Eu estou lendo o excelente, porém em alguns topicos não trivial, livro do Mario Novel "O que é Cosmologia".
Interessante que existe uma proposta (acho que e a mesma que o Hawking defende), em que o universo se auto-criou a partir do nada, envolendo uma das soluções da equação da TRG.
Este nada seria uma estrutura, além de um certo limite, onde o próprio conceito de espaço e tempo torna-se´inaplicável (pelo que entendi). O que achei interessante, foi que para isto ocorrer, alguns operadores e objetos matemáticos teriam que atuar(se algum univeritario puder me ajudar) envolvendo a gravidade.
E a questão qeu veio a minha cabeça é a seguingte : dentro deste modelo teríamos qeu, no mínimo, passar a considerar os objetos matemáticos como reais, "encerrando" uma velha "disputa" filosofica na matematica, entre ela ser uma criação ou descoberta do homem. Deus não seria um matemático, mas a própria matematica
Agora, ainda acho este nada diferente do nada filosofico. No nada filosofico, nenhuma estrutura, objeto matematico ou qqer outra coisa pode existir, sendo "mais simples" que o nada adotado pela física (até pq o mesmo foi adotado, pelo que entendi, como apenas mais um estado possível da materia já existente).
ABs
Felipe