Autor Tópico: [LEITURA]"Por que a Ciência Não Consegue Enterrar Deus"  (Lida 7214 vezes)

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
Re:[LEITURA]"Por que a Ciência Não Consegue Enterrar Deus"
« Resposta #25 Online: 20 de Outubro de 2011, 21:24:38 »
Probabilidades tem que ser baseadas em algo, tem que ser calculáveis. Por mais que seja uma opinião sua, ou vc a apresenta como crença justificando-a ou não, ou justifica o no., ou pelo menos a ordem de grandeza do número apresentado. "Admitir" uma probabilidade da forma como vc fez, acaba sendo uma atitude de fé.
Neste ponto até que concordo  contigo. A minha estimativa de probabilidade é só uma maneira de dizer que eu não acrediro mesmo em Deus e ai torna-se fé. A  ciencia não pode dizer que Deus não existe com certeza absoluta pois isso não é cientifico. Alem disso ninguem no mundo cientifico tem que provar nada. Como já disse o ônus da prova está em quem afirma que ele existe. Você acredita em duendes ou em Papai Noel? Não? Mas não pode provar que eles não existem e nem precisa.

A teoria das cordas é uma teoria matemática, que "brotou do nada", de uma equação "esquecida",  sem nenhuma evidência expérimental e, atualmente, sem nehuma forma de construção de experimento.
Eu sou um estudioso da teoria das cordas pela minha inclinaçao cientifica. Ela não "brotou do nada", absolutamente. Existem toda uma linha de pesquisas que chegou à ela. Eu dou um curso de Cálculo Tensorial, em que chego no final ao Tensor de Riemann que define a curvatura do espaço. A partir dai e usando as funções modulares vários fisicos e matemáticos chegaram à formulação da teoria das cordas. A questão é prova-la experimentalmente que é um dos requisitos cientificos. A teoria das cordas mostra que o universo precisa de 11 dimensões para que a teoria funcione. Assim é a ciência. Teoria formulada e dissecada matemáticamete e experimetos em ação para prova-la. O que é que há de errado nisso?
Não vejo como se pode comparar o método cientifico à fé.

Ola Trudeau,

Esta analogia de crença em um criador e em papai noel, espaguetes, etc é recorrente e, em minha opinião, falsa. Não são logicamente equivalentes. Veja que, ao tentarmos explicar o universo nos deparamos com teorias onde este universo tem um começo, o que nos leva ao questionamento racional : foi criado ou não ? Algo pode gerara a si mesmo, antes de existir?, etc...

Agora, não tem nenhum caminho lógico, baseado nos caminhos que nossas teorias tomaram, que me permita fazer o mesmo questionameto, tipo : foi o papai noel que trouxe este presente ?

Por isso insisto que é necessário se especificar bem que Deus está sendo comparado, criticado, etc.

Abs
Felipe

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #26 Online: 20 de Outubro de 2011, 21:54:43 »

Acho que o que escrevi está correto : é fato que ou o universo foi criado, ou não. Ou não é ? Temos uma 3a. opção?

E se essa 3a. opção fosse possível tendo um dispositivo de observação do macro e do micro de tal modo que ao se observar o micro, por exemplo, pudéssemos "ver" que se trata do macro em miniatura e assim sucessivamente ao infinito? Há uma referência parecida num dos filmes "MIB, Homens de Preto".
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #27 Online: 20 de Outubro de 2011, 22:32:11 »
Ue, mas ainda assim , ou esta estrutura foi ou não foi criada. Concorda ?

Se não me engano, e a chance de eu estar enganado é grande, na teoria das cordas, um universo de raio R é igual a um universo de raio 1/R. Tem mais algumas coisas bem interessantes com relação a isso, mas nao estou lembrando.

Abs
Felipe

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #28 Online: 20 de Outubro de 2011, 22:41:34 »
Ue, mas ainda assim , ou esta estrutura foi ou não foi criada. Concorda ?

Se não me engano, e a chance de eu estar enganado é grande, na teoria das cordas, um universo de raio R é igual a um universo de raio 1/R. Tem mais algumas coisas bem interessantes com relação a isso, mas nao estou lembrando.

Abs
Felipe
Você foi ou não criado? ::)

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #29 Online: 20 de Outubro de 2011, 22:46:30 »
Pela Visão Religiosa, sim. Pela científica, não.

Por pai e mãe , sim!! :)

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #30 Online: 20 de Outubro de 2011, 22:54:37 »
 :lol:

Mas você simplesmente é. Não é? Talvez nem tenha sido criado e nem tenha não sido criado...

