era que a Grande Alemanha deveria ter seu espaço vital (Lebensraum) garantido por colonização no leste europeu e não em colônias ultramarinas. Isso necessariamente o colocava em conflito não só com os povos que pretendia exterminar/escravizar (os eslavos) como com a França e Inglaterra , por questões de domínio geopolítico
 A Alemanha hitlerista era imperialista no sentido primário do termo , um Estado visando uma dominação sobre outros povos por agressão externa e repressão continuada.

A popularidade de Hitler durante o início da década de 1930 vinha principalmente de sua capaciade de superar a crise alemã , conter o desemprego e a inflação e (para os conservadores de todos os países) destruir a esquerda com apoio da maioria da população e sem  qualquer reação dos trabalhadores. A sua "contraposição ao comunismo" era a bandeira que ele agitava desde os seus discursos nas cervejarias de Munique na década de 20 e não era levada mais a sério do que deveria pelos demais governos europeus ( que não eram menos anticomunistas), nenhum líder europeu considerava Hitler um paladino do anticomunismo a ser seguido.

E as teorias eugenista de Hitler eram moeda corrente na Europa ( e secundariamente nos EUA) desde o final do séc. XIX em virtude de uma interpretação ideologicamente orientada do darwinismo ( o "darwinismo social"). Foi a partir do background darwinista social europeu associado ao antisemitismo endêmico da sua Áustria natal e as concepções pan-germanistas (também presentes na Áustria pós 1ª GM) que ele criou sua concepção demente de uma conspiração global do judaísmo para destruir a civilização germânica por mestiçagem e dominação político/cultural ( da qual o bolchevismo era a ponta de lança do movimento judaico internacional , que englobava ainda o capital financeiro judaico).

Se ele pudesse fazer isso sem contrapor as zonas de influência francesa e britânica no continente.
Mas isto era impossível , uma Alemanha dominando os territórios do antigo Império Russo era uma Alemanha dominando a Europa.
Mas por outro lado, uma Alemanha  ao menos emparedando a União Soviética, parcialmente que fosse, seria uma alternativa formidável ante a iminência comunista. Algo bem mais palatável à Europa Ocidental  ( Seria mesmo um embrião do pan-Germanismo que poderia interessar à Grã-Bretanha)
« Última modificação: 15 de Outubro de 2011, 16:52:20 por sergiomgbr »

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #23 Online: 15 de Outubro de 2011, 17:03:48 »
Mas por outro lado, uma Alemanha  ao menos emparedando a União Soviética, parcialmente que fosse, seria uma alternativa formidável ante a iminência comunista.

A questão é que a URSS sob Stalin não estava mais lutando por qualquer "iminência" comunista  e os britânicos e franceses sabiam disto. Stalin abandonou a via da subversão comunista , transformou o Comintern em instrumento auxiliar da diplomacia soviética , expulsou/prendeu/executou qualquer oposição à sua política de "socialismo em um só país" ( com o silêncio e , por vezes , aprovação da opinião pública ocidental á farsa dos Processos de Moscou) , retomou as negociações normais com as diplomacias ocidentais...
Em meados da década de 30 a URSS era um país sob regime ditatorial , com um discurso "revolucionário" porém uma prática conservadora. O que era certo é que o desejo da URSS era retornar ás fronteiras do Império Russo pré-1917 , mas não havia nenhum movimento objetivo de agressão contra os antigos territórios tsaristas até que Hitler lhe deu a garantia de liberdade de ação com o pacto nazi-soviético.  E o acordo franco-britânico-soviético para isolar Hitler só não saiu pela recusa de Chamberlain de considerar que os soviéticos tivessem capacidade militar para fazer frente à Alemanha ( e , secundariamente, a receio do uso pela URSS do conceito de "agressão indireta" para intervir nos países balcânicos).

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #24 Online: 15 de Outubro de 2011, 17:07:29 »
Mas por outro lado, uma Alemanha  ao menos emparedando a União Soviética, parcialmente que fosse, seria uma alternativa formidável ante a iminência comunista.

A questão é que a URSS sob Stalin não estava mais lutando por qualquer "iminência" comunista  e os britânicos e franceses sabiam disto. Stalin abandonou a via da subversão comunista , transformou o Comintern em instrumento auxiliar da diplomacia soviética , expulsou/prendeu/executou qualquer oposição à sua política de "socialismo em um só país" ( com o silêncio e , por vezes , aprovação da opinião pública ocidental á farsa dos Processos de Moscou) , retomou as negociações normais com as diplomacias ocidentais...
Em meados da década de 30 a URSS era um país sob regime ditatorial , com um discurso "revolucionário" porém uma prática conservadora. O que era certo é que o desejo da URSS era retornar ás fronteiras do Império Russo pré-1917 , mas não havia nenhum movimento objetivo de agressão contra os antigos territórios tsaristas até que Hitler lhe deu a garantia de liberdade de ação com o pacto nazi-soviético.  E o acordo franco-britânico-soviético para isolar Hitler só não saiu pela recusa de Chamberlain de considerar que os soviéticos tivessem capacidade militar para fazer frente à Alemanha ( e , secundariamente, a receio do uso pela URSS do conceito de "agressão indireta" para intervir nos países balcânicos).
Iminência comunista é só eufemismo.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!