E aí galera,
uma coisa que eu não entendo, de vez em quando algum “cientista cristão” chega querendo invalidar a teoria da evolução recorrendo a lei da termodinâmica. Alguém pode me explicar o que uma coisa tem a ver com a outra?
Não sou um profundo conhecedor nem de uma nem de outra teoria mas no pouco mas não consigo ver relação que seja entre as duas proposições.
Este argumento é tão tosco que ouvi dizer que já há sites criacionistas recomendando que não seja mais usado. Basicamente alega que o aumento da organização e complexidade da vida e do universo, ocorrendo de forma natural, não dirigida ( ou milagrosa ), seria impossível pois violaria uma lei da física segundo a qual a entropia de um sistema não poderia diminuir com o tempo.
( Esquecendo que isso só se aplica a sistemas perfeitamente isolados. )
Há um milhão de maneiras diferentes e simples de demonstrar ao criacionista mais cabeçudo que tal alegação é sem pé nem cabeça. Você, por exemplo, poderia simplesmente mostrar a ele os complexos e altamente simétricos cristais de gelo se formando sem a intervenção de nenhum milagre, bastando para isso congelar a água.
Porém o que mais me parece gritantemente ilógico neste argumento é que, em essência, ele sequer nega a teoria da evolução. Na melhor das hipóteses pretenderia ser uma refutação da própria 2ª Lei da Termodinâmica. Ou seja, se esta fosse exatamente como os criacionistas a interpretam ( ou poderíamos dizer distorcem ) seríamos obrigados a reconhecer que a 2ª Lei da Termodinâmica não é realmente uma lei da física.
Porque uma lei da natureza não pode ser violada ( por definição! ), nem por processos naturais aleatórios, por eventos casuais, e nem mesmo pela intervenção humana ou de qualquer outro ser vivo dotado de algum grau de inteligência e propósito.
Então veja bem, da forma como os criacionistas interpretam, formigas construindo um formigueiro estariam violando a 2ª lei da termodinâmica. O mesmo para abelhas fazendo a sua colméia, ou para um passarinho contruindo seu ninho, e assim por diante. Obviamente uma fábrica teria que violar a 2ª Lei da Termodinâmica para construir automóveis, ou qualquer outra coisa. Uma criança brincando com um jogo de Lego facilmente estaria violando uma lei da física.
Ora, que diabos de lei da física é essa que até uma simples formiga pode violar para construir seu formigueiro?
São bobagens desse nível que eles chamam de "criacionismo científico".