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 20 de Outubro de 2011, 22:57:33 »
[...]

:hein:
Foto USGS

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #32 Online: 20 de Outubro de 2011, 23:09:09 »
 :hihi:

Um pouco de ironia na resposta tb!!

Abs
Felipe

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 20 de Outubro de 2011, 23:10:30 »
:hihi:

Um pouco de ironia na resposta tb!!

Abs
Felipe

:ok: :biglol:
Foto USGS

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #34 Online: 20 de Outubro de 2011, 23:16:15 »
:lol:

Mas você simplesmente é. Não é? Talvez nem tenha sido criado e nem tenha não sido criado...

Não, este é ELE!!!

Abs
Felipe

Trudeau

• Visitante
« Resposta #35 Online: 20 de Outubro de 2011, 23:47:00 »
Esta analogia de crença em um criador e em papai noel, espaguetes, etc é recorrente e, em minha opinião, falsa. Não são logicamente equivalentes. Veja que, ao tentarmos explicar o universo nos deparamos com teorias onde este universo tem um começo, o que nos leva ao questionamento racional : foi criado ou não ? Algo pode gerara a si mesmo, antes de existir?, etc...
Essa é uma questão tambem recorrente de quem acredita que o universo tem um criador. Se alguem criou o universo quem criou esse alguem? Outro Deus? E quem criou esse outro Deus? Até onde você deseja chegar?

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #36 Online: 21 de Outubro de 2011, 01:35:40 »
Essa é uma questão tambem recorrente de quem acredita que o universo tem um criador. Se alguem criou o universo quem criou esse alguem? Outro Deus? E quem criou esse outro Deus? Até onde você deseja chegar?
E por vias tortuosas se chega a mesma questão de não ter sido criado. Se não foi criado, como ele "é"? :duh:

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 21 de Outubro de 2011, 06:54:49 »
O universo pode ter se autocriado. Por exemplo, se for possível uma viagem no tempo, um evento no futuro distante pode retornar ao passado inicial e provocar um distúrbio no campo quântico que poderia dar origem a uma reação em cadeia e ao universo. O evento poderia ser até mesmo uma viagem de uma hipotética civilização superavançada com o objetivo específico para esse fim.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 21 de Outubro de 2011, 07:57:23 »

Ou algo sempre existiu (universo incluso) ou foi criado. No primeiro caso certamente dispensa-se um criador (uma causa não-local; externa e atemporal) ao passo que no segundo caso, este algo se autocriou de algum modo ou foi criado por algum ente externo, também mais conhecido pelo público como "deus".

E quem defende este último, afirma-o que ele é, por definição, autoexistente.
« Última modificação: 21 de Outubro de 2011, 08:01:51 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #39 Online: 21 de Outubro de 2011, 09:26:55 »

Ou algo sempre existiu (universo incluso) ou foi criado. (...)
Ou algo nunca foi criado e portanto nunca existiu! ( universo incluso) Paradoxos???
« Última modificação: 21 de Outubro de 2011, 09:29:10 por sergiomgbr »

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #40 Online: 22 de Outubro de 2011, 00:40:23 »

Ola Trudeau,

Vc pode fazer a mesma perguta com relação a MQ de Bhom, onde podemos ter infinitas ordens em infinitos níveis, até chegarmos na ordem explicita.

Mas repare que uma sequência de criação, como a que vc colocou, tem como consequência uma sequência temporal. Se algo criou o universo e for uma causa não-local, como aplicar esta sequência de criações sobre ele mesmo, dado que não temos espaço-tempo para sequenciar estes eventos?

Abs
Felipe

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #41 Online: 22 de Outubro de 2011, 00:50:10 »
Eu estou lendo o excelente, porém em alguns topicos não trivial, livro do Mario Novel "O que é Cosmologia".

Interessante que existe uma proposta (acho que e a mesma que o Hawking defende), em que o universo se auto-criou a partir do nada, envolendo uma das soluções da equação da TRG.

Este nada seria uma estrutura, além de um certo limite, onde o próprio conceito de espaço e tempo torna-se´inaplicável (pelo que entendi). O que achei interessante, foi que para isto ocorrer, alguns operadores e objetos matemáticos teriam que atuar(se algum univeritario puder me ajudar) envolvendo a gravidade.

E a questão qeu veio a minha cabeça é a seguingte : dentro deste modelo teríamos qeu, no mínimo, passar a considerar os objetos matemáticos como reais, "encerrando" uma velha "disputa" filosofica na matematica, entre ela ser uma criação ou descoberta do homem. Deus não seria um matemático, mas a própria matematica  :)

Agora, ainda acho este nada diferente do nada filosofico. No nada filosofico, nenhuma estrutura, objeto matematico ou qqer outra coisa pode existir, sendo "mais simples" que o nada adotado pela física (até pq o mesmo foi adotado, pelo que entendi, como apenas mais um estado possível da materia já existente).

ABs
Felipe

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #42 Online: 22 de Outubro de 2011, 00:54:42 »
Ola Geo,

Uma coisa que me intriga com relação a uma existencia eterna é o que diferencia os momentos. Ou seja, dentro de um universo eterno como diferenciar o que é passado, presente e futuro? Como chegamos no momento presente? Para qqer ponto que escolhessemos, teriamos um tempo infinito anterior.

Abs
Felipe

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 22 de Outubro de 2011, 00:57:29 »
[...]
Agora, ainda acho este nada diferente do nada filosofico. No nada filosofico, nenhuma estrutura, objeto matematico ou qqer outra coisa pode existir, sendo "mais simples" que o nada adotado pela física (até pq o mesmo foi adotado, pelo que entendi, como apenas mais um estado possível da materia já existente).
[...]
Oi Feliperj

E eis um dos motivos do porque eu acho um devaneio, um non sense "racional", considerar como factível o "nada" da filosofia.

Um abraço,

Geotecton
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 22 de Outubro de 2011, 01:08:21 »
Ola Geo,

Uma coisa que me intriga com relação a uma existencia eterna é o que diferencia os momentos. Ou seja, dentro de um universo eterno como diferenciar o que é passado, presente e futuro? Como chegamos no momento presente? Para qqer ponto que escolhessemos, teriamos um tempo infinito anterior.

Abs
Felipe

Quando escrevi "eterno" eu me referi à existência de algo sob um continuum mas que não precisaria envolver tempo e espaço em "condição integral".

Veja o caso do Universo em que vivemos. Ele surgiu, segundo a teoria cosmológica mais aceita, a partir da expansão de um ponto, que ainda não apresentava a malha do espaço-tempo. Mas eu entendo que este ponto já era "algo", do qual eu nada sei em termos de propriedades físicas, que provavelmente existiam e eram diferentes das que hoje estamos submetidos.

Por isto que as ideias de multiversos e de ciclicidade me intrigam e fascinam.
Foto USGS

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #45 Online: 22 de Outubro de 2011, 01:09:30 »
Ola Geo,

Concordo que, se não existe uma causa "externa", este nada fica sem significado. Mas somente se for assim.

Abs
Felipe

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #46 Online: 22 de Outubro de 2011, 01:12:09 »
Ola Geo,

Abs
Felipe
Quando escrevi "eterno" eu me referi à existência de algo sob um continuum mas que não precisaria envolver tempo e espaço em "condição integral".

Veja o caso do Universo em que vivemos. Ele surgiu, segundo a teoria cosmológica mais aceita, a partir da expansão de um ponto, que ainda não apresentava a malha do espaço-tempo. Mas eu entendo que este ponto já era "algo", do qual eu nada sei em termos de propriedades físicas, que provavelmente existiam e eram diferentes das que hoje estamos submetidos.

Por isto que as ideias de multiversos e de ciclicidade me intrigam e fascinam.

Somos 2. E acho muito mais malucas as consequencias logicas "matemáticas" destes modelos ciclicos, como poer exemplo, já temos tido este bate-papo uma qde infinita de vezes :hihi:

Abs
Felipe
« Última modificação: 22 de Outubro de 2011, 01:15:52 por Geotecton »

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 22 de Outubro de 2011, 01:15:25 »
Ola Geo,

Concordo que, se não existe uma causa "externa", este nada fica sem significado. Mas somente se for assim.

Abs
Felipe

Certo.

Mas eu não vejo como não chamar de petição de princípio, quando se afirma que poderia ter existido o "nada" e um ente externo a ele.

É preciso ter boa vontade em crer que existiu o "nada" e ainda mais em crer que "externamente" ao "nada" tinha algo auto-existente.  :lol:

Um abraço.

Geotecton
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #48 Online: 22 de Outubro de 2011, 01:16:57 »
Caro Feliperj

Tomei a liberdade de corrigir o uso de quotes na sua resposta # 46.
Foto USGS

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #49 Online: 22 de Outubro de 2011, 01:23:34 »
A vontade. Como diz um amigo meu, eu tenho sérios problemas sérios com esta ferramenta. :biglol:

Abs
Felipe

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